Quase 30% dos postos fiscalizados foram autuados pela ANP

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis autuou 5.677 postos; soma das penas aplicadas no ano passado chegou ao valor de R$ 167 milhões

istock 178989519
Por Laurie Andrade
Publicado em 13/03/2018 às 15h04
Atualizado em 08/06/2018 às 09h51

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) revelou, nesta semana, o balanço anual de fiscalização do abastecimento. O documento registra o número de ações realizadas em 2017, a quantidade de autos de infração, interdição e apreensão expedidos pelo órgão. Dos 20 mil estabelecimentos fiscalizados, 28% (5.677) receberam um auto de infração por não funcionar de acordo com as leis que regem o setor.

Veja, no gráfico a seguir, a média de infrações por região brasileira:

Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou os resultados das fiscalizações realizadas no ano passado. Em 2017, 225 estabelecimentos foram autuados por utilizarem bombas medidoras com vício de quantidade e 510 postos foram penalizados por adulterar combustível.
Gráfico ANP | Divulgação

Várias foram as razões pelas quais os postos foram autuados. Abaixo o ranking das não conformidades mais comuns:

  1. Não cumprir notificação (20%)
  2. Equipamento ausente ou em desacordo com a legislação (13%)
  3. Não atender a normas de segurança (11%)
  4. Não prestar informações ao consumidor (11%)
  5. Comercializar ou armazenar produto não conforme com a especificação (9%)
  6. Não apresentar documento de outorga (8%)
  7. Adquirir ou destinar produto de/para fonte diversa da autorizada (7%)
  8. Não atualizar dados cadastrais na ANP (3%)
  9. Não apresentar informações sobre movimentação de produto ou apresentá-las incorretamente (3%)
  10. Comercializar com vício de quantidade (3%)
  11. Demais motivações (12%)

As infrações por qualidade, conhecidas por penalizar a adulteração de combustível, são as que mais chamam a atenção dos motoristas. Elas representaram 9% do número de notificações, o que significa que 510 postos foram autuados no Brasil.

O estado com maior percentual de não conformidades com as especificações do combustível foi o Espírito Santo (com 25%), seguido por São Paulo (19%). Acre, Amapá, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe tiveram desempenho igual, positivo. A média brasileira foi de 8%.

Abaixo, o gráfico de autuações por infrações de qualidade em todos os estados brasileiros:

Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou os resultados das fiscalizações realizadas no ano passado. Em 2017, 225 estabelecimentos foram autuados por utilizarem bombas medidoras com vício de quantidade e 510 postos foram penalizados por adulterar combustível.
Gráfico ANP | Divulgação

O combustível mais adulterado foi o etanol, sendo o principal motivo das irregularidades o teor de metanol na amostra (37%), seguido pelo teor alcoólico/massa específica a 20º C (26%) e condutividade elétrica (21%).

No caso da gasolina, o segundo combustível mais adulterado, os principais problemas foram: percentual de etanol acima do permitido (50%), teor metanol (20%) e presença de marcador/solvente (10%).

Em 2017, 225 estabelecimentos foram autuados por utilizarem bombas medidoras com vício de quantidade. Isto é, a quantidade de combustível adquirida não é a mostrada na bomba. Os estados que mais registraram esse problema foram Alagoas, Amazonas e Maranhão, os três com aproximadamente 22 postos autuados.

A atuação em campo é apoiada por uma rede de laboratórios credenciados, que permite a identificação de problemas de qualidade, destacando-se variações nos teores de etanol e metanol, tanto na gasolina C quanto no etanol hidratado, além da presença de água e variação do teor de biodiesel na mistura do diesel B.

No ano passado, foram julgados 4.708 processos administrativos na primeira instância. A somatória das penas pecuniárias aplicadas chegou ao valor de R$ 167,4 milhões. 

Agencia Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou os resultados das fiscalizações realizadas no ano passado. Em 2017, 225 estabelecimentos foram autuados por utilizarem bombas medidoras com vício de quantidade e 510 postos foram penalizados por adulterar combustível.

Para saber informações específicas do seu estado, abra o relatório completo.

DIREITO DO CONSUMIDOR Diante de suspeitas de irregularidade ao abastecer seu veículo, ligue gratuitamente para a ANP – 0800 970 0267 – ou escreva por meio do fale conosco e faça uma denúncia.

É melhor prevenir do que remediar:

  • As bombas de combustível devem apresentar selo Inmetro, não abasteça caso não o encontre;
  • Confira, nas bombas, o nome do fornecedor ou distribuidor do posto escolhido. Essa informação é obrigatória;
  • Exija nota fiscal. O documento resguarda o consumidor e, com ele, é possível fazer uma reclamação formal caso haja algum problema;
  • Peça o teste de proveta para garantir a qualidade da gasolina.
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato 12 de outubro de 2019

Bom conteúdo. É preciso que os postos que foram ou são autuados pelas autoridades competentes sejam revelados afim de que nós, consumidores, não paramos mais nesses locais para abastecer nossos carros. Se a lei não permite a revelação que seja mudada para esse fim. Dessa forma haverá mais eficiência no combate da concorrência desleal.

Avatar
João Nivaldo Barizon 23 de julho de 2018

Um item mais fácil de fiscalizar mas que não acontece é com relação ao licenciamento ambiental. Muitos postos não possuem a licença de funcionamento.

Avatar
opheliajh4 20 de julho de 2018

Prepare recto moved:
http://brent.blogs.telrock.org

Avatar
Celio 14 de março de 2018

Faltou o nome dos safados, porque assim, logo irão cometer as mesmas falcatruas.

Avatar
Deixe um comentário