Yamaha R-3 2020: pequena esportiva quer ser grande
Motocicleta ficou ainda mais esportiva com nova suspensão dianteira, novas carenagens, novo painel e um motor nervoso, que garante adrenalina
Motocicleta ficou ainda mais esportiva com nova suspensão dianteira, novas carenagens, novo painel e um motor nervoso, que garante adrenalina
Depois de ser apresentada na Europa em fins do ano passado, a nova geração da Yamaha YZF-R3, ou simplesmente R-3, desembarca no Brasil. Produzida em Manaus (AM), a pequena esportiva divide o motor com a naked MT-03 (também comercializada no país).
Entretanto, foi atualizada para ficar ainda mais agressiva, adotando um visual inspirado na irmã maior, a superesportiva R-1, que por sua vez, segue o desenho do modelo YZR-M1, que disputa o Mundial de MotoGP com os pilotos Valentino Rossi e Maverick Viñales.
Para realçar ainda mais a inspiração, a versão Monster Energy Moto GP Edition, com preço sugerido de R$ 24.990, tem decoração semelhante à das motos de pista. A versão com pintura azul (Racing Blue) ou vermelho fosco (Red Velvet) têm preço sugerido de R$ 23.990. O conjunto de quadro e motor, porém, é o mesmo.
Na ergonomia, a R-3 ganhou nova posição dos semi-guidões, 22 mm mais baixos, deixando o piloto mais inclinado. Pára-brisa e carenagem foram desenvolvidos em túnel de vento, resultando em um ganho de cerca de 8 km na velocidade final, segundo dados da montadora.
O tanque de combustível foi rebaixado em 20 mm, ficando também mais largo 31,4 mm, mantendo, porém, a mesma capacidade de 14 litros. O artifício, também permite que o piloto abaixe ainda mais atrás da bolha, reduzindo o arrasto aerodinâmico, contribuindo para o aumento da velocidade final.
No dia a dia nas ruas, contudo, a nova R-3 ficou levemente menos confortável, deixando o piloto em posição de ataque, mais inclinado para frente. A carenagem abriga ainda faróis duplos em LED, separados por uma generosa tomada de ar frontal em formato de “M”, também presente nas irmãs maiores.
Para acompanhar o perfil mais esportivo, a suspensão dianteira convencional foi substituída por uma com sistema invertido (Up Side Down), com 130 mm de curso. Na traseira, a suspensão é do tipo mono, com 125 mm de curso, ancorada em balança em aço assimétrica e possibilidade de sete regulagens na pré-carga.
A agilidade do modelo também é garantida por uma reduzida distância entre eixos de 1.379 mm, além de um ângulo de cáster (inclinação da suspensão dianteira), de 25 graus e por um quadro em tubos de aço, com o motor fazendo parte da estrutura, para reduzir o peso e aumentar a rigidez.
O fôlego do motor impressiona e “honra” a decoração inspirada nas motos de competição. Com dois cilindros paralelos, duplo comando e quatro válvulas por cilindro, entrega 42,01 cv a 10.750 rpm e um torque de 3.02 kgfm a 9.000 rpm.
O modelo permite muita diversão em uma pilotagem com mais adrenalina. A Yamaha R-3 obedece com precisão às linhas das trajetórias escolhidas e retoma com surpreendente vigor para o pequeno propulsor de apenas 321 cm3.
Essa combinação é que confere um bom tempero, embora, longe de ser uma genuína MotoGP e tampouco uma superesportiva, apesar de “vestir roupas” semelhantes a elas e de apresentar um porte que impressiona para a capacidade do motor. Desta forma, é capaz de simular emoções, em uma escala menor e também mais acessível.
O painel, que pode ser regulado em luminosidade, é igualmente novo. Totalmente digital, conta, além do conta-giros e dos indicadores de praxe, com relógio de horas, indicador de marcha, computador de bordo e a shift light, uma luzinha que acusa a hora certa de trocar as marchas, para não perder tempo.
Na hora de brecar o entusiasmo, a Yamaha R-3 conta com freios dotados de sistema ABS nas duas rodas, que são de liga leve, com aros de 17 polegadas e calçadas com pneus esportivos. Na dianteira, há um disco de 298 mm, com pinça de duplo pistão, e na traseira, um disco de 220 mm.
Confira a galeria de fotos da Yamaha R-3!
Fotos Yamaha | Divulgação
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Ah, uma dessa com aro 21…