Furtos de motos crescem em SP e já superam índice anterior à pandemia
Estudo realizado pela Fecap indica crescimento de ocorrências desse gênero, tanto no Estado quanto na capital paulista
Estudo realizado pela Fecap indica crescimento de ocorrências desse gênero, tanto no Estado quanto na capital paulista
Os furtos de motos cresceram bastante no Estado de São Paulo e já superam os índices registrados antes da Pandemia. É o que indica um estudo divulgado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado realizado pela (Fecap), realizado em parceria com a empresa de rastreamento Tracker. A pesquisa, que é baseada em boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, aponta que, em 2021, a quantidade de motos furtadas chegou a 20.532: em 2019, esse número foi de 20.439.
VEJA TAMBÉM:
Em relação a 2020, quando 16.178 motos foram furtadas no Estado, o aumento chega a 27%. Porém, naquele ano, as ruas estavam bem mais vazias, em especial no entre os meses de março e julho, devido à pandemia. Consequentemente, a quantidade de ocorrências também foi menor.
O levantamento revela ainda que, na cidade de São Paulo, os furtos de motos cresceram mais que no restante do Estado: entre 2020 e 2021, a quantidade de registros desse tipo saltou de 6.488 para 8.671, resultando em aumento de 33,6%.
Na capital paulista, os furtos de motos concentraram-se em bairros da região central. As ruas que registraram maior número de ocorrências durante o ano passado foram a Voluntários da Pátria (66 casos), em Santana, na zona norte, e Maestro Cardim (33) e Treze de Maio, na Bela Vista (28), de acordo com a pesquisa.
A boa notícia é que, apesar do aumento nos furtos de motos, as ocorrências de roubo (quando o criminoso emprega violência ou coação para levar o veículo) diminuíram. O estudo da Fecap revela que 12,9 mil casos desse tipo ocorreram no Estado de São Paulo em 2021: no ano de 2020, foram 13,7 mil, o que resulta em redução de 6%.
Já na cidade de São Paulo, os roubos de motos também caíram entre 2020 e 2021, na ordem de 8,5%: passaram de 5.700 para 5.214 respectivamente. As vias que registraram as maiores quantidades de ocorrências foram as avenidas Jacu-Pêssego, na zona leste (69 casos), e Raimundo Pereira de Magalhães (58), na zona norte.
Novo Código de Trânsito alterou algumas exigências para os motociclistas: assista ao vídeo e entenda!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |