Autopeças falsificadas colocam em risco a vida de ocupantes
Por ano, as peças automobilísticas de origem duvidosa geram um prejuízo de R$ 3 bilhões para o Brasil; o maior problema, no entanto, é insegurança
Por ano, as peças automobilísticas de origem duvidosa geram um prejuízo de R$ 3 bilhões para o Brasil; o maior problema, no entanto, é insegurança
No mundo, a falsificação de peças automotivas gera um prejuízo de U$ 12 bilhões (R$ 46 bilhões 295 mil, em conversão direta), segundo estimativa da Comissão Federal de Comércio (Federal Trade Commission, com sede nos EUA). Apenas no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Combate à Falsificação (ABCF), R$ 3 bilhões em arrecadação são perdidos anualmente em razão das autopeças falsificadas.
O setor automobilístico só perde para os cigarros. As autopeças sem procedência são mais baratas, cerca de 30%, afirma a ABCF. A economia, no entanto, não vale a pena, já que coloca em risco a vida de motoristas, passageiros e terceiros.
A maior parte (60%) das autopeças falsificadas chegam ao Brasil pelo Paraguai ou direto da China. Ainda segundo a Associação, os profissionais do ramo das oficinas mecânicas conseguem perceber que a peça não é original, mas optam por usá-las em razão do baixo custo.
“Com cadeias produtivas mais globais e complexas, até mesmo as fabricantes podem não estar cientes que componentes do carro não atendem especificações de engenharia e outras normas no produto final,” diz Rod Jones, gerente de investigação da Underwriters Laboratories (UL), empresa que inspeciona e certifica fabricantes de acordo com as normas do Inmetro e Anatel.
Materiais, rótulos falsificados e o uso errado de marcas registradas são algumas das estratégias utilizadas pelos criminosos para fazer com que suas peças entrem no mercado. Globalmente, O Departamento Americano de Comércio estima que produtos falsificados respondam por 5% a 7% do comércio mundial.
“Além do impacto financeiro, produtos falsificados também podem machucar pessoas. Componentes de má qualidade, como velas de ignição que superaquecem, colocam os motoristas e quem mais estiver no carro em risco. E claro, caso essa peça venha de fábrica pode acabar com a reputação da fabricante em questão”, explica a assessoria da UL.
COMO EVITAR A Associação Nacional das Fabricantes de Autopeças (Anfape), por meio do diretor-executivo, Roberto Monteiro, explica que é importante pedir que o mecânico devolva a peça retirada do carro e apresente a que será utilizada: “Dessa forma, o consumidor terá certeza da procedência da nova peça e não se surpreenderá em eventuais circunstâncias desagradáveis”.
Outro medida importante é solicitar um orçamento dividido entre mão de obra e peças. O consumidor pode, também, solicitar o valor do serviço com a utilização de peças originais e também com as peças similares, aquelas de marca própria, disponibilizadas pelo mercado independente mas com selo do Inmetro.
As definições acima foram disponibilizadas pela Anfape.
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