No caminho inverso, motos híbridas começam a aparecer
Marca indiana pretende acompanhar suas concorrentes na busca de uma tecnologia que vingue mais do que as motos elétricas
Marca indiana pretende acompanhar suas concorrentes na busca de uma tecnologia que vingue mais do que as motos elétricas
O mercado de duas rodas chegou atropelando a ideia de criar modelos híbridos e já pulou direto para os elétricos, ideia essa que de eletrificação 100% que não pegou muito se comparado aos automóveis de quatro rodas. Fazendo o caminho inverso, a Hero MotoCorp apontou que irá investir em motos híbridas, na busca de tecnologias alternativas para o mercado.
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Atualmente, os únicos dois modelos relevantes que contam tanto com motores elétricos, quanto a combustão, são: a Yamaha Fazzio, uma scooter lançada em 2022, e a Kawasaki Ninja 7 Hybrid, primeira moto com a tecnologia produzida em série e que foi destaque no Salão de Motos de Milão (Eicma) 2023.
Agora, conforme afirmou a Hero MotoCorp, as motos híbridas também farão parte das suas pesquisas.
O mercado continuará a ver tecnologias de propulsão alternativas. Como você sabe, existem motores de combustão interna (ICE) e veículos elétricos (EV), que estão ganhando força na indústria. Estamos explorando combustíveis flexíveis e tecnologias baseadas em etanol. A longo prazo, também estamos desenvolvendo tecnologias híbridas,” apontou Niranjan Gupta, CEO da Hero MotoCorp, em declaração à mídia local.
Sem maiores detalhes de como podem ser as novas motos híbridas da Hero MotoCorp, o que resta é esperar. A única referência que poderia dar um norte a essa nova tecnologia é a Kawasaki Ninja 7 Hybrid, que como já afirmado é a primeira de produção em série do mundo.
Na parte motora ela é um pouco diferente das convencionais e conta com um inédito propulsor a combustão de 451cm³, com dois cilindros paralelos e equipado com refrigeração líquida. Ele acompanha um elétrico de 9kW que é alimentado por bateria de íon lítio de 48V. Este conjunto que permite o funcionamento separado ou misto ainda conta com tecnologia start/stop, vários modos de condução e até um sistemas de marchas também “híbrido”, que podem ser trocadas com ou sem ajuda do manete de embreagem.
Porém, diferente da Kawasaki, as futuras motos elétricas da Hero devem ser modelos mais simples, já que a marca costuma trabalhar com pequenas como a Xoom 110, e vai até veículos de médio porte como a Maverick 440.
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