Beleza é fundamental? Esses 5 carros ditos feios provam que não!
Eles são os mais criticados pelos leitores do AutoPapo quando o assunto é design, mas todos têm bons números de vendas
Eles são os mais criticados pelos leitores do AutoPapo quando o assunto é design, mas todos têm bons números de vendas
O poeta Vinícius de Moraes que perdoe este jornalista, mas a célebre frase de que “beleza é fundamental” não parece fazer sentido dentro do contexto automotivo. Afinal, não são raros os casos de carros que, mesmo apontados como feios pelos consumidores, conseguem obter números de vendas bastante expressivos.
VEJA TAMBÉM:
Duvida? Pois deu até para fazer um listão com 5 desses modelos. O parâmetro (anti) estético é a reação de vocês, leitores: todos os carros enumerados aqui são verdadeiros campeões de rejeição, sendo recorrentemente chamados de feios comentaristas do AutoPapo.
Entraram no ranking apenas modelos atuais, encontrados zero-quilômetro no mercado brasileiro, com números de vendas satisfatórios dentro das respectivas categorias. Ademais, o AutoPapo já relembrou, no passado, carros feios que já estão fora de linha. Explicados todos os critérios, confira o listão!
As reclamações dos leitores do AutoPapo sobre o visual do Mitsubishi Pajero Sport estão concentradas na traseira. E a culpa é do design incomum das lanternas: vários comentaristas argumentaram que elas parecem estar “escorrendo”. É verdade que, para a linha 2021, o SUV ganhou uma reestilização que reduziu um pouco o tamanho desses componentes, mas o resultado ainda gera reclamações dos internautas.
Apesar disso, o modelo é bom de mercado para a faixa de preço em que está inserido (de R$ 348.990 a R$ 383.990). O Pajero Sport não consta entre os 50 veículos mais vendidos do país, mas, segundo a agência AutoInforme, foram 1.804 unidades emplacadas ao longo de 2020. Isso dá ao Mitsubishi o terceiro lugar de um segmento formado por 10 SUVs de 7 lugares, atrás apenas de Toyota SW4 e Chevrolet TrailBlazer.
A Toyota recebeu uma enxurrada de críticas dos leitores do AutoPapo quando o Corolla Cross chegou ao mercado, no último mês de março: a grade dianteira muito grande e as lanternas traseiras afiladas foram os elementos mais condenados. Mas o fato que, feios ou não, os carros da gama estão vendendo muitíssimo bem.
Somente seis meses após ter sido lançado, o Corolla Cross já ocupa a vice-liderança da categoria dos SUVs médios, perdendo apenas para o Jeep Compass. A novidade também conseguiu a proeza de ultrapassar, em vendas, o “irmão” sedan. No resultado acumulado de 2021 até o mês de agosto, a Toyota já emplacou 20.166 unidades do modelo. Os preços da gama vão de R$ 146.590 até R$ 188.590.
Exatos dois anos atrás, a segunda geração do Hyundai HB20 chegava ao mercado. O design gerou enormes controvérsias, fazendo com que os comentaristas do AutoPapo previssem resultados comerciais catastróficos para a gama. Diziam eles que, com o então novo visual, nem o hatch nem o sedan conseguiriam manter as boas vendas da linhagem anterior.
O caso é que essa questão estética não parece ter feito diferença para os olhos do mercado, pois o HB20 permaneceu entre os automóveis mais vendidos do Brasil. Em agosto, o hatch ocupou o quarto lugar geral no ranking de emplacamentos, com 6.795 unidades. Por sua vez, o sedã foi o líder do segmento e o 15º mais comercializado, com 2.197 exemplares. Recém-lançada, a linha 2022 tem preços de R$ 59.890 a R$ 92.790.
Pois é, outro Hyundai na lista dos carros feios que vendem bem. Se a marca sul-coreana ousou com o estilo do HB20, com o Creta os designers foram ainda mais longe. Muitos não gostaram, em especial, dos faróis e das lanternas subdivididos em vários elementos. Também sobrou para o formato da grade frontal e para os inúmeros vincos da carroceria.
Como o novo Creta acabou de chegar ao mercado, com valores entre R$ 107.490 e R$ 146.990, ainda não existem números de emplacamentos referentes a ele. Entretanto, durante o lançamento, a Hyundai afirmou que fez diversas pesquisas com o público consumidor e que estava totalmente confiante no sucesso comercial do SUV. Em agosto, o modelo antigo somou 4.822 unidades comercializadas, garantindo o sétimo lugar geral.
É verdade que nem todos desgostam do Mobi: parte dos leitores faz questão de destacar que aprecia o visual da carroceria. Porém, outra parcela dos internautas não perdoa o modelo, chamando-o de “coisinha” e criticando, em especial, o tamanho dos faróis e os enormes vincos nos para-lamas. Para eles, esses elementos são exagerados para o porte do subcompacto.
Mas o fato é que o Mobi caiu no gosto do público consumidor. Após aumentar a participação no segmento ao longo dos anos, o hatch ocupa, atualmente, a vice-liderança do mercado entre os veículos de passeio, com 7.538 exemplares vendidos em agosto. Se não é unanimidade que o pequeno da Fiat é um dos carros mais feios do país, é fato que ele está entre os mais acessíveis, com preços entre R$ 47.990 a R$ 59.990.
Importância do design vai além do visual: Boris Feldman explica em vídeo!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Ué, faltou o campeão da lista, o mais feio que é a cópia de outro feio, Toyota Etios. Carro mais feio do século.
O HB 20 bagre só vende isso tudo pq vai para as locadoras, pq é feio que doi
Tenho uma Cruze 2018 e acho muito bom e bonito e gostoso de curtir dirigindo, eu particularmente gosto muito de dirigir.
Fazer qquer lista com ranking de vendas na atual situação não reflete em nada a realidade do mercado.
Hoje vende bem quem tem carro disponível.
Tenho cliente vendedor da Honda que acabou de me informar não ter carro pra vender a alguns dias.
Ia comprar um compass porque achei o corolla cross feio, mas com 5 anos de garantia valor de revenda e confiabilidade toyota optei pelo corolla cross e estou muito satisfeito inclusive os carros de outras marcas já estão parecidos com o corolla cross como Audi até o 3x da caoa. Jeep manutenção cara desconfortável e perde muito na revenda. Se vai comprar um carro compre toyota você um dia vai agradecer.
Você fez a melhor escolha, optou por um toyota e não a porcaria da jeep
Todos esses carros aqui citados são horríveis e só vendem bem porque tem várias outras virtudes, sobretudo do ponto de vista mecânico. Qto ao Mobi esse só vende bem porque é o carro mais barato do país, juntamente com o Renault Kwid, pois tirando a questão do preço, o Fiat Mobi é uma completa porcaria
É difícil ler um texto mal redigido, sem acentuação e sem vírgulas, faltando várias palavras, sem pé nem cabeça. Tente outra vez…
Boa noite. Os carros das montadoras japonesas estão em primeiro lugar em design. As linhas de acabamento sem erro deixam os carros mais bonitos .
Caramba ! Design do Corolla Cross é super arrojado, farol afinado e longo, com um belo DRL, frente super esportiva, carroceria muito bacana, lateral bonita e chamativa, toda musculosa… a traseira até ficou meio normal sem grandes coisas…esse estagiário pirou…o caro já vende bem mais que o irmão mesmo sendo mais caro….
O Compass perto do Corolla Cross parece uma caixa de sapato, toda quadrada….
Corolla Cross é muito feio… Compass muito mais bonito.
A única vez que dei importância ao desenho do carro me lasquei todo, por que ele foi uma porcaria.
Nao se preocupe amigo, quem também nao se preocupou se lascaram do mesmo jeito, ETios que o diga, vai desvalorizar muito nos próximos anos. Abraço.
Não compro carro para revender. Eu compro para usar, portanto, não me preocupo com a desvalorização que ele pode ter.
Gosto não se discute.
Carro para mim é um gosto. Custa muito caro e é muito caro manter. Pra quê eu vou dar meu dinheiro numa aberração desenvolvida pra atender o gosto de outro povo e que vem pra cá “guela abaixo” falando que tem qualidades, então você tem que comprar porque vai durar 50 anos. Vai se lascar!!!! Eu gosto de carro e gosto de mim também. Enquanto tiver opção não caio nesse conto.
#FalouTudo, carro é como roupa, agente usa o que gosta. Design é imprescindível, mecânica é uma consequencia.
Acho carro mais feio sao fiat mobi, carro nasceu em 2018 por 31900 basicamente valor, hoje mostrando 47900 abusrdo, carro pequeno case porta mala e muito caro, carro nao é bonito e outro hb20 desculpa carro bem feio na minha opiniao, mas nao conheço seus equipamento anterior era bem bonito.
Afinal os carro estao 30% mais ideal consumidor nao compra ta absurdo sem incentivo do governos Federal e Estadual abaixa os imposto valor compramos quase 100% imposto
Os asiáticos são campeões neste quesito. Vide os descontinuados e bons Etios, March e Versa antigo.