Elétrico ou híbrido: Confira os 10 mais buscados pelos internautas
Modelos eletrificados já são mais do que realidade no segmento de seminovos - e também bastante pesquisados
Modelos eletrificados já são mais do que realidade no segmento de seminovos - e também bastante pesquisados
Os carros elétricos e híbridos ainda são uma novidade no nosso mercado. Começaram a ser vendidos outro dia e representam pouco mais de 2% de tudo que é vendido no país. Porém, já fazem barulho no segmento de segunda mão, com muitas opções de veículos seminovos e usados.
A Mobiauto fez um levantamento dos carros elétricos e híbridos mais buscados no site de compra e venda de automóveis. Foram levados em consideração versões híbridas leves, híbridas, híbridas plug-in ou totalmente elétricas de modelos comercializados no país.
VEJA TAMBÉM:
A Toyota naturalmente lidera a lista, graças a sua ofensiva de eletrificados – especialmente com Corolla e Corolla Cross, os híbridos flex produzidos no Brasil. Mas surpreende também o Golf GTE, que teve poucas unidades destinadas ao Brasil por um curto espaço de tempo. Confira o top 10 dos carros elétricos e híbridos mais buscados da internet.
O sedã médio é frequentemente um dos veículos mais buscados na Mobiauto e também é o modelo eletrificado que mais desperta interesse. Quase quatro em cada 10 carros elétricos e híbridos pesquisados no portal são Corolla.
As versões eletrificadas do Corolla chegaram juntamente com a 12ª geração do sedã médio no Brasil, em agosto de 2019. Produzido em Indaiatuba (SP), o modelo se tornou o primeiro híbrido flex do mundo, ao combinar o motor 1.8 16V que bebe etanol e gasolina a dois propulsores elétricos.
A quinta geração do SUV médio também estreou no Brasil em 2019 e apenas em variantes híbridas. No caso, o utilitário esportivo oferece 222 cv de potência combinada, com direito a um motor elétrico traseiro que atua com a transmissão CVT em um sistema peculiar de tração integral sob demanda.
Lançado no ano passado, o crossover tenta medir forças no segmento de SUVs médios com o Jeep Compass, mas, de qualquer modo, já é o Toyota mais vendido do país. Isso mesmo, o Corolla Cross desbancou o sedã com quem compartilha plataforma e conjunto mecânico, e já figura no pódio dos carros elétricos e híbridos mais buscados.
O Golf é um dos modelos mais curiosos desta lista de carros elétricos e híbridos mais buscados na Mobiauto. Isso porque o modelo foi lançado em novembro de 2019, quando o hatch médio de sétima geração já tinha saído de linha (mundialmente), e em um lote único de 100 unidades disponível em apenas três cidades do país.
Mesmo assim, é o quarto colocado no ranking dos eletrificados mais pesquisados. Um dos atrativos é o sistema plug-in, que garante autonomia de até 50 km apenas no modo elétrico. Sem falar no acerto dinâmico peculiar do hatch e no desempenho: 0 a 100 km/h em 7,6 segundos. Só não se sabe se todos os anúncios incluem a bike elétrica que vinha junto com o carro…
Em sua quarta geração, o SUV de luxo da marca alemã ganhou sua variante híbrida, chamada xDrive45e, em 2020. Combina um voluntarioso turbo de seis cilindros com motor elétrico, resultando em potência de 400 cv. Com isso, promete o 0 a 100 km/h em 5,6 segundos, autonomia no modo EV de até 87 km, tudo em um conjunto que reúne tração integral e suspensão pneumática.
Pouca gente sabe (ou lembra), mas a Lexus foi a primeira marca a investir pesado em eletrificados no Brasil – bem antes da Volvo ficar com essa fama. O crossover UX 250H, que mais parece um hatch bombado, é o carro elétrico/híbrido mais buscado da marca de luxo da Toyota no site da Mobiauto. Tem estilo futurista e lista de equipamentos generosa.
O novo Classe C estreou no Brasil no ano passado com a segunda geração do EQBoost. É o nome do sistema híbrido-leve da marca alemã, que funciona com um pequeno motor elétrico de 48V que faz as vezes de gerador.
Ele auxilia o conjunto em determinadas situações de arrancadas e retomadas para economizar combustível. O bom é que o sedã também trouxe bons equipamentos e a bacana central multimídia MBUX
O i3 foi um dos primeiros carros elétricos a se aventurar no Brasil. Começou como espécie de vitrine tecnológica para a BMW, mas com um extensor de autonomia para não afugentar os clientes devido ao baixo alcance de 130 km.
Esse extensor (REX) se resume a um pequeno motor a gasolina, bicilíndrico de 647 cm³ – o mesmo usado nos scooters da montadora alemã -, que entra em ação quanto o elétrico chega a 20% de capacidade, para garantir mais uns 100 km.
A tecnologia de carros elétricos e híbridos avançou e, ao longo dos anos, o i3 recebeu atualizações, especialmente nas baterias, que tiveram a capacidade aumentada. A linha 2019, por exemplo, já estreou aqui sem o motor auxiliar a gasolina e com promessa de alcance de até 335 km. A produção do compacto com jeitão de monovolume foi encerrada este ano.
O SUV foi uma das primeiras ofensivas da Volvo Cars no Brasil para peitar o trio alemão Audi, BMW e Mercedes. Com acabamento refinado e construção sólida, a segunda geração do XC60 ainda chegou em 2018 com um conjunto híbrido plug-in de respeito. Com mais de 400 cv de potência, faz o 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e pode rodar de 40 a 50 km em modo puramente elétrico.
O EV mais famoso do mundo fecha a lista de carros elétricos e híbridos mais buscados da internet. O Leaf apareceu no Brasil já em sua segunda geração, com bom espaço interno e autonomia suficiente para andar na cidade. As baterias precisam de 40 minutos em um posto de recarga rápida para ir de 20% a 80%. Já no aparelho residencial do tipo Wallbox são 8 horas para ir de 0 a 100%.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |