Audi TT: escolha do cupê alemão é guiada pela emoção

Quem procura um cupê desses não está preocupado com o espaço interno... Quer curtir os prazeres da vida e impressionar os 'reles mortais'

AUDI TT ALTA 34
Por Sérgio Melo
Publicado em 03/04/2016 às 14h58
Atualizado em 26/09/2019 às 12h52

Quem pensa em comprar um esportivo como o Audi TT deve tomar uma decisão baseada na emoção e não na razão. Afinal, quem procura um carro desses não está preocupado com o espaço para as compras do supermercado, levar a sogra para passear ou dar carona para a galera. O proprietário do TT quer mesmo curtir os prazeres da vida, sentir o sangue circulando e, acima de tudo, impressionar os reles mortais.

Audi TT
(Audi/Divulgação)

Ao entrar no cupê a emoção assume o controle. A posição de guiar, pertinho do chão, e os comandos nas mãos, aceleram o coração. O painel é uma grande tela que pode mostrar os instrumentos, mapas e tudo mais. Ao dar a partida os batimentos aumentam ainda mais, o ronco bonito traz à memória cenas de Velozes e furiosos. Aí você arranca e, ao sentir o “soco” nas costas, um leve sorriso é inevitável.

Também avaliamos o TT RS. Leia a matéria aqui e veja o vídeo!

Além de emoção, o cupê entrega beleza instantânea. Não há como deixar de notar como todos olham para o carro, estupefatos com tamanha beleza. Fiquei impressionado como causa ciúmes nos outros.

Quanto ao desempenho, o TT é mais firme nas curvas que automóveis convencionais, tem boa aceleração e desempenho de sobra em todas as faixas. Contudo, não pense que você está no topo da cadeia alimentar. Sem tração integral e, pelo menos, 50% a menos de potência, você não é páreo para os realmente “brutos” da família. Em breve deve chegar o irmão vitaminado TTS, com quase 300 cv, e a versão conversível do cupê. Que beleza!

O QUE É

Cupê compacto esportivo com duas portas.

ONDE É FEITO

Gyor – Hungria

QUANTO CUSTA

A versão testada, Ambition, custa R$ 229.900. A Attraction, com mecânica idêntica, rodas menores, faróis bixenon, ar condicionado não integrado, sem GPS e sem controle de perfis de desempenho, sai por R$ 209.990.

COMO ANDA

Motor 2.0 turbo a gasolina, 230cv, máxima de 250 km/h limitada eletronicamente e aceleração de 0 a 100km/h em 5,9 segundos. Mais que a elevada potência, merece elogios a generosa força de 38kg de torque em rotações incrivelmente baixas, a partir das 1.600rpm.

COM QUEM CONCORRE

Embora significativas diferenças, os principais concorrentes (BMW Z4 20i e Mercedes SLK 250 CGI) custam, respectivamente, R$ 227.170 e R$ 245.066.

COMO BEBE

Andando de forma vigorosa, dentro dos limites legais, fez 7,5 km/l na cidade e 12,2km/l na estrada.

ESPAÇO INTERNO

Na frente, sensação de estar no cockpit de um veículo de competição, com bancos em concha, comandos nas mãos e assento baixo. Na traseira, adultos nem pensar! Já o porta-malas tem boa capacidade de carga, com 305 litros.

SEGURANÇA

Airbags frontais, laterais e de cabeça dianteiros, controle de tração e de estabilidade. Recebeu quatro das cinco estrelas no crash test realizado pelo Euro NCAP.

Pontos positivos: Desempenho / Estilo / Emoção

Pontos Negativos: Assento traseiro / falta câmera de ré / Falta frenagem autônoma

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