Boris Responde #85 | Motor 3 cilindros dá retifica?
Vale a pena trocar a caixa automática de 4 marchas do Peugeot por uma de seis? Troller acabou: como fica o mercado dos jipes da marca?
Vale a pena trocar a caixa automática de 4 marchas do Peugeot por uma de seis? Troller acabou: como fica o mercado dos jipes da marca?
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Tenho um Peugeot 207 SW 2009 com câmbio automático AL4. Estou pensando em trocar por uma caixa automática de 6 marchas. Caberia no meu carro? (Rossano Huf)
Em carros elétricos que usam etanol para gerar hidrogênio, o que acontece com o C2 que sobra? (Adilson Frizon)
Sabemos que a confiabilidade e durabilidade dos carros da Volvo são bem ruins assim como os Land Rover. Os caminhões também são ruins? (Octaviano Teixeira)
Ouvi dizer que motor 3 cilindros não dá retífica. É verdade? (Felipe Fidelis)
Gostaria de saber sua opinião sobre o fechamento da fábrica Troller. Como você acha que o mercado vai se comportar? (Silvio Drummond)
Tenho um Palio e um Classic e em ambos parece que falta uma 6ª marcha. Parece que os carros andam no limite. Estou fazendo algo errado? Há algo que eu possa fazer? (Cláudio Toledo)
Caro Boris, por que a Toyota opta por motor de ciclo Atkinson em seus carros “Hybrid” e não o ciclo Otto? (Vainer J. Penatti)
Passar em alagamentos ou lavar as rodas com os discos quentes podem empená-los? Ao sair de casa tenho que subir uma ladeira: tenho que esquentar o motor antes? (Laércio Cillo)
Se os SUVs são mais altos, eles não se tornam mais instáveis, principalmente no molhado e nas curvas; parte deles não está equipada com tração nas 4 rodas? (Jair Lazarini)
Troquei a correia dentada do meu carro e, depois, a bomba d’agua deu defeito. O mecânico quer trocar novamente a correia. É necessário? (William Vargas)
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Na verdade o que acontece dos 3 cilindros atuais e que dificulta a retífica são:
1. O material do motor em vários casos é alumínio que é um material mais leve e c menos suporte a massa de retirada, c maior probabilidade de ser perfurado o q impede a retífica
2. Na busca de economia muitos engenheiros tem feito as peças extremamente justas o que dificulta o encaixe se não for perfeito, exemplo o motor e-fly Fiat, q equipa os Argos e cronos por exemplo, a tampa da bomba de água fica na conta do motor e cabeçote qdo vc da um passe e tira alguns décimos no passe ela simplesmente não reencaixar e dá vazamento, exigindo “gambiarra” com o uso de juntas não originais para tentar compensar este problema ou como recomenda o fabricante substituir o cabeçote e o bloco em alguns casos, pois a junta original não vai atender…mas não é por ser 3 cilindros e sim pela forma construtiva do motor que causa isto
Meu “Etiozinho” também tem controle de estabilidade.
Sem “status”, mas bom e seguro.
Sei de quem comprou um SUV dos mais completos e não ficou com ele nenhum ano. Trocou por um sedã.
“Sexta marcha para o Palio e o Classic”.
Meu “Patinho Feio” Etios, tem motorzinho de 1,3-l, seis marchas, e roda bem tanto na cidade quanto na estrada.”
Sobre a resposta para onde vai o Carbono no Conversor Etanol para Hidrogênio a resposta no video está errada. O Carbono presente na moléculas de etanol são liberadas na atmosfera quase na totalidade na forma de CO2. Mas deve ser observado que como o Etanol é obtido da cana de açúcar, que retira CO2 da atmosfera por fotossíntese, esse ciclo é muito mais ecologicamente correto que a queima de combustíveis fosseis.