5 sinais de que o combustível é adulterado

Os problemas causados por ele vão desde a perda de potência até deformação dos pistões de outros componentes do motor, nos casos mais graves

nova gasolina brasileira
Combustível adulterado pode causar perda de potência, rombo no bolso, contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos (Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil)
Por Bárbara Angelo
Publicado em 17/07/2018 às 19h24
Atualizado em 11/08/2021 às 12h26

Abastecer com combustível adulterado é um grande perigo para o carro. Entre os problemas que pode gerar, estão desde os corriqueiros perda de potência e rombo no bolso, até a contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos e – em casos extremos e muito raros – deformação dos pistões e de outros componentes. Por isso, fique de olho no que você está colocando no tanque do seu carro. Conheça 5 sinais de que o combustível é adulterado:

1. Luz de alerta do motor

sinais de que o combustível é adulterado

Quando se acende no painel uma luzinha de alerta com o desenho de um motor, que indica alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, o combustível adulterado pode ser uma das causas. Esse sistema, que controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, pode ter problemas para lidar com etanol ou gasolina adulterados. Assim, a luz pode aparecer no painel e se manter acesa.

Claro que não é a única coisa que a leva a se acender. Mas, se isso acontecer logo depois que você abasteceu o carro, a razão pode ser uma gasolina ou etanol contaminado com algum outro produto. O que acontece é que o combustível não foi reconhecido pela sonda lambda.

2. Aumento de consumo

Outro dos sinais de que o combustível é adulterado é quando o consumo do carro aumenta. Se você abasteceu em um posto novo, no qual não costuma ir, e notou que o líquido acabou com mais rapidez que o normal, mesmo sem ter feito estripulias com o carro, pode ser esta a razão.

3. Óleo contaminado

óleo do motor cárter sinais de que o combustível é adulterado

Se o óleo que saiu do cárter estiver contaminado, com mudanças nas características esperadas, também pode ser por causa do combustível adulterado. Neste caso, pode ser pela gasolina com solventes ou etanol com água demais.

4. O carro perde performance

Se o veículo parece menos potente do que o normal, é outro sinal de que o posto utilizado deve ser olhado com desconfiança. Lembrando que, para todas essas dicas, pode existir mais de uma razão para o problema. Por isso, não deixe de considerar as outras possibilidades e sempre fazer as revisões do seu carro.

5. Carro “tosse” ou “engasga”

Se o carro estiver dando pequenas engasgadas, ou seja, pequena falhadas nas quais parece que o motor vai morrer, também é sinal de o combustível no tanque pode estar adulterado.

Fotos Shutterstock | Reprodução

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
42 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Júlio César 30 de julho de 2023

Abasteci 80 reais em um posto ipiranga situado na avenida bento Gonçalves no partenon em porto alegre rs em frente ao mercado carboni,a gasolina alem de preta uma porcaria o carro esta falhando e consumindo,agora alem da gasolina q vou ter q coloca fora mais gasto com mecanico e ainda paguei o combustivel mais caro fica a dica pra quem abastece ali

Avatar
Elayne 31 de maio de 2023

Abasteci hoje por volta de 13:25 da tarde em Um posto próximo aqui.. Posto Shell (PURGÁS AUTOPOSTO) NO Mutondo – São Gonçalo/RJ. meu carro está embolando, acendeu luz de injeção, agora estou om medo de voltar lá com o carro. ABSURDO

Avatar
João da Rocha Viana 13 de março de 2023

Sou morador de Taboão da Serra abastecer meu carro no posto que fica perto do centro de Taboão agora o carro não quer mais pagar tem que dar umas partida já aconteceu com a minha moto também então pessoal fica atento neste Edo lado do mecdona em Taboão da Serra

Avatar
Alex 27 de janeiro de 2023

Eu trabalho na parte mecânica eu estou recebendo muito carro com bielas quebrada pô conta dos combustíveis adulterado no caso do álcool é dando calço hidráulico muita água no etanol e a gasolina é solvente o motor fica batendo pistão na lateral quebra a biela o pior que isso acontece frequentemente e os postos de combustível não é denunciados

Avatar
Thyago 3 de outubro de 2022

Aconteceu a mesma coisa comigo, coloquei gasolina no meu Gol Special, depois de 1 dia, ele começou a engasgar, se recusava a ligar, não acendeu nenhuma luz de alerta, quando acelerava saia agua.Abasteci num posto ipiranga da Avenida Ataliba Leonel.

Avatar
PEDRO DO CANTO FILHO 8 de maio de 2022

Pois é, lendo os comentários, percebi que o prejuízo ficou por conta dos motoristas, pergunto não adianta acionar a justiça para ser ressarcido dos danos?
Eu só abasteço em um posto BR próximo de minha residencia, e apos ter abastecido com R$ 100,00 de etanol na sexta-feira, hj meu fiat strada, começou a engasgar e ficar com dificuldade na saída. Procurei o encarregado do posto, reclamei e ele disse que pode ser a sonda lambda. Coloquei R$ 20,00 de gasolina, mas parece que não adiantou, porque saiu do posto tossindo e quase não conseguiu subir uma subida. Tenho a nota fiscal do abastecimento e vou pedir um relatório do defeito ao mecânico. Posso entrar no Juizado de pequenas causas e pedir ressarcimento dos danos????

Avatar
aloisio Bernadete dos santos 14 de fevereiro de 2022

Todos este problemas, agora tenho certeza que não sou o único a ser prejudicado com combustível adulterado. Custo alto de veículos
no mercado interno, custo IPVA, falta de manutenção nas vias. Assim fica difícil. Exportam combustível de graça para o nossos vizinhos e no vendem esta porcaria alem de custar caro. Infelismente quem tem família é obrigado a engolir. desculpe o desabafo.

Avatar
Silvio 26 de dezembro de 2021

Meu nome é Silvio.
Abasteci meu carro no Auto posto Correia na av. Gisele costitantino simplesmente estes malditos fizeram eu gastar mais de 3000,00 reais.
Gasolina super adulterada, como pode o dono ter vários postos de gasolina supermercado deposito de material e fazer isso? Vergonha safado fazer isso com trabalhador.

Avatar
DR. FERNANDO MAFFEI DARDIS 16 de novembro de 2021

FOMOS ABASTECER NUM POSTO NO PARAISO COM OS CARROS DE MEU FILHO ESPOSA E O MEU PARTICULAR, RESULTADO O MOTOR COMEÇOU A ENGASGAR, APÓS RODAR POR MAIS OU MENOS DOIS QUARTEIRÕES, E PAROU DE FUNCIONAR, OS 3 CARROS FORAM SOCORRIDOS POR GUINCHO E ESTÃO NA OFICINA.

Avatar
MARMUTE 6 de setembro de 2022

LEVA NO MECANICO, E DESATIVA O CAPSLOCK

Avatar
Marcos 6 de setembro de 2022

Paraíso de Go??
Se for lá no dia 04/09/2022 eu tb abast. Lá e estou tenho um prejuízo de 2.000,00 trocar bicos e velas

Avatar
Lesci 8 de agosto de 2021

Boa noite.amigos falando sobre combustível estou com um problema muito grave não sei nem onde mais abastecer o carro pois meu carro não e flex só a gasolina e estou colocando gasolina e estou sendo prejudicado não sei o que fazer dicas por favor.moro na região de guarulhos alguém me indica um posto de confiança muito obrigado

Avatar
GABRIELA DE CURTIZ 3 de novembro de 2021

Sou motorista de aplicativo. Os postos menos pior, com menos adulteração . Posto em frente a Toddy, na avenida Tancredo Neves, Cecap e Carrefour vila Rio. Percebi melhor rendimento, nas ainda sinto motor engasgando e luz de injeção pisca. Ou seja, tem adulteração.

Avatar
Ismael Fernandes 13 de outubro de 2022

Abasteci dia 20/10/2022 num posto BR na Estrada João Paulo, próximo a av.Brasil RJ,o etanol estava adulterado e me causou grandes transtornos,troquei as velas achando que fosse esse o problema e as velas anteriores estavam encharcadas , percebi no painel a luz EPC acesa e a luz do motor, minha sorte é que meu carro tem GNV e o funcionamento está normal, porém ao passar pro combustível de etanol o carro engasga e morre, tenho que renovar esse combustível por outro de boa qualidade,pra não ter sérios riscos no motor,pois o carro liga no etanol e só depois passa para o GNV. Fiquem de olho nesse posto e se possível abastecer em outro! Abraços aos interessados!

Avatar
Simone Paiva 12 de junho de 2021

Aconteceu comigo ontem dia 11/06/21 aqui em Viamão/RS. Abasteci o carro, tenho um UP 2015. Simplesmente o carro não saiu do posto, logo que virei a chave, começou a tremer, falhar e a luz acendeu e com efeito sonoro, não tinha força. Levei no mecânico que por sorte estava perto pois o carro apagou 4 vezes até o trajeto. Ao acelerar saia água, ele é 3 cilindros aspirado, ficou em 2, só gasto.

Avatar
Danilo soares 8 de maio de 2021

Aconteceu dia 04/05/21 as 06:19 abasteci no posto meu carro começou a sair fumaça ao perceber acelerei saia agua em quantidade ao levar no mecanico foi confirmado alcool batizado fui no posto aqui em sp na francisco morato numero 3061 e nao me deram nem atenção estou processando o posto fiquei com prejuízo de 4000 mil reais e quero ser resarcido

Avatar
Rogério Luís Rosa 6 de julho de 2021

Danilo. Abasteci também em um posto BR na Francisco Morato. Mas temos que denunciar. Na ANP. Secretaria da Fazenda e Procon

Avatar
Rosilene portela 14 de janeiro de 2021

Aconteceu comigo hj aqui em campo grande MS.tenho um hb20 automático, pedi para completar o tanque, até aí te bem..liguei o carro e ao sair do posto o carro comecou6a morrer e apagou…apareceu a figurinha do tanque de óleo no painel, e agora? Devo erva?irá o tanque?

Avatar
Bruna De PAULA LOPES Moca bonita 13 de abril de 2021

Rosilene aconteceu cmg também abasteci no pioneira em frente do João da linguiça,Coloquei a gasolina 120reais e meu carro começou a engasgar.

Avatar
Antenor Figueiredo 1 de novembro de 2021

Não abastece c/ gasolina barata nem na Promoção !

Avatar
Joselito 18 de outubro de 2020

Meu carro tá pipocando quando acelera, será q é gosolina Ruim???

Avatar
Alexandre 17 de outubro de 2020

Meu carro está roncando muito alto depois que abasteci em outro posto é saindo agua no escapamento oque pode ser

Avatar
Ricardo Varela 14 de dezembro de 2020

Gasolina??

Avatar
Danilo soares 8 de maio de 2021

Passei por isso esta semana e meu carro eata na oficina e tive um prwjuizo de 4000 mil reais a agua foi para o motor devido forçar o motor e foi do radiador para o motor estou juntando provas e vou processar o posto

Avatar
Salvador pagano Neto 10 de outubro de 2020

Hoje eu coloquei 40 reais de etanol só que o marcador de combustível não marcou a quantidade exata,o frentista falou que a bóia enrosca, mais isso nunca aconteceu, o que eu faço

Avatar
Maria Aparecida 8 de agosto de 2020

Bom dia gostaria de saber pq o combustível em alguns postos,quando vc abastece não consta no exato momento no painel do veículo,e sim horas depois até mesmo no dia seguinte?

Avatar
Ailton 21 de dezembro de 2019

Bom dia! Abastecí meu carro com etanol, horas depois aconteceu todos os sinais ditos no texto acima… Gostaria de saber se retiro o combustivel ou posso colocar outro etanol bom ou gasolina aditivada.

Avatar
Francisco de assis alves de Almeida 28 de junho de 2019

Tenho uma moto xre 300 2018, 15 km rodado. Apresentou probema , no cilindro.O mecânico da loja falou o problema foi combustível adulterado. E a garantia no cobre. Vc pode me passa informações a respeito. ( apresentou barulho é a camisa do cilindro com marcas) e já ia fumaça de acordo com o mecânico.

Avatar
Adroaldo Clovis 1 de junho de 2019

Tenho abastecido no Posto Carrefour a anos; no entanto eles mudaram de bandeira de Shell Para BR. Ha anos que tenho um automóvel Renault Laguna v6 24 válvulas o qual sempre uso gasolina aditivada, antes Shell power e agora como o posto mudou de bandeira uso BR grid. No entanto tenho notado que a performance do carro não é a mesma e agora, quando esta frio passou a tossir e o desempenho caiu. Fiz o diagnóstico e o resultado foi anomalia de combustão.

Avatar
GILMAR 6 de junho de 2019

TUDO BEM? ADROALDO? POR ACASO É O POSTO CARREFOUR EM SÃO CAETANO DO SUL? TIVE O MESMO PROBLEMA É TERRIVÉL

Avatar
Jane 12 de março de 2019

Boa tarde, Comprei um veículo zero quilometro na concessionaria, e com 45 (quarenta e cinco) dias o veículo simplesmente parou sem apresentar anteriormente nenhum sinal de mau funcionamento. Ao levar para a concessionária, foi constatado que defeito no motor, e a concessionaria alegou que não ser possível efetuar o reparo pela garantia legal porque o defeito decorreu do uso de combustível adulterado (o que não procede pois há muitos anos efetuo abastecimento no mesmo posto e os outros veículos nunca apresentaram nenhum tipo de falha ou defeito). A dúvida é: é possível que o motor seja danificado por combustível adulterado em apenas 45 dias?

Avatar
Sergio 14 de abril de 2019

Sim obvio! Ja ouviu dizer que menino novo tambem morre? Basta vc colocar um lixo de combustivel no tanque, que independe se o motor é novo ou velho, que ele vai estragar mesmo.
Não fiquem dependendo de nota fiscal pra denunciar na anp. Basta o cnpj que eles catam a sua denuncia e fiscaliza o posto. No seu caso talves tirem um pouco do tanque pra comprovar a fraude e com este laudo, vc anexa ao processo e mete os ferro no dono deste posto.filho da mãe!!!

Avatar
CARLOS ALBERTO NOGUEIRA 15 de junho de 2020

Absurdo! Boa desculpa para fugir da responsabilidade. O combustível adulterado traria complicações de queima e carburação e seria detectado com facilidade. Nunca, atinge, diretamente a parte interna do motor, insuficientemente, capaz de danos de pequena ou grande monta. Exija da concessionária laudo técnico comprobatório e a acione judicialmente. Combustível adulterado o veículo rejeita, em outras palavras, não engole. Faça o mesmo.

Avatar
Danilo soares 8 de maio de 2021

Sim verdade vou fazer isso abasteci meu carro parou entrou agua no motor meu prejuizo e de 4000 mil e ao ir no posto na avenida francisco morato numero 3061 eles alegaram que eu estava enganado tenho video tenho foto vou sim atras de meus direito

Avatar
Thi Andre 16 de dezembro de 2021

Danifica sim: acumula resíduos no corpo de borboleta(TBI) e nos pistões; danifica vávulas; entope e desequaliza os bicos podendo danificar velas e bobinas; força o motor por gerar queima irregular e fora do tempo (motor grila pois a explosão “segura”o pistão que está voltando do curso anterior); oxida as peças do carro; danifica a sonda lâmbida etc. Chegou 2 carros ontem na oficina comesses problemas. Um deles com bicos desequalizados, 1 bobina queimada, vela de irídio para 100 mil quilômetros estragadas com apenas 20 mil, combustível com cheiro horrível e corpo de borboleta sujo. Custo: 1500 reais. Outro que chegou com 3 bobinas detonadas…

Avatar
André Vasconcelos 1 de janeiro de 2019

Acabou de acontecer isso comigo. Estou em Ouro Preto-MG, e abasteci com gasolina dita aditivada em um posto ontem. Soube depois que o estabelecimento possui histórico de adulteração nos combustíveis. Hoje, ao ligar o carro – Renault Duster 2.0 – percebi que o carro engasgava e tinha perdido completamente a potência. A luz de injeção eletrônica ficou piscando. A sugestão que recebi foi gastar todo o combustível, já que coloquei mais em outro posto. E não tenho como processar tal posto já que não peguei a nota fiscal.

Avatar
Rodrigo 11 de março de 2019

André, aconteceu comigo aqui em BH em um posto na rotatória no bairro Palmares. Ouvi que o posto tb tem histórico disso e ainda estou com mais de meio tanque para gastar e colocar uma boa. Tenho um honda new fit e está engasgando sempre. O antigo dono me sugeriu colocar o Perfect Clean quando estiver com 1/4 de gasolina no tanque. Irei realizar em breve e, segundo o fabricante (Koube), diz limpar os resíduos deixados por este tipo de combustível adulterado. Ainda não fiz mas li muitos relatos positivos e estou aguardando para realizar. Fiz o orçamento hoje e está em torno de 30 reais. Valeu

Avatar
Rodolfo 18 de julho de 2018

Caro Boris, muito boa tarde!
…. Excelente artigo, parabéns!
…. Tenho as seguintes considerações:
1. Etanol infelizmente também é batizado por solventes. Solventes são o resíduo da destilação do petróleo e não vale nada…. e ainda é sabido que o etanol só é mais “barato” o custo do litro do mesmo do que o da gasolina porque ele é subsidiado.
2. Quem desconfiar que abasteceu com combustível batizado faça uma denúncia a Agência Nacional do Petróleo – ANP, com o número da nota fiscal.
…. Pois assim se for verdade que o combustível é batizado o posto será lacrado pela ANP.
Um forte abraço,

Avatar
Boris Feldman 18 de julho de 2018

Muito obrigado pelo retorno Carlos, fico feliz em saber que os posts tem te agradado

Avatar
Carlos Augusto 17 de julho de 2018

Boris, teus posts tem sido de grande valia! Parabéns!

Avatar
Faria 5 de fevereiro de 2020

Oi Bom dia a todos tenho uma saveiro208 esta acontecendo a mesma situação abasteci em posto desconhecido depois de de alguns dias vem acontecedo egasgo no veículo chegando a morrer o motor o carro flex ainda não abasteci com álcool depois que vem acontecendo estas situações ainda que o carro fica de um dia para outro parado depois que comessa a rodar a situação de falhar engasgar e morrer e normalizado obrigado

Avatar
FRANCISCO Bahia 3 de dezembro de 2020

Boa noite
Meu nome é francisco
Tenho um zafira 2002
Sobe ate na parede de tanta potência de uns dias para ca apos abastecer em um posto da rede ipiranga meu carro nao sobe nem rampinha de 50 cm tosse engasga espirra mas nao anda
So depois de muito esforço ela começa a desempenhar uma acanhada velocidade.
Mandaram andar ate queimar todo o combustivel
Tenho meio tanque vou ter que jogar fora
Pois não aguento mais andar assim
Vou denunciar este maldito
Cuidado com posto ipiranga.

Avatar
Deixe um comentário