Iguais, só que não: 5 carros bem diferentes no Brasil e no exterior

Listamos alguns modelos nacionais que têm diferenças bastante significativas em relação a seus similares vendidos em outras partes do mundo

Por Alexandre Carneiro 10/03/19 às 11h00

Algumas pessoas que já tiveram a oportunidade de dirigir em outros países já perceberam: determinados carros vendidos no Brasil são bem diferentes de seus similares oferecidos no exterior. Em alguns casos, são projetos completamente distintos, que compartilham apenas o nome.

Vale destacar que nenhum modelo nacional é rigorosamente igual ao seu equivalente europeu ou asiático. Algumas modificações, como reforços na suspensão no sistema de arrefecimento, são comuns. Isso porque o produto tem que suportar as piores condições de rodagem e o clima quente do país. Também são comuns alterações no sistema de arrefecimento, para que o veículo possa consumir a gasolina nacional, que tem 27,5% de etanol. Isso, claro, quando não é adotado um sistema flex, que permite o consumo unicamente do combustível vegetal.

Pequenas diferenciações estéticas também são comuns. Para agradar ao gosto dos consumidores de cada mercado, os fabricantes às vezes promovem sutis redesenhos em para-choques ou rodas. Ou ainda adotam materiais de revestimento com padronagens específicas.

Porém, em alguns casos, as adaptações no projeto vão muito além. Envolvem aumento ou diminuição do tamanho do veículo, uso de outra plataforma… É exatamente a esses casos, que envolvem mudanças mais radicais, aos quais o listão do AutoPapo se refere. Confira 5 carros bem diferentes no Brasil em relação aos seus similares comercializados do exterior.

5. Toyota Yaris

O caso do Yaris é bastante peculiar. É que o compacto da Toyota teve diferentes gerações antes de ser chegar ao país. Para complicar, atualmente ele é vendido no mundo todo, mas tem características totalmente distintas em cada região. O modelo europeu é bem diferente do norte-americano, que por sua vez é díspar do nacional…

Há, é verdade, algumas características em comum: todos são compactos e têm proposta acessível. Mas as semelhanças param por aí. Carroceria e interior são próprios de cada mercado. A motorização também varia. A verdade é que, no exterior, o nome Yaris batiza carros diferentes do hatch e o do sedã fabricados no Brasil.

O próximo carro parece ser igual no mundo todo, mas tem grandes diferenças. Vire a página e confira!

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (10 votos, média: 4,80 de 5)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário