Aulas noturnas de direção não serão mais obrigatórias

Medida foi adotada para garantir a segurança dos aspirantes a motorista; desde 2010, 20% das aulas de direção devem ser realizadas entre 18h e 22h

shutterstock 503186911
Por AutoPapo
Publicado em 08/08/2018 às 11h48
Atualizado em 09/08/2018 às 12h39

Em maio de 2010 a Resolução 347/10 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) oficializou a obrigatoriedade de aulas noturnas de direção. O texto previa que 20% das aulas realizadas por futuros condutores acontecessem de 18h às 22h. Um ano depois, em 2011, foi apresentado um Projeto de Lei , de número 2056/11que desejava o fim da exigência. Sete anos após o início de sua tramitação, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) se reúne com autoridades para discutir a necessidade do treinamento à noite.

A pauta voltou à tona quando profissionais dos centros de formações de condutores (CFCs) do Rio de Janeiro se mobilizaram, em nome da segurança dos instrutores e dos alunos, para requisitar uma posição do Departamento de Trânsito (Detran). Em resposta às reivindicações, em 27 de abril, o Detran-RJ determinou a redução do número de treinamentos noturnos obrigatórios de quatro para um. As outras três aulas poderiam ser realizadas no simulador. Agora, as aulas noturnas passam a ser facultativas.

A obrigatoriedade das aulas noturnas de direção vai deixar de existir. A determinação acontece em razão da segurança de alunos e instrutores.
Foto Shutterstock | Reprodução

O integrante da entidade “Instrutores em Ação”, Marcos Motta, justificou, em manifesto, que “os treinos geralmente são realizados em vias secundárias, de pouco movimento e com iluminação insuficiente”. Por essa razão, tanto aprendizes quanto profissionais ficam expostos ao perigo.

A expectativa é que a medida seja adotada em todo o país. O texto, que vai alterar o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), deve determinar que o período de aprendizagem dos CFCs será até as 17h, sem prejuízo do registro das aulas noturnas. Caberá, então, à autoescola e ao próprio aluno escolherem se farão ou não as aulas depois deste horário.

O Departamento Nacional de Trânsito e Contran afirmaram, em resposta à redação, que estão avaliando a eficácia e segurança como parte da aprendizagem dos candidatos à habilitação seja realizada no período noturno. Porém, para determinar o fim das aulas noturnas de direção, os órgãos dependem de iniciativa legislativa, não havendo nenhuma previsão de edição de Deliberação do CONTRAN, nem mesmo reuniões no sentido de impedir o cumprimento da Lei.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Genilson 24 de março de 2021

Sou instrutor, nunca concordei com aulas noturnas, muito cansativo, chegamos tarde p nossas famílias, ridículo aulas noturnas, não muda nada na aprendizagem, qdo existia horário de verão os as aulas noturnas terminavam ainda com sol….Vou falar a pura verdade ( muitos desite da profissão pela carga horária abusiva, sair de casa às 7 da manhã e retorna p casa às 19:40 hs, alguns retornam às 21:20…ABSUDO AULA NOTURNAS
Parabéns para o Projeto que elimina as aulas noturnas

Avatar
João Correia 4 de julho de 2019

Não concordo com estas aulas a noite, mesmo sendo no interior pois é pior ainda, temos que voltar tarte para casa pois muitas não tem auto escola na cidade, tendo que ficar uma parte do dia e a noite retornar, 74. 120 km a noite ficando a mercê dos bandido riscando à vida.
Deve pensar nas pessoas que não tem auto escola na própria cidade.
Não concordo abraço.

Avatar
giulia 14 de junho de 2019

Na minha opinião eu acho ridículo essas aulas noturna . Chega determinado tempo queremos descansar ou seja, estudar,fazer outras coisa ficamos restritos porque a auto escola mesmo não vai querer contratar um determinado instrutor para a noite e é muito cansativo e ainda mais viemos de sábado também e é descontado em banco de horas sabe Deus quando folgaremos e para que aula noturna não serve para nada o exame pratico e durante o dia e com essas aulas não irá mudar eu vejo a dificuldade dos alunos ter que resolver no serviço para liberarem. Os alunos que faltam na faculdade curso e as agendas sobrecarrega porque muito aluno. O órgão competente precisa se resolver poxa quero muito fazer uma faculdade mas vamos aguardar a boa vontade.

Avatar
HELIO 11 de fevereiro de 2019

AULAS NOTURNAS PREJUDICAM ALUNOS E INSTRUTORES ALUNOS PERDEM AULAS EM FACULDADES CURSOS ETC INSTRUTORES NÃO TEMPO NEM DE CURTIR SUA PROPRIA FAMILIA FICAMOS EXPOSTOS A ASSALTOS, AJUDEM A CLASSE VAMOS ACABAR COM ESSAS AULAS NOTURNAS QUE É UMA PURA ENGANAÇÃO!!

Avatar
Samuel junio 13 de março de 2019

Ate quando vamos ministrar aulas noturnas,chega a gente também temos famílias,etc….

Avatar
Carlos 10 de abril de 2019

Se é obrigatório aulas noturnas porque
Não é obrigado exame prático noturnos
Somente nois instrutores somos obrigados
A ficar até as 23 horas sendo que nem o
Detran trabalham a noite é um absurdo

Avatar
Pedro 25 de junho de 2020

Sistema tinha q trava as 18 horas ,se não adianta nada o sistema aceita aula depois das 18, tem várias auto escola vai continuar colocando aulas

Avatar
Maurício 11 de fevereiro de 2019

Com essas aulas noturnas nos instrutores ficamos presos a auto escola até tarde da noite sem poder fazer outra coisa na vida fazer curso ou até mesmo uma faculdade e sem contar com a carga horária que muito puxada.E na categoria C,D,E é um absurdo 20 aulas de cada 10 aulas seria o suficiente pq adição o aluno ja sabem dirigir.

Avatar
Maurício 11 de fevereiro de 2019

Com essas aulas noturnas nos instrutores ficamos presos a auto escola até tarde da noite sem poder fazer outra coisa na vida fazer curso ou até mesmo uma faculdade e sem contar com a carga horária que muito puxada.

Avatar
Eduardo Siquiera da Costa 23 de setembro de 2018

Os treze pontos que devemos acaba com as aulas pratica de transito noturnas
1- Pela falta de segurança nas cidades Brasileira. (Como assalto e mortes)
2- 02- Assalto em várias autoescolas no estado.
3- 03- E um setor e formado por micro e pequenas empresa. Que tem uma carga tributária bastante alta, não contratar mais Trabalhador.
4- 04- A maioria das empresas usa essa lei como de concorrência predatória. Elas não ministram aula noturna. Apenas fazem o registro das aulas
5- 05 – (A falta de fiscalização do órgão de transito)
6- 06- Concorrem predatoriamente com aquelas empresas serias que colocam os instrutores para trabalhar a noite
7- 07-Vida social do Instrutor e empresário que chega em casa soa partir das 22 horas
8- 08- Os funcionários da empresa que trabalha a noite. Ele perde o direito de estudar a noite de ficar mais tempo com sua família, fazer um curso de capacitação.
9- 09O aluno também nesse período que está fazendo aulas noturnas esta faltando na escola.
10- 10- A prejuízo para o aluno. E de em torno de 20% do aprendizado (por que muitas vezes ele não tem aulas só registra)
11- 11- Ele não vai ter a aulas com aptidão devido ao medo de assalto
12- 12- O não Compromisso de um o aluno e o instrutor, em não ministra essas aulas.
13- 13- Não termos um local adequado para se ministra essas aulas sem o mínimo de segurança não podemos continua de brincar de aula desse jeito e impossível –

Avatar
Deixe um comentário