No caminho inverso, motos híbridas começam a aparecer

Marca indiana pretende acompanhar suas concorrentes na busca de uma tecnologia que vingue mais do que as motos elétricas

Hero MotoCorp
A Hero MotoCorp pretende entrar no mercado das hibridas (Foto: Shutterstock)
Por Lucas Silvério
Publicado em 05/09/2024 às 15h00

O mercado de duas rodas chegou atropelando a ideia de criar modelos híbridos e já pulou direto para os elétricos, ideia essa que de eletrificação 100% que não pegou muito se comparado aos automóveis de quatro rodas. Fazendo o caminho inverso, a Hero MotoCorp apontou que irá investir em motos híbridas, na busca de tecnologias alternativas para o mercado.

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Yamaha Fazzio
Yamaha Fazzio (Foto: Yamaha | Divulgação)

Atualmente, os únicos dois modelos relevantes que contam tanto com motores elétricos, quanto a combustão, são: a Yamaha Fazzio, uma scooter lançada em 2022, e a Kawasaki Ninja 7 Hybrid, primeira moto com a tecnologia produzida em série e que foi destaque no Salão de Motos de Milão (Eicma) 2023.

Agora, conforme afirmou a Hero MotoCorp, as motos híbridas também farão parte das suas pesquisas.

O mercado continuará a ver tecnologias de propulsão alternativas. Como você sabe, existem motores de combustão interna (ICE) e veículos elétricos (EV), que estão ganhando força na indústria. Estamos explorando combustíveis flexíveis e tecnologias baseadas em etanol. A longo prazo, também estamos desenvolvendo tecnologias híbridas,” apontou Niranjan Gupta, CEO da Hero MotoCorp, em declaração à mídia local.

Kawasaki Ninja 7 Hybrid
Kawasaki Ninja 7 Hybrid (Foto: Kawasaki | Divulgação)

Sem maiores detalhes de como podem ser as novas motos híbridas da Hero MotoCorp, o que resta é esperar. A única referência que poderia dar um norte a essa nova tecnologia é a Kawasaki Ninja 7 Hybrid, que como já afirmado é a primeira de produção em série do mundo.

Na parte motora ela é um pouco diferente das convencionais e conta com um inédito propulsor a combustão de 451cm³, com dois cilindros paralelos e equipado com refrigeração líquida. Ele acompanha um elétrico de 9kW que é alimentado por bateria de íon lítio de 48V. Este conjunto que permite o funcionamento separado ou misto ainda conta com tecnologia start/stop, vários modos de condução e até um sistemas de marchas também “híbrido”, que podem ser trocadas com ou sem ajuda do manete de embreagem.

  • A Ninja híbrida não precisa ir na tomada e sua bateria se regenera assim como a dos carros híbridos leve, com o acúmulo de energia da frenagem e outras partes cinéticas.

Porém, diferente da Kawasaki, as futuras motos elétricas da Hero devem ser modelos mais simples, já que a marca costuma trabalhar com pequenas como a Xoom 110, e vai até veículos de médio porte como a Maverick 440.

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