Confira 7 carros que sofreram efeitos da pandemia do Covid-19

Crise logística e gargalos no abastecimento de semicondutores fizeram alguns equipamentos sumirem nos automóveis durante a pandemia

chevrolet onix plus 2022 vermelho tres quartos
Pandemia deixou o Onix Plus totalmente desconectado (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 11/03/2023 às 09h03
Atualizado em 11/03/2023 às 14h51

A Covid-19 deixou um lastro de mortes e traumas na população mundial. Além disso, provocou um nó logístico e industrial de vastas proporções. Basta ver que muitos carros sofreram sequelas na pandemia.

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A falta de componentes, em especial os semicondutores, pegou em cheio o setor automotivo. Paralisações em fábricas e redução na produção dos veículos foram efeitos imediatos.

De quebra, as montadoras tiveram de se adequar. O jeito foi cortar equipamentos de alguns modelos para tentar minimizar o impacto da falta de chips e conseguir ter produto para vender. Veja os carros que sofreram tais sequelas na pandemia.

Volkswagen Nivus

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Nivus 2022 chegou sem multimídia devido às sequelas da pandemia do Covid-19 (Foto: VW | Divulgação)

Um dos clássicos exemplos de carros com sequelas da pandemia é o do SUV-cupê. Lançado em meados de 2020, em meio ao início da onda de Covid-19, o Nivus Confortline de entrada perdeu a central multimídia Composition Touch de série na linha 2022.

Os alto-falantes e a preparação para sim continuavam, mas no lugar da central um tampão no painel. A multimídia passou a ser oferecida no pacote opcional Play & Tech, que custava R$ 4.580.

Já o Active Info Display, o bacana quadro de instrumentos eletrônico e configurável com monitor de 10″, deixou de constar como opcional para o Nivus mais barato – manteve-se como equipamento de série na Highline. Na Comfortline, permaneceu o painel mais simples, com tela de 8″.

A boa notícia é que a VW depois tratou das sequelas do seu crossover compacto. Ainda na linha 2022 o Nivus Comfortline recebeu piloto automático adaptativo com frenagem automática e sistema start/stop do motor

Chevrolet Onix e Onix Plus

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A partir de setembro de 2022 quem comprou um Onix ou Onix Plus viu como era guiar um Celta nos anos 2000 (Foto: GM | Divulgação)

Talvez as linhas de carros com mais sequelas por causa da pandemia. Em 2020, a fábrica da General Motors em Gravatai (RS) ficou sem produzir uma única unidade do hatch e do sedã por cerca de quatro meses. O que tirou de cara do Chevrolet o posto de veículo mais vendido do país que ostentava por cinco anos.

Mas as sequelas ainda são sentidas. Em setembro de 2022, devido à falta de semicondutores, o Onix perdeu várias funções de conectividade. As centrais multimídias que vinham de série deixaram de permitir conexão com Android Auto e Apple CarPlay e até Bluetooth.

O WiFi 4G nativo também deixou de estar disponível na linha. Assim como a função automática do ar-condicionado, que era item de série nas versões mais caras do Onix e do Onix Plus.

Fiat Mobi e Argo

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Durante a pandemia, o Mobi perdeu o Pack Multimídia, mas quase ninguém notou (Foto: Fiat | Divulgação)

A pandemia deixou sequelas em carros mais baratos também. E novamente atingiu kits de opcionais. No caso do Fiat Mobi e Argo, foram pacotes distintos.

A linha 2023 do Mobi apresentada no ano passado cortou o recheio já enxuto de um dos automóveis mais baratos do país. A versão Like ficou sem o Pack Multimídia, que inclui chave tipo canivete com telecomando das portas, alarme, central multimídia com tela de 7″ e volante multifuncional.

Já o Pack Safety, com controles de estabilidade e tração, sumiu do site da Fiat quando você ia montar o Argo de entrada – que não tem sobrenome. O mais barato da linha do hatch compacto ficou sem o kit por alguns meses.

Toyota Corolla Cross

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Quem estiver pensando em comprar um Corolla Cross, saiba que o SUV ainda é equipado com multimídias genéricos (Foto: Toyota | Divulgação)

Outro exemplo emblemático de como a pandemia também deixou sequelas em alguns carros. O SUV médio foi lançado em 2021 e meses depois a Toyota se viu sem chips para concluir as centrais multimídias do Corolla Cross.

A marca passou a equipar o modelo com aparelhos que eram vendidos como acessórios de concessionária. As centrais até hoje são motivos de controvérsias e de queixas de consumidores no site do Reclame Aqui pelo mau funcionamento, especialmente as da marca Multilaser.

Volkswagen Fox

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Durante a pandemia, o finado Fox Connect deveria ter sido renomeado para Disconnect (Foto: VW | Divulgação)

Imagine vender um Fox com sobrenome Connect sem seu principal item de… conectividade? Pois um dos carros que sofreram sequelas nesse sentido foi justamente o hatch altinho.

Em agosto de 2021 o Fox deixou de oferecer a central multimídia Composition Touch nas duas opções de acabamento, Connect e Xtreme. Sequer como opcional.

No lugar da tela de 6,5 polegadas, a mesma solução adotada no Nivus: uma tampa plástica. Pelo menos, o Fox estava em fim de vida e deixou de ser produzido em dezembro daquele mesmo ano.

Fiat Toro

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4G embarcado da Toro ficou literalmente “offline” em 2022 (Foto: Fiat | Divulgação)

A falta de semicondutores também deixou sequelas em carros do segmento de picapes. A linha 2022 da Toro foi outra que perdeu o apelo da conectividade tão propagado na remodelação feita em 2021.

As versões mais caras da picape médio-compacta – Volcano, Ultra e Ranch – perderam a opção de conexão 4G nativa e o pacote Fiat Connect Me. A gama só reincorporou tais itens recentemente.

Volkswagen Polo

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Novo Polo perdeu itens como vidros traseiros elétricos e função Tilt Down dos retrovisores, pela falta de chips (Foto: VW)

Com o fim do Fox e a morte anunciada do Gol, a marca alemã aproveitou a remodelação do Polo para reposicionar o carro. Isso implicou em ganho e perdas de equipamentos no hatch.

Além de trocar os freios traseiros a disco pelos tambores, o Polo deixou de ser vendido com vidros elétricos traseiros em sua versão de entrada MPI – aqui não estamos contando o Polo Track. Já a opção Highline ficou sem o sistema tilt down nos retrovisores e sem o detector de fadiga.

Carros que sofreram sequelas na pandemia

  • Volkswagen Nivus
  • Chevrolet Onix
  • Chevrolet Onix Plus
  • Fiat Mobi
  • Fiat Argo
  • Toyota Corolla Cross
  • Volkswagen Fox
  • Fiat Toro
  • Volkswagen Polo
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