Os 10 carros mais roubados no carnaval
Levantamento foi feito pela Ituran aponta que modelos da Fiat e da Volkswagen estão entre os mais visados pela bandidagem
Levantamento foi feito pela Ituran aponta que modelos da Fiat e da Volkswagen estão entre os mais visados pela bandidagem
Carnaval é tempo de festa para muitos, e de fuga para viagens para tantos outros. Mas também é um período no qual o roubo e furto de automóveis cresce consideravelmente. Segundo a Ituran Brasil, empresa de rastreamento veicular, o aumento nas ocorrências deve-se principalmente ao fato de que os automóveis ficam estacionados na rua por mais tempo. A companhia também fez um levantamento dos carros mais roubados e furtados no Carnaval.
Muitos estimulados por uma demanda no mercado criminoso de peças roubadas, ou seja: pessoas que compram peças mais baratas, porém sem comprovação de origem ou nota fiscal. O estudo leva em consideração dados de 2019.
O hatch médio já foi o terror das companhias de seguro nos anos 1990 e 2000, mas sua reputação voltou ao normal. Só que, no Carnaval, a coisa piora. Modelos da quarta geração continuam cobiçados para fuga e facilidade de revenda em países fronteiriços com o Brasil.
O comercial leve da marca italiana é outro bem visado e está entre os mais roubados no carnaval. É um dos queridinhos das oficinas ilegais de desmanche, por ter peças fáceis de revender. Mesmo a geração atual, apelidada de “Fioruno”, por usar a base do hatch compacto, é alvo de muitos furtos.
O sedã é muito apreciado pela bandidagem, primeiro pelo espaço e pelo porta-malas, que permite transportar mercadorias ilegais, drogas e até armamento. Mas também é alvo de desmanches, já que é um modelo que ainda vende bem e goza de boa reputação entre motoristas profissionais.
Se o Fiorino é fácil de passar as peças frutos do desmanche do roubo, imagine o Uno? O hatch compacto tem mecânica simples e componentes que, infelizmente, têm ótima liquidez no mercado ilegal paralelo, por isso está entre os carros mais roubados no carnaval.
A Fiat praticamente domina a lista e a picape mais vendida do país há duas décadas obviamente não poderia ficar fora da mira da criminalidade. Justamente por seu sucesso comercial, é um modelo apreciado pelos bandidos para desmanches e repasse de peças externas e internas.
Ele já foi o carro mais vendido do país por 28 anos seguidos – e também o mais roubado por um bom tempo. Mesmo sem ser líder atualmente, o Gol continua visado pelo volume de modelos na rua e pela mecânica simples. As peças do hatch também rodam bastante no mercado paralelo.
Dizem que o hatch é muito visado pelo seu teto alto, o que facilitaria que os meliantes apoiassem seus fuzis em pé dentro da cabine – apesar de ser difícil imaginar uma fuga veloz com um Fox. O fato é que o compacto é o quarto carro mais roubado no carnaval também para desmanche.
O valor do seguro do hatch da marca sul-coreana assusta e desestimula muitos potenciais clientes do carro. Isso porque ele é muito procurado pela bandidagem, já que suas peças valem bem no comércio irregular. No Carnaval, não é diferente e ele é o terceiro mais roubado do período.
Um dos carros mais vendidos do país também é um dos carros mais roubados no carnaval. O volume de emplacamentos e de unidades do Ka rodando, mais a demanda de pessoas que se dizem cidadãos de bem – mas financiam o crime – por peças do compacto, o tornam o segundo veículo mais visado na folia.
Ele já saiu de linha, foi eterno vice do Gol, mas quando o assunto é roubo/furto o Palio está bem à frente. Dois em cada 10 carros surrupiados nos quatro dias de Carnaval são do hatch da marca italiana. Mecânica simples, desmanche fácil e boa liquidez no mercado criminoso de peças roubadas fazem do modelo o carro mais roubado do carnaval.
VEJA TAMBÉM:
Fotos Divulgação
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
porque carros da fiat são os mais roubados? o motivo é simples, o módulo está bem ali a mostra assim que abre o capoo, o ladrão apenas desencaixa o plug e encaixa o dele, dai basta ligar o carro com uma mixa que possui o mesmo chip do módulo adulterado e sair fora.
EU tive meu fiat Punto preto roubado em 2016, roubado em São Gonçalo e achado 17 dias depois na Tijuca Rio de Janeiro. ESTAVA INTACTO LADRÕES FORAM PRESOS, PARADO EM UMA BLITZ, ESTAVA SEM DOCUMENTOS.ESTAVA COMIGO.
Faltou o prisma nessa lista! Todo mundo que conheço teve seu prisma roubado
Kkkkk
Dizer que o Palio é o eterno vice do Gol é estranho , principalmente quando a Fiat dominou por 13 anos devido ao Palio.
Eu acompanho mercado a muito tempo. A FIAT dominou o mercado, mas ela ocupava várias posições entre os 10 primeiros lugares. E soma lhe dava o lugar em vendas, ou a marca mais vendida. Mas não o primeiro lugar