Bateria descarregando: 7 dicas para identificar o problema
Você tenta ligar o carro e... nem sinal! É a bateria ou o arranque? Ou outro problema elétrico ou mecânico? Veja como identificar
Você tenta ligar o carro e... nem sinal! É a bateria ou o arranque? Ou outro problema elétrico ou mecânico? Veja como identificar
Entre os componentes de vida limitada no automóvel, a bateria é uma das mais amaldiçoadas, pois só pifa quando não pode. E o que é pior: costuma enganar o motorista que vê acesa no painel a luz de alerta da bateria e pensa que o defeito é dela. Não é!
Existem vários sintomas no comportamento do carro que sinalizam se o problema é mesmo do componente. Vamos aos sete principais:
Se há uma desconfiança em relação à bateria, pode transformá-la em quase certeza na época de temperaturas mais baixas, quando elas escolhem para pifar. Não é coincidência: elas produzem energia elétrica a partir de uma reação química. Mais difícil de acontecer no frio.
Além disso, o próprio motor exige mais, pois o combustível se vaporiza com maior dificuldade e o óleo, mais viscoso, aumenta o atrito a ser vencido pelas partes móveis.
Se, no momento de ser acionado, o motor vira lentamente, é bastante provável que a bateria esteja sem carga suficiente. E uma pequena possibilidade de que seja algum problema mecânico.
O motorista aciona o arranque mas o motor não se mexe. As vezes só se ouve um “clic-clic-clic”. Para se verificar a origem do problema, a sugestão é ligar faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente e, então, o problema é do próprio motor de arranque.
A luzinha no painel que se acende com o desenho de uma bateria NÃO significa problema nela,mas de que não está sendo carregada adequadamente. Pode ser um problema no alternador,ou na correia que o aciona, etc.
Uma rápida verificada na bateria é suficiente para se perceber a presença de azinhavre (zinabre) nos polos, ou terminais. Que é uma corrosão do metal e prejudica a passagem da corrente elétrica. Uma boa limpeza – que pode ser com Coca-Cola, lembrando-se de lavar depois com água – resolve o problema.
Se falta corrente elétrica e se desconfia da bateria, vale a pena verificar a data de fabricação que está sempre registrada em sua superfície superior, perto dos terminais. Não existe um prazo definido, mas ela em geral dura pelo menos dois anos. Algumas chegam a três ou quatro anos, mas não vão muito além disso. Se estiver muito acima, é porque já deu seu suspiro final…
Se a bateria estiver mesmo “arriada”, uma boa receita para verificar é tentando uma“chupeta”, ou seja, ligando em seus terminais os cabos vindos de outra bateria. Se o arranque funcionar, fica comprovado que o problema era da bateria. Mas que poderia estar momentaneamente descarregada pelo esquecimento de faróis ligados, por exemplo. Assim que a chupeta for desligada e o carro funcionar por alguns minutos, ela volta a funcionar.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
boas,tenho uma ford custon 2017,se andar em circulacao ao outro dia nao pega em frio,se estiver na garagem parada mesmo que seja alguns dias pega bem.ja mudei injetores ,bpmba de gasoleo,altrnador,motor de arranque,bateria ,continua na mesma,da me a entender que algo consome a bateria em circulaccao,se alguem puder ajudar agradeco,obrigado.
ja foi feito todo tipo de reparo nesse carro ate o modulo foi concertado. funcionou uma semana, depois ligava acendia todas as luzes e nao dava partida, tirei o painel, entao ele so da a partida se eu segurar os fios junto de uma tomada ligada atras do painel. me disseram podia ser problema de solda. vc pode me disser o que pode ser?
Tenho um DS5 quando fica parado 3 dias mata a bateria por completo então preciso desligar o cabo da bateria para não descarregar aí pode ficar 20 a 30 dias quando retorno eu conecto o cabo e toca arranque normalmente o que pode estar descarregado a bateria?
Olá, estou tendo problemas com o meu vw polo sempre está a estragar as baterias. Nas primeiras tentativas de arranque, o carro dá sinal de que vai pegar mas acaba por descarregar a bateria. Podem por favor me ajudar por gentileza o que é que está se passa? Será que há um problema da instalação?
Tenho um clio 99 que descarrega muito rapido a bateria, um dia chegou a sumir a luz verde da bateria, como uso pouco comecei a desconectar um do cabos para não consumir muita bateria com ele parado. Então notei algo, varias vezes desconectei o cabo e estava com a luz preta, 2 dias depois aparecia verde, bateria carregou. Porque? Como isso acontece?
Tenho um corolla 2005,, Lavei o carro ontem no lava jato quando foi pela manhã acionei o controle para abrir o carro quase não abre fiz uma chupeta ai pegou e funcionou normalmente achei que seria o alternador mas não tem como foi feito troca de peça carregando normalmente a amperagem no regulador,pois já e a terceira vez que acontece este defeito,, até agora não consegui descobrir essa fuga de energia,,, bateria nova Moura,, não consegui descobrir até agora come quase toda a carga da bateria. Quem puder dar uma orientacão agradeço.
Estou com um problema na Fiat Toro endurance 2021. Ela está descarregando a bateria, levamos na concessionária e eles trocaram a bateria, colocaram até da Moura que é das melhores, depois de uma semana o carro arriou novamente a bateria nova zerou, o que pode ser? Já são duas baterias, o carro é novo, vai fazer um ano ainda, tem 9k rodados, o que pode está acontecendo. Obs: foi instalado uma central multimídia e os faróis de neblina.
Pode ser um monte de coisas, desde uma fuga de corrente até um problema na programação do módulo de comando do carro. Leve seu carro à concessionária e exija que eles façam uma análise completa em todos os sistemas do carro até descobrir a causa do consumo excessivo da bateria.
Tô com um problema no corsa 2010 no painel mostra que tem carga na bateria mais na hora de dar partida ele não liga mais ser eu da um tranco ele pega oque será .
arranque
Pode ser que seja motor de partida
A minha bateria durou 3 semanas, as vezes recebe energia suficiente para o arranque outras não, faço viagens de +- 30klm. tenho ob2 e faço medições da voltagem uns dias da 12.**v outros mas com menos frequência da 14.**V, o problema serra alternador ou outra coisa tipo Centralina.
o carro é smart forfour gasolina de 2015. Obrigado
No meu caso eu saí com meu carro funcionou tudo normal só que quando parei o carro não ligava mais ,mais ligava tudo luz e som só ñ tava perdida na chave ,dei tranco funcionou levei na mecânica cara falou que minha bateria descarregou ?achei estranho pq ligou som normal.
ok
O som vai ligar normal dependendo da carga da bateria, más para dar partida no veículo a tensão deve ser maior….
Minha bateria estava descarregando direto,comprei bateria nova e continuou, troquei alternador e continuou.o que pode ser?
O meu mesmo problema, ligo o carro ando, quando paro e ligo de novo, não liga, do tranco ele liga, aí desligo na mesma hora, dou na chave ele liga normal, não tô entendendo.
Então é sinal que ootor de arranque está apresentando problema…
Solda quebrada nos relés do painel da bomba de combustivel faz esse defeito acontecer ressoldar todos os relés vai resolver
sim irmão uma grande fuga de corrente. algo em corto das muitas vezes a própria bateria que da pau pega carga mais não segura para da o giro no motor de arranque
Boa tarde/ tenho um virtus 2019,quando giro a chave antes de acionar o motor aparece na tela bateria fraca 12 volts,aviso,desligue o infortentement ou ligue o motor. Nao sei o é isso
Alguma opinião sobre comentario acima?
Pode ser que seu carro fica muito tempo parado, ou que a própria bateria está com defeito
Boa tarde, minha Bateria é Nova tem uns 6 meses, más acabei furando ela sem querer e vazou ácido colei ela com um produto e abasteci ela com ácido novamente sendo que ela começou a vazar um tempo depois forçando a saída desse ácido pelo buraco que colei e pelas tampas (só vaza quando ando ou coloco pra carregar porque ela acaba descarregando
Boa noite!! toda vez que meu carro arria a bateria,levo ela pra carregar,mas assim que eu a coloco, mesmo estando bem carregada,o carro demora muito pra funcionar, costuma arriar ela de novo,o que pode ser??
Quero saber qual problema da minha parati. A bateria descarrega em movimento e apaga e nao pega mais.
Problema de alternador.
Otimas dicas,gostei das informações
Obrigado
Meu carro não pode ficar sem ligar uns 2 dias que já perde a carga ,ele nunca pega de primeira sempre tem que dar uma acelerada pra poder pegar, o que pode ser?
Ola, tudo bem ?
Troquei a bateria fazem exatos 6 meses, por uma de “primeira linha” segundo o mecânico. Porém toda vez que o carro fica 2 dias parado ela arria completamente. A última vez ele recarregou ela, e disse que era de ficar parada. Eu achei muito estranho pq não deixamos nada ligado no carro, nem alarme.
Oi tente isso, se não for utilizar o veículo retire só o cabo negativo da bateria,pode colocar é tirar quantas vezes quiser e sempre que colocar vai ter energia na bateria sempre e é só ligar o carro, mas acho que seu alarme do carro deve estar roubando energia evite usar o alarme só se ficar na rua. Para descobri o problema do carro use um voltimetro.
Meu carro,acredito eu estar com problema de bateria,estava usando a dica de desconectar o cabo da bateria,porém o positivo,estava dando certo,mas por duas vezes quando ia dar partida não respondia,mas pegou no tranco é depois de rodar pegava de boa
se o carro estiver parado na garagem algum tempo a bateria pode descarregar tendo o carro o fecho centralizado desligado
Pode, independentemente de que tenha ou nao o fecho desligado, no entanto, dependendo da data de fabrico do automovel, alguns exigem que a bateria permaneça conectada, dado que existe informacao importante gravada em centralinas que caso fique desconectado por um longo perioso de tempo, pode perder-se esses dados (exemplo codigo da chave de ignição do motor) e com isso ser forçado a chamar um tecnico da marca para voltar a reintruduzir os dados de segurança no sistema, este é um problema que tem acontecido com relativa frequencia, modelos de carros sem centralina (mais antigos) não sofrem essa consequencia, nestes casos basta desligar o terminal da bateria para que nenhum componente consuma nada (memorias de autorradio ou relogio interior do automovel)
Oii, amigo, me ajuda a tirar uma dúvida, estou com o mesmo problema e estou cansada de ser enganada!
Quando parei meu carro e fui ligar não deu partida, ele vira a chave porém não da partida. Minha bateria descarregou, fizemos aquele truque de usar a bateria de alguém, ele pegou, e colocamos a minha novamente, andei com o carro quando parei ele não quis ligar de novo, usaram aquele aparelho e disseram que não era o arranque pq estava bom, era a bateria. Comprei outra bateria, assim que coloquei ele pegou, andei quando parei no dia seguinte ele fez o mesmo!!! Vira a chave porém não pega. Me ajuda por favor estou desesperada. Ele acende tudo no painel faz tudo, só não da partida. Meu carro é um captiva
Boa tarde no seu caso e o alternador que está ruim vá no eletricista ypede para ele medir o alternador
compre uma bateria nova ao transporta no porta mala virou , e derramou parte da solução, completei até cobri as placas não carrega mais.
Muita atenção, a bateria tem um composto de ácido ativo muito corrosivo a metais, sendo que a solução é composta por uma baixa quatidade de ácido e o resto de agua destilada que reduz a violencia do acido para com as placas internas da bateria, uma vez tombada, esse acido provavelmente foi derramado no interior do seu automovel, pode causar danos na pintura e ate a corrosao do metal, devera lavar muito bem a superficie metalica que sofreu o contacto com esta solução quimica (usar luvas de proteção e oculos de proteção, o contacto com a pele é muito perigoso) e posteriormente passar uma camada de lubrificação, oleo passado com um pincel, deixe ficar assim uma semana, apos esse tempo, use um trapo molhado em disolvente (diluente) e coloque um pouco de tinta em spray para voltar a proteger a superficie metalica atingida.
Voltando a bateria, para recuperar o funcionamento da bateria voce tera que voltar a contruir o composto liquido, antes de mais, deve proteger a cara, vias respiratorias, olhos, mãos, uma vez que tera que usar um acido considerado dos mais perigosos do mundo, se aceita fazelo por sua conta e risco, devo desde ja alerta-lo que qualquer consequencia por falha no procedimento de segurança que acabo de lhe recomendar, as consequencias são:
Queimaduras graves (a pele derrete)
Cegueira irreversivel
Queimaduras graves nos pulmoes ou vias respiratorias
Morte
Se acaba de ver esta indicação e aceita o desafio, pois muito bem, sera de sua inteira responsabilidade qualquer erro que cometa.
Seguindo: 10% de ácido sulfurico
Resto de agua destilada
Para saber os valores com mais precisão voce deve encher os reservatorios da bateria com agua destilada e seguido, vaze-o para um recepiente de plastico duro, a mistura sera baseada nessa quantidade de água, verifique quanta agua saiu da bateria, calcule e retire 10% de agua e reponha esses 10% com acido, a solução está completa, divida a agua pelos diversos reservatorios da bateria sem nunca esquecer que tem de estar protegido pois a substancia está muito ativa, respeite os niveis de agua da bateria, feche os reservatorios e todo o equipamento que voce usou deve imediatamente retira-lo sem nunca tocar com as maos nuas na parte exterior, os vapores do acido estarão muito presentes em todo o seu material de proteção e sao igualmente perigosos.
Deixe a bateria por 24 horas, apos esse tempo, coloque a bateria no automovel e é so ligar o motor, a bateria ja se encontra carregada na sua potencia máxima (15,4 volts)
Bateria carregada funcionando normalmente, mas quando parei o carro e desliguei o motor a bateria derrepente ficou zerada, nada acende no painel, mas com um fio aparece corrente no polo negativo, já polo positivo não tem nenhuma carga, colocando as extremidade dos fios ao mesmo tempo ou não, o que é isso.
A sua questão deixa-me algumas duvidas pois sendo de energias dc (continua) se o circuito não é fechado voce nao terá presenca de energia em lado nenhum, so com energia alternada é que ocorre o que indica.
Por acaso voce nao tem o carregador de baterias conectado a bateria ? Alguns carregadores dão uma ligeira passagem do fase ou do neutro devido ao desgaste (considere substituir)
No seu caso que assim que desligou o carro, nada mais acendeu, significa que um fusivel foi ao ar, esse fusivel está dentro da caixa perto de onde o cabo de bateria entra nela, basicamente o motor funcionou enquanto o alternador estava a girar com o motor, uma vez parado deixou de produzir energia e como consequencia de um fusivel queimado, todo o sistema deixa de ter alimentação, subestitua o fusivel, nunca por um mais forte, respeite os limites indicados pois a instalação eletrica so suporta o maximo que o fusivel indica ou consulte o manual para confirmar qual e o maximo que pode colocar.
bom dia ontem via para o serviço parei em um local com meu logan 2008 ao voltar dei partida e nada sinal de bateria acionei o seguro e o mecânico confirmou que era a bateria, comprei uma nova e troquei fui para casa normal ao parar na garagem desliguei e tentei liga novamente e não ligou , o que sera, sendo que antes um mecânico mexeu na correia de alternador sera que pode ser isso,
isso pode ser o motor de arranque com problema, pois bateria nova se o motor de arranque estiver ruim ele não dá partida.
Voce foi enganado pelo mecanico, tenho muitos anos de pratica nesta area de eletricista auto e ate hoje nunca tive uma reclamacao sendo que os meis clientes voltam devido a honestidade que tenho com eles.
Pois bem, o seu problema esta no interior do alternador, o carro apenas funcionou porque teve energia da bateria para isso, uma vez descarregada durante a viagem, quando tentou ligar, como indicou, ja não deu sinal ou então estava demasiado fraca, no alternador, existe no seu interior duas “escovinhas” de contacto com o rotor que com o passar dos anos gastam-se e perdem o contacto, deste modo assim que isso acontece, a bateria deixou de ser recarregada, uma forma de voce confirmar seria colocar um carregador de baterias a carregar um pouco a bateria, espere 40 minutos (motor a gasolina) 70 minutos (motor a gasoleo) e tente o arranque, se conseguio ligar o motor, desligue o carregador e deixe o motor a trabalhar 20 minutos, desligue de seguida o motor e tente reativar o motor, se o.motor parou ou voce nao conseguio voltar a ligar, o problema esta nessas escovinhas no interior do alternador, se alguem lhe disser que o alternador queimou, diga a essa pessoa que eu o estou a chamar de mentiroso ok ? ?
Claudia vc pode tirar a bateria do carro e levar ao eletricista e pedir para ele ver se ela esta segurando carga .se nao estiver pode comprar uma nova.Mas se ela estiver boa mas sem carga pode ser o alternador ai so o eletricista abrindo ele .Ou seja o eletricista vai ate a sua casa e reboca o carro ate la.
Bom dia , tenho um gol G5 comprei a 11 meses atrás , de 4 meses para cá começou a descarregar totalmente a bateria , aí dou chupeta ela volta , aí ando normal e nada acontece , do nada quando preciso do carro , tá ele lá totalmente com a bateria descarregada. Lei no eletricista ele disse q não era bateria , mas nada fez . Essa semana fui trabalhar, cheguei às 8 qnd foi a 17 hs ele estava todo apagado , nada acende. Ontem precisava ir de carro , cade ? Tá lá parado até agora , esperando sábado pra levar ao mecânico , embora diz ele que o problema tem q ser resolvido pelo eletricista . Para finalizar a bateria não tem nenhum ano . Por favor , pode me dá uma luz ? ??
Estou passando a mesma coisa, bateria do nada..sem motivo algum ficou assim.. tem apenas 10 meses.. não segura carga.
Com serteza o problema é sim eletrico, voce tem algo no interior do carro sempre ligado, exemplo: amplificador de som mal conectado, autorradio mal conectado, ou tem alguma luz interior sempre ligada (maleteiro por exemplo, muito comum acontecer, como voce pode verificar se tem algo ligado, abre o compartimento da bateria, depois de recarregada, aproxime os terminais de ligacao e aperte o negativo no polo correspondente, quando encosta o positivo no seu lugar, se faiscar, tem consumo no seu carro, certifique-se de que tudo esta desconectado e volte a tentar, se nao resolveu aqui vão algumas dicas:
Se tem amplificador de som no maleteiro, certifique-se que ele nao esta ligado assim que voce conecta a bateria (normalmente tem um led que acende assim que esteja ativado)
Se é o seu caso, deixo uma breve explicacao de como corrigir mais abaixo*.
Outras situações para detetar a falha:
Sem o polo positivo ligado, remova um fusivel de cada vez e em cada remoção prove se te faiscamento quando tenta conectar a bateria, quando remover algum e nao faisque, verifique no manual a que parte do automovel esse fosivel pertence (nunca esqueca de recolocar os fusiveis na mesma ordem)
*Sistemas de som amplificados para automovel:
Muitas pessoas pensam que um amplificador de audio no maleteiro é so colocar positivo, negativo, entrar o sinal de som e ligar as colunas e ja está, esse erro é fatal, o amplificador tem 3 pontos de entrada de energia, dois deles sao positivos e um negativo, nesses dois positivos voce tem o simbolo + e as letras REM ou apenas R, onde diz R ou REM, voce vai ligar o cabo de antena eletrica do seu autorradio para que o amplificador so ative quando voce liga o seu som no carro, se voce nao tem esse cabo colocado desse modo e estiver algo conectando direto do + para o R, o seu amplificador esta sempre ligado e assim a sua bateria morre em pouco tempo.
Como saber qual e o cabo de antena eletrica no autorradio:
Normalmente o fio é de cor azul, se seu carro tem antena eletrica tambem, esse cabo alimenta a antena e tambem pode ir alimentar o R do seu amplificador, o seu problema ficara resolvido sem qualquer problema.
Atenção: durante a montagem ou correção de qualquer instalação no automovel, é seriamente recomendado que o faça com a bateria desconectada e motor desligado.
Bom dia! Comprei um carro final de 2018. Ate entao tudo bem. Dia desses, fui ligar e nada meu filho carregou bateria e ok. Outro dia fui ligar acendeu todas as luzes mas nao ligou carro. Meu filho disse q podia ser no polo negativo que estava enferrujado. Deu uma lixada colocou no lugar e funcionou. Mas 1 hora depois fui tentar ligar e começou sair um pouco de fumaça. Desliguei e meu filho ontem seguiu uma dica de vces de colocar coca cola. Ai funcionou bem. Para eu tirar meu carro da garagem tem uma rampa e ontem a noite fui tirar e na rampa começou fumaçar e cheiro de borracha queimada, mas qdo desligamos para e nao identificamos de onde é.
Acreditamos que seje do polo. Será?
Será que se eu sair da garagem com ele para levar em eletricista nao vai estragar no caminho? O que eu faço?
Att
Ana Elisia
Não é muito normal essas ocorrencias, o terminal apos o motor ligar, nao tem quase esforço nenhum, portanto se comessa a fumegar de algum lado desligue imediatamente tudo e fesconecte a bateria pois pode causar dano grave ou incendio no carro, chame reboque e leve no eletricista pois tem sistema em curto de circuito, nivel de perigo é extremo, nao use o automovel por sua segurança, mantenha a bateria desconectada pff
Boa tarde! Coloquei uma bateria nova em meu carro em setembro de 2018, dois dias parado, descarregada e tinha q fazer chupeta, trocaram a bateria pra mim, pois estava na garantia, continuou o mesmo problema, levei no eletricista, disse que era o alternador que não estava carregando a bateria, trocamos o alternador, o problema continua, não sei mais o que pode ser, e esta difícil pra pegar até com chupeta, as vezes nem partida. Me ajude por favor, obrigada!
Verifique o carro o fio terra do carro pode estar danificado e sem isso o carro nao funciona direito .Ou vai precisar de um eletricista muito experiente msm.
Pode ser o aterramento ou cabo do alternador
Estou exatamente com esse mesmo problema, já não sei mais o que fazer, aí desanimei do carro, ninguém encontra o problema, isso que já foi trocado alternador e 3 vezes a bateria em um ano com o carro, isso que comprei 0km, porém só dor de cabeça ??
Boa tarde! Tive o mesmo problema que era o motor de arranque que estava com problemas após a substituição voltou a funcionar normalmente!
Eu tive um Palio que acontecia o seguinte, eu rodava em media 20 dias com ele e ia pra casa sempre numa boa, no outro dia ia ligar ele pra ir trabalhar e o danado estava com a bateria completamente arriada, essa foi a minha tortura por quase 1 ano, troquei alternador, motor de partida, bateria e nada resolveu o problema, então fui fazer uns testes que achei na internet da vida, uma dica para saber se o defeito é no alternador, é com o carro ligado desconectar o cabo negativo da bateria, se ele desligar o problema é no alternador e se continuar funcionando pode ser eliminado da lista de possíveis problemas, enfim, o problema do meu palio era a ponta do cabo negativo no motor de partida estava esgarçado e conforme eu rodava, a corrente não era suficiente pra carregar a bateria, por isso a cada certo tempo ela acabava arriando e me deixando na mão, depois de ter gasto o que eu tinha e o que não tinha pra tentar resolver o problema, gastei 20 reais em um cabo negativo e um polo novo. Problema resolvido.
Pode ser a correia do alternador
Primeira coisa pega seu dinheiro de volta do concerto do alternador, segunda pode ser arranque ruim, pois mesmo a bateria ruim ele não gira. Vc tem q falar assim pro mecânico: quero q resolva meu problema entendeu. Não ele falar q acha q é isso ou aquilo.
Boris, gostaria de lhe lançar um desafio. Será que as baterias vendidas no mercado brasileiro apresentam realmente o valor da capacidade em Ah informado pelo fabricante ? Estou desconfiado que tem algo errado nas baterias vendidas no Brasil. Sua duração é muito pequena, no que se refere ao número de dias que um carro pode ficar parado sem que seja ligado e que dias depois possa partir sem problemas. Há alguns anos tenho ido para França, onde tenho um veiculo C3 Citroen, a minha disposição, e consigo dar partida no C3 Citroen após 2 meses parado no estacionamento do aeroporto (sem precisar desconectar a bateria). Aqui no Brasil uma carro parado por 15 dias, praticamente terá a bateria descarregada e necessitará de um chupeta para partida.