Aquaplanagem: 2 dicas para evitar e 1 para te salvar
A perda de contato entre o pneu e a pista pode provocar a perda do controle da direção do carro e um grave acidente
A perda de contato entre o pneu e a pista pode provocar a perda do controle da direção do carro e um grave acidente
O problema dessa época de férias é que você põe o carro na estrada com a família, mas chove. Quando chove, costuma alagar a estrada, e aí acontece o fenômeno muito perigoso da aquaplanagem. E como fazer para evitar a aquaplanagem?
VEJA TAMBÉM:
Primeiro lugar: velocidade. O carro só vai aquaplanar se você estiver rápido, acima de 90 km/h. Até essa velocidade, o pneu corta a água, porque ele entra devagar. Se entrar depressa é igual ski – você não consegue esquiar devagar, não é mesmo? Tem que ter velocidade para o ski ir para superfície da água. Essa é a primeira recomendação.
Segunda, obviamente, os pneus têm que estar com sulcos profundos para tentar afastar um pouco da água. O mínimo exigido por lei é 1,6 mm, representado pelo TWI. Abaixo disso, além do risco para a segurança, você pode ter problemas com a fiscalização.
O que fazer se o carro já está na aquaplanagem? Não adianta virar volante, acelerar, frear, tudo isso que você faz só prejudica. Então, segura o volante em linha reta, não acelera, não freia, não faz nada.
Em condições de pista muito molhada, o sistema de freios recebeu muita água – o que pode prejudicar o atrito necessário entre disco e pastilhas para parar o carro. Então, se tiver um congestionamento, ou um sinal vermelho um pouco mais à frente do trecho alagado, você corre o risco de ficar sem freio e vai bater.
Então, como é que resolve isso? Você sai do trecho alagado, de segunda ou terceira, vai acelerando e vai freando ao mesmo tempo. Para quê? Freando você vai criar o atrito que esquenta a água, ela evapora e você volta a ter freios. Vai lembrar dessa dica?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
“Você sai do trecho alagado, de segunda ou terceira, vai acelerando e vai freando ao mesmo tempo.”
Me parece seguro recomendar pra alguém que nunca freiou com o pé esquerdo fazer isso com o carro lotado em época de chuva
Qual a sua recomendação, então? Povo chato…
Também não entendi essa dica, achei muito arriscado, melhor reduzir a velocidade e ficar mais atento às frenagens
“Primeiro lugar: velocidade. O carro só vai aquaplanar se você estiver rápido, acima de 90 km/h”.
Nunca aquaplanei, mas não sabia dessa dica.
Valeu!
Já aquaplanei na Dutra. E olha que nem estava correndo tanto assim (acima dos 80), pois chovia muito. Foi uma “poça d’água” formada em depressão na pista. Não tive problema porque foi num trecho reto e poucos metros, mas a gente sente que o carro destraciona (era uma Santana Quantum) por um instante.