A placa não deveria ser do carro, mas do proprietário!

Esse é o verdadeiro absurdo que acontece no Brasil: transferir a responsabilidade por infrações de trânsito para o novo proprietário do carro

Por Boris Feldman 05/06/19 às 10h00

Quem comete infrações é o automóvel ou o motorista? Para você, parece óbvio que é quem está atrás do volante. Mas não para o sistema de trânsito brasileiro, porque você comete uma infração; se a multa for aplicada e a notificação chegar depois que você vendeu o carro, quem vai ter que arcar com os pontos no prontuário e ainda pagar pela infração é o novo dono do carro.

Mas como assim? É assim que funciona no Brasil. Por isso que em vários países, um pouco mais civilizados do que o nosso, a placa não é do carro: a placa é do dono, do motorista.

Quando ele vende o carro, leva a placa com ele e põe no próximo carro. Porque se aquela placa foi flagrada num carro cometendo infração, ela vai receber a notificação com o endereço do dono dela, não do carro.

Esse é o verdadeiro absurdo que acontece no Brasil: transferir a responsabilidade para o novo proprietário do carro. Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

Já foi aprovado pela Câmara um Projeto de Lei proibindo os Detrans de enviar a notificação para o novo dono. O então presidente Lula vetou. Por que?

Porque isso prejudica a arrecadação, isso reduz o faturamento, porque é mais difícil ir atrás de alguém que já não é mais dono do carro. E durma-se com um barulho desse!

placa do carro
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9 Comentários
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    Henrique 7 de junho de 2019

    Errado! Não há transferência de veiculo sem quitar seus débitos. Ou seja, o novo proprietário não recebe multas do anterior.

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      Edjlle 8 de outubro de 2019

      Errado! Uma multa pode demorar até 6 meses para ser cadastrada no sistema. Já aconteceu comigo: passei em um radar acima da velocidade permitida em junho de 2017, renovei o licenciamento anual em outubro de 2017 sem pagar a multa (pois nem a multa e nem a notificação de infração apareciam no sistema do Detran), a notificação apareceu no sistema um mês depois, em novembro. Se eu tivesse vendido o carro em outubro, o novo proprietário teria arcado com o prejuízo caso eu já estive morrido ou o novo proprietário tivesse perdido o meu contato, por exemplo.

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    blah blah 6 de junho de 2019

    E se o novo proprietário comprovar que não era o dono do veiculo no momento que a multa foi aplicada?

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    Regilan Cardoso farias 6 de junho de 2019

    Boa noite .os deficiente auditivo tem direito com desconto na compra de carro

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    Flávio Maciel 6 de junho de 2019

    Concordo com você Boris, Detran é uma indústria de multas. Mas nesse caso, se eu vendo meu carro e faço a comunicação de venda de imediato, qualquer infração que chegar até a comunicação de venda sou eu que pagarei e não o novo proprietário.

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    Célio Costa 6 de junho de 2019

    Sim, Boris, acho que deveria ser obrigatório ao proprietário do veículo contratar seguro de acidentes pessoais e oara danos ao veículo de terceiros, que tem condição de ter carro, tem que ter também condição de manter um seguro do veículo.

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    Izaias Rodrigues 5 de junho de 2019

    Brasil país da roubalheira, impostos abusivos sem retorno, carros populares a preço de carro de luxo , placas novas feias e problemáticas, indústria de multas, propinas, desvio de verbas. E o povão paga o pato calado. Nação desunida, nação comandada por corruptos.

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    Gilson de Jesus 5 de junho de 2019

    Eu quero com comprar um carro e estou na dúvida entre
    Jetta, cruze ou Honda
    Gilson de sp

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    Carlos 5 de junho de 2019

    Plenamente de acordo Boris, há muito tempo tenho esta mesma opinião.

    Pra que o governo vai facilitar se ele pode arrecadar, não é mesmo ?

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