Bateria descarregando: 7 dicas para identificar o problema

Você tenta ligar o carro e... nem sinal! É a bateria ou o arranque? Ou outro problema elétrico ou mecânico? Veja como identificar

Por AutoPapo 04/07/18 às 15h50

Entre os componentes de vida limitada no automóvel, a bateria é uma das mais amaldiçoadas, pois só pifa quando não pode. E o que é pior: costuma enganar o motorista que vê acesa no painel a luz de alerta da bateria e pensa que o defeito é dela. Não é!

Existem vários sintomas no comportamento do carro que sinalizam se o problema é mesmo do componente. Vamos aos sete principais:

1. Alérgica ao frio

Se há uma desconfiança em relação à bateria, pode transformá-la em quase certeza na época de temperaturas mais baixas, quando elas escolhem para pifar. Não é coincidência: elas produzem energia elétrica a partir de uma reação química. Mais difícil de acontecer no frio.

Além disso, o próprio motor exige mais, pois o combustível se vaporiza com maior dificuldade e o óleo, mais viscoso, aumenta o atrito a ser vencido pelas partes móveis.

bateria arria no frio

2. Motor vira devagar

Se, no momento de ser acionado, o motor vira lentamente, é bastante provável que a bateria esteja sem carga suficiente. E uma pequena possibilidade de que seja algum problema mecânico.

3. Arranque não vira

O motorista aciona o arranque mas o motor não se mexe. As vezes só se ouve um “clic-clic-clic”. Para se verificar a origem do problema, a sugestão é ligar faróis e buzinar ao mesmo tempo. Se a bateria estiver normal, os dois vão funcionar normalmente e, então, o problema é do próprio motor de arranque.

4. Luz de alerta engana

A luzinha no painel que se acende com o desenho de uma bateria NÃO significa problema nela,mas de que não está sendo carregada adequadamente. Pode ser um problema no alternador,ou na correia que o aciona, etc.

5. Azinhavre nos polos

Uma rápida verificada na bateria é suficiente para se perceber a presença de azinhavre (zinabre) nos polos, ou terminais. Que é uma corrosão do metal e prejudica a passagem da corrente elétrica. Uma boa limpeza – que pode ser com Coca-Cola, lembrando-se de lavar depois com água – resolve o problema.

6. Data de fabricação da bateria

Se falta corrente elétrica e se desconfia da bateria, vale a pena verificar a data de fabricação que está sempre registrada em sua superfície superior, perto dos terminais. Não existe um prazo definido, mas ela em geral dura pelo menos dois anos. Algumas chegam a três ou quatro anos, mas não vão muito além disso. Se estiver muito acima, é porque já deu seu suspiro final…

7. Tente a chupeta…

Se a bateria estiver mesmo “arriada”, uma boa receita para verificar é tentando uma“chupeta”, ou seja, ligando em seus terminais os cabos vindos de outra bateria. Se o arranque funcionar, fica comprovado que o problema era da bateria. Mas que poderia estar momentaneamente descarregada pelo esquecimento de faróis ligados, por exemplo. Assim que a chupeta for desligada e o carro funcionar por alguns minutos, ela volta a funcionar.

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11 Comentários
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    LUIZ 12 de agosto de 2019

    Bateria carregada funcionando normalmente, mas quando parei o carro e desliguei o motor a bateria derrepente ficou zerada, nada acende no painel, mas com um fio aparece corrente no polo negativo, já polo positivo não tem nenhuma carga, colocando as extremidade dos fios ao mesmo tempo ou não, o que é isso.

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    claudio jose de sousa 16 de julho de 2019

    bom dia ontem via para o serviço parei em um local com meu logan 2008 ao voltar dei partida e nada sinal de bateria acionei o seguro e o mecânico confirmou que era a bateria, comprei uma nova e troquei fui para casa normal ao parar na garagem desliguei e tentei liga novamente e não ligou , o que sera, sendo que antes um mecânico mexeu na correia de alternador sera que pode ser isso,

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    ARILTO BAPTISTA 10 de julho de 2019

    Claudia vc pode tirar a bateria do carro e levar ao eletricista e pedir para ele ver se ela esta segurando carga .se nao estiver pode comprar uma nova.Mas se ela estiver boa mas sem carga pode ser o alternador ai so o eletricista abrindo ele .Ou seja o eletricista vai ate a sua casa e reboca o carro ate la.

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    Cláudia 7 de junho de 2019

    Bom dia , tenho um gol G5 comprei a 11 meses atrás , de 4 meses para cá começou a descarregar totalmente a bateria , aí dou chupeta ela volta , aí ando normal e nada acontece , do nada quando preciso do carro , tá ele lá totalmente com a bateria descarregada. Lei no eletricista ele disse q não era bateria , mas nada fez . Essa semana fui trabalhar, cheguei às 8 qnd foi a 17 hs ele estava todo apagado , nada acende. Ontem precisava ir de carro , cade ? Tá lá parado até agora , esperando sábado pra levar ao mecânico , embora diz ele que o problema tem q ser resolvido pelo eletricista . Para finalizar a bateria não tem nenhum ano . Por favor , pode me dá uma luz ? ??

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    ANA ELISIA OLIVEIRA DE SOUZA 15 de abril de 2019

    Bom dia! Comprei um carro final de 2018. Ate entao tudo bem. Dia desses, fui ligar e nada meu filho carregou bateria e ok. Outro dia fui ligar acendeu todas as luzes mas nao ligou carro. Meu filho disse q podia ser no polo negativo que estava enferrujado. Deu uma lixada colocou no lugar e funcionou. Mas 1 hora depois fui tentar ligar e começou sair um pouco de fumaça. Desliguei e meu filho ontem seguiu uma dica de vces de colocar coca cola. Ai funcionou bem. Para eu tirar meu carro da garagem tem uma rampa e ontem a noite fui tirar e na rampa começou fumaçar e cheiro de borracha queimada, mas qdo desligamos para e nao identificamos de onde é.
    Acreditamos que seje do polo. Será?
    Será que se eu sair da garagem com ele para levar em eletricista nao vai estragar no caminho? O que eu faço?
    Att
    Ana Elisia

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    Danielle 31 de março de 2019

    Boa tarde! Coloquei uma bateria nova em meu carro em setembro de 2018, dois dias parado, descarregada e tinha q fazer chupeta, trocaram a bateria pra mim, pois estava na garantia, continuou o mesmo problema, levei no eletricista, disse que era o alternador que não estava carregando a bateria, trocamos o alternador, o problema continua, não sei mais o que pode ser, e esta difícil pra pegar até com chupeta, as vezes nem partida. Me ajude por favor, obrigada!

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      Arilto 12 de abril de 2019

      Verifique o carro o fio terra do carro pode estar danificado e sem isso o carro nao funciona direito .Ou vai precisar de um eletricista muito experiente msm.

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      Henrique 19 de junho de 2019

      Pode ser o aterramento ou cabo do alternador

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      Michel Juvêncio 28 de junho de 2019

      Estou exatamente com esse mesmo problema, já não sei mais o que fazer, aí desanimei do carro, ninguém encontra o problema, isso que já foi trocado alternador e 3 vezes a bateria em um ano com o carro, isso que comprei 0km, porém só dor de cabeça 😠😤

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      Paulo 24 de julho de 2019

      Boa tarde! Tive o mesmo problema que era o motor de arranque que estava com problemas após a substituição voltou a funcionar normalmente!

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    Rogerio Fernandes 30 de agosto de 2018

    Boris, gostaria de lhe lançar um desafio. Será que as baterias vendidas no mercado brasileiro apresentam realmente o valor da capacidade em Ah informado pelo fabricante ? Estou desconfiado que tem algo errado nas baterias vendidas no Brasil. Sua duração é muito pequena, no que se refere ao número de dias que um carro pode ficar parado sem que seja ligado e que dias depois possa partir sem problemas. Há alguns anos tenho ido para França, onde tenho um veiculo C3 Citroen, a minha disposição, e consigo dar partida no C3 Citroen após 2 meses parado no estacionamento do aeroporto (sem precisar desconectar a bateria). Aqui no Brasil uma carro parado por 15 dias, praticamente terá a bateria descarregada e necessitará de um chupeta para partida.

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