BMW X3 ganha nova geração para marcar a maioridade
Quarta geração celebra os 21 anos do SUV médio grande da BMW, que aposta em motores eletrificados, mas sem revelar versão puramente elétrica
Quarta geração celebra os 21 anos do SUV médio grande da BMW, que aposta em motores eletrificados, mas sem revelar versão puramente elétrica
A BMW acaba de apresentar na Europa a quarta geração do X3. O SUV chega em sua quarta geração no ano em que completa 21 anos de mercado. O SUV segue a atual tendência de estilo da marca, com elementos angulosos, que há muito não encantam mais.
VEJA TAMBÉM:
Mas quando se fala em X3, o SUV nunca foi um primor de design na gama da marca. Desde a primeira geração, o modelo sempre teve um estilo pouco convencional. No entano, é fato que o modelo se tornou um dos principais produtos da marca, com mais de 3,5 milhões de unidades produzidas. E olha que ele concorre em um segmento disputado com modelos como Mercedes-Benz GLC, Audi Q5, Jaguar F-Pace, Alfa Romeo Stelvio, dentre outros.
O X3 foi o segundo utilitário da marca, lançado para ser um “compacto”, logo abaixo do X5, mas foi crescendo ao longo das gerações. Se em 2003 ele tinha 4,56 m de comprimento, agora são nada menos que 4,75 m de ponta a ponta.
No entanto, o entre-eixos não sofreu alteração em relação à geração passada. São os mesmos 2,86 m, mas que oferecem muito espaço nas fileiras da frente e traseira.
Por dentro, o modelo segue a atual orientação da BMW, com quadro de instrumentos e multimídia em um mesmo módulo destacado. O modelo oferece assistentes de condução, comandos por voz, bancos com ajuste elétrico (com memória), climatização digital de três zonas, teto solar panorâmico, assim como sistema de áudio de alta fidelidade e tudo mais que se exige de um SUV Premium.
O X3 é oferecido com os conhecidos motores 2.0 turbo e 3.0 seis cilindros biturbo, todos combinados pelo menos com módulo 48V (híbrido leve). A unidade 2.0 também pode ser combinada combinada com motor elétrico. A potência salta de 199 cv para 299 cv e torque de 31 kgfm se eleva para 45 kgfm.
Já o seis cilindros biturbo 3.0 eletrificado entrega 398 cv. Uma versão 2.0 turbodiesel também faz parte do pacote. Todos os motores são combinados com transmissão automática de oito velocidades, além da tração integral xDrive.
Neste primeiro momento, a BMW deixou de fora a versão 100% elétrica iX3. Geralmente ela lançado todas as derivações numa tacada só. Mas desta vez, preferiu aguardar para revelar o SUV elétrico posteriormente.
As vendas do novo X3 terão início primeiramente na Alemanha e Estados Unidos, a partir de janeiro de 2025. Em seguida serão distribuídos para o restante a Europa, Japão e América Latina. Ou seja, deve desembarcar no Brasil por volta do segundo semestre do ano que vem.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |