[Avaliação] Renault Logan Iconic: contradições de um sedã
Elevação da altura em relação ao solo piorou a estabilidade e o conforto de marcha, enquanto o casamento do motor com o câmbio CVT não é o ideal
Elevação da altura em relação ao solo piorou a estabilidade e o conforto de marcha, enquanto o casamento do motor com o câmbio CVT não é o ideal
Renault Logan 2020 perde a excelente calibragem da suspensão por que teve a altura do solo elevada para caber a caixa CVT. A suspensão do sedã de baixo custo sempre foi um dos destaques juntamente com o espaço para três adultos no banco traseiro e o porta-malas de 510 litros de capacidade. A calibragem da suspensão do Logan sempre agradou pela estabilidade e conforto. Agora, nem um nem outro.
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O carro tem ótima altura do solo para trafegar em caminhos ruins com curso ampliado da suspensão, mas transfere muito as imperfeições para dentro e não contorna curva como antes, pois a carroceria rola bastante. Comportamento dinâmico comprometido. Retrovisor do motorista vibra no piso ondulado.
Além do câmbio CVT, o Renault Logan 2020 passa a ser equipado com controles de estabilidade/tração e assistente de partida em rampa na linha 2020, além de airbags laterais e luz em LED em torno dos faróis, que iluminam bem, e a grade cromada identidade mundial da marca. Ao abrir o capô, duas surpresas: sustentação por mola a gás, ausente até em modelos de categoria superior, e o tanquinho de partida a frio já em extinção.
Contradições continuam com assistência eletro-hidráulica da direção, enquanto o Kwid, modelo de menor preço da marca no país, tem assistência elétrica. Outro detalhe importante é a iluminação dos interruptores dos vidros elétricos ausentes em modelos mais caros de outras marcas. E em todas as portas é do tipo um toque para subir e descer.
Confira a galeria de fotos do Renault Logan 2020 1.6 CVT Iconic:
Direção pesada em manobra e anestesiada em alta. Não se sente absolutamente nada. Coluna de direção regulável apenas em altura. Volante tem boa pega, revestido em material rugoso evita deslize acidental, e tem somente comandos do controle de velocidade para o bem da ótima ergonomia com a maioria dos comandos ao alcance das mãos.
Acesso fácil ao banco traseiro sem precisar abaixar. Espaço suficiente para ombro, cabeça e perna de três adultos. Coisa rara em modelos de maior distância entre-eixos. Visibilidade boa, mas retrovisores planos limitam campo de visão.
Sistema multimídia completo inclui navegação (GPS) de série e é compatível com Android Auto e Apple Car Play. Porta-luz e porta-malas com luz. Banco do motorista com regulagem de altura, mas comprimento limitado do assento não apoia totalmente as pernas. Forração em material sintético antitranspirante exige climatização, que é eletrônica com regulagem de temperatura.
Motor 1.6 de alumínio da Nissan usa corrente em vez de correia dentada, que facilita manutenção. Casamento com câmbio CVT não é união ideal. Ocorre característica patinação na arrancada, com ligeiro retardo para o carro entrar em movimento.
O desempenho é regular com dois ocupantes. O motor urra em alta rotação. Há seis marchas virtuais marcadas que podem ser trocadas por meio da alavanca. Útil nas descidas como freio motor. Freios eficientes em simulação de emergência. O ABS pode entrar rapidamente em ação em marcha à ré. Limpadores eficientes assim como o lavador do para-brisa.
Versão avaliada Iconic é a topo de linha e preço sugerido é de R$ 72.090. Pintura metálica é opcional único. Garantia é de três anos ou 100 mil quilômetros.
Ficha técnica | Renault Logan Iconic 2020 |
---|---|
Motor | quatro cilindros em linha, 1.597 cm³, 16 válvulas, flex |
Potência | 118 cv (álcool)/ 115 cv (gasolina) a 5.500 rpm |
Torque | 16 kgfm (tanto com álcool quanto com gasolina) a 4.000 rpm |
Transmissão | tração dianteira e câmbio CVT de seis marchas simuladas |
Direção | tipo pinhão e cremalheira com assistência eletro-hidráulica; diâmetro de giro, 10,6 metros |
Freios | disco ventilado na dianteira e tambor na traseira |
Suspensão | dianteira, independente, do tipo McPherson; traseira, eixo semirrígido; altura do solo, não divulgado |
Rodas/pneus | 6,5×16”de liga leve/205/55R16 |
Peso (kg) | 1.160 |
Carga útil (passageiros + bagagem) | 446 kg |
Dimensões (metro) | comprimento, 4,35; largura, 1,73; altura, 1,57; distância entre-eixos, 2,635 |
Porta-malas | 510 litros |
Tanque | 50 litros |
Desempenho | velocidade máxima, 177 km/h (a) / 174 km/h (g); aceleração até 100 km/h, 11,2 segundos (a/g) |
Consumo (km/l) | urbano, 7,4 (a)/10,9 (g); estrada, 8,5 (a) e 11,9 (g) |
Fotos Alexandre Carneiro | AutoPapo
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O carro é maravilhoso. Ótimo espaço interno. Suspensão firme e confortável. Adorei o carro.
Parece que esse reportagem foi paga pela concorrência. Só falam mal do carro. Discordo de tudo. Tenho um, gosto muito dele. Pelo preço, é um ótimo carro.
Eu também suspeitei disso. Talvez o avaliador não tenha dirigido 1km esse Logan. Enfim… o carro é top!
Gostei muito do carro. Adorei alto, espaçoso e lindo.
Eu tenho um. Só posso reclamar do barulho que ele faz, bate. Parece que tem um tambor vazio no porta-malas. No mais eu me sinto melhor dentro dele do que no falecido yaris, que batia em qualquer lombada, meio fiu ou pedra.
Utilizando um cambio automático tradicional, como o do Ford Ka ,seria desnecessário aumentar a altura em relação ao solo?
Mais alto por causa do câmbio???? Bobagem da grossa.