10 caminhões que podem ser dirigidos com ‘carteira B’
Modelos classificados como "Veículos Urbanos de Carga" são ideais para grandes centros urbanos com restrições de circulação
Modelos classificados como "Veículos Urbanos de Carga" são ideais para grandes centros urbanos com restrições de circulação
No Brasil, um motorista com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) B pode dirigir caminhões cujo peso bruto total (PBT) não seja superior a 3.500 kg (3.5 toneladas). Diante deste fato, além das restrições a veículos de cargas em grandes centros urbanos, as montadoras viram a oportunidade de criar modelos que respeitam essas normas: assim nasceram os VUCs (Veículos urbanos de carga).
Vale lembrar que os VUCs também atendem os limites de altura, largura e comprimento que são empregados em muitas cidades brasileiras.
VEJA TAMBÉM:
Outra vantagem dos VUCs é que tecnicamente eles são equiparados a carros, com isso pagam, em pedágios, o valor de um automóvel e não o preço por eixo, como é cobrado dos demais caminhões.
Apenas fique atento que para trabalhar com um caminhão com carteira B é necessário que em sua CNH conste a observação EAR (Exerce Atividade Remunerada). Para isso, é necessário realizar exame psicológico no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e pagar as taxas, que podem variar de valor dependendo do estado.
Apresentado ao mercado em 2017, a nova versão do Delivery focou em ser um caminhão VUC com interior de carro, sendo ideal para o dia-a-dia nos grandes centros urbanos.
A receita deu certo e o Delivery, caminhão da VW para dirigir com carteira B, se tornou um modelo esperto, com bom conjunto mecânico é com uma dirigibilidade semelhante a um carro.
Uma curiosidade: o Delivery também foi o primeiro caminhão a anunciar a nova “frente única” dos próximos modelos da Volks no Brasil – o modelo mais recente a adotar esse conceito foi pesado/extrapesado Meteor.
Ficha Técnica VW Delivery Express
Com nome simples e fácil, o HR, modelo que basicamente estreou o segmento de VUC, conta com a maior capacidade de carga do segmento, chegando a 1.800 kg (dependendo do peso do implemento a ser utilizado).
O caminhão que pode ser dirigido com carteira B tem a seu favor o pós-venda do grupo Caoa, além do valor mais acessível. Há também uma generosa lista de itens de série como farol de neblina por exemplo.
Ficha Técnica Hyundai HR
Em 2017, a Iveco apresentou o Daily 30-130 com o sobrenome City, pois é um modelo desenvolvido para entregas de grande volume e baixa densidade, ou seja, cargas leves em centros urbanos. Para a versão Euro 6 o modelo foi atualizado junto a toda a linha e agora conta com o motor de 160 cavalos, que equipa outros modelos da linha.
O Daily 30-160, caminhão da Iveco que pode ser dirigido com carteira B, ainda segue com uma opção para grande volumes e baixa capacidade de carga, já que o seu peso bruto total é de 3 toneladas.
Ficha Técnica do Iveco Daily City 30-130
Aqui vamos colocar dois modelos juntos por um motivo simples: o Daily tem diversas versões, entretanto a versão “35” tem versão manual e com câmbio automatizado.
Enquanto a versão manual fica com o motor de 160 cavalos, o Daily automatizado ganha 20 cavalos a mais para melhorar o desempenho junto ao novo câmbio, que é o ZF 8HP, câmbio mundialmente consagrado e equipa o Lamborghini Urus, por exemplo.
Fora a mecânica, o caminhão da Iveco que pode ser dirigido com carteira B não tem diferença visual entre as versões.
Ficha Técnica do Iveco Daily 35-160
Ficha Técnica do Iveco Daily 35-180 HI-MATIC
Líder da categoria há mais de 10 anos, o Renault Master que também se consagra pelas suas premiações e reconhecimento do mercado. Ele oferece uma ampla gama de configurações, mas para essa lista vamos focar em sua versão chassi-cabine que tem preço competitivo e capacidade de carga próxima dos seus principais concorrentes.
O modelo também se destaca pelo seu pós-vendas, o Renault PRO+ que consegue atender do pequeno ao grande frotista.
Ficha Técnica da Renault Master
O Aumark S 315 MT é o VUC da Foton. As vendas começaram oficialmente no Brasil em setembro de 2024 e este caminhão para carteira B se destaca por oferecer caixa automatizada.
Além disso, o modelo já oferece de série airbag frontal para motorista e passageiro, painel de instrumentos com display de cristal líquido de 7 polegadas, assento do motorista com sistema de absorção de mola a ar, vidros elétricos, alarme, defletor de ar, faróis de LED, sistema de ajuste automático dos LEDs, volante multifunção, MP3 com conectividade Bluetooth, sensor e sinal sonoro de marcha à ré e ar-condicionado automático.
Outro destaque do VUC Fototn Aumark S 315 MT são as revisões gratuitas durante os primeiros três anos do caminhão, ou pelos primeiros 100 mil km rodados, o que ocorrer primeiro. Esta gratuidade cobre a mão de obra, óleo, fluidos e filtros incluídos nos serviços de revisão descritos no manual de garantia do veículo.
Ficha Técnica do Foton Aumark S 315 MT
VUC muito conhecido no mercado, o Bongo K2500 chegou ao Brasil em 2007 e mantém uma receita simples: um chassi-cabine pequeno com grande capacidade de carga e ágil para o trânsito pesado das grandes capitais, onde o modelo é mais aplicado.
Em 2023, o o Bongo K2500 recebeu atualização para 2024 e passou a ser 4×4. Além disso, ganhou novidades no interior como renovado design do painel, novos volante e bancos para motorista e dois passageiros, computador de bordo com controle no volante e indicação do nível de ureia, bancos revestidos com tecido sintético, a inclusão de setas laterais e de alerta de cinto de segurança do motorista, DRL e nova chave com controle de abertura remota das portas.
Ficha Técnica do Kia Bongo K 2500
Em sua nova fase no Brasil, a Ford trouxe importada do Uruguai o Transit, um dos VUCs mais vendidos no mundo. Além da versão van, o Transit também conta com a versão chassi-cabine L4H1 e oferece os mesmo itens de série das demais versões – com destaque para a central multimídia como tela sensível ao toque de 8 polegadas Sync Move
Outra aposta da montadora, é um pós-vendas com conectividade feito por meio do FordPass. Nele é possível acessar parâmetros do veículo pelo celular, além de fazer agendamentos ou, em casos mais avançados, solicitar o auxílio da concessionária.
Ficha Técnica da Ford Transit
A Sprinter é um dos nomes mais tradicionais quando falamos de vans, e tem uma vasta aplicação no mercado, deste a “escolar” a ambulâncias, e nessa pega a montadora também oferta a versão “Truck” que é e a Sprinter 315 CDI.
Homologada para 3.5 toneladas, o modelo é oferecido com duas opções de entre eixos, iniciando de 3.665 indo para 4.325 mm, reforçando a versatilidade da família Sprinter.
Por fim, a Sprinter ainda conta com 3 pacotes, sendo o ar-condicionado de série em todos os pacotes.
Ficha Técnica da Sprinter 315 CDI Truck
Por fim, temos um dos menores VUC a ser ofertado no Brasil. O modelo V21 da EFFA, aquele que tem a frente do Cadillac Escalade, presente no Need For Speed Underground 2,é ofertada com motor a gasolina com seus modestos 78 cavalos de potência.
O modelo que é focado em cargas bem leves, se mantém como diferencial por ser um modelo pequeno, tendo 4.82 metros de comprimento por 1.69 de largura e 1.90 de altura.
Por fim, o modelo ainda oferece de série direção elétrica, vidro elétricos, faróis de neblina, freios ABS, Ar-condicionado, Rádio MP3/USB, lanternas traseiras de neblina e airbag duplo.
Ficha Técnica da EFFA V21
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Hyundai hr ou kia bongo com rodagem dupla no eixo traseiro aumenta a capacidade de carga? Legalmente?
Comprei um VW Delivery Prime 2020, reforcei o feixe de molas. O indicado é 1.450kgs. Posso carregar mais carga? Quanto de carga?
Faltou a carga máxima de cada veículo.
Rodar g dupla categoria b até 3.500 kg
O caminhão 790 pode dirigir com a b
Se o caminhão pesa 2.000 vazio pode carregar mais 1.500 de carga pbt 3.500 até aí e b. Se pesar 1500 pode carregar mais 2.000
Mudou a lei, procura que tu vai ver, o “veículo pode pesar até 3,5 toneladas, e a carga até 6 toneladas, ou seja veículo = carga não podem ultrapassar 9,5 toneladas para cnh b!
Não confundam Limite de passageiros com Limite de pessoas no veíuculo.
O limite de passageiros é 8. condutor não é passageiro.
Se for assim então temos um total de 10 pessoas no veículo, 9 passageiros + 1 condutor.
Entenderam ?
Considero que deve ler, atentamente, o Código de Trânsito Brasileiro. Não se deixe levar por opiniões; o que vale é o texto da Lei. Espero ter ajudado.
A sprinter chassi 416 CDI posso dirigir com classe B?
Infelizmente não pode, pois no documento está classificado como caminhão.
Eu acho uma besteira pois poderia permitir, seria só mudar para caminhonete nó doc
NÃO. É SOMENTE ATÉ 3500 KILOS DE PESO BRUTO, ESTOU VENDO GENTE FALANDO AQUI QUE MUDOU A LEI…. NÃO É VERDADE, POR ENQUANTO NÃO MUDOU, O QUE VALE É O PBT TOTAL DO VEICULO, NO CASO AI SPRINTER 416 SIGNIFICA 4 TONELADAS DE PESO BRUTO (VEÍCULO + CARGA) PARA 160 CV DE POTÊNCIA.
Categoria B e para carro , veículos até 9 passageiros incluso o motorista caminhonete furgão caminhão de quatro rodas até 3,500 quilos
Negativo !
Categoria B – Carro, van, e Vuc.
Limite de passageiros – 8
Limite de preso bruto total 3.500kg
Pode tracionar (puxar) mini-reboque ou carretinha de até 6.000kgs
No Detran este “caminhão ” é cadastrado como CAMINHONETE. Reportagem tem muitas falhas!
Categoria B até onde eu sei e para pilotar motocicletas. Não seria categoria C ?
Sabe muito. A é para Bicicleta e velocípedes. B para motocicleta e C para Veículos até 3,5 toneladas. Você tá corretíssimo! Kkkkkkkkkk
Pega o livrinho de legislação galera e veja lá o BPT de cada categoria de cnh
não esta sabendo de nada então, e acha que sabe tudo.
Categoria B e para carro , veículos até 9 passageiros incluso o motorista caminhonete furgão caminhão de quatro rodas até 3,500 quilos
Categoria para Motocicletas é a “M”, estude o CBT
A reportagem ta equivocada. O peso deve ser considerado com a carga. Entao vc ate pode andar nesses utilitarios, desde que estejam vazios.
Cara não viaja ,peso de carga é de 1800 klg
Cara, peso bruto total é o peso do veículo com sua carga máxima.
Eu acho esses 3500 kl da CNH muito pouco tem várias pickups q ultrapassam deveria ser no minimo uns 4500 km…Ate porque facilitaria trabalhar com caminhoes semi leve
Isso não é caminhão!, Isso era uma van que que cortaram a parte de trás e falam que é caminhão nunca será a mesma coisa é que pra quem nunca dirigiu um sabe diferenciar puta ignorância.
tenho um caminhao vuc Agrale 1600d com rodagem dupla na trazeira bau de 3,50 mt posso dirigir com a habilitaçao categoria B remunerada
Qual a categoria mínima exigida para conduzir quadriciclos?
quadricíclos a mínima é categoria B.
Valor desse caminhão
Gostei muito, com muitas informações dos veículos.
Em todos eles faltou a CAPACIDADE DE CARGA.
Colocam o Peso Total Bruto e não colocam a tara (o peso do caminhão vazio). Aí fica difícil, né ?
Dentro dos caminhões apresentados não há câmbio automático , até quando o Brasil ficará fora do primeiro mundo ?
Até o dia que mudar o nosso poder aquisitivo
Boa! De pleno acordo!