10 carros que ainda serão lançados em 2022: veja quais são e análise

Meses restantes do ano ainda prometem estreias interessantes e importantes em diferentes segmentos: tem picape grande, carro esportivo e eletrificados

ford f 150 limited supercrew 2018
Ford F-150 deve finalmente desembarcar por aqui (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 29/08/2022 às 10h12
Atualizado em 31/08/2022 às 10h55

Faltam quatro meses para estourar o espumante, ainda tem eleições pela frente e a Copa do Mundo já está no radar, mas o ano promete em lançamentos de carros. São muitos e vários os modelos com apresentação agendada para esse restinho de segundo semestre.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Confira ainda o que está por vir neste ano. Tem compacto, picape, híbrido. Só não colocamos na agenda o Citroën C3, que já será lançado oficialmente em 30 de agosto, nem a Ram Classic, já mostrada, tampouco puramente elétricos ou modelos de marcas premium.

VEJA TAMBÉM:

Fiat Fastback

Um dos mais aguardados lançamentos de carros do ano tem data de estreia confirmada para 14 de setembro. O SUV compacto com caimento cupê e feito sobre a base do Pulse vai usar os novos motores turbo da Stellantis, 1.0 de 130/125 cv e 1.3 de 185/180 cv. As versões serão sempre equipadas com câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas virtuais.

O Fastback promete um generoso porta-malas na ordem de mais de 500 litros. O crossover acupezado ficará posicionado acima do Pulse e vai mirar desde versões intermediárias de VW Nivus, Hyundai Creta e Nissan Kicks, até modelos como VW T-Cross e o novo Honda HR-V. A Fiat recentemente acabou de revelar fotos oficiais do carro, inclusive da cabine.

Volkswagen Polo 2023

novo polo camuflado farois full led 01 1
Novo Polo manterá os faróis no mesmo formato, mas com outro arranjo interno

O hatch compacto já mudou lá fora tem mais de um ano, mas aqui a Volks teve de segurar as pontas devido aos problemas de abastecimento de componentes e questões estratégicas. O Polo 2023 chega entre outubro e novembro como linha 2024 e com a mesma frente adotada na Europa, cujos faróis e grade foram redesenhados..

O modelo também vai mudar os padrões de acabamento interno e ganhar novos equipamentos. Estão previstos itens de auxílio à condução, como assistente de faixa, frenagem de emergência e sensor de ponto cego em algumas versões. Além disso, a esportiva GTS trará os faróis inteligentes IQ.Light.

novo polo gts camuflado farois iq light matrix 02 1
Farol do novo Polo GTS

Já o Polo Track, a nova versão de entrada que vai ocupar o lugar de carro mais barato da Volks no Brasil – que ficará vago com o fim do Gol -, só será lançado no ano que vem. Terá apenas motor 1.0 aspirado e molduras plásticas na carroceria para ganhar um jeitão de aventureiro.

Honda Civic Hybrid

novo honda civic 2022 portal

A nova geração do sedã médio dará as caras aqui importado apenas em configuração única híbrida e topo de linha, que promete consumo na casa dos 20 km/l. O Civic usa o sistema e:HEV, conhecido do novo CR-V e que esteve na passagem meteórica do último Accord.

São três modos de funcionamento do conjunto. Um deles é 100% elétrico para tracionar o sedã. Tem a possibilidade na qual o propulsor a combustão fornece energia para carregar as baterias – que vão gerar força para o motor elétrico movimentar o sedã. Por fim, o clássico modo do motor a gasolina tracionando o carro.

BYD Song Plus

byd song plus em rodovia
BYD Song Plus (Foto: BYD | Divulgação)

A nova ofensiva da marca chinesa no Brasil vai descer um pouco o degrau. Será o Song Plus, um SUV híbrido plug-in para disputar mercado com o Jeep Compass 4xe. O BYD em questão combina motor 1.5 turbo com câmbio automatizado de dupla embreagem. O conjunto gera potência combinada de 180 cv e torque casado de 32,3 kgfm.

O Song promete autonomia de 50 km em modo totalmente elétrico. A expectativa é que o lançamento do carro aconteça em setembro de 2022 e os preços fiquem na casa dos R$ 350 mil.

Ford F-150

ford f 150 lariat sport supercrew 2021 cor de vinho de frente

Desejo antigo da Ford, a F-150 está entre os carros que ainda serão lançados este ano. Veículo mais vendido do mundo, a picape finalmente desembarcará no Brasil para brigar no segmento acima da Ranger.

A picapona chega aqui já com a realização de meia-vida e motor V8 de 400 cv e 55,2 kgfm, câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4. Terá preços entre R$ 350 mil e R$ 400 mil, para brigar com a RAM 1500 e a Chevrolet Silverado, que será lançada no ano que vem.

Kia Niro Hybrid

kia niro em rodovia

A Kia tem lançamento preparado, ainda para 2022, de mais um carro eletrificado. O NIro é um SUV compacto com 4,35 metros de comprimento – tamanho pouco maior que o de um Ford EcoSport – e une o motor 1.6 aspirado da linha Kappa (conhecido do Hyundai HB20 e de outros Kia) a um elétrico.

Segundo a marca sul-coreana, a potência combinada do Niro Hybrid em mercados asiáticos é de 141 cv, com 26,9 kgfm de torque máximo. O modelo pode rodar até 58 km em estágio 100% elétrico.

Peugeot Landtrek

peugeot landtrek 2011pj010
Peugeot Landtrek

Com atraso de um ano, a picape média da Peugeot será apresentada no Brasil em novembro. Com anseios de disputar mercado com a Toyota Hilux, a Landtrek será importada do Uruguai com boa lista de equipamentos, que inclui assistentes à condução e central multimídia com tela de 10″.

Fruto de uma parceria com a chinesa Changan, ainda dos tempos de PSA Peugeot Citroën, a Landtrek usará motor 2.0 turbodiesel com potência de cerca de 180 cv, câmbio automático de seis marchas, tração 4×4 e oferecerá capacidade de carga superior a 1,1 tonelada.

Volkswagen Tiguan

vw tiguan allspace reestilizado em rodovia
VOLKSWAGEN TIGUAN_ALLSPACE

Outro Volks que já mudou lá fora e que está entre os lançamentos de carros ainda para 2022. O SUV médio recebeu retoques no desenho dianteiro e na cabine. Para cá, virá em versão R-Line com motor 2.0 TSI turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 kgfm.

O SUV médio também será dotado de tração integral 4Motion e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, com sete marchas. Em equipamentos, nova central multimídia e itens de condução semi-autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente a estacionamento e detector de fadiga.

Fiat Pulse Abarth

O Pulse mais apimentado já foi até apresentado à imprensa e é mais um dos lançamentos de carros agendados para o fim de 2022. Preparado pela divisão esportiva da Fiat, o modelo usa motor 1.3 GSE turboflex de 185/180 cv, mas receberá ajustes nos freios e na suspensão.

O desenho também será invocado. O crossover terá rodas de liga-leve exclusivas e grade diferente do restante da gama, com nichos do tipo colmeia e o indefectível símbolo do escorpião ao centro.

Chevrolet Montana

nova montana camuflada em teste

A picape médio-compacta só será vendida em 2023, contudo o lançamento oficial acontece ainda essa ano, em dezembro. O modelo vai se posicionar entre a Renault Oroch e a Fiat Toro para ser um bom meio-termo entre veículo de carga e para o lazer.

Para cumprir tal missão, usa plataforma de carro de passeio, assim como as rivais. A arquitetura é a  GEM e a base vem do SUV Tracker, de quem também herdará o conjunto mecânico composto pelo motor 1.2 turbo de 132/130 cv e câmbio automático de seis marchas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
APMN 31 de agosto de 2022

Creio que o trecho que fala sobre o Fastback ser” feito sobre a base da Toro” está equivocado, pois na verdade a base seria a do Pulse, totalmente distinta da base dos modelos de origem Jeep (Toro, Compass etc).

AutoPapo
AutoPapo 31 de agosto de 2022

Obrigado! Foi corrigido

Avatar
Cadillata 31 de agosto de 2022

O único carro decente “dessa frota” é o Volkswagen Polo. Os demais não passam de devaneios dos fabricantes e também dos compradores, que não dão a mínima para a ecologia.
Até o moderníssimo Honda Civic Hybrid, com seu consumo na faixa dos 20 km/l é antiecológico. Vocês conseguem imaginar a quantidade de material utilizado em sua fabricação?
O mundo precisa é de mais Suzuki Alto e Celerio, Fiayt Mobi e Renault Kwid e menos dessas barcaças rodantes escandalosas.
Se bobear, na próxima passeata verde irão embandeirar essas monstruosidades e gritar bem alto que são ecológicos. Talvez falte a bombinha com veneno, mas aí seria demais.
“Menos é Mais”.

Avatar
Sergio 30 de agosto de 2022

Fiat Toro ou Tiro?

Avatar
Roberto Hubert 30 de agosto de 2022

E a Nova Ranger tambem nao sera apresentada ainda este ano, com lancamento em 2023 e modelo 2024.

Avatar
Gustavo 29 de agosto de 2022

Pequeno erro no 2º parágrafo do tópico Fiat Fastback… novo “Hyundai” HR-V …

Avatar
JG 18 de janeiro de 2023

lê de novo um pouco mais lento..

Avatar
Bob CCE 29 de agosto de 2022

Polo 2024…hummmmmm arrasou!

Avatar
Deixe um comentário