Cadê o logotipo Ford no jipe Troller?

Troller T4 na versão TX4 agora tem transmissão automática, mas continua sem airbags, graças a uma brecha da lei

Por Boris Feldman 22/11/19 às 17h46

A história é mais que tortuosa. A Ford comprou, em janeiro de 2007, a pequena fábrica da Troller, de Mario Araripe, em Horizonte (Ceará). Ela precisava de know-how para produzir jipes? Não sabia lidar com carroceria de plástico?

Nada disso: foi uma gigantesca peripécia fiscal da empresa norte-americana que estava, de fato, comprando uma “fábrica de incentivos” e transferindo os benefícios fiscais de meia dúzia de jipes Troller produzidos pelo Araripe para centenas de milhares de carros produzidos anualmente em Camaçari, em outro estado do Nordeste, a Bahia. Um verdadeiro calote de centenas de milhões de reais no governo, porém rigorosamente dentro da lei.

O governo do Ceará exigiu, como prêmio de consolação, que a Ford continuasse produzindo o Troller na fábrica de Horizonte para manter pelo menos a meia dúzia de empregos gerados por Araripe. A qualidade do jipe era tão ruim que a Ford decidiu readquirir as poucas unidades produzidas da recém lançada versão picape (Pantanal), ao invés de fazer um recall, .

troller automatico tx4


Mas despejou toda sua engenharia em Horizonte e conseguiu transformar o Troller num jipe que oferece mínima qualidade, embora com assistência técnica de pós-venda precária. Boa parte de sua mecânica usa atualmente mesmos componentes mecânicos da picape Ranger. Mesmo assim, não o considera com qualidade suficiente para ostentar seu logotipo ovalado.

Troller oferece até câmbio automático da Ford, mas segue sem airbags

A Ford decidiu agora equipar o jipe com o mesmo câmbio automático da Ranger, um epicicloidal de seis marchas, que lhe permitirá cobrar mais que os atuais R$ 140 mil.

Mas, especialista em brechas da lei, a Ford continua se “esquecendo” de equipar o Troller com os obrigatórios airbags em qualquer carro comercializado no país desde janeiro de 2014. Simplesmente porque a legislação deixou de fora os veículos off-road, para evitar que suas bolsas infláveis sejam desnecessariamente acionadas em função de um “tranco” usual em trilhas.

Uma desculpa altamente questionável (mas rentável…) da Ford, pois outros jipes, de fábricas preocupadas com a segurança de seus ocupantes, são equipados com airbags porém oferecem um comando para desativá-los no off-road.

Foto Troller | Divulgação

Avalie o conteúdo:
PéssimoRuimRegularBomExcelente (11 votos, média: 2,55 de 5)
loadingLoading...
Clique na estrela para avaliar.
48 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    BOB66 28 de novembro de 2019

    Já a brecha é um absurdo porem a atitude da FORD de não colocar é muito pior. Nota zero FORD

  • Avatar
    José Ricardo Vasconcelos 25 de novembro de 2019

    Concordo em um dispositivo que bloqueia o acionamento do mesmo b

  • Avatar
    MOISES COUTO FRANCA 25 de novembro de 2019

    Creio que equipar o trollercom câmbio automático não vai agradar os jipeiros, pois quem roda de jipe prefere sentir o motor “na mão”. A não ser se o câmbio eh do tipo que transforma de automático para manual.

    • Avatar
      Vinicius 4 de dezembro de 2019

      Haverá um modelo com câmbio automático, e outro com a caixa manual. Os trolleiros que gostam de sentir o motor “na mão” continuaram optando pelo modelo tradicional, e quem quiser um pouco mais de conforto, pode escolher o TX4.

  • Avatar
    José Anoldo Cardoso Ferreira 25 de novembro de 2019

    Troller é um baita jipe pena q meu bolso não têm grana suficiente pra comprar uma nave dessa aqui na minha cidade Belém ele seria perfeito por causa das ruas alagadas e quem precisa de Air bags em carro off road Bull shit

  • Avatar
    Roberto Luiz Rodrigues 25 de novembro de 2019

    Já que não tem airbags, é só o consumidor não comprar. Deixa criar poeira nas concessionárias.

  • Avatar
    Marcos 24 de novembro de 2019

    Bahia se escreve com h, sem acento. E não baía!

  • Avatar
    Eduardo 24 de novembro de 2019

    O estado é Bahia e nāo baia.

  • Avatar
    Fábio Fernandes Costa Pereira Lopes 24 de novembro de 2019

    Pior que isso é a Fiat vender veículo com tracao 4 x 2 e usar indevidamente a marca JEEP, que é sinônimo de 4 x 4!

    • Avatar
      Vinicius 4 de dezembro de 2019

      De fato é imoral, mas legalmente a FCA pode colocar a marca Jeep até em um uno, se quiser. A marca é dela…

  • Avatar
    Anderson Juliato 24 de novembro de 2019

    Falou machão!!
    Se um dia sua esposa for com ele levar seu filho a escola e se envolver num acidente como fica ????

    • Avatar
      Julio Braga 25 de novembro de 2019

      O carro é super resistente. Provavelmente o outro carro envolvido no acidente seja seriamente danificado. Ah, e quando à esposa, pode se machucar realmente, mas pode se machucar em qualquer veículo, inclusive nos mais caros.

  • Avatar
    Torres 24 de novembro de 2019

    Seria bom revisar os textos antes da publicação. “Baia” sem H é de lascar!

    • Avatar
      Anderson Juliato 24 de novembro de 2019

      Pois é, isso só pode ser herança do colégio que não reprova mais !!!

  • Avatar
    VMF 24 de novembro de 2019

    Mais um jornalista desmamado com síndrome de vira-lata. A troller tem uma história gigantesca no Estado do Ceará, devia se informar antes de comentar essas asneiras.

  • Avatar
    BahiaEcomH 24 de novembro de 2019

    Da uma vergonha alheia de ler esse texto…

  • Avatar
    Roberto Carlos 24 de novembro de 2019

    Tá achando ruim o benefício fiscal dado pro nordeste? Então fala aí dos benefícios de Minas Gerais também, agora acrescenta na conta a infra estrutura que a região sudeste tem e depois me diz quem está ganhando. Vocês reclamam de barriga cheia e ainda querem prejudicar os menos favorecidos.

  • Avatar
    Paulo 24 de novembro de 2019

    Eu não acredito que li “Baía” ao invés de “Bahia”.

  • Avatar
    Ricardo 24 de novembro de 2019

    Essas reportagens do Boris são as piores…..eu ainda paro pra ler.

  • Avatar
    Leandro 24 de novembro de 2019

    Se não gosta, não põe defeito. Ninguém é obrigado a comprar o carro. Se acha que carro com airbag é essencial, compre um Renegade, Compass. Opções não faltam.

  • Avatar
    Ricardo 24 de novembro de 2019

    Troller é igual a Harley Davidson quem tem não troca de jeito nenhum.
    Barulho do motor diesel e poder ir onde você quiser,ver cachoeiras,vales,praias desertas e enfrentar as enchentes de São Paulo….não tem preço

  • Avatar
    Gringo 24 de novembro de 2019

    Com todo respeito, nunca li tanta asneira em uma “reportagem”, faltou se informar um pouco mais. A troller foi comprada pela Ford por incentivo fiscal? Sim foi. Absurdo não ter airbag? Porque carros de competição regulamentados pela FIA não são equipados com o mesmo? Se troller é tão ruim assim, porque a clássica Ford Bronco está sendo baseada nele? Símbolo Ford? Cadê o Vw no Audi, o Fiat na Ferrari, o Fiat na Jeep?

  • Avatar
    Helyka Bernardes 24 de novembro de 2019

    Troller é um Jeep e para quem gosta e curte esse tipo de veículo… sinceramente temos dois em minha casa meu e da minha mãe… e não trocaria por carro algum no mercado.. somos simplesmente apaixonadas pelo carro desde os primeiros Trollers 2002 q tivemos em casa…. é verdadeiramente uma paixão!

  • Avatar
    VLADIMIR 23 de novembro de 2019

    Em 2008, foram vendidos apenas 1.139 T4 no ano todo…. *
    *EDITADO

    • Avatar
      Julio Braga 25 de novembro de 2019

      Então vendia meia dúzia a cada dois dias.

  • Avatar
    Luiz Eduardo 23 de novembro de 2019

    Matéria muito fraca! Desculpe a sinceridade!
    O Troller foi e é Líder de mercado da categoria Off Road.
    Não era meia dúzia, eram dezenas por mês!
    Pantanal foi tirada de mercado, pra não fazer concorrência a Ranger.
    Prevejo um processo pelo linguajar usado, e pelas calúnias, como “Calote”.

    Mas o “Baia” já deu pra vê o nível de qualidade do jornalismo brasileiro!

    • Avatar
      Alex 25 de novembro de 2019

      Está criticando o “Baia” do texto mas contei pelo menos 3 erros de português nesse seu texto! Quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado do vizinho!

    • Avatar
      Julio Braga 25 de novembro de 2019

      Disse tudo, amigo.

    • Avatar
      San 28 de novembro de 2019

      “deu pra vê”?? Kkkkkk Realmente, vc tem domínio da gramática. SQN

    • Avatar
      San 28 de novembro de 2019

      Pelo “seu pra vê” e todas as falhas na sua resposta, dá pra ver que você é expert em português

  • Avatar
    Denis 23 de novembro de 2019

    estado da Bahia é com H

    • Avatar
      Yuri 23 de novembro de 2019

      Num é…

  • Avatar
    Elifaz 23 de novembro de 2019

    O logotipo FORD está no mesmo lugar que o logotipo Fiat está na Ferrari.

    • Avatar
      N. O 24 de novembro de 2019

      Ferrari foi vendida pra Volks no início deste ano se não me engano, porém não vem aí caso.

      • Avatar
        Ferrarista 25 de novembro de 2019

        Que volks o quê
        A Fiat fez um IPO e negociou publicamente ações da empresa

    • Avatar
      N. O 24 de novembro de 2019

      Ferrari foi vendida pra Volks no início deste ano se não me engano, porém não vem ao caso.

  • Avatar
    José Rodrigues Filho 23 de novembro de 2019

    Bom dia, boa tarde, boa noite.
    Não gostei de como falou do Troller.
    Vc apesar do conhecimento adquirido.
    Está nos chamando, compradores do Troller como verdadeiros burros.
    E vc deveria valorizar os profissionais que lá trabalhão

  • Avatar
    Edgard 23 de novembro de 2019

    E você não está levando nenhum e está reclamando.

  • Avatar
    ROBERTO TADEU GORIOS 23 de novembro de 2019

    SEGURANÇA POUCO IMPORTA PRA ECONOMIZAR,FILOSOFIA DE UMA EMPRESA ULTRAPASSADA

    • Avatar
      José Rodrigues Filho 23 de novembro de 2019

      Bom dia, boa tarde, boa noite.
      Não gostei de como falou do Troller.
      Vc apesar do conhecimento adquirido.
      Está nos chamando, compradores do Troller como verdadeiros burros.
      E vc deveria valorizar os profissionais que lá trabalhão

      • Avatar
        Julio Braga 25 de novembro de 2019

        Concordo com você. Achei uma grosseria. E o Troller antigo, era de excelência.

    • Avatar
      paulo 23 de novembro de 2019

      Depende do consumidor, se ele aceita ? meus pêsames.

    • Avatar
      Wagner Pietscher 23 de novembro de 2019

      Empresa ultrapassada que faz o Mustang Elétrico único que faz frente ao Tesla?
      Empresa líder em vendas da série F há 40 anos no país símbolo do automóvel.
      Vc não pode estar se referindo a Ford.

      • Avatar
        Marcelo 23 de novembro de 2019

        Ford pode ser isso tudo que está falando mas não tem respeito pelos seus consumidores pois sou proprietário de Ranger limited que vivi dando b.o. na caixa automática defeito crônico você leva na concessionária tem que trocar a caixa nunca fala o defeito só trocar a caixa e quando acabar a garantia que já é o meu caso paga R$18.000,00 né

      • Avatar
        Runnan 25 de novembro de 2019

        Está se referindo à ford brasil. Mas a culpa não é dela. É dos brasileiros imbecis que compram essas carroças a peso dd ouro e se acham o máximo.

    • Avatar
      Perota 24 de novembro de 2019

      Air bag em carro off road?
      Por mim nem ABS precisa
      Segurança é responsabilidade de quem conduz e não somente de quem fabrica
      Troller são para mais q motoristas
      As maricas q busquem seus Barbie’s cars
      Parabens FORD continuem assim
      Sou feliz com meu Troller e vou a lugares q muitos nem sonham estar kkkkk

      • Avatar
        Pedro.l.machado 24 de novembro de 2019

        O Troller e muito bom principalmente os originais com os motores MWM.Ai adptaram os da Ranger ficou uma droga .Tenho um Troller 2011 excelente.

      • Avatar
        Julio Braga 25 de novembro de 2019

        Excelente comentário.

Avatar
Deixe um comentário