Como anda a nova Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2019

A nova Lander ficou mais robusta, equipada com banco em dois níveis, novo tanque, conjunto dianteiro com iluminação em led e freio dianteiro com ABS

Por Teo Mascarenhas18/01/19 às 18h45

Depois de uma década sem alterações significativas, a Yamaha Lander, de utilização mista – asfalto e terra – passa por uma completa metamorfose. A nova geração, batizada XTZ 250 Lander ABS 2019, que chegou ao mercado em janeiro, com preço sugerido de R$ 16.990 (sem frete) também representa uma fusão com a Ténéré 250, que sai de linha.

O visual foi nitidamente inspirado na “irmã” maior XT 660R, inclusive com novo tanque de combustível, com capacidade aumentada de 11 para 13,6 litros e tampa estilo aviação, além de abas laterais, novo conjunto de farol em full LED, protetores da suspensão e conjunto de para-lamas. Uma espécie de compactação dos dois modelos, resultando em um terceiro.

Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2019: reformulação depois longo período

As mudanças também passam pelo banco, agora mais largo e em dois níveis (que exigiu mudanças no quadro em tubos de aço), além de alças de apoio em alumínio para o passageiro. A nova ergonomia se completa com guidão em posição ligeiramente diferente proporcionando maior conforto em jornadas mais longas

Esta configuração também visa suprir a ausência da Ténéré 250 com mesmo conjunto mecânico, porém, mais “asfáltica”, inclusive com kit oficial de acessórios touring composto de pára-brisa, bagageiro, bauleto e protetor de motor.

Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2019: motor tem nova injeção

Painel digital

O painel digital  foi modernizado e agora conta com o computador de bordo que indica consumo instantâneo e médio, além de conta-giros e relógio de horas e as outras informações de praxe. A iluminação em LED também está presente na luz de posição, setas e lanterna traseira.

O novo modelo ficou bem mais encorpado, mas, conserva as rodas em aço com aro de 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira, calçadas com pneus 80/90 e 120/80 respectivamente. Porém, a roda dianteira agora conta com sistema ABS de série, para o disco de 245 mm com pinça de duplo pistão.

Yamaha XTZ 250 Lander ABS 2019: painel digital

XTZ 250 Lander ‘na mão’

Com isso, o modelo ficou 5 mm mais baixo. Pode parecer pouco, mas a tocada no asfalto mudou radicalmente. A nova Lander ficou mais confortável e na “mão”, inclusive para rodar em pé. Durante o trajeto de experimentação, também rodamos em estradas de terra entre os estados de São Paulo e Minas, através da espetacular Serra da Mantiqueira e aí, em situações bem extremas e radicais, “aquele” curso a mais na suspensão, ficou na lembrança. Outra lembrança é a do motor, agora com partes pintadas em preto, assim como o escape e a balança traseira.

O robusto propulsor flex de um cilindro e 249,5 cm³ ganhou nova injeção eletrônica, com injetor de 10 furos e melhor aproveitamento. Ele é equipado com arrefecimento a ar e óleo e duas válvulas e fornece 20,7 e 20,9 cv a 8.000 rpm quando abastecida com gasolina e etanol, respectivamente, e um torque de 2,1 kgfm a 6.500 rpm, para ambos combustíveis.

As retomadas permitem boa recuperação de velocidade, sem utilizar tanto o câmbio de cinco marchas, mas, o óleo agora recomendado é o semissintético 10W 40. As cores são azul, branco e preto.

Fotos Yamaha | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (5 votos, média: 4,00 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
Teo Mascarenhas

Especialista na cobertura do mercado de motocicletas e competições com mais de 30 anos de experiência.

Teo Mascarenhas
39 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Cássio Giovanni 10 de novembro de 2019

    A falta do suporte para baú não faz sentido: coisas da Yamaha Picolé de Xuxu, como diz o Chico Sepulveda.

    • Avatar
      Haroldo 16 de novembro de 2019

      Concordo plenamente com vc,a única coisa que a Yamaha pecou na Lander não colocou suporte de baú,deixou a moto sem traseira, esse acessório vendido separado deixa um degrau q na minha opinião matou a moto

  • Avatar
    Donizete Santos 7 de novembro de 2019

    Poi na terra e descobri rapidinho porque ABS só na frente.

  • Avatar
    Júlio 7 de novembro de 2019

    Pega uma estrada de terra ,enrola o cabo e na primeira descida mais brava um pouco , vai descobrir porque ABS só na frente.

  • Avatar
    Ednilso C lima 26 de setembro de 2019

    Sou cliente assíduo Honda estou mudando para testar a YAMAHA tenho amigos que possuem e sempre me falaram que só não tem valor de revenda como a Honda porem são motos macias e não dão defeito.Pretendo pegar uma XTZ Lander 250 porem como em alguns comentarios anteriores percebo muito preço para pouca moto!! A Yamaha vem se renovando e conquistando o mercado porem deveria melhorar o preço

  • Avatar
    Deiwes 20 de setembro de 2019

    Este painel ele é horrível,tanto para nova Fazer FZ 25 e para a nova lander.
    Sou cliente Yamaha e já comprei dois lançamentos que foi a XTZ Crosser e a Fazer FZ 25 2019.
    Minha crítica está nas pinturas das peças ,tem que melhorar muito,o retrovisor da minha fazer 2019 com um ano já estava dando ferrugem,na proteção lateral dos pedais também,as rodas da fazer mal pintadas com pouca demão de tinta. Na Crosser o suporte do farol a pintura ficou cinza e desbotada,com dois anos,suspensões dianteiras estava descascando a tinta.
    O que faz eu ser um cliente Yamaha é a confiança no Motor,o ótimo pós venda que troca as peças sem reclamar se fizer todas revisões na autorizada e os recalls que são feitos,coisa que a Honda mesmo fazendo as revisões não faz trocas de seus componentes é capaz de lança outro modelo e deixar a bomba para quem comprou e quando faz a troca é com muita dificuldade e relatos de as autorizadas até cobrar, mesmo estando na garantia.

  • Avatar
    Filipe. 17 de agosto de 2019

    Sem duvida ,a lander e mais moto ,mecânica top,andei nela e tenere acabei comprando a tenere …

  • Avatar
    michel silva 5 de agosto de 2019

    3 coias k mim fez desiti da xtz250 19/20:
    1- raios de ferro e não inos.
    2- a falta d + 1a macha.
    3- preço final( doc.seguro,moto,frete).

    Sobe o freio para mim estar otimo, abs na frente e na traseira a disco. Eu tinha 1a bros 12 a tambo na 2 rodas e era 1 milagre freiar
    PE,camaragibe

  • Avatar
    Joao Antonio 31 de maio de 2019

    ja possui duas motos lander. porem o que não gostei foi que tiraram a cor vermelha e continuaram com o aro de ferro. moto merecia um aro de liga leve

  • Avatar
    ANTONIO TORRES 17 de maio de 2019

    MOTO FODA,PADRÃO.
    SÓ LEVEI AZAR POIS A MINHA QUEIMOU A LUZ BAIXA,ALGUÉM SABE ONDE CONSIGO COMPRAR QUE NÃO SEJA NA PRÓPRIA YAMAHA?

  • Avatar
    CÉSAR SIQUEIRA 19 de abril de 2019

    MINHA OPINIÃO SOBRE A XTZ 250 E XRE 300
    XTZ : 4 ANOS E SÓ ÓLEO FILTROS PASTILHA DE FREIO, NAAAAADA MAIS, AGORA SE QUISER EXIGIR TECNOLOGIA DE PONTA PÁGA 80 CONTO NUMA 1200.
    XRE: 2 ANOS, TIVE VÁRIOS PROBLEMAS, E O PRINCIPAL, SEM RESOLUÇÃO, MOTO BOA MAIS PROBLEMÁTICA DEMAIS, NÃO RESTA DÚVIDA NENHUMA QUE NESTE SEGMENTO DE BAIXA CC, A YAMAHA SAI A FRENTE EM TODOS OS QUESITOS.
    AGORA VAMOS LÁ, ABS, COISA DE MEIA RODA, AJUDA? MUITO POUCO, ENTÃO DEIXO O MIMIMI POR CONTA DE QUEM TEM O COTOVELO CURTO,
    CONSUMO: A MESMA COISA PRATICAMENTE, BEM COMO POTÊNCIA ETC.
    NA MINHA HUMILDE OPINIÃO BASICAMENTE É ISTO. YAMAHA SAI NA FRENTE SEM DÚVIDA.

  • Avatar
    Marcio 11 de abril de 2019

    Acredito que a opinião de cada um dependente do uso que pretende fazer da moto. Ao que parece a Yamaha tentou fazer uma moto de uso misto, mas um pouco mais voltado para urbano. Possuo uma XRE 300 e não estou satisfeito pois dá mecânica demais e se torna uma moto cara de manter. Já tive Yamaha e fiz a besteira de trocar, mas pretendo voltar para Yamaha e será para sempre, só quem já teve as duas sabe a diferença.

  • Avatar
    daniel 4 de abril de 2019

    Moto muito boa ! Só pontos positivos ! Único problema não sei se chega a esse ponto mais muitas pessoas reclamando do farol muito alto sendo que estou com o farol baixo! Não sei se é só comigo algo desregulado gostaria da opinião dos amigos de estrada ! Abc!!

  • Avatar
    daniel 4 de abril de 2019

    Moto muito boa ! Só pontos positivos ! Único problema não sei se chega a esse ponto mais muitas pessoas reclamando do farol muito alto sendo que estou com o farol baixo! Não sei se é só comigo algo desregulado gostaria da opinião dos amigos de estrada ! Abc

  • Avatar
    silvio cesar mazurechen 28 de março de 2019

    preciso do bagageiro da lander 19.20 quando vai ter para vender urgente se soubesse que não teria o bagageiro para vender não teria comprado a moto

    • Avatar
      ARMANDO 3 de abril de 2019

      Silvio,você encontra tudo no mercado livre, bagageiro, carenagem, bauleto…

  • Avatar
    Arnaldino 1 de março de 2019

    Esta moto é bala, ando o tempo todo e não mim deixa na mão igual a honda mim deixava. yamaha é pra sempre ,honda ilusão,tive uma xre e ela trincou o motor 3 vezes antes de completar 20 mil Kms

    • Avatar
      silvio cesar mazurechen 12 de março de 2019

      preciso comprar o suporte do bagageiro para por a mala não encontrei em nem um lugar vende a moto e não se prepara para vender os assecorios por favor lander 2019 2020 urgente ok

  • Avatar
    Ana Paula 22 de fevereiro de 2019

    Olá Boris! Você saberia me dizer se a moto Yamaha fazer 150cc que roda na Argentina, um dia será lançada no Brasil? Bem que você poderia usar a sua influência para trazê-la? Valeu…

  • Avatar
    Ana 22 de fevereiro de 2019

    Olá Boris! Você saberia me dizer se a moto Yamaha fazer 150cc que roda na Argentina, um dia será lançada no Brasil? Bem que você poderia usar a sua influência para trazê-la? Valeu…

  • Avatar
    jeberson 4 de fevereiro de 2019

    tenho uma crosser 150 motor muito boa, vou compra uma de maior potencia mais essa lander, ta muito cara a xre 300 em manaus ta o mesmo preço praticamente 18.200 a lander 19.600 xre 300 , vou compra a 300 claro.

  • Avatar
    edson jose elias 30 de janeiro de 2019

    o grande problema da yamaha no brasil e o fato de deixar seus compradores orfao ou seja lança muitos produtos e em seguida tira de linha como pode ter descontinuado seu produto que mais vendia no caso a tenere 250 seria a mesma coisa que a honda tirar de linha a bros 160

  • Avatar
    Pinto Mole 26 de janeiro de 2019

    Em resumo, de Lander não tem nada, mataram a moto ao invés de dar um enterro digno.. isso ai é uma crosser 250, simples assim.
    Agora, praticamente estamos sem opções de motos trail, banco estreito, tanque, leve etc e tal…
    Podia ter dado um up na tenere, em direção ao conforte, mais voltada para estrada etc.. e na Lander, algo como um lado mais rebelde que encara as ruas no dia a dia para sumir nas trilhas no final de semana… enfim.. vai entender esses caras, pra mim, eles simplesmente não respeitam o nosso mercado.

  • Avatar
    durva 22 de janeiro de 2019

    qto papo furado tanto uma como a outra tem tem pros e contra ,dizendo q o motor é o coração então ,mas gostoé gosto e nao se discute.

  • Avatar
    Diego Souza 22 de janeiro de 2019

    “FranksLander”… Motinho sem alma, sem essência… Se cobrassem um valor de 14 conto, ainda assim estaria caro, mas justificável, agora 17 conto sem frete?! Ainda falam mal da nova XRE. Comparem no detalhe, e tirem suas próprias conclusões. Não uso Honda, não sou fã de Honda, mas indiscutivelmente, a nova XRE é um produto muito superior a essa nova Lander, e em custo benefício, também sai muito na frente…

    • Avatar
      Donizete Santos 7 de novembro de 2019

      Compra,boa sorte.

  • Avatar
    ROBSON DE OLIVEIRA 21 de janeiro de 2019

    estava pensando até comprar uma lander mais vi que tem um abs só , ea nmax que pussuo 2018 , a nas duas rodas e tem mais recursso do que a nova lander

    • Avatar
      Diego Pereira 23 de janeiro de 2019

      ta coloca abs nas duas rodas e dai como vc vai travar a roda traseira no off road? ABS é para os fracos na pilota

      • Avatar
        Edinho Rocha 2 de março de 2019

        Concordo com vc , antigamente na epoca do meu avô era disco liso sem os furos de ventilação , isso qdo era só a tambor , e ninguém morria de batida de moto , o condutor que dominava a motocicleta, hj e ao contrário as pessoas se deixam ser dominado pela moto , aí vem esses Cabaços e fala , – Ah só tem ABS na frente porque não adicionou na traseira , vai aprender andar de moto seus Cabaços!!!!!

  • Avatar
    Lucio Antonio Martins 20 de janeiro de 2019

    Acho que eles poderiam ter mexido na ténéré 250 também.Utilizando o motor da MT 03 e lançando uma com 320 cc para brigar com a kawasaki versys 300 ,bmw gs 320,etc.Agora o que faltou na minha opinião foi não ter abs nas duas rodas,isso eu não entendi.Será que iria ficar tão caro assim o modelo? Acho que não.Para finalizar,esse motor de 250 cc é muito fraco.Só para piloto sem garupa,e dentro da cidade.Pontos positivos: design,economia,robustez do motor.Pontos negativos: motor fraco,falta de abs traseiro.

    • Avatar
      joao 28 de abril de 2019

      vao laçar a teneré 700cc…

  • Avatar
    samin 19 de janeiro de 2019

    e tudo isso nao trinca o cabeçote o seguro mais barato e mais barato que a xre ficou do caralho e com manutenção baixa ainda por ser o mesmo motr pq aqui no brasil nao ta ficil

  • Avatar
    Andre 19 de janeiro de 2019

    Eu desconfio que a direção da Honda paga um por fora para os dirigentes da Yamaha.
    Só isso para explicar tanto amadorismo.

    Agora o computador de bordo tem média de consumo, …., igual carros na década de 80. Nossa….

    Painel horroroso, vagabundo, de péssima qualidade e gosto. O da antiga tenere dava de 10 a 0.

    ABS só na dianteira….

    Enfim, teria sido muito melhor modernizar as duas linhas, Lander e tenere. A Honda continuará líder por milênios, graças ao presidente da Yamaha Amadores do Brasil – YAB.

    • Avatar
      Jurandir 20 de janeiro de 2019

      – Concordo em grau e nº!
      – Chega de MEDÍOCRIDADES PELO AMOR DE DEUS!

    • Avatar
      Fellipe 21 de janeiro de 2019

      Esta certo..mas tbm está errado…o erro e confiar que uma moto da Honda..por ter mais recursos eletrônicos e melhor..no dia que o seu motor travar, mesmo com as trocas de óleo em dia…vc vai sentir falta da Yamaha..porque eles são especialistas em mecânica…a Honda e só fachada..uma moto com garantia de 1 ano é suspeita ne? Ja Yamaha 5 anos…mas boa compra depois me conta quantas vezes foi pra retifica..kkkk

      • Avatar
        Jefferson Rodrigo conti 26 de março de 2019

        ??gostei da sua resposta.
        Sem ofender mas direto ao ponto.

      • Avatar
        Giovani 6 de julho de 2019

        Depois que comprei minha primeira Yamaha penso que nunca mais comprarei uma moto Honda. Se investissem em marketing a Yamaha passaria a concorrência fácil. Yamaha eu confio!

      • Avatar
        Deusivan Fialho 8 de julho de 2019

        Verdade. Já usei varias motos da yamanha.o motor tem mais vidas 04 vzs mais que a Honda sem contar também no kit.de tração que dura 3 vzs mais que a Honda e mais já rodei muitos km na reservas e não queimou a bomba de gasolina. Enfim a moto Yamanha e de confiança total em tudo…falo pq já usei varias e continuo usando..

  • Avatar
    ricardo 19 de janeiro de 2019

    essa moto ficou muito linda viu.

Avatar
Deixe um comentário