Fato ou fake? Nova gasolina faz água sair do escapamento?

O aumento do teor de etanol na gasolina já está gerando alarmismos vindo de influencers atrás de cliques fáceis

Black,And,White,Shot,Of,The,Exhaust,Pipe,Of,The
É comum sair água em alguns casos específicos (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 28/08/2025 às 08h00

Desde o dia 1º de janeiro que a nova gasolina com 30% de etanol está sendo distribuída nos postos do Brasil. Como de costume, tudo que é novidade chega junto de várias teorias conspiratórias na internet com o intuito de gerar cliques, com o combustível veio a história de que sai água do escapamento quando abastecido com ele.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Existe sim a mistura de 4 a 5% de água no etanol vendido nos postos, que é chamado inclusive de hidratado. Mas isso não é válido para aquele que vai misturado na gasolina.

VEJA TAMBÉM:

A gasolina recebe o etanol anidro, ou seja, sem adição de água, que serve como agente antidetonante. Essa mistura é feita na refinaria, antes dele ser distribuído para os postos.

Pode sair água do escapamento do carro se ele estiver abastecido com etanol hidratado, principalmente enquanto o motor estiver frio. Os motores flex ou a álcool possuem tratamento anti corrosão em peças internas para evitar a oxidação causada por essa água, então não há motivos para se preocupar.

É importante lembrar que o aumento na adição de etanol na gasolina foi de apenas 2,5%. O principal efeito colateral dessa mistura é apenas o aumento no consumo.

O que causa água no escapamento

MOTOR A COMBUSTÃO GASOLINA E CARRO ELÉTRICO pum
Se a água for acompanha por fumaça branca após o aquecimento do motor, é sinal de problemas (Foto: Shutterstock)

Durante época mais frias, é comum sair um pouco de água do escapamento do carro abastecido com gasolina durante a partida a frio. O causador é a condensação mesmo, sem relações com o que ocorre no motor. Se isso ocorrer e tudo estiver funcionando normalmente, não é motivo para se preocupar.

O problema é quando há a emissão de água com frequência ou com clima seco. Sela ela for combinada com fumaça branca após o motor aquecer, é sinal de que a junta do cabeçote queimou.

Isso faz que o líquido de arrefecimento entre no motor e seja queimado. Mas o verdadeiro problema é que isso leva a um superaquecimento do motor.

A solução é trocar a junta do cabeçote e revisar o sistema de arrefecimento. Isso vale também para motores diesel.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gerdal Nunes de Carvalho 28 de agosto de 2025

Esqueceu de falar sobre a nossa gasolina adulterada nos postos de combustíveis. No meu caso eu só abasteço o meu carro com gasolina pódium e sempre nos mesmos postos, e observei um aumento considerável de saída de água no escapamento.

Avatar
Deixe um comentário