Por que o Bronco e não o Troller?
Os norte-americanos se apaixonaram pelo Troller e questionaram a Ford porquê não levá-lo para os Estados Unidos
Os norte-americanos se apaixonaram pelo Troller e questionaram a Ford porquê não levá-lo para os Estados Unidos
O Ford Bronco foi produzido durante 30 anos nos EUA (de 1966 a 1996) mas descontinuado numa época em que jipes deram lugar a SUVs. E o Bronco tinha apenas uma versão de duas portas, com projeto de carroceria e chassis que impossibilitava produzir uma variante de quatro. Impossível, também, de assumir a categoria de utilitário esportivo.
A adaptação seria tão onerosa que a Ford decidiu investir num outro projeto utilizando o chassis do picape F-150. Desistiu do nome Bronco e batizou o novo modelo de Expedition, lançado em 1996, mesmo ano em que descontinuou o Bronco.
Erro de seus marqueteiros, pois só facilitou a vida da Jeep que sempre manteve um modelo “raíz” (Wrangler) ao lado dos mais sofisticados Cherokee, Grand Cherokee, Compass e Renegade.
Curiosamente, a Ford produziu no Brasil a linha Jeep quando comprou a Willys Overland em 1967, mantendo-a até 1983.
Em 2007, a Ford anunciou a aquisição da fábrica Troller, no Ceará, de propriedade de Mário Araripe, que produzia jipes e o picape Pantanal. Este, com incorrigíveis erros de projeto no chassis, teve suas unidades recompradas pela Ford, para evitar um inviável recall.
Por quê a poderosa empresa norte-americana comprou uma insignificante fábrica de jipes no interior do Ceará?
Não que lhe faltasse know-how para produção de off-roads, ou pela qualidade (duvidosa…) dos jipes “By Araripe”, mas simplesmente para se aproveitar dos benefícios fiscais da Troller. Devidamente transportados para sua fábrica de Camaçari, na Bahia, onde produz Ecosport e Ka.
Brincava-se, na época, que a Ford não tinha comprado uma operação de jipes, mas uma “fábrica de incentivos”.
Como se comprometeu com o governo do Ceará em manter a operação para não demitir operários, a Ford aplicou todo seu know-how e componentes de outros produtos (Ecosport e Ranger) para um up-grade do Troller e garantir um mínimo de qualidade para o jipe.
A imprensa especializada norte-americana soube deste jipe “raiz” da Ford no Brasil e sugeriu (chegou a insistir) sua fabricação (ou comercialização) nos EUA. Argumentava ser um substituto perfeito para o Bronco (então já desativado) e concorrente sob medida para o Jeep Wrangler.
Só que “as aparências enganam” e a Ford jamais considerou essa hipótese, por absoluta falta de condições de levar o Troller para o mercado norte-americano. Sua carroceria de fibra, chassis artesanal, montagem em grande volume quase impossível e outros deslizes de projeto inviabilizariam esta operação.
A engenharia da empresa no Brasil fez o possível para aperfeiçoar o “jipe do Araripe” e conseguiu bons resultados. Mas, longe de enfrentar a concorrência de um Jeep, tanto que o Troller jamais ostentou o logotipo Ford.
Agora, quase 25 anos depois de desativá-lo, a Ford relança o Bronco nos EUA e pretende importá-lo para o Brasil. A área de marketing em Detroit cogita fazer do Bronco não apenas um modelo, porém uma marca do grupo Ford, como é hoje a Lincoln ou foi a Mercury.
Aqui, estará num segmento acima do Ecosport e perfeito concorrente do Jeep Compass. A Ford não confirma, mas poderá desembarcar no nosso mercado em 2021.
Fotos: Divulgação
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Nunca foi o Senhor Araripe quem criou o Troller, ele apenas comprou metade da fábrica inicialmente e depois que virou o dono majoritário. O fundador e criador foi o engenheiro Rogério Farias do Ceará.
É Renegade da Ford.kkkkk
mais uma vez a indústria automotiva querendo sabotar e enterrar o potencial dos brasileiros para comprar continuar sugando o nosso povo com seus produtos lixoo troia é tão bom que querem destruir ele colocando outro produto no lugar que não tem nada a ver com o Brasil e não representa o povo brasileiro
assim nós continuamos escravos de impérios estrangeiros e nossa capacidade industrial nunca vai se desenvolver
o que a Ford quer no final é acabar com o troller enterrar o troller porque não é um produto criado por ela e é um produto de altíssimo padrão para concorrer com qualquer um até mesmo nos Estados Unidos
Norte americano é bucha, já estão de olho no nosso troller, nosso jipe e lindo só peca em ser muito rígido, este Bronco vai ficar pouco tempo e depois param as vendas e aí quem comprou fica no prejuízo.
O farol do Bronco lembra o dial de um rádio…
Independente do lançe da Ford com a troller Brasil o orojeto ficou muito bacana e não exuste no mercado outro jeep de verdade ha nao ser o Troller, se vier o Bronco será uma pedra no calcanhar desses jeepinhos de plasticos.
Vergonha! Já viram o Bronco americano? A Ford e todas as montadores sempre enfiando subprodutos nos brasileiros. Vergonha!
Já que a questão fica mesmo na “fábrica de incentivos”, por que não, então, não passar a montar este Bronco, o casca grossa, não o Sport, aqui, aproveitando-se exatamente desses tais incentivos?????