Novo ônibus elétrico da VW carrega bateria com nióbio em 10 minutos
Primazia mundial, Volkswagen, CBMM e Toshiba apresentam ônibus elétrico com baterias usa nióbio em sua composição
Primazia mundial, Volkswagen, CBMM e Toshiba apresentam ônibus elétrico com baterias usa nióbio em sua composição
Se por um lado os carros totalmente elétricos podem gerar dúvidas e questionamentos sobre seu real potencial, a descarbonização do transporte segue firme. A CBMM, junto à Volkswagen Caminhões e Ônibus e à Toshiba, deu um grande passo ao lançar a primeira bateria de íons de lítio com nióbio. A nova bateria, fruto de um desenvolvimento de seis anos, utiliza tecnologia de óxidos mistos de titânio com adição de nióbio para o ânodo das células das baterias de íons de lítio, conhecida como NTO. De forma prática, o nióbio é colocado no lugar do grafite.
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A nova bateria de nióbio pode ser carregada em 10 minutos por meio de um pantógrafo ( uma base suspensa articulada que se conecta ao teto do ônibus) de 300 kW e tem uma autonomia de 60 quilômetros. Isso pode parecer baixo, mas a bateria é utilizada em “Recarga de Oportunidade”. Imagine que um ônibus urbano pare em uma estação de integração e, como geralmente fica parado por alguns minutos, ele pode ser recarregado nesse período, bastando a instalação de um pantógrafo de 300 kW.
Essa aplicabilidade não fica apenas na teoria, já que 90% das aplicações metropolitanas rodam menos de 60 quilômetros do ponto inicial ao ponto final. Pontos de recarga suspensos já são utilizados para “abastecer” ônibus elétricos urbanos que circulam em cidades como Londres, por exemplo.
Outra vantagem das novas baterias com nióbio é um maior ciclo de recarga, chegando a 10 mil ciclos. Em comparação, a bateria Blade da BYD tem 5 mil ciclos de recarga. Outro aspecto interessante é que a bateria consegue operar a uma temperatura mais baixa, aumentando a segurança da operação e a vida útil das células.
A bateria também é mais leve, o que pode ajudar na autonomia final, já que a tara do veículo é menor.
O primeiro modelo a usar a nova tecnologia é um ônibus Volkswagen rodoviário que será utilizado internamente na CBMM em Araxá. O veículo será empregado no transporte de funcionários, avaliando aspectos como a confiabilidade do sistema e a validação do mesmo. Ao longo do tempo, uma pequena frota se juntará aos testes. Somente após essa fase será possível determinar os próximos passos para o lançamento do ônibus elétrico. Em relação à bateria com tecnologia NTO, a expectativa é que esteja disponível no mercado em 2025. Quando disponível, as baterias serão fabricadas pela Toshiba no Japão.
“Esse projeto é estratégico para começarmos a desenvolver as próximas gerações da eletromobilidade. Há sete anos, surpreendemos o mercado com o primeiro protótipo de caminhão elétrico feito na América Latina. Agora, antecipamos mais uma vez as tendências mundiais e buscamos liderar a transformação da indústria, com parceiros de referência como a CBMM, que nos apoiará também ao receber o protótipo para testes de rodagem em operação real de sua fábrica em Araxá”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
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