A placa não deveria ser do carro, mas do proprietário!
Esse é o verdadeiro absurdo que acontece no Brasil: transferir a responsabilidade por infrações de trânsito para o novo proprietário do carro
Esse é o verdadeiro absurdo que acontece no Brasil: transferir a responsabilidade por infrações de trânsito para o novo proprietário do carro
Quem comete infrações é o automóvel ou o motorista? Para você, parece óbvio que é quem está atrás do volante. Mas não para o sistema de trânsito brasileiro, porque você comete uma infração; se a multa for aplicada e a notificação chegar depois que você vendeu o carro, quem vai ter que arcar com os pontos no prontuário e ainda pagar pela infração é o novo dono do carro.
Mas como assim? É assim que funciona no Brasil. Por isso que em vários países, um pouco mais civilizados do que o nosso, a placa não é do carro: a placa é do dono, do motorista.
Quando ele vende o carro, leva a placa com ele e põe no próximo carro. Porque se aquela placa foi flagrada num carro cometendo infração, ela vai receber a notificação com o endereço do dono dela, não do carro.
Esse é o verdadeiro absurdo que acontece no Brasil: transferir a responsabilidade para o novo proprietário do carro. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Já foi aprovado pela Câmara um Projeto de Lei proibindo os Detrans de enviar a notificação para o novo dono. O então presidente Lula vetou. Por que?
Porque isso prejudica a arrecadação, isso reduz o faturamento, porque é mais difícil ir atrás de alguém que já não é mais dono do carro. E durma-se com um barulho desse!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Errado! Não há transferência de veiculo sem quitar seus débitos. Ou seja, o novo proprietário não recebe multas do anterior.
Errado! Uma multa pode demorar até 6 meses para ser cadastrada no sistema. Já aconteceu comigo: passei em um radar acima da velocidade permitida em junho de 2017, renovei o licenciamento anual em outubro de 2017 sem pagar a multa (pois nem a multa e nem a notificação de infração apareciam no sistema do Detran), a notificação apareceu no sistema um mês depois, em novembro. Se eu tivesse vendido o carro em outubro, o novo proprietário teria arcado com o prejuízo caso eu já estive morrido ou o novo proprietário tivesse perdido o meu contato, por exemplo.
E se o novo proprietário comprovar que não era o dono do veiculo no momento que a multa foi aplicada?
Boa noite .os deficiente auditivo tem direito com desconto na compra de carro
Concordo com você Boris, Detran é uma indústria de multas. Mas nesse caso, se eu vendo meu carro e faço a comunicação de venda de imediato, qualquer infração que chegar até a comunicação de venda sou eu que pagarei e não o novo proprietário.
Sim, Boris, acho que deveria ser obrigatório ao proprietário do veículo contratar seguro de acidentes pessoais e oara danos ao veículo de terceiros, que tem condição de ter carro, tem que ter também condição de manter um seguro do veículo.
Brasil país da roubalheira, impostos abusivos sem retorno, carros populares a preço de carro de luxo , placas novas feias e problemáticas, indústria de multas, propinas, desvio de verbas. E o povão paga o pato calado. Nação desunida, nação comandada por corruptos.
Eu quero com comprar um carro e estou na dúvida entre
Jetta, cruze ou Honda
Gilson de sp
Plenamente de acordo Boris, há muito tempo tenho esta mesma opinião.
Pra que o governo vai facilitar se ele pode arrecadar, não é mesmo ?