Você nem sabia, mas esses 10 carros são classificados como SUVs
Todos eles constam como SUVs nas tabelas divulgadas pela Fenabrave, ainda que a maioria esteja mais para hatch com suspensão elevada
Todos eles constam como SUVs nas tabelas divulgadas pela Fenabrave, ainda que a maioria esteja mais para hatch com suspensão elevada
O mundo é SUV. Onze em cada dez lançamentos do mercado são desse tipo de carroceria, todo mundo deseja esse veículo e até as corridas de bigas do Império Romano, se disputadas hoje, seriam com utilitários. Brincadeiras e licenças numéricas à parte, o fato é que essa atenção do mercado faz muitos carros receberem a pecha de SUVs.
Basta ver que a Renault chama o Kwid Outsider de o SUV dos compactos… mas não é uma coisa nem outra. A mesma marca resolveu destacar que o Stepway, o aventureiro do Sandero, agora é um carro “independente” da linha. Na Citroën e na Peugeot, as montadoras fazem questão de colocar a sigla de Sport Utility Vehicle antes dos C4 Cactus e 2008.
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Mas é isso mesmo? Tudo é SUV? Em um passado nem tão distante, o utilitário esportivo era considerado modelo com carroceria alta, boa altura do solo, pneus todo terreno e tração 4×4. Depois, vieram as ondas dos crossovers, que misturavam elementos de duas carrocerias, como stations wagons com maior vão livre e tração integral, vide Audi Allroad e Volvo XC70.
A banalização começou no início dos anos 2000. E se podemos eleger um culpado, que seja o Ford EcoSport. O carro inaugurou o segmento de SUVs…. para o asfalto. Modelos com porte de utilitário, mas sem qualquer pretensão off-road, feitos mesmo para a pessoa ter um carro mais alto e rodar na cidade. O Eco até teve uma versão 4WD – por insistência da matriz do fabricante -, mas não representava nem 2% da linha.
Na esteira veio o Renault Duster. E de 2015 para cá, a invasão que se seguiu: Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Peugeot 2008, Volkswagen T-Cross etc. Desta leva mais recente, só o Jeep Renegade ainda mantém as raízes, com versões turbodiesel e tração 4×4.
Só que o próprio setor automotivo embarcou na onda. Hoje, a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave, entidade que reúne as concessionárias) classifica como SUV vários modelos que você até contesta que sejam. E aí se valem daquela percepção: distância do solo, ângulos de ataque e de saída misturados ao porte da carroceria, e eis que temos um utilitário esportivo Nutella.
Por esta razão, selecionamos 10 carros que você não sabia que eram SUVs. Tem monovolume alto, crossover, hatch parrudo… Mas, para o mercado, são utilitários esportivos. Lide com isso.
Antes que comecem os xingamentos a este humilde escriba, vamos aos números. Vão livre do solo de 22,5 cm, ângulo de ataque de 22o e ângulo de saída de 32o. Todos números superiores a modelos como HR-V, Creta e Tracker.
A questão do Citroën é que ele é baixinho e largo, e está mais para crossover. Na verdade, mais parece um hatch bombado que cresceu para os lados. Para a Fenabrave, porém, é SUV. E a marca faz questão de evidenciar isso no site, onde o modelo é vendido como “SUV C4 Cactus”.
Mais um daqueles carros que você não sabia que eram SUVs. O S-Cross nasceu como sucessor do SX4, e mais parece um hatch vitaminado, o que não deixa de ser verdade. Mas ele tem altura do solo de 20,5 cm e ângulos de entrada e saída razoáveis (20º e 30º, respectivamente).
Só que o mais importante para esse crossover genuíno ser alçado à categoria de SUV está no sistema de tração. O S-Cross usa tração integral sob demanda.
Pô, mas ele não é baseado no Fit? Sim, mais um exemplo de crossover que se vale de características técnicas para se meter entre os SUVs. São mais de 20 cm de distância para o solo, 21o de ângulo de ataque e 30,1o de ângulo de saída.
Ok, mas olhando bem o WR-V é um Fit que tomou anabolizantes. Ficou mais alto, mais largo e os apliques jipeiros. Acaba por ser um dos carros que você não sabia que eram SUVs.
Esse quando foi lançado até a própria marca chinesa falava que ele era para concorrer com os hatches aventureiros da época, como Volkswagen CrossFox, Hyundai HB20X e Renault Sandero Stepway. Mas hoje a JAC só vende SUVs e o T40 embarcou na onda.
As capacidades o credenciam mais como hatch pseudo-off-road mesmo: vão livre do solo de 18 cm, ângulo de entrada de 18º e ângulo de escape de 23º.
Quando você vê o 2008 de perfil não sabe se é uma station wagon ou um hatch alto. Um distraído pode até ver semelhanças com uma minivan. Mas está lá na Fenabrave na parte dos utilitários esportivos.
O fato é que o Peugeot 2008 tem números também sutilmente valentes. São 20 cm de altura do chão, e ângulos de 23º e 29º (ataque e saída).
Dá uma olhada em um GLA de frente. Você vai jurar que é um hatch com largura generosa. Mas é tratado não só como SUV, como utilitário de luxo. Afinal, é um Mercedes, tem acabamento superior e ostenta a estrela de três pontas na grade frontal
Curiosamente, o hatch bombado gourmet tem um dos piores números desta lista. São apenas 13 cm de distância do chão para o assoalho do carro. O ângulo de entrada é de 18,3º e o de saída, de 22,1º. Mas, e daí? Todo mundo chama de SUV.
O menor modelo da marca vendido no país é um SUV, queiramos ou não. O nome Tiggo, inclusive, é o escolhido pelo fabricante para batizar toda a linha de utilitários esportivos. O estilo quadradinho é o que ajuda o modelo ser classificado como tal.
O crossover, contudo, ainda tem capacidades maiores dos que a de muitos modelos desta relação. Oferece vão livre do solo de 16 cm, ângulo de ataque de 25º e ângulo de saída de 30º.
Um dos carros novatos desta lista não só é classificado entre os SUVs, mas como SUV-cupê, graças ao estiloso, bonito e acentuado caimento da terceira coluna. Também é tímido nos números: 17,6 cm de altura do chão, 18º de entrada e 26,1º de saída.
Justiça seja feita, o Nivus é um dos carros que você não sabia que eram SUVs por causa do próprio mercado e das concessionárias. A Volkswagen em si o considera um crossover.
Mais um SUV acupezado, e de uma marca premium. Assim como o GLA, o X2 aparenta ser um hatch parrudo, robusto e bastante largo. O vão livre do solo de 18,2 cm dá uma ajudinha ao modelo da marca bávara.
Importante salientar que a BMW chama seus SUVs de… SAVs, acrônimo de Sport Activity Vehicle. Marketing à parte, a montadora também classifica com números pares as variantes cupês, vide Séries 2, 4 e 6, X4, X6…).
Olhe com atenção para o UX 250h, o modelo de entrada da marca de luxo da Toyota. É um hatch bombado né? Só que é considerado no mercado automotivo como mais um SUV premium.
O veículo híbrido é um dos com os menores números de capacidade off-road desta lista. Confira: apenas 16 cm de vão livre do solo, parcos 14 graus de ângulo de ataque e 25 graus, na saída.
Vale a pena gastar tanto para estar na moda com um SUV? Veja, em vídeo, a análise de Boris Feldman!
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Já que o KWID e NIVUS estão categorizaram SUVs, da pra entrar o SOUL 165mm do solo, ataque e saida também passam. Posso listar mais uns 6 kkkk
Acredito que SUV na verdade é todo utilitário com pretensões esportivas derivado de pick-ups, grandes ou médias. Por exemplo? as Chevrolets Bonanza e Veraneio (anos 80) eram derivadas das pick-ups A20 (Álcool), C20 (gasolina) e D20 (diesel); A Chevy Blazer foi derivada da S10; a Ford Explores foi derivada da Ranger: a Dodge Durando foi derivada da Dakuta; a VW Tiguan, da Touareg; a Fiat está preparando uma surpresa que, acredito, vai abalar o mercado de SUVs: ainda sem nome um protótipo com o nome provisório de FIAT FASTBACK. Tive a felicidade de ver este modelo em vídeo na internet e posso até afirmar que, se a Fiat não mexer nem mufar em nada este modelo simplemente acabará com a concorrência; na minha opinião é o SUV mais bonito no Brasil. Este modelo é derivado da Fiat Toro, portanto pode ser chamado de SUV.
What´s in a name by which we call a rose, by any other name would smell as sweet. A classificação é o que menos importa!
Esportivo mesmo, é o Cactus!
Derlayne Jerônimo de Souza Santos eu não
Nivus não é um SUV, a Fenabrave cometeu um engano nisso, trata-se de um CUV (crossover utilitiy vehicle)
Quem sabe, sabe! Boa!
É pena que quase ninguém tem a oportunidade e interesse em ver essa matéria tão valiosa e interessante.
Parabéns Boris !!
Tá somente eu que
Sabia disso, não vi novidade nenhuma
Depois que a Renault chamou o kwid de mini suv, a moda pegou! Agora até eu sou suv!
Rsrsrsrs.kwid de mini suv é palhaçada….
Essa moda pegou com força, muito lucro para as montadoras sem esforço, vide Corola e Corolla Cross, Onix e Tracker, e tantos outros, custam o mesmo pra produzir e são vendidos bem mais caros, o Corolla Cross chega a ser pior que o sedan e custa 30 mil a mais, e já tem fila de espera!
Melhor SUV de todos os tempos era o Fusca. Se ele não passasse em uma estrada lameada nenhum outro carro passava também. Só picapes!
O NIVUS?????? MEU DEUS ONDE???
O INMETRO DISSE QUE NÃO
Tudo agora e suv. Banalizou. Kkk,…meu Fox plus 2009 também é suv.
O melhor é não ter carro.
⚠️ Ter um carro custa muito caro, dá trabalho, preocupação e até estresse: é o combustível caro, IPVA caro, seguro caro, a manutenção sai cara, financiamento é caro, tem a depreciação do carro, gastos com estacionamento, o trânsito é estressante, tem as multas, o licenciamento, seguro obrigatório, pedágio, medo de assaltos, o trabalho pra lavar, secar, limpar, passar aspirador, encerar, polir, calibrar os pneus, a preocupação com a manutenção e com o modo de dirigir para economizar combustível… Ufa! Melhor é andar só de Uber, é outra vida. Kkk
Vou lhe ser sincero dependendo no caso cidades de médio a grande porte compensa andar de uber…realmente devido a tds esses fatores por vc destacado no máximo ter um unico veiculo para condução em momentos de lazer…e finais de semana…somente usá-lo necessariamente…
Até fuscão 77 é SUV, basta encher de adesivo e soldar uma junta de metal e levantar de 3cm de suspensão,e fechou a barraca e é só rodar.
O Tiggo 2 parece ser o SUV do GOL!!! Kkk
Qual desses é esportivo????