10 carros automáticos até R$ 90 mil com melhor conjunto motor/câmbio

Algumas transmissões conversam bem com o motor, outras deixam a desejar; separamos 10 modelos que não deixam a desejar nesse quesito

montagem 10 melhores carros automaticos ate 90 mil
Os 10 melhores automáticos (Foto: AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 02/10/2020 às 15h00
Atualizado em 22/10/2020 às 15h39

Carros automáticos já são desejo de compra de boa parte do mercado. Além do conforto inegável, muitos consumidores já pensam em modelos com esse tipo de transmissão na hora da revenda: a tendência é que eles desvalorizem menos que os manuais.

Só que existem câmbios e… câmbios. Alguns conversam bem com o motor, outros deixam a desejar. Por isso, AutoPapo separou os 10 melhores carros automáticos do mercado até R$ 90 mil

VEJA TAMBÉM:

Toyota Yaris/Yaris Sedan

toyota yaris hatch xls dianteira
  • Motor: 1.5 16V de 110/105 cv
  • Câmbio: CVT com 7 marchas simuladas

Já dissemos aqui e repetimos: a linha Yaris conseguiu juntar o melhor acerto de um câmbio CVT, herdado do antigo Corolla, com o melhor motor da linha Etios. O desempenho do compacto premium é gradual e suave, mas sem segurar demais os giros e parecer um liquidificador. A possibilidade de fazer as mudanças sequenciais é um aliado para trechos de serra, na subida ou na descida. O modelo ainda oferece bom espaço interno e isolamento acústico eficiente.

Ford Ka/Ka Sedan

ford ka se at
  • Motor: 1.5 12V de 136/128 cv
  • Câmbio: automático de 6 marchas

A linha 2019 trouxe uma nova caixa para o lugar da problemática Powershift (automatizada de dupla embreagem). O câmbio automático tradicional de seis velocidades deu outra vida ao hatch/sedã com o já bom motor 1.5 Dragon. As mudanças são ágeis na maior parte do tempo e mesmo o pequeno delay entre a quarta e a quinta marchas pode ser relevado. O Ka compensa o menor espaço interno com acerto dinâmico mais firme e boa estabilidade.

Volkswagen Polo/Virtus

vw polo 200 tsi comfortline cinza de frente
Volkswagen Polo Comfortline TSI AT
  • Motor: 1.0 12V turbo de 128/116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

O motor turbo TSI conversa numa boa com a caixa de seis velocidades. A transmissão acompanha bem a força do motor, com trocas ligeiras e bem pontuais. Se você pisar forte, os tranquinhos garantem até um pouco de diversão. E nas retomadas, encontra rapidamente a melhor relação para otimizar o desempenho nas ultrapassagens e trechos de serra. Mas se você quer ir no motor 1.6, o câmbio – também de seis – também tem um casamento sem crises com o propulsor aspirado.

Hyundai HB20/HB20S

hb20 vision 1 6 at 2
  • Motor: 1.0 12V turbo de 120 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

A nova geração do compacto da marca sul-coreana trouxe um motor turbo muito melhor e mais eficiente, e a caixa automática acompanhou essa mudança. Porém, no HB as mudanças são mais suaves e o desempenho privilegia o conforto. Há alguns pequenos buracos a médios giros, mas nada extremamente irritante. Assim como com a dupla Polo/Virtus, o motor 1.6 aspirado automático pode ser uma pedida mais em conta para a garagem.

Chevrolet Onix/Onix Plus

chevrolet onix premier 2021 cinza rodando em estrada 1
  • Motor: 1.0 12V turbo de 116 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Esta segunda geração do Onix surpreendeu com mais espaço, conforto, melhor dinâmica e… motor tubo. Com a transmissão de seis velocidades, o novo três-cilindros oferece boas saídas de semáforo e retomadas satisfatórias. As relações da caixa são bem escalonadas na maior parte do tempo e tanto hatch como o sedã chamam a atenção pelo baixo consumo de combustível.

Kia Rio

kia rio 2020 1
  • Motor: 1.6 16V de 130/123 cv
  • Câmbio: automático de seis marchas

Depois de uma espera de mais de 10 anos, o Rio finalmente estreou em nosso mercado com o mesmo conjunto mecânico do Hyundai HB20 aspirado. E o comportamento é bem parecido com o do “primo”. A transmissão, contudo, tem uma calibragem com mudanças mais suaves e relações para privilegiar a economia de combustível.

Renault Sandero/Logan

renault sandero gt line azul em movimento em rua brasileira
  • Motor: 1.6 16V de 118/115 cv
  • Câmbio: CVT com seis marchas simuladas

Na remodelação de 2019, Sandero e Logan ganharam um ótimo aliado: o câmbio CVT. Muito melhor e mais bem resolvido que a antiga caixa automatizada Easy’R, a transmissão continuamente variável lida de forma harmoniosa com o motor 1.6 SCe. As seis marchas simuladas até ajudam a dar uma (leve) quebrada na progressão linear comum aos câmbios com relações infinitas.

Nissan V-Drive

novo nissan versa v drive 2020 seda sedan
O Versa conseguiu vender bem graças a atributos racionais como o espaço interno e a robustez (Foto: Nissan | Divulgação)
  • Motor: 1.6 16V de 111 cv
  • Câmbio: CVT

O ex-Versa mantém o conjunto com transmissão continuamente variável e o motor 1.6. E o grande destaque fica mesmo pelo padrão CVT “raiz” que não esconde que o que importa é o conforto. Não se sente quase os trancos, e o desempenho é pacato sem qualquer sopro de uma pegada mais arrojada – sequer tem marchas simuladas. Um dos grandes destaques do sedã é seu baixo custo de revisões.

Honda Fit

honda fit lx 2020 cinza de frente
Honda Fit LX 1.5 AT
  • Motor: 1.5 16V de 116/115 cv
  • Câmbio: CVT

Outro exemplo de caixa CVT sem marchas virtuais, mas que também não promete nada além do conforto. O desempenho é linear, sem grandes variações de giros ou trancos. Ou seja, segue a proposta que sempre acompanhou a linha do monovolume compacto, que é ser um carro familiar e ideal para o uso na cidade. Espaço interno ainda é o forte do Fit, mas o modelo ganhará nova geração no ao que vem.

Chery Arrizo 5

caoa chery arrizo5 2021 lateral 2
  • Motor: 1.5 16V de 150/145 cv
  • Câmbio: CVT com nove marchas simuladas

Aqui, mais é mais, mesmo. O sedã compacto trocou o CVT por outro… CVT, só que com nove marchas simuladas e outras melhorias. A transmissão aprimorou bastante o desempenho do modelo, que patinava demais em certas situações de retomada ou mesmo a médias rotações, e agora extrai o melhor do motor turbinado. Além disso, a mudança deixou o Arrizo 5 até 11% mais econômico.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mauro Rigolo 4 de outubro de 2020

Eu ainda acho o HONDA WRV o melhor de todos

Avatar
Higor 3 de outubro de 2020

Faltou o etios que tem um dos melhores motores e câmbio.

Avatar
Junior dos Santos 2 de outubro de 2020

Faltou o preço dos carros, matéria boa, mas se tivesse os preços ficaria mais completa.

Avatar
Deixe um comentário