Relembre os 5 SUVs mais feios já vendidos no Brasil
Beleza é um conceito relativo, mas é difícil encontrar pessoas capazes de vê-la nesses modelos: confira o listão
Beleza é um conceito relativo, mas é difícil encontrar pessoas capazes de vê-la nesses modelos: confira o listão
Os utilitários estão em ascensão no mercado já há alguns anos. Vários modelos desse gênero, de diferentes portes e características, vêm surgindo no país: assim, não é de estranhar que, em meio a toda essa multiplicidade, apareçam alguns veículos com design no mínimo controvertido. Em outras palavras, são SUVs feios mesmo.
VEJA TAMBÉM:
Deu até para fazer um listão: o AutoPapo enumerou os 5 SUVs mais feios já vendidos no país. Alguns deles fracassaram, mas outros conseguiram fazer sucesso, apesar do visual desengonçado. Confira!
O SUV da SsangYong é figura comum em listas de carros feios, mas não se pode negar que, pelo menos, o design tem personalidade. Houve importação do veículo para o Brasil, ainda que em pequena quantidade.
O modelo nunca foi unanimidade em termos de visual, mas a primeira safra, que durou de 2005 a 2011, é certamente a mais lembrada quando o assunto é falta de beleza.
Que fique claro: o Compass em questão aqui é o da primeira geração, importado para o Brasil entre 2012 e 2015. O SUV fez pouco sucesso porque claro, foi considerado feio… E olha que, quando chegou a país, o modelo já havia passado por uma reestilização, que melhorou um pouco o visual.
Os preços também não ajudavam, já que o modelo vinha dos Estados Unidos e, portanto, pagava alíquota cheia de importação. Em 2016, chegou a atual safra, que virou o jogo em relação ao desempenho comercial, graças ao design harmonioso e à fabricação nacional.
O Tucson nadou de braçada no segmento cerca de uma década atrás, quando muitos fabricantes ainda não dispunham de SUVs. Além do mais, o modelo tinha preços competitivos e bom espaço interno.
Mas estilo nunca foi o forte dele: projetado em uma época na qual os fabricantes coreanos ainda não haviam estabelecido uma linguagem de design, ele passa longe de ser bonito. Ademais, tinha alto consumo sem entregar uma contrapartida em desempenho.
Outro Hyundai na lista dos SUVs feios, só que dessa vez um modelo atual. A segunda geração do Creta divide opiniões: há quem a ache bonita, mas, para muitos consumidores, o design ficou carregado demais.
Isso, devido à presença de muitos elementos, como a grade em formato de ampulheta, faróis e lanternas divididos em diferentes peças e tampa traseira com diversos vincos. Apesar disso, o modelo tem boa participação nas vendas do segmento.
Diante de outros SUVs do listão, até que o Corolla Cross não é tão feio assim. Porém, o visual comete pênaltis dignos de cartão vermelho. A começar pela grade dianteira exageradamente grande. As molduras plásticas nos para-lamas, que têm uma espécie de recorte na base, formando um estilo flutuante, também estão entre as esquisitices.
Mas o pior, sem dúvida, é o silenciador do escapamento à mostra sob o para-choque traseiro. Apesar disso, as vendas do modelo andam muito boas: já ultrapassaram as do sedan da gama.
O novo BMW X7 entrou como bônus porque ainda não está à venda no Brasil: o desembarque está previsto para 2023. Além do mais, terá preço bem alto, na casa dos sete dígitos. Mas é certo que o design faz valer a menção entre os SUVs mais feios.
Os últimos modelos da marca alemã têm sido criticados pelo estilo muito carregado. Mas o pior é o tamanho desproporcional da grade dianteira bipartida, típica da marca. O utilitário ainda soma a essa equação os faróis subdivididos e uma tomada de ar inferior bastante recortada.
SUV não presta: confira, em vídeo, a opinião do Boris Feldman!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Faltaram o mais bisonho, pior que o SsangYong Actyon, é o Jeep Cherokee 2014/2015. Aquele monte de farol para todo lado ficou uma bizarrice para um carro que já foi símbolo de status, tanto que ele morreu nessa geração.
Boa noite Boris!!! Concordo plenamente. O Creta é o primeiro da lista sem noção o projetista. . A Toró também é mais só a dianteira e a traseira lanternas pequenas e a dianteira a grade muito grande.
Só discordo do Corolla Cross nessa lista. Não é feio mas quiseram, mais uma vez, falar do escapamento.
Esqueceram do primeiro modelo da Tribeca que chegou ao Br pelas mãos da CAOA, tadinha, é feia que dói! Medonha!
O cara não consegue estacionar um SUV, BRAÇO DURO
Prefere bater com a cabeça no teto pra entrar no carro, ou é muito baixinho, EU NÃO
Mais uma matéria da série: “Não estou fazendo nada, vou falar mal da Toyota”.
Eu retiraria o Tucson e incluiria o Eclipse
Eu retiraria o Tucson da lista e incluiria o Eclipse, da Mitsubishi
Feios??? Prefiro chamá-los de “diferentoes”.
Neste caso as respectivas marcas trataram de inovar no design, evitando o atual lugar-comum de tantos modelos idênticos entre si.
Mas como nada é unanimidade, ainda mais quando se dribla certas “modas”, o barulho será inevitável.
Um dos melhores comentários.
Aliás, a maioria deve andar de carro popular, conhecidos como carroças.
Não entendem nada de conforto numa suv.
A actyon tem a frente que a maioria das crianças gostam, llembra o desenho do tutubarão, um tubarão sorrindo. Pelo valor de mercado hoje em 2023 numa média de r$ 30.000 você compra uma action com todo conforto de uma outra SUV no valor de r$ 100.000 ou mais.
Com r$ 30.000 hoje você compra umas carroças chamado carro popular usado.
Portanto o menor custo e o melhor benefício em matéria de conforto com certeza os carros coreanos no caso action, são excelentes. A digeribilidade, conforto, estabilidade e autonomia.
Motor Mercedes usado também e motorhome.
Carro não se compra só pela beleza se compra pela autonomia conforto e digibilidade. Nem tudo que é bonito é bom.
O novo Creta é “”horrorível””, mas venda como água. Assim como HB20 que liderou vendas durante meses. Sinal que beleza no Brasil, pra alguns, fica em último plano.
Dessa lista, discordo completamente do Tucson, que era parrudo, pau pra toda obra, estiloso e tinha jeito de SUV de verdade, SUV RAIZ e não essas tranqueiras atuais montadas em cima de Compacto, com acabamento medíocre e vendidos a preços insanos…
A reportagem é sobre estética, e não sobre mecânica.
Releia meu comentário… acho que você não entendeu…
Na minha opinião, o Tucson não está nessa lista…
Cada um tem a sua opinião e, na minha, o primeiro Tucson era bonito, parrudo e pau pra toda obra, com aquele jeitao de “vou passar por cima de tudo”, ao contrário desses Pseudo-SUV atuais…
Tem razao
Concordo!
O antigo Tucson era um “crossovao” com presença.
Aquele lá pode ser chamado de “SUV” numa boa, que ele tem a pinta mesmo.
Todos se copiam e ainda são feios. O conceito design ficou em 2° plano. Já não bastasse os carros atuais saírem de fabrica com data de validade.
Todos se copiam e ainda são feitos. O conceito design plano ficou em 2° plano. Já não bastasse os carros atuais saírem de fabrica com data de validade.