Os 10 carros mais legais lançados em 2024
Com calendário lançamentos movimentado, relembramos as estreias mais marcantes do mercado no ano que está terminando
Com calendário lançamentos movimentado, relembramos as estreias mais marcantes do mercado no ano que está terminando
As vendas em 2024 cresceram e o ritmo de lançamentos também. O ano foi marcado por boas novidades, estreias de marcas em determinados segmentos e, mais uma vez, a categoria de SUVs como destaque. São eles, a propósito, que dominam a lista de 10 carros mais legais lançados.
VEJA TAMBÉM:
Mas também tem picape nesse bolo de novidades do ano. E até modelos híbridos que prometem acelerar a eletrificação do setor automotivo nacional. Aproveite, e confira se você concorda com os 10 carros mais legais lançados em 2024. Se discorda de um ou de todos os modelos, conta para a gente nos comentários. Mas seja legal.
Confira os 10 carros mais legais lançados em 2024.
O novo compacto da Renault não poderia ficar de fora dos 10 carros mais legais lançados no ano. O crossover – SUV ou hatch aventureiro, como você preferir – traz uma mudança de paradigmas para a marca francesa no país.
Esqueça a fase Dacia de carros baratos e simples da Renault. Apesar de ser a cara do Stepway europeu, o Kardian estreou aqui novo motor três cilindros turbo com bastante disposição, arquitetura modular moderna, nível de acabamento caprichado e acertos de carroceria e suspensão bem refinados.
Demorou, mas finalmente a Peugeot deu atenção à categoria de SUVs compactos com a segunda geração do 2008. O carro já estaria entre os mais legais lançados em 2024 pelo design: diferente, ousado e arrojado. Some a isso uma dinâmica apurada e o motor 1.0 turbo que entrega desempenho de sobra.
A picape média se atualizou para encarar a concorrência cada vez mais acirrada do segmento. No mesmo ano em que a Fiat lançou a Titano, a GM renovou a Chevrolet Silverado e a Volkswagen reestilizou a Amarok, a Mitsubishi tratou de montar uma geração nova da Triton em Goiás.
O modelo – que abandonou o termo L200 – também é equipado com novo motor 4N16, da família Super High Power (SHP). O 2.4 16V biturbo diesel proporciona 205 cv de potência e torque máximo de 47,9 kgfm entre 1.500 e 2.750 rpm.
Tudo bem que foi só aquela reestilização de meia-vida, mas o Nissan Sentra é um dos carros mais legais do país e que foi lançado em sua linha 2025 este ano. O sedã é extremamente confortável e tem conjunto mecânico bastante competente, com o 2.0 16V de 140 cv aliado ao câmbio CVT.
Além disso, é equipado, inclusive, com itens de auxílio à condução, como piloto automático adaptativo, frenagem autônoma e alerta de tráfego cruzado. O ambiente a bordo é caprichado e os bancos parecem te levar nas nuvens – não às nuvens.
A Stellantis conseguiu fazer um SUV-cupê bem resolvido em termos de design – sem parecer um monstrengo como ocorre em algumas marcas de luxo alemãs. Além disso, o Basalt debutou esse ano como o mais barato de sua subcategoria e um dos veículos automáticos mais acessíveis do país.
Com opções de motores aspirado e turbo, o Basalt ainda tem bom espaço no porta-malas. E questões de dirigibilidade e conforto um pouco melhores que seus irmãos de plataforma C3 e C3 Aircross.
Ok, é só um conjunto híbrido-leve. Ou seja, o motor elétrico funciona como gerador e não traciona as rodas do crossover compacto da Fiat. Mas não deixa de ser um movimento da indústria em busca de eletrificação – e de atingir as metas de emissões que entrarão em vigor nos próximos anos.
No Pulse – e também no Fastback – duas baterias de 12V auxiliam o motor 1.0 turbo de 130 cv com etanol e 125 cv, com gasolina, em determinadas situações. Desta forma, é o primeiro híbrido flex do mercado desde que a Toyota foi pioneira com o Corolla, em 2019.
A nova Ranger já foi um dos carros mais legais lançados em 2023. E, em 2024, ainda conseguiu ter uma versão bacana. A opção Black tem apelo genuinamente urbano, câmbio automático, bom recheio e preço competitivo de R$ 220 mil. Usa motor menos potente e tração 4×2, mas isso é mais que suficiente para sua proposta.
O SUV médio mais vendido do país não pode ser mais acusado de oferecer desempenho manco. A Stellantis passou a equipar versões do Compass com o novo motor 2.0 de 272 cv. De quebra, ganhou versões acessíveis para garantir a liderança na categoria e ser um dos carros mais legais lançados em 2024.
A BYD fez uns 482 lançamentos em 2024, mas um dos carros mais legais foi a Shark. A primeira picape média híbrida do mercado também estreou como a mais potente da categoria. São 437 cv combinados pelo motor de combustão aliado a outro elétrico.
A maioria dos números também joga a favor da picape. Desempenho de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, autonomia em modo puramente elétrico de 100 km e consumo de 24,6 km/l na cidade. Só a capacidade de carga de 790 kg é bem menor que a das rivais.
Depois da frente polêmica, a Hyundai adotou um desenho moderno, arrojado e mais unânime no Creta. O remodelado SUV ainda recebeu novas calibragens na suspensão e o motor mais potente da categoria de compactos: o 1.6 16V turbo a gasolina da linha Gamma II com 193 cv.
Além de ser um dos carros mais legais lançados em 2024, o Creta também se manteve como um dos SUVs mais vendidos do país. Especialmente no varejo, onde lidera os emplacamentos.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Realmente opinião é que nem c….. falar que o basalt é bem resolvido kkkkkko carro parace que foi montado a frente de um com a traseira de outro mais monstrengo impossivel .