Aquaplanagem: 2 dicas para evitar e 1 para te salvar

A perda de contato entre o pneu e a pista pode provocar a perda do controle da direção do carro e um grave acidente

carro na chuva aquaplanagem
Acúmulo de água na pista provoca o fenômeno (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/12/2022 às 18h03

O problema dessa época de férias é que você põe o carro na estrada com a família, mas chove. Quando chove, costuma alagar a estrada, e aí acontece o fenômeno muito perigoso da aquaplanagem. E como fazer para evitar a aquaplanagem?

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Primeiro lugar: velocidade. O carro só vai aquaplanar se você estiver rápido, acima de 90 km/h. Até essa velocidade, o pneu corta a água, porque ele entra devagar. Se entrar depressa é igual ski – você não consegue esquiar devagar, não é mesmo? Tem que ter velocidade para o ski ir para superfície da água. Essa é a primeira recomendação.

Segunda, obviamente, os pneus têm que estar com sulcos profundos para tentar afastar um pouco da água. O mínimo exigido por lei é 1,6 mm, representado pelo TWI. Abaixo disso, além do risco para a segurança, você pode ter problemas com a fiscalização.

O que fazer na aquaplanagem?

O que fazer se o carro já está na aquaplanagem? Não adianta virar volante, acelerar, frear, tudo isso que você faz só prejudica. Então, segura o volante em linha reta, não acelera, não freia, não faz nada.

Macete

Em condições de pista muito molhada, o sistema de freios recebeu muita água – o que pode prejudicar o atrito necessário entre disco e pastilhas para parar o carro. Então, se tiver um congestionamento, ou um sinal vermelho um pouco mais à frente do trecho alagado, você corre o risco de ficar sem freio e vai bater.

Então, como é que resolve isso? Você sai do trecho alagado, de segunda ou terceira, vai acelerando e vai freando ao mesmo tempo. Para quê? Freando você vai criar o atrito que esquenta a água, ela evapora e você volta a ter freios. Vai lembrar dessa dica?

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5 Comentários
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Alguém 28 de dezembro de 2022

“Você sai do trecho alagado, de segunda ou terceira, vai acelerando e vai freando ao mesmo tempo.”

Me parece seguro recomendar pra alguém que nunca freiou com o pé esquerdo fazer isso com o carro lotado em época de chuva

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Jovi 30 de dezembro de 2022

Qual a sua recomendação, então? Povo chato…

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Daniel 3 de janeiro de 2023

Também não entendi essa dica, achei muito arriscado, melhor reduzir a velocidade e ficar mais atento às frenagens

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Cadillata 28 de dezembro de 2022

“Primeiro lugar: velocidade. O carro só vai aquaplanar se você estiver rápido, acima de 90 km/h”.
Nunca aquaplanei, mas não sabia dessa dica.
Valeu!

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arai 29 de dezembro de 2022

Já aquaplanei na Dutra. E olha que nem estava correndo tanto assim (acima dos 80), pois chovia muito. Foi uma “poça d’água” formada em depressão na pista. Não tive problema porque foi num trecho reto e poucos metros, mas a gente sente que o carro destraciona (era uma Santana Quantum) por um instante.

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