Honda CB 1100RS: Confirmada para o Brasil
Com visual retrô, mas tecnologia atual, a CB 1100RS equipada com motor de quatro cilindros em linha, também pode assumir comportamento mais esportivo
Com visual retrô, mas tecnologia atual, a CB 1100RS equipada com motor de quatro cilindros em linha, também pode assumir comportamento mais esportivo
Apresentada durante o Salão Duas Rodas, em novembro, apenas para teste de mercado, a Honda CB 1100RS, entretanto, vai desembarcar no mercado nacional em 2018. O modelo naked, com visual retrô, segue uma tendência “saudosista”, recriando as formas dos anos 1960 e 1970, porém, com tecnologia atual.
Um dos mais emblemáticos modelos desta época foi a clássica CB 750 Four (apelidada de Sete Galo no Brasil), lançada em 1969 e que estabeleceria um novo padrão de grandes motos, com motor de quatro cilindros em linha de 67 cv e freio a disco nas duas rodas.
A Sete Galo do passado é justamente uma das inspiradoras do modelo CB 1100RS do presente, apresentada pela primeira vez no Salão de Tóquio de 2007. Ela foi lançada comercialmente dois anos depois, inicialmente para o mercado japonês e depois para todo o mundo.
De lá para cá, conservou as características iniciais e a tradição da linha CB, também uma das mais clássicas da marca, sempre com motores em linha, aparecendo pela primeira vez em 1959 com o modelo bicilíndrico CB 92 Benly, de 125 cm3 e 15 cv de potência.
A sigla CB, tem o significado de Citzen Banda, ou Faixa do Cidadão, ou ainda City Bike (moto de cidade). Esse é o espírito do modelo, que leva ainda o sobrenome RS, que acrescenta Race Sport, ou Esportiva, apimentando as possibilidades. Um modelo com características para rodar pacatamente na cidade, ou acelerar mais radicalmente nas curvas da vida. Para tanto, o motor o de quatro cilindros em linha de 1.140 cm³ e duplo comando de válvulas, fornece 90 cv a 7.500 rpm e 9,3 kgfm de torque a 5.500 rpm, acoplado a um câmbio de seis marchas com embreagem deslizante.
A refrigeração, porém, obedece aos conceitos da época: a ar e óleo com aletas de arrefecimento propositalmente a mostra. Seguindo a filosofia retrô, as suspensões também obedecem características clássicas, entretanto, com tecnologia atualizada.
Na dianteira, garfo Showa não invertido com 43 mm de diâmetro e sistema SDBV, que vai deixando a suspensão mais “dura” e também mais esportiva na medida em que vai sendo comprimida e o fim de curso vai se aproximando. Com isso, na hora de acelerar, fica mais precisa nas frenagens e mudanças rápidas de direção.
A suspensão traseira também é Showa, com tradicionais dois amortecedores laterais equipados com reservatório de expansão de gás externo, reguláveis na pré-carga, ancorados em balança de alumínio.
O quadro é em tubos de aço, do tipo clássico berço duplo que sustenta o motor com pontos fixos e em borracha para reduzir vibrações. Os freios contam com duplo disco na dianteira com 310 mm de diâmetro mordidos por pinças Tokico de quatro pistões. Na traseira, disco simples com 256 mm de diâmetro e sistema ABS de duplo canal.
O visual tem tanque arredondado com capacidade de 16,8 litros, sem costuras aparentes. Conforme o desenho de época o farol também é circular, assim como o quadro de instrumentos, composto de dois relógios, que inclui o computador de bordo. Tanto o farol, quanto a lanterna possuem LED na iluminação.
Modernidade também nas rodas em liga leve com aros de 17 polegadas de diâmetro. Os escapes são cromados e longos, também de forma clássica, assim como a posição de pilotagem com guidão mais largo e postura mais em pé.
Fotos | Honda/Divulgação
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Boa tarde,
Por favor, por acaso pessoal alguém sabe de alguma trade que forneça esse modelo direto do exterior, importação direta? Se poderem fornecer aqui o endereço agradeço muito.
Desde já agradeço.
Estamos no final de 2021 e nada.
Eu compro. A Honda tem que acreditar e trazer essa moto
Por essa sim é uma moto linda eu quero uma com certesa essa Amarela com Roda de raios tô só esperando ela chega.
Mas será que vão traze-la mesmo?
Sou apaixonado por Honda e ando de moto desde os meus 15 anos. Atualmente estou com 63. Não vejo a hora de ter uma CB1100EX, amarela. Espero que chegue logo no Brasil.
Mas será que vão traze-la mesmo?
Sou apaixonado por Honda e ando de moto desde os meus 15 anos. Atualmente estou com 63. Não vejo a hora de ter uma CB1100EX, amarelo. Espero que chegue logo no Brasil.
GOSTARIA DE SABER SE A HONDA DO BRASIL VAI TRAZER MESMO ESSA BELA MAQUINA PARA O BRASIL?
LInda moto, com cara de moto! Se vier mesmo para o Brasil (já passamos da metade de 2018 e nada), colocarei uma na garagem, sem dúvida.
Dois.
Será que virá mesmo para o Brasil? Moto lindissima
E o valor dela vai sair em torno de quantos ….
Boa tarde, quando essa moto vem para o Brasil, alguém sabe informar.
espero que a HONDA do BRASIL desembarque por aqui essa bela maquina estamos aguardando,com muito entusiasmo
Dá pra pegar um monte de piriguete.
Linda…linda…linda….