Aplicativo da CNH e IPVA falso pode infectar celular com vírus

Aplicativos disponíveis para download na loja do Google Play são falsos e instalam vírus no smartphone do usuário

Por AutoPapo06/02/19 às 18h30

Diversos aplicativos nocivos foram descobertos na loja do Google Play, imitando os programas oficiais da CNH digital e de consulta de IPVA, reportou a Folha de São Paulo. A notícia afirma que eles foram instalados em mais de 17 mil smartphones. Depois que a informação foi divulgadas, o aplicativo da CNH e do IPVA falsos foram removidos da loja.

Aplicativo da CNH e do IPVA disponíveis para download na loja do Google Play são falsos e instalam vírus no smartphone do usuário.
Aplicativo oficial da CNH digital se chama “Carteira Digital de Trânsito” e é publicado pelo SERPRO. (Reprodução do Google Play)

O desenvolvedor dos aplicativos, que estava registrado no Google Play, era “Ministério da Tecnologia”. A identidade do órgão, contudo, também é falsa, e foi pensada para ludibriar os usuários a pensar que aqueles são os apps oficiais. No Brasil, não existe um ministério com este nome.

Os celulares infectados pelo aplicativo da CNH ou do IPVA falsos foram expostos a programas de adware que exibem anúncios invasivos, ocupando toda a tela do aparelho. Também pode ocorrer vazamento de dados pessoais registrados no celular.

De acordo com a reportagem, os apps falsos estavam disponíveis na loja do Google desde dezembro.

Como escapar do aplicativo da CNH e do IPVA falsos

Para garantir que não está caindo no golpe do aplicativo da CNH e IPVA fraudulentos, usuários devem baixar os programas diretamente do site dos fornecedores. A página do app da CNH digital se encontra aqui, para sistema Android, e aqui, para iOS.

Já o aplicativo para consulta de IPVA vai depender de cada estado, mas geralmente são encontrados nas páginas das Secretarias de Estado de Fazenda de cada unidade federativa.

Alternativamente, usuários mais experientes podem observar o nome do programa e de seu desenvolvedor, cadastrados nas lojas de apps.  No caso do aplicativo da CNH, o app correto se chama “Carteira Digital de Trânsito”, e é publicado pelo “SERPRO”, que é o Serviço Federal de Processamento de Dados.

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (Seja o primeiro a avaliar)
Loading...
Clique na estrela para avaliar.
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário