Estudo realizado pela Fecap indica crescimento de ocorrências desse gênero, tanto no Estado quanto na capital paulista
Os furtos de motos cresceram bastante no Estado de São Paulo e já superam os índices registrados antes da Pandemia. É o que indica um estudo divulgado pela Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado realizado pela (Fecap), realizado em parceria com a empresa de rastreamento Tracker. A pesquisa, que é baseada em boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil, aponta que, em 2021, a quantidade de motos furtadas chegou a 20.532: em 2019, esse número foi de 20.439.
VEJA TAMBÉM:
Em relação a 2020, quando 16.178 motos foram furtadas no Estado, o aumento chega a 27%. Porém, naquele ano, as ruas estavam bem mais vazias, em especial no entre os meses de março e julho, devido à pandemia. Consequentemente, a quantidade de ocorrências também foi menor.
O levantamento revela ainda que, na cidade de São Paulo, os furtos de motos cresceram mais que no restante do Estado: entre 2020 e 2021, a quantidade de registros desse tipo saltou de 6.488 para 8.671, resultando em aumento de 33,6%.
Na capital paulista, os furtos de motos concentraram-se em bairros da região central. As ruas que registraram maior número de ocorrências durante o ano passado foram a Voluntários da Pátria (66 casos), em Santana, na zona norte, e Maestro Cardim (33) e Treze de Maio, na Bela Vista (28), de acordo com a pesquisa.
A boa notícia é que, apesar do aumento nos furtos de motos, as ocorrências de roubo (quando o criminoso emprega violência ou coação para levar o veículo) diminuíram. O estudo da Fecap revela que 12,9 mil casos desse tipo ocorreram no Estado de São Paulo em 2021: no ano de 2020, foram 13,7 mil, o que resulta em redução de 6%.
Já na cidade de São Paulo, os roubos de motos também caíram entre 2020 e 2021, na ordem de 8,5%: passaram de 5.700 para 5.214 respectivamente. As vias que registraram as maiores quantidades de ocorrências foram as avenidas Jacu-Pêssego, na zona leste (69 casos), e Raimundo Pereira de Magalhães (58), na zona norte.
Novo Código de Trânsito alterou algumas exigências para os motociclistas: assista ao vídeo e entenda!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |