10 SUVs da Stellantis: qual é o melhor do grupo para você

Maior grupo automotivo do país tem utilitários esportivos e crossovers para todos os gostos, bolsos e… Marcas; confira

jeep compass 2025 blackhawk 15
Jeep Compass é um dos campões de venda do grupo (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 18/08/2024 às 13h03

Ser uma “casa de marcas” como a Stellantis gosta de se autodefinir tem muitas vantagens. Não só na sinergia, redução de custos e ganho de competitividade ao compartilhar fábricas, motores, plataformas e tecnologias. Mas também por poder ter um portfólio variado, como a Stelantis tem no segmento de SUVs.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Com cinco marcas só no mercado de SUVs (incluímos a Abarth como uma empresa a mais), a Stellantis consegue ocupar diferentes categorias dentro da mesma carroceria. Desde crossovers de entrada, compactos e médios, passando por versões esportivas até jipões off-road e modelos eletrificados.

VEJA TAMBÉM:

Fiat Pulse

fiat pulse s design 2024 branco banchisa frente parado
O Pulse foi chamado de Argo bombado, mas a piada tem seu fundo de razão (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2022
  • Preços: de R$ 105.990 a R$ 137.990
  • Motores: 1.3 8V flex e 1.0 12V turboflex

O Pulse é um dos SUVs mais baratos da Stellantis e do país e briga desde a base do segmento. Primeiro crossover compacto da Fiat, é feito sobre a arquitetura do Argo e usa nas opções de entrada o motor 1.3 Firefly de até 107 cv. As derivações mais caras vão de 1.0 GSE turbo de até 130 cv.

O modelo chama a atenção pelo custo/benefício, mas tem espaço interno limitado como todo modelo compacto. Existe ainda a variante esportiva Abarth, mas que tem um tópico destacado nesta relação dos 10 SUVs da Stellantis

Citroën C3 Aircross

citroen c3 aircross shine 5 lugares vermelho rubi frente parado
(Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2023
  • Preços: de R$ 114.990 a R$ 137.490
  • Motor: 1.0 12V turboflex

Derivado da mais recente geração do hatch, o C3 Aircross foi lançado no fim de 2023 para colocar a marca francesa no segmento mais importante do mercado brasileiro. O SUV compacto da Stellantis usa uma versão simplificada da plataforma CMP, de origem PSA Peugeot Citroën, e se destaca pelo bom espaço interno.

Além disso, o SUV da Stellantis é o único do segmento de compactos a oferecer 7 lugares – isso porque obviamente não consideramos a Chevrolet Spin um utilitário esportivo. Apesar desse diferencial, o Aircross ainda não se firmou no mercado e até julho foi apenas o 21º mais vendido da categoria.

Peugeot 2008

Peugeot 2008 2025 Foto pedro bicudo (84)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2024
  • Preços: de R$ 119.990* a R$ 169.990
  • Motor: 1.0 12V turboflex

O mais novato dos SUVs da Stellantis chegou com um atraso de cinco anos. Isso porque na Europa esta segunda geração do crossover compacto já rodava, enquanto no Brasil a montadora segurou o velho 2008 até quando pode. Pelo menos, o carro chegou já com a reestilização de meia vida.

E, vamos combinar, é um dos SUVs mais bonitos, não só da Stellantis como do mercado. O modelo é produzido na Argentina sobre a plataforma CMP, a mesma do hatch 208, e vendido aqui sempre com motor 1.0 turbo de origem Fiat e câmbio automático CVT. O asterisco é para lembrar que o preço da versão mais barata é de “lançamento”.

Jeep Renegade

Jeep Renegade Trailhawk 2025 branco polar frente em movimento rodovia (2)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2015
  • Preços: de R$ 115.990 a R$ 179.990
  • Motor: 1.3 16V turboflex

O Jeep Renegade já foi um dos SUVs mais vendidos do país, mas perdeu fôlego com a concorrência acirrada e a Stellantis viu que precisava agir. Depois do facelift de 2022 e da adoção do bem disposto 1.3 de até 185 cv, recentemente a marca estadunidense criou mais versões para manter a competitividade do Renegade.

Sexto SUV mais licenciado do país (até julho de 2024), o Renegade tem a seu favor o design e porte mais “raiz”, de jipe mesmo. Robustez e dinâmica também pesam a seu favor, além do fato de ser o único da categoria de compactos a ter versões com tração 4×4.

Fiat Fastback

fiat fastback limited edition powered by abarth 2024 branco banchisa lateral dianteira
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2023
  • Preços: de R$ 119.990 a R$ 162.990
  • Motores: 1.0 12V turboflex e 1.3 16V turboflex

A Stellantis bolou este SUV de olho no sub-segmento de utilitários esportivos “acupezados”, onde já figura o VW Nivus. Baseado no sedã Cronos, o Fastback tem apelo justamente no design, com direito a uma variante com estilo assinado pela Abarth – que não é a genuinamente esportiva, esta tratada em outro tópico.

Também se vale do bom desempenho, garantido pelos motores turbinados da linha GSE. Sem falar no porta-malas, com mais de 500 litros, o maior do segmento de crossovers compactos.

Pulse Abarth e Fastback Abarth

  • Porte: compacto
  • Lançamentos: 2022 e 2023
  • Preços: R$ 151.990 e R$ 165.990
  • Motor: 1.3 16V turboflex

Em 2022 a Stellantis tornou a categoria de SUVs menos previsível e mais quente. Foi quando a fabricante lançou o Pulse Abarth, primeiro modelo da divisão de performance da Fiat produzido no Brasil. E também o primeiro crossover compacto esportivo, de fato, do país. Mais recentemente repetiu a receita no Fastback.

Ambos os SUVs venenosos da Stellantis usam o motor 1.3 turbo, com os mesmos 185/180 cv, só que recalibrado para oferecer respostas mais ágeis. A Abarth também fez acertos na suspensão, direção, transmissão e freios, tanto do Pulse, como do Fastback que levam o selo do escorpião.

Jeep Compass

jeep compass blackhawk 2025 10
  • Porte: médio
  • Lançamento: 2016
  • Preços: de R$ 182.990 a R$ 347.300
  • Motores: 1.3 16V turboflex, 2.0 turbodiesel, 2.0 turbo a gasolina e híbrido

O Compass está entre os SUVs da Stellantis com mais opções de versões e motores. Lançado em 2016, foi reestilizado em 2022, quando ganhou o motor 1.3 de até 185 cv. Mesmo assim, o pessoal ainda ficou reclamando que era pouco para o utilitário esportivo, e agora há opção do motor Hurricane de 272 cv na linha 2025 recentemente apresentada.

SUV médio mais vendido do país, o Compass atrai pelo forte custo/benefício e espaço interno interessante. Ainda oferece variantes com motor turbodiesel e tração 4×4. Sem falar na variante híbrida 4xe importada, mas essa virou modelo de nicho, já que custa quase R$ 350 mil.

Jeep Commander

jeep commander longtude 2023 cinza frente lateral traseira interior motor 2
  • Porte: médio
  • Lançamento: 2022
  • Preços: de R$ 219.990 a R$ 321.290
  • Motores: 1.3 16V turboflex, 2.0 turbodiesel e 2.0 turbo a gasolina

O primeiro SUV de 7 lugares da Jeep foi uma boa sacada da Stellantis para aproveitar a plataforma do Compass e produzir (mais) um modelo de alto valor agregado em Goiana (PE). Confortável e espaçoso, o Commander também se vale do porte robusto, de opções 4×4 e da lista de equipamentos generosa

Assim como o irmão menor, tem várias opções de motores e seguiu a mesma lógica com a adoção do Hurricane de 272 cv – se o pessoal reclamava de desempenho no Compass, imagine no Commander… Mesmo assim, mantém o 1.3 turboflex para ter preço de entrada competitivo, nem que seja só para levar o cliente até a concessionária.

Jeep Wrangler

Jeep Wrangler Rubicon 2025 azul frente parado
  • Porte: médio
  • Lançamento: 2022
  • Preço: de R$ 499.990
  • Motores: 2.0 turbo a gasolina

O Jeep Wrangler, mais off-road e brabo dos SUVs da Stellantis, passou a ser importado em versão única Rubicon e por quase meio milhão de reais. É um jipe raiz para quem gosta de fazer trilhas por lugares inóspitos e até participar de ralis. Para tal, é movido pelo já citado motor Hurricane aliado ao câmbio automático de oito marchas e a um robusto sistema de tração 4×4.

Jeep Grand Cherokee

jeep grand cherokee 4xe 2023 branco frente lateral traseira 2
  • Porte: grande
  • Lançamento: 2023
  • Preço: R$ 569.990
  • Motor: híbrido

A Stellantis trouxe de volta um dos SUVs mais emblemáticos da Jeep e que marcou época nos anos 1990. Só que o Grand Cherokee retornou bem mudado: é vendido em versão única 4xe híbrida, o que o tornou um utilitário esportivo praticamente de luxo, com preço de mais de meio milhão de reais.

O conjunto híbrido reúne o motor 2.0 a gasolina Hurricane com dois motores elétricos e tração 4×4. O resultado é uma potência combinada de 380 cv. O galipão tem quase 5 metros de comprimento e cerca de outros 3 metros só de entre-eixos, além de um porta-malas de 580 litros e uma lista de equipamentos refinada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Samuel 19 de agosto de 2024

É mais fácil ver uma Ferrari na rua do que um Jeep Wrangler ou Grand Cherokee. O Peugeot 3008 que é muito mais comum, e na minha opinião mais bonito, nem foi mencionado.

Avatar
Aldair 19 de agosto de 2024

Faltou o Peugeot 3008 e seu irmão maior o 5008, os suv,a mais bonitos hoje no Brasil.

Avatar
Aldair 19 de agosto de 2024

Faltou o Peugeot 3008 e seu irmão maior o 5008

Avatar
Deixe um comentário