10 carros que ainda serão lançados em 2022: veja quais são e análise
Meses restantes do ano ainda prometem estreias interessantes e importantes em diferentes segmentos: tem picape grande, carro esportivo e eletrificados
Meses restantes do ano ainda prometem estreias interessantes e importantes em diferentes segmentos: tem picape grande, carro esportivo e eletrificados
Faltam quatro meses para estourar o espumante, ainda tem eleições pela frente e a Copa do Mundo já está no radar, mas o ano promete em lançamentos de carros. São muitos e vários os modelos com apresentação agendada para esse restinho de segundo semestre.
Confira ainda o que está por vir neste ano. Tem compacto, picape, híbrido. Só não colocamos na agenda o Citroën C3, que já será lançado oficialmente em 30 de agosto, nem a Ram Classic, já mostrada, tampouco puramente elétricos ou modelos de marcas premium.
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Um dos mais aguardados lançamentos de carros do ano tem data de estreia confirmada para 14 de setembro. O SUV compacto com caimento cupê e feito sobre a base do Pulse vai usar os novos motores turbo da Stellantis, 1.0 de 130/125 cv e 1.3 de 185/180 cv. As versões serão sempre equipadas com câmbio automático do tipo CVT, com sete marchas virtuais.
O Fastback promete um generoso porta-malas na ordem de mais de 500 litros. O crossover acupezado ficará posicionado acima do Pulse e vai mirar desde versões intermediárias de VW Nivus, Hyundai Creta e Nissan Kicks, até modelos como VW T-Cross e o novo Honda HR-V. A Fiat recentemente acabou de revelar fotos oficiais do carro, inclusive da cabine.
O hatch compacto já mudou lá fora tem mais de um ano, mas aqui a Volks teve de segurar as pontas devido aos problemas de abastecimento de componentes e questões estratégicas. O Polo 2023 chega entre outubro e novembro como linha 2024 e com a mesma frente adotada na Europa, cujos faróis e grade foram redesenhados..
O modelo também vai mudar os padrões de acabamento interno e ganhar novos equipamentos. Estão previstos itens de auxílio à condução, como assistente de faixa, frenagem de emergência e sensor de ponto cego em algumas versões. Além disso, a esportiva GTS trará os faróis inteligentes IQ.Light.
Já o Polo Track, a nova versão de entrada que vai ocupar o lugar de carro mais barato da Volks no Brasil – que ficará vago com o fim do Gol -, só será lançado no ano que vem. Terá apenas motor 1.0 aspirado e molduras plásticas na carroceria para ganhar um jeitão de aventureiro.
A nova geração do sedã médio dará as caras aqui importado apenas em configuração única híbrida e topo de linha, que promete consumo na casa dos 20 km/l. O Civic usa o sistema e:HEV, conhecido do novo CR-V e que esteve na passagem meteórica do último Accord.
São três modos de funcionamento do conjunto. Um deles é 100% elétrico para tracionar o sedã. Tem a possibilidade na qual o propulsor a combustão fornece energia para carregar as baterias – que vão gerar força para o motor elétrico movimentar o sedã. Por fim, o clássico modo do motor a gasolina tracionando o carro.
A nova ofensiva da marca chinesa no Brasil vai descer um pouco o degrau. Será o Song Plus, um SUV híbrido plug-in para disputar mercado com o Jeep Compass 4xe. O BYD em questão combina motor 1.5 turbo com câmbio automatizado de dupla embreagem. O conjunto gera potência combinada de 180 cv e torque casado de 32,3 kgfm.
O Song promete autonomia de 50 km em modo totalmente elétrico. A expectativa é que o lançamento do carro aconteça em setembro de 2022 e os preços fiquem na casa dos R$ 350 mil.
Desejo antigo da Ford, a F-150 está entre os carros que ainda serão lançados este ano. Veículo mais vendido do mundo, a picape finalmente desembarcará no Brasil para brigar no segmento acima da Ranger.
A picapona chega aqui já com a realização de meia-vida e motor V8 de 400 cv e 55,2 kgfm, câmbio automático de 10 marchas e tração 4×4. Terá preços entre R$ 350 mil e R$ 400 mil, para brigar com a RAM 1500 e a Chevrolet Silverado, que será lançada no ano que vem.
A Kia tem lançamento preparado, ainda para 2022, de mais um carro eletrificado. O NIro é um SUV compacto com 4,35 metros de comprimento – tamanho pouco maior que o de um Ford EcoSport – e une o motor 1.6 aspirado da linha Kappa (conhecido do Hyundai HB20 e de outros Kia) a um elétrico.
Segundo a marca sul-coreana, a potência combinada do Niro Hybrid em mercados asiáticos é de 141 cv, com 26,9 kgfm de torque máximo. O modelo pode rodar até 58 km em estágio 100% elétrico.
Com atraso de um ano, a picape média da Peugeot será apresentada no Brasil em novembro. Com anseios de disputar mercado com a Toyota Hilux, a Landtrek será importada do Uruguai com boa lista de equipamentos, que inclui assistentes à condução e central multimídia com tela de 10″.
Fruto de uma parceria com a chinesa Changan, ainda dos tempos de PSA Peugeot Citroën, a Landtrek usará motor 2.0 turbodiesel com potência de cerca de 180 cv, câmbio automático de seis marchas, tração 4×4 e oferecerá capacidade de carga superior a 1,1 tonelada.
Outro Volks que já mudou lá fora e que está entre os lançamentos de carros ainda para 2022. O SUV médio recebeu retoques no desenho dianteiro e na cabine. Para cá, virá em versão R-Line com motor 2.0 TSI turbo a gasolina de 220 cv e 35,7 kgfm.
O SUV médio também será dotado de tração integral 4Motion e câmbio automatizado de dupla embreagem DSG, com sete marchas. Em equipamentos, nova central multimídia e itens de condução semi-autônoma, como controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática, assistente a estacionamento e detector de fadiga.
O Pulse mais apimentado já foi até apresentado à imprensa e é mais um dos lançamentos de carros agendados para o fim de 2022. Preparado pela divisão esportiva da Fiat, o modelo usa motor 1.3 GSE turboflex de 185/180 cv, mas receberá ajustes nos freios e na suspensão.
O desenho também será invocado. O crossover terá rodas de liga-leve exclusivas e grade diferente do restante da gama, com nichos do tipo colmeia e o indefectível símbolo do escorpião ao centro.
A picape médio-compacta só será vendida em 2023, contudo o lançamento oficial acontece ainda essa ano, em dezembro. O modelo vai se posicionar entre a Renault Oroch e a Fiat Toro para ser um bom meio-termo entre veículo de carga e para o lazer.
Para cumprir tal missão, usa plataforma de carro de passeio, assim como as rivais. A arquitetura é a GEM e a base vem do SUV Tracker, de quem também herdará o conjunto mecânico composto pelo motor 1.2 turbo de 132/130 cv e câmbio automático de seis marchas.
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Creio que o trecho que fala sobre o Fastback ser” feito sobre a base da Toro” está equivocado, pois na verdade a base seria a do Pulse, totalmente distinta da base dos modelos de origem Jeep (Toro, Compass etc).
O único carro decente “dessa frota” é o Volkswagen Polo. Os demais não passam de devaneios dos fabricantes e também dos compradores, que não dão a mínima para a ecologia.
Até o moderníssimo Honda Civic Hybrid, com seu consumo na faixa dos 20 km/l é antiecológico. Vocês conseguem imaginar a quantidade de material utilizado em sua fabricação?
O mundo precisa é de mais Suzuki Alto e Celerio, Fiayt Mobi e Renault Kwid e menos dessas barcaças rodantes escandalosas.
Se bobear, na próxima passeata verde irão embandeirar essas monstruosidades e gritar bem alto que são ecológicos. Talvez falte a bombinha com veneno, mas aí seria demais.
“Menos é Mais”.
Fiat Toro ou Tiro?
E a Nova Ranger tambem nao sera apresentada ainda este ano, com lancamento em 2023 e modelo 2024.
Pequeno erro no 2º parágrafo do tópico Fiat Fastback… novo “Hyundai” HR-V …
lê de novo um pouco mais lento..
Polo 2024…hummmmmm arrasou!