5 sinais de que o combustível é adulterado

Os problemas causados por ele vão desde a perda de potência até deformação dos pistões e de outros componentes do motor, nos casos mais graves

Por AutoPapo 17/07/18 às 19h24

Abastecer com combustível adulterado é um grande perigo para o carro. Entre os problemas que pode gerar, estão desde os corriqueiros perda de potência e rombo no bolso, até a contaminação do óleo, carbonização e depósito de resíduos e – em casos extremos e muito raros – deformação dos pistões e de outros componentes. Por isso, fique de olho no que você está colocando no tanque do seu carro. Conheça 5 sinais de que o combustível é adulterado:

1. Luz de alerta do motor

sinais de que o combustível é adulterado

Quando se acende no painel uma luzinha de alerta com o desenho de um motor, que indica alguma anomalia no sistema de injeção eletrônica, o combustível adulterado pode ser uma das causas. Esse sistema, que controla a admissão de combustível e calcula a porcentagem de mistura com ar, pode ter problemas para lidar com etanol ou gasolina adulterados. Assim, a luz pode aparecer no painel e se manter acesa.

Claro que não é a única coisa que a leva a se acender. Mas, se isso acontecer logo depois que você abasteceu o carro, a razão pode ser uma gasolina ou etanol contaminado com algum outro produto. O que acontece é que o combustível não foi reconhecido pela sonda lambda.

2. Aumento de consumo

Outro dos sinais de que o combustível é adulterado é quando o consumo do carro aumenta. Se você abasteceu em um posto novo, no qual não costuma ir, e notou que o líquido acabou com mais rapidez que o normal, mesmo sem ter feito estripulias com o carro, pode ser esta a razão.

3. Óleo contaminado

óleo do motor cárter sinais de que o combustível é adulterado

Se o óleo que saiu do cárter estiver contaminado, com mudanças nas características esperadas, também pode ser por causa do combustível adulterado. Neste caso, pode ser pela gasolina com solventes ou etanol com água demais.

4. O carro perde performance

Se o veículo parece menos potente do que o normal, é outro sinal de que o posto utilizado deve ser olhado com desconfiança. Lembrando que, para todas essas dicas, pode existir mais de uma razão para o problema. Por isso, não deixe de considerar as outras possibilidades e sempre fazer as revisões do seu carro.

posto de abastecimento gasolina etanol alcool diesel combustivel

5. Carro “tosse” ou “engasga”

Se o carro estiver dando pequenas engasgadas, ou seja, pequena falhadas nas quais parece que o motor vai morrer, também é sinal de o combustível no tanque pode estar adulterado.

Fotos Shutterstock | Reprodução

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (3 votos, média: 3,67 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Francisco de assis alves de Almeida 28 de junho de 2019

    Tenho uma moto xre 300 2018, 15 km rodado. Apresentou probema , no cilindro.O mecânico da loja falou o problema foi combustível adulterado. E a garantia no cobre. Vc pode me passa informações a respeito. ( apresentou barulho é a camisa do cilindro com marcas) e já ia fumaça de acordo com o mecânico.

  • Avatar
    Adroaldo Clovis 1 de junho de 2019

    Tenho abastecido no Posto Carrefour a anos; no entanto eles mudaram de bandeira de Shell Para BR. Ha anos que tenho um automóvel Renault Laguna v6 24 válvulas o qual sempre uso gasolina aditivada, antes Shell power e agora como o posto mudou de bandeira uso BR grid. No entanto tenho notado que a performance do carro não é a mesma e agora, quando esta frio passou a tossir e o desempenho caiu. Fiz o diagnóstico e o resultado foi anomalia de combustão.

    • Avatar
      GILMAR 6 de junho de 2019

      TUDO BEM? ADROALDO? POR ACASO É O POSTO CARREFOUR EM SÃO CAETANO DO SUL? TIVE O MESMO PROBLEMA É TERRIVÉL

  • Avatar
    Jane 12 de março de 2019

    Boa tarde, Comprei um veículo zero quilometro na concessionaria, e com 45 (quarenta e cinco) dias o veículo simplesmente parou sem apresentar anteriormente nenhum sinal de mau funcionamento. Ao levar para a concessionária, foi constatado que defeito no motor, e a concessionaria alegou que não ser possível efetuar o reparo pela garantia legal porque o defeito decorreu do uso de combustível adulterado (o que não procede pois há muitos anos efetuo abastecimento no mesmo posto e os outros veículos nunca apresentaram nenhum tipo de falha ou defeito). A dúvida é: é possível que o motor seja danificado por combustível adulterado em apenas 45 dias?

    • Avatar
      Sergio 14 de abril de 2019

      Sim obvio! Ja ouviu dizer que menino novo tambem morre? Basta vc colocar um lixo de combustivel no tanque, que independe se o motor é novo ou velho, que ele vai estragar mesmo.
      Não fiquem dependendo de nota fiscal pra denunciar na anp. Basta o cnpj que eles catam a sua denuncia e fiscaliza o posto. No seu caso talves tirem um pouco do tanque pra comprovar a fraude e com este laudo, vc anexa ao processo e mete os ferro no dono deste posto.filho da mãe!!!

  • Avatar
    André Vasconcelos 1 de janeiro de 2019

    Acabou de acontecer isso comigo. Estou em Ouro Preto-MG, e abasteci com gasolina dita aditivada em um posto ontem. Soube depois que o estabelecimento possui histórico de adulteração nos combustíveis. Hoje, ao ligar o carro – Renault Duster 2.0 – percebi que o carro engasgava e tinha perdido completamente a potência. A luz de injeção eletrônica ficou piscando. A sugestão que recebi foi gastar todo o combustível, já que coloquei mais em outro posto. E não tenho como processar tal posto já que não peguei a nota fiscal.

    • Avatar
      Rodrigo 11 de março de 2019

      André, aconteceu comigo aqui em BH em um posto na rotatória no bairro Palmares. Ouvi que o posto tb tem histórico disso e ainda estou com mais de meio tanque para gastar e colocar uma boa. Tenho um honda new fit e está engasgando sempre. O antigo dono me sugeriu colocar o Perfect Clean quando estiver com 1/4 de gasolina no tanque. Irei realizar em breve e, segundo o fabricante (Koube), diz limpar os resíduos deixados por este tipo de combustível adulterado. Ainda não fiz mas li muitos relatos positivos e estou aguardando para realizar. Fiz o orçamento hoje e está em torno de 30 reais. Valeu

  • Avatar
    Rodolfo 18 de julho de 2018

    Caro Boris, muito boa tarde!
    …. Excelente artigo, parabéns!
    …. Tenho as seguintes considerações:
    1. Etanol infelizmente também é batizado por solventes. Solventes são o resíduo da destilação do petróleo e não vale nada…. e ainda é sabido que o etanol só é mais “barato” o custo do litro do mesmo do que o da gasolina porque ele é subsidiado.
    2. Quem desconfiar que abasteceu com combustível batizado faça uma denúncia a Agência Nacional do Petróleo – ANP, com o número da nota fiscal.
    …. Pois assim se for verdade que o combustível é batizado o posto será lacrado pela ANP.
    Um forte abraço,

  • Boris Feldman
    Boris Feldman 18 de julho de 2018

    Muito obrigado pelo retorno Carlos, fico feliz em saber que os posts tem te agradado

  • Avatar
    Carlos Augusto 17 de julho de 2018

    Boris, teus posts tem sido de grande valia! Parabéns!

Avatar
Deixe um comentário