Audi Q5: preços, versões, motorização e detalhes da nova geração
Maior, mais potente e leve, SUV chega com quatro versões de acabamento e preços entre R$ 244.990 e R$ 354.990
Maior, mais potente e leve, SUV chega com quatro versões de acabamento e preços entre R$ 244.990 e R$ 354.990
A segunda geração do Audi Q5, importada do México, chega ao Brasil com o design completamente reformulado e novidades mecânicas. Com preços entre R$ 244.990 e R$ 354.990, modelo oferece quatro versões de acabamento.
Versão | Preço |
---|---|
Attraction | R$ 244.990 |
Ambiente | R$ 274.990 |
Ambition | R$ 292.990 |
Blindada | R$ 354.990 |
As linhas do Audi Q5 estão mais esportivas e musculosas. Apesar de ligeiramente maior (3,4 cm no comprimento), o SUV ficou mais leve. São 50 kg a menos que o antecessor.
O segredo para a redução é a adoção de materiais de alta tecnologia, que proporcionam maior resistência com menor peso. Até a estrutura interna dos assentos foi incluída nesse aprimoramento.
Na geração anterior, o motor do Audi era V6. Agora, perdeu dois cilindros, mas ficou ainda mais forte e potente. O novo 2.0 turbo com dupla injeção tem 252 cv e torque de 37,7 kgf.m a baixíssimas 1.600 rotações.Isso significa que enquanto os grandalhões aspirados só começam a mostrar serviço próximo dos 4.000 rpm, esse propulsor já mostra a que veio logo no início da aceleração, sem precisar esticar as marchas. Também houve melhora no consumo e na emissão de poluentes.
Outra novidade está na transmissão do Audi Q5. No lugar da 4matic anterior, que enviava força constantemente para as quatro rodas, a nova “4matic Ultra – Tração Integral Permanentemente Disponível” só entrega torque para as traseiras quando é necessário.
Além disso, o eixo cardã (que transmite a força entre a frente e a traseira) para de girar, assim como pesados componentes internos do diferencial. A vantagem está na redução do consumo de combustível e de vibrações.
A reconexão das rodas traseiras acontece em apenas 0,2 segundos. Quando acionado o modo de condução esportiva do Q5, a tração se torna permanente nas quatro rodas.
A Audi aumentou o entre-eixos do Q5 em apenas 1,2 cm. Porém, graças aos bancos com encostos mais enxutos, a sensação de espaço e conforto é maior.
Sobra espaço para os joelhos de todos, mas pouco espaço para os pés do ocupante traseiro do meio em virtude do gigantesco túnel central no assoalho para a passagem do eixo cardã. Outro problema é o banco traseiro estreito para três adultos.
Disponível nas concessionárias, a versão mais simples do Audi Q5, Attraction, cota com:
A versão Ambiente acrescenta ar-condicionado de três zonas, bancos dianteiros esportivos e com memória para o do motorista, painel de instrumentos customizável em tela TFT, teto solar panorâmico, porta-malas com abertura e fechamento elétricos e abertura “hands free” pela movimentação do pé sob o veículo, assistente de estacionamento e chave presencial.
A Ambition tem a mais:
Como opcional, apenas para o Audi Q5 Ambition, há disponibilidade de supervisão de pontos cegos dos retrovisores, assistente para saída de ré de vagas perpendiculares, alerta de abertura de porta quando há aproximação lateral de veículo por trás, assistente de manutenção de faixa e, controlador de velocidade que mantém distância dos outros veículos com direção semiautônoma até 65 km/h.
Em outubro chega a versão blindada de fábrica nível 3-A com suspensão adaptativa por R$ 354.990. Para novembro, está prometida a versão esportiva SQ 5, por enquanto sem previsão de preço.
Na segurança, além dos sistemas já citados, airbag frontais e laterais dianteiros e de cabeça em todas as versões. Quanto ao comportamento em colisões, nota máxima de 5 estrelas em Crash test da EuroNCAP realizado este ano.
Ao volante o Novo Q5 agrada. Além da confortável, elevada e firme posição de dirigir, do fácil acesso aos comandos e da boa visualização dos instrumentos, é possível customizar o perfil de desempenho como se fossem vários veículos em um só.
Com o Audi drive select o Q5 vai de confortável a esportivo, passando por econômico e aventureiro. Além de permitir ser moldado ao seu gosto no modo individual. Mas os maiores destaques vão para a estabilidade e aderência nas curvas e para o fôlego do motor.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |