10 SUVs da Stellantis: qual é o melhor do grupo para você

Maior grupo automotivo do país tem utilitários esportivos e crossovers para todos os gostos, bolsos e… Marcas; confira

jeep compass 2025 blackhawk 15
Jeep Compass é um dos campões de venda do grupo (Fotos: Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 18/08/2024 às 13h03

Ser uma “casa de marcas” como a Stellantis gosta de se autodefinir tem muitas vantagens. Não só na sinergia, redução de custos e ganho de competitividade ao compartilhar fábricas, motores, plataformas e tecnologias. Mas também por poder ter um portfólio variado, como a Stelantis tem no segmento de SUVs.

Com cinco marcas só no mercado de SUVs (incluímos a Abarth como uma empresa a mais), a Stellantis consegue ocupar diferentes categorias dentro da mesma carroceria. Desde crossovers de entrada, compactos e médios, passando por versões esportivas até jipões off-road e modelos eletrificados.

VEJA TAMBÉM:

Fiat Pulse

fiat pulse s design 2024 branco banchisa frente parado
O Pulse foi chamado de Argo bombado, mas a piada tem seu fundo de razão (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2022
  • Preços: de R$ 105.990 a R$ 137.990
  • Motores: 1.3 8V flex e 1.0 12V turboflex

O Pulse é um dos SUVs mais baratos da Stellantis e do país e briga desde a base do segmento. Primeiro crossover compacto da Fiat, é feito sobre a arquitetura do Argo e usa nas opções de entrada o motor 1.3 Firefly de até 107 cv. As derivações mais caras vão de 1.0 GSE turbo de até 130 cv.

O modelo chama a atenção pelo custo/benefício, mas tem espaço interno limitado como todo modelo compacto. Existe ainda a variante esportiva Abarth, mas que tem um tópico destacado nesta relação dos 10 SUVs da Stellantis

Citroën C3 Aircross

citroen c3 aircross shine 5 lugares vermelho rubi frente parado
(Foto: Eduardo Rodrigues | AutoPapo)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2023
  • Preços: de R$ 114.990 a R$ 137.490
  • Motor: 1.0 12V turboflex

Derivado da mais recente geração do hatch, o C3 Aircross foi lançado no fim de 2023 para colocar a marca francesa no segmento mais importante do mercado brasileiro. O SUV compacto da Stellantis usa uma versão simplificada da plataforma CMP, de origem PSA Peugeot Citroën, e se destaca pelo bom espaço interno.

Além disso, o SUV da Stellantis é o único do segmento de compactos a oferecer 7 lugares – isso porque obviamente não consideramos a Chevrolet Spin um utilitário esportivo. Apesar desse diferencial, o Aircross ainda não se firmou no mercado e até julho foi apenas o 21º mais vendido da categoria.

Peugeot 2008

Peugeot 2008 2025 Foto pedro bicudo (84)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2024
  • Preços: de R$ 119.990* a R$ 169.990
  • Motor: 1.0 12V turboflex

O mais novato dos SUVs da Stellantis chegou com um atraso de cinco anos. Isso porque na Europa esta segunda geração do crossover compacto já rodava, enquanto no Brasil a montadora segurou o velho 2008 até quando pode. Pelo menos, o carro chegou já com a reestilização de meia vida.

E, vamos combinar, é um dos SUVs mais bonitos, não só da Stellantis como do mercado. O modelo é produzido na Argentina sobre a plataforma CMP, a mesma do hatch 208, e vendido aqui sempre com motor 1.0 turbo de origem Fiat e câmbio automático CVT. O asterisco é para lembrar que o preço da versão mais barata é de “lançamento”.

Jeep Renegade

Jeep Renegade Trailhawk 2025 branco polar frente em movimento rodovia (2)
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2015
  • Preços: de R$ 115.990 a R$ 179.990
  • Motor: 1.3 16V turboflex

O Jeep Renegade já foi um dos SUVs mais vendidos do país, mas perdeu fôlego com a concorrência acirrada e a Stellantis viu que precisava agir. Depois do facelift de 2022 e da adoção do bem disposto 1.3 de até 185 cv, recentemente a marca estadunidense criou mais versões para manter a competitividade do Renegade.

Sexto SUV mais licenciado do país (até julho de 2024), o Renegade tem a seu favor o design e porte mais “raiz”, de jipe mesmo. Robustez e dinâmica também pesam a seu favor, além do fato de ser o único da categoria de compactos a ter versões com tração 4×4.

Fiat Fastback

fiat fastback limited edition powered by abarth 2024 branco banchisa lateral dianteira
  • Porte: compacto
  • Lançamento: 2023
  • Preços: de R$ 119.990 a R$ 162.990
  • Motores: 1.0 12V turboflex e 1.3 16V turboflex

A Stellantis bolou este SUV de olho no sub-segmento de utilitários esportivos “acupezados”, onde já figura o VW Nivus. Baseado no sedã Cronos, o Fastback tem apelo justamente no design, com direito a uma variante com estilo assinado pela Abarth – que não é a genuinamente esportiva, esta tratada em outro tópico.

Também se vale do bom desempenho, garantido pelos motores turbinados da linha GSE. Sem falar no porta-malas, com mais de 500 litros, o maior do segmento de crossovers compactos.

Pulse Abarth e Fastback Abarth

  • Porte: compacto
  • Lançamentos: 2022 e 2023
  • Preços: R$ 151.990 e R$ 165.990
  • Motor: 1.3 16V turboflex

Em 2022 a Stellantis tornou a categoria de SUVs menos previsível e mais quente. Foi quando a fabricante lançou o Pulse Abarth, primeiro modelo da divisão de performance da Fiat produzido no Brasil. E também o primeiro crossover compacto esportivo, de fato, do país. Mais recentemente repetiu a receita no Fastback.

Ambos os SUVs venenosos da Stellantis usam o motor 1.3 turbo, com os mesmos 185/180 cv, só que recalibrado para oferecer respostas mais ágeis. A Abarth também fez acertos na suspensão, direção, transmissão e freios, tanto do Pulse, como do Fastback que levam o selo do escorpião.

Jeep Compass

jeep compass blackhawk 2025 10
  • Porte: médio
  • Lançamento: 2016
  • Preços: de R$ 182.990 a R$ 347.300
  • Motores: 1.3 16V turboflex, 2.0 turbodiesel, 2.0 turbo a gasolina e híbrido

O Compass está entre os SUVs da Stellantis com mais opções de versões e motores. Lançado em 2016, foi reestilizado em 2022, quando ganhou o motor 1.3 de até 185 cv. Mesmo assim, o pessoal ainda ficou reclamando que era pouco para o utilitário esportivo, e agora há opção do motor Hurricane de 272 cv na linha 2025 recentemente apresentada.

SUV médio mais vendido do país, o Compass atrai pelo forte custo/benefício e espaço interno interessante. Ainda oferece variantes com motor turbodiesel e tração 4×4. Sem falar na variante híbrida 4xe importada, mas essa virou modelo de nicho, já que custa quase R$ 350 mil.

Jeep Commander

jeep commander longtude 2023 cinza frente lateral traseira interior motor 2
  • Porte: médio
  • Lançamento: 2022
  • Preços: de R$ 219.990 a R$ 321.290
  • Motores: 1.3 16V turboflex, 2.0 turbodiesel e 2.0 turbo a gasolina

O primeiro SUV de 7 lugares da Jeep foi uma boa sacada da Stellantis para aproveitar a plataforma do Compass e produzir (mais) um modelo de alto valor agregado em Goiana (PE). Confortável e espaçoso, o Commander também se vale do porte robusto, de opções 4×4 e da lista de equipamentos generosa

Assim como o irmão menor, tem várias opções de motores e seguiu a mesma lógica com a adoção do Hurricane de 272 cv – se o pessoal reclamava de desempenho no Compass, imagine no Commander… Mesmo assim, mantém o 1.3 turboflex para ter preço de entrada competitivo, nem que seja só para levar o cliente até a concessionária.

Jeep Wrangler

Jeep Wrangler Rubicon 2025 azul frente parado
  • Porte: médio
  • Lançamento: 2022
  • Preço: de R$ 499.990
  • Motores: 2.0 turbo a gasolina

O Jeep Wrangler, mais off-road e brabo dos SUVs da Stellantis, passou a ser importado em versão única Rubicon e por quase meio milhão de reais. É um jipe raiz para quem gosta de fazer trilhas por lugares inóspitos e até participar de ralis. Para tal, é movido pelo já citado motor Hurricane aliado ao câmbio automático de oito marchas e a um robusto sistema de tração 4×4.

Jeep Grand Cherokee

jeep grand cherokee 4xe 2023 branco frente lateral traseira 2
  • Porte: grande
  • Lançamento: 2023
  • Preço: R$ 569.990
  • Motor: híbrido

A Stellantis trouxe de volta um dos SUVs mais emblemáticos da Jeep e que marcou época nos anos 1990. Só que o Grand Cherokee retornou bem mudado: é vendido em versão única 4xe híbrida, o que o tornou um utilitário esportivo praticamente de luxo, com preço de mais de meio milhão de reais.

O conjunto híbrido reúne o motor 2.0 a gasolina Hurricane com dois motores elétricos e tração 4×4. O resultado é uma potência combinada de 380 cv. O galipão tem quase 5 metros de comprimento e cerca de outros 3 metros só de entre-eixos, além de um porta-malas de 580 litros e uma lista de equipamentos refinada.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Samuel 19 de agosto de 2024

É mais fácil ver uma Ferrari na rua do que um Jeep Wrangler ou Grand Cherokee. O Peugeot 3008 que é muito mais comum, e na minha opinião mais bonito, nem foi mencionado.

Avatar
Aldair 19 de agosto de 2024

Faltou o Peugeot 3008 e seu irmão maior o 5008, os suv,a mais bonitos hoje no Brasil.

Avatar
Aldair 19 de agosto de 2024

Faltou o Peugeot 3008 e seu irmão maior o 5008

Avatar
Deixe um comentário