10 dicas para vender seu carro usado pela internet
Confira como deixar seu automóvel atraente, de modo a negociá-lo bem valorizado e da maneira mais rápida possível
Confira como deixar seu automóvel atraente, de modo a negociá-lo bem valorizado e da maneira mais rápida possível
Vender o carro usado se tornou uma alternativa para muita gente levantar uma grana em tempos de incerteza econômica. Também é uma opção para quem quer negociar melhor o veículo e ganhar uns trocados para trocar de automóvel, já que é normal as agências e concessionárias pagarem abaixo do valor de mercado – quando se usa o seminovo como parte do pagamento, especialmente.
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Só que para tudo isso funcionar, é preciso deixar o modelo vendável, ao vivo e no anúncio. E hoje em dia está muito mais prático negociar o carro, graças às diferentes plataformas digitais existentes.
Reunimos, então, algumas dicas preciosas para você negociar o seu automóvel da melhor maneira possível. São informações e práticas que farão o seu veículo ficar em evidência, o que aumenta as chances de venda rápida e rentável. Confira 10 dicas para vender o seu carro usado.
Lembre-se que a primeira impressão pode ser o que vai motivar um interessado a clicar no seu anúncio. Por isso, fazer fotos bacanas é uma das principais dicas para vender seu carro usado. Antes de mais nada, lave bem o veículo. Depois, pegue o seu celular e ajuste as configurações da câmera para resoluções entre média e alta.
Escolha um local bem iluminado e bonito para fazer a sessão de fotos. Prefira o início da manhã ou o fim da tarde para captar uma luz ideal e evitar muitos reflexos na carroceria devido ao “sol chapado”. Evite fazer as imagens em garagens escuras, galpões velhos, locais cheios de entulhos, com grama alta ou repletos de lixo jogado no chão.
Faça uma sequência de imagens com seu smartphone na horizontal. Fotografe o carro de frente, frente ¾, perfil, traseira ¾ e traseira. Na cabine, faça um registro em que apareça todo o painel e também fotos dos bancos. Não esqueça de clicar detalhes que valorizem o carro, como rodas, centrais multimídias, detalhes cromados e revestimentos em bom estado. Vale também uma foto do motor, se ele estiver limpo.
O anúncio deve ter riqueza de informações, sem necessariamente ser demasiadamente longo. Primeiro de tudo, faça um título chamativo e objetivo, já destacando ano do carro, versão, motor e câmbio. Se a quilometragem for baixa para a média brasileira (de 10 mil a 12 mil km/ano), coloque-a no anúncio também. Exemplo: “Chevroket Onix LTX 1.4 automático 2017/18 30.000 km”.
No texto do anúncio, destaque todos os principais equipamentos e acessórios. Ar-condicionado (se digital ou automático, informe), central multimídia (tamanho da tela e funcionalidades), controles de estabilidade e tração, número de airbags, rodas de liga leve (tamanho do aro), sensores de estacionamento, câmera de ré são alguns dos itens que merecem estar na descrição.
Lembre-se que seu carro pode ter outros “diferenciais”. Modelos de sete lugares, híbridos, equipados com teto panorâmico ou que ainda estejam cobertos pela garantia de fábrica merecem ter tais características evidenciadas no texto do anúncio.
Manter o automóvel impecável também é uma das dicas para vender seu carro usado de forma rápida. Além de deixar o modelo bonito para as fotos, não esqueça que os interessados vão querer ver o seu automóvel ao vivo. E é preciso causar uma boa impressão e mostrar que você cuida do veículo.
Por isso, antes de anunciar, limpe-o por dentro e por fora ou leve-o a um lava-jato. Aproveite e faça um polimento para realçar a cor e deixar a carroceria mais brilhante e atraente, além de eliminar possíveis manchas causadas pelo sol. Um pretinho nos pneus também ajuda.
Qualquer carro usado está sujeito a pequenos amassados, mossas e arranhões. Mas se eles forem muito evidentes ou estiverem por muitas partes da a lataria, podem depor contra o anúncio. Por isso, veja se vale a pena eliminar tais falhas na carroceria em serviços especializados, como os chamados “martelinhos de ouro”, e deixar o carro “liso”.
Manter a manutenção preventiva do carro não é só fundamental para você não ficar a pé – e não ter uma conta a pagar mais salgada com reparos emergenciais -, como te ajuda a vender o carro. Fica evidente quando o veículo é bem conservado e está com as revisões em dia, independentemente da quilometragem alta ou não. O que pode significar aquela valorização a mais que outro carro anunciado, do mesmo modelo, ano e versão.
Por esta razão, guarde todas as notas fiscais e recibos de serviços que você tenha feito no automóvel. O Manual do Proprietário com todos os registros e carimbos das revisões dentro da garantia também são importantes para mostrar que você é um dono zeloso e cuidadoso.
Outro sinal de que o proprietário do veículo é cuidadoso é estar com a documentação em dia. Veículos com multas e impostos em atraso abrem margens para barganhas por parte do interessado. Ele começa a pechinchar – ou resolve desistir – já antevendo a burocracia e os gastos que terá para regularizar toda a documentação.
Se o carro estiver com algum defeito, pondere se vale anunciá-lo do jeito que está, informar no anúncio sobre o problema e cobrar um pouco menos. Ou fazer o conserto e deixar o carro nos trinques para ser comercializado. O mesmo vale para documentos e multas em atraso.
De qualquer forma, jogue limpo e seja transparente sobre os problemas que o carro tem. Avise se está na hora de trocar amortecedores e fazer revisão dos freios, se os pneus já precisam ser substituídos ou se o ar-condicionado não está gelando. Vai poupar, inclusive, o seu tempo para atender interessados que vão desistir ao descobrir tais problemas.
Pesquise semanalmente valores de referência em relação ao seu carro para cobrar um preço que seja adequado. A Tabela Fipe é mais uma base para se ter valores aproximados. O ideal é pesquisar em sites que fazem levantamentos dos preços de revendedor ou particular, como a KBB Brasil, e também anúncios de modelos similares ao seu em portais especializados na compra e venda de veículos.
Considere que o estado de conservação geral do seu carro, além de equipamentos que originalmente eram opcionais ou mesmo acessórios, podem contribuir para você cobrar a mais pelo seu modelo. Estabeleça um valor que também dê margem para negociações entre as partes. Afinal, todo mundo gosta de pechinchar.
A internet e os meios digitais são um campo fértil para picaretas e bandidos. Desconfie de interessados que não vão sequer ver o carro e mandam um “amigo” ou “sócio” no lugar. Não aceite promessas de pagamento, cheques, tampouco propostas vindas de terceiros. Só faça a transferência em cartório depois que o dinheiro estiver identificado em sua conta corrente.
Quando for mostrar o veículo a alguém, marque em um lugar movimentado – shoppings ou estacionamentos de supermercados, por exemplo. E avise a parentes ou conhecidos seus que mostrará o carro em tal local e tal horário.
O meio mais popular de comprar e vender carros usados, hoje, é pelos canais digitais. Há diversos sites e aplicativos especializados na negociação de automóveis seminovos e usados. Muitos são pagos, mas os valores variam conforme o tamanho e a “fama” da plataforma.
Veja se o seu carro usado tem um perfil parecido com os anúncios de determinado site. Também tente se informar com outros usuários e até lojistas sobre a eficiência deste ou daquele portal de negociações.
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Sou chamada fala pro faver aqui em libras surdo
Sierra Leilão.
É confiável..
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