Governo chinês quer evitar transferência de tecnologia para países latinos que podem vazar para os Estados Unidos
A China não está contente com a expansão de marcas locais como BYD e Geely. Segundo a Reuters, o governo está preocupado com a instalação de linhas de montagem nos países latinos.
VEJA TAMBÉM:
Fontes afirmam que trata-se de um efeito colateral do tarifaço aplicado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Mas a desconfiança de Pequim parece ser mais antiga.
Uma fonte ouvida pela agência de notícias aponta que o governo tem atrasado a aprovação de projetos de investimentos na região. Um exemplo foi o anúncio de instalação de uma fábrica da BYD no México.
Em 2023, a marca chinesa bateu o martelo sobre a construção da planta. Em tese, a instalação deveria ficar pronta no fim de 2024, o que não se concretizou.
E uma das razões seria o vazamento de tecnologia para os EUA. Hoje os chineses detêm o domínio da tecnologia de baterias e demais componentes dos carros elétricos.
Por outro lado, marcas norte-americanas patinam em conseguir emplacar modelos 100% elétricos, por recorrentes recalls, baixa autonomia, preço elevado e demais fatores que comprometem a competitividade.
Segundo a Reuters, a Geely também estaria sendo prejudicada pela morosidade do governo chinês. Em nota, a Geely, que fechou parceria com a Renault para comercialização e futura produção em São José dos Pinhais (PR), o governo levou apenas 52 dias para autorizar o projeto.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Vendo essa cambada de babuínos defendendo a China, dá pra ter uma ideia do tamanho do estrago que o marxismo cultural fez não só no cérebro, mas também na alma das pessoas. Felizmente, estes aninais são minoria e não se reproduzem.
Uhulll, vamos copiar a Tesla?
Mas não podemos ter fábricas na América Latina para que eles não passem para os EUA nossa tecnologia “copiada dos EUA”.
Brasil tem que copiar tecnologias de outros países e desenvolver duas próprias fábricas. Os EUA COPIOU COISAS DA RÚSSIA E SE DEU BEM.
Sério? Americanos desesperados por roubar uma tecnologia secreta vindo de uma linha de montagem de kits chineses? Acho que estão tão interessados quanto em saber de onde vem uma notícia como esta.
Falando pouco mas apenas tudo (VEM PARA O BRASIL)
Quem é que não vê que essa de : ” ecologicamente correto” ou “sustentável”, é a maior jogada de marketing da história. Vejo todos os dias centenas de brasileiros se endividando e comprando essa mércadoria de Byd, achando que a longo prazo terá ecônomia , um veícuko que se quer pode ser guinchado, pôdem me chamar de antiquado mas fico com meu velho e confiável a combustão, todos correndo como boi ao matadouro do protocolo 20/30 . E quando tiver tudo dominado, MORTE aos poluidores kkkkk, a verdade que eles vão ter que engolir é que o petrôleo nunca irá deixar de ser usado, por ora , quanto maior a fome do consumo por esse lixo, melhor pra que tem carro tradicional, aproveitemos enquanto durar. E que venha a COPI 25 pra enganar ainda mais os trouxas…
Lendo os comentários, como tem gente sem noção mesmo, só lê bem as notícias, como é fato q os carros elétricos tem problemas com as baterias, com a autonomia, superaquecimento e carro pegando fogo, custos altos, e a China domina o negócio de baterias, e lá no passado eram eles, não só, Japão tbm q copiavam os outros, Japão já fez processo reverso para copiar suv americano, china era nada no mercado de automóveis, eles , os comunistas, como dizem, de um país lá com quase nenhuma indústria, como Japão, mudaram de países de camponeses para potência industrial, tecnológica, não só os dois, os tigres asiáticos, hj, a china só não quer sofrer do mesmo veneno, da mesma estratégia q fizeram, pq o futuro está na eletrificação dos automóveis, e para isso precisa os mesmos ter grande autonomia, desempenho e preços mais próximos ao carro a combustão da mesma categoria…
Já sobre o comunista chinês, ele é mais capitalista, que o capitalista EUA, não tão preocupados em impor seus costumes, sua cultura, não nos vem com seus jeitos, filmes, séries, não querem saber sobre a vida pessoal de ninguém, nem sua sexualidade, sua religião, lá só querem fazer negócios no mundo… Olha q coisa né?
Eh falta de assunto ou quer gerar engajamento com uma Matéria tão sem lógica?
Materiazinha sem pé nem cabeça, por exemplo a BYD tem uma fábrica em funcionamento em Manaus para produzir baterias de fosfato ferro-lítio não automotivos em Manaus e em 2016 instalou uma fábrica em Campinas que produz módulos fotovoltaicos e ônibus 100% elétricos
O Título da matéria demonstra o caráter do site.
Não é justo para com o leitor, colocar o título da matéria de maneira dúbia. O título dá a entender que é o governo brasileiro e quando acessamos a notícia, é sobre o governo chinês
China: Um pais fantastico, que para cada área possui, políticas definidas, exemplo tecnologias Líder político Xi Jinping
– *Investimento em P&D*: A China é o segundo país que mais investe em pesquisa e desenvolvimento, com um volume de recursos que quadriplicou em dez anos, alcançando US$ 369 bilhões em 2014.
– *Tecnologias emergentes*: A China está disputando a liderança em tecnologias como:
– *Inteligência artificial*: Com empresas como a Baidu investindo fortemente nessa área.
– *Energias renováveis*: Com empresas como Trina Solar e Yingli Green Energy se destacando no setor.
– *Robótica*: A China desenvolve aceleradamente sua indústria de robótica, com o objetivo de produzir 70% dos robôs do mundo até 2020.
– *Manufatura avançada*: O plano “Made in China 2025” visa promover a inovação e melhorar a qualidade dos produtos e serviços, com foco em:
– *Digitalização*: Conectividade e automação dos processos produtivos.
– *Tecnologias de informação e comunicação*: Desenvolvimento de tecnologias de ponta, como semicondutores e sistemas integrados.
– *Aquisições e investimentos*: A China tem sido ativa em aquisições de empresas estrangeiras, como a compra da Kuka pelo Midea Group, para acessar tecnologias e conhecimentos de gestão.
– *Desenvolvimento de talentos*: O governo chinês prioriza a formação e qualificação de recursos humanos, com o objetivo de reter talentos e promover a inovação.
– *Metas de longo prazo*: A China tem metas ambiciosas para se tornar uma potência mundial em ciência e tecnologia, com objetivos específicos para 2020, 2030 e 2049.
Boa chatGPT
Que tu tá fazendo aqui meu,vai embora pra lá !!!
Pegou os dados da embaixada da China? Tudo isso é ílusao.a china tem ambição? Tem sim.nao tem tecnologia nem dinheiro.ta fudida.tudo lá é copiado dos EUA.sao as empresas dos EUA que sustentam o crescimento
A China já é o país que mais emite patentes e hoje domina o mercado global de vários produtos de manufatura de alto valor agregado, como carros elétricos, equipamentos fotovoltaicos e eólicos. A China vem avançando rapidamente na adoção de novas tecnologias.
O grande Calcanhar de Aquiles da China hoje são as máquinas de litografia para impressão dos chips mais avançados. A China está muito atrás no desenvolvimento dessas tecnologias e está tão desesperada para adquirir esse conhecimento, que eles vem fazendo inúmeras ofertas de trabalho para engenheiros e pesquisadores de empresas de alta tecnologia, tanto nos EUA, quanto na Europa.
Nossa e simples assim como eu estou dizendo se os americanos quiser saber como faz a bateria 🔋 é outro tipo de tecnologia do carro e simples eles compra o carro em outro país transporta o carro de avião para o país deles desmonta o carro e já era veio simples prático e rápido, agora fica nessa frescura aí quem comprou o carro elétrico chinês no Brasil tá lascado, quero ver na hora da manutenção,troca de peças com defeito, inclusive já tem muitas reclamações desses carros aqui no Brasil infiltração de água nós farol dianteiro e traseiro o plástico dó farol amarelando rápido demais várias reclamações desses carros chinês.!
Saber depois de pronto e fazer engenharia reversa é muito mais complexo que espionagem industrial na fábrica para aprender sobre os processos de fabricação que são segredo industrial. Na China eles policiam contra espiões. E nos países estrangeiros? Pra eles é muito mais seguro exportar. Fora que são poucos os países com capacidade fabril como México Brasil Argentina o resto sempre comprou carro importado mesmo o Chile o Paraguai o Uruguai a Colômbia a Venezuela o Equador e as Guianas nunca fabricaram carros e sempre compraram importados. Até Austrália que já teve 3 fábricas… Perdeu as fábricas e agora compra importados…
Não é bem assim Victor. Colômbia, Equador e Uruguai tem produção de veículos de forma local desde a década de 1960. Embora a GM tenha fechado as fábricas que tinham em Bogotá e Quito, a produção nesses países segue através de outros fabricantes, como a Renault na Colômbia e a Kia, através da Aymesa.
No Uruguai tem a tradicional Nordex, que monta veículos em regime CKD, para várias marcas, desde 1962. Atualmente ela atende a Ford, Fiat, Peugeot, Citroën e Kia. A importância dela para a Stellantis é tão grande que a Stellantis comprou 49% do controle da Nordex no ano passado.
A China quer dominar o mundo com seu regime comunista como domina seu pobre povo que trabalha sem parar para poder comer e se vestir. Não tem segredo com seus produtos, subsídio do governo, trabalho quase escravo, e pouca qualidade na maioria dos seus produtos. Nos temos que fazer o que os USA fazem e agem, defender nosso país, produzir e comprar o que fizemos aqui tirando esse famigerado governo que só pensa em roubar cada vez mais de nós com impostos absurdks.
Kkkk! Esse aqui é daqueles que se chutar as bolas do estadunidenses acerta a 🤭 👄 boca dele Kkkkk!
Acho que vou acertar outra coisa que serve para alimentar-se, pensa bem antes de falar, vão morar lá na China e aproveitar essas maravilhas todas…
A Cins na verdade diz ser comunis, mas está se tornando um país mais capitalista do mundo, o regime é uma mistura de capitalista com comunista.
Capitalista é o presidente e os membros da RPC de nome, o povo é escravo sob as leis do comunismo, trabalhar, produzir para os poderosos do regime comunista passar bem e eles ganhar o seu prato de comida e poder continuar gerando lucro para a cúpula passar bem.
Há quem diga que a China é democrática e capitalista. Por aí, pode-se medir o tamanho da ignorância do sujeito.
Dificilmente essas marcas vão fabricar fora da China. A orientação da industria chinesa é produzir tudo no próprio país, e despachar os produtos para diferentes partes do mundo. Daí eles terem desenvolvido uma gigantesca e eficiente rede mundial de transporte que chega a qualquer lugar, com baixos custos e em tempo razoável.
As promessas de fábrica aqui no Brasil é apenas um chamariz para ganhar tempo, e prorrogar as táxações menores, enquanto inundam o nosso mercado com os seus veiculos “made in China”. No que depender deles, vai continuar assim!
Nós é que precisamos acordar, e sabermos defender os interesses do Brasil! Os outros países só estão cuidando do que interessa a eles…
Se eles não implantarem fábricas de carros e baterias no Brasil então esquece participação real no mercado brasileiro. Nenhuma montadora conquista e mantém fatias importantes do mercado brasileiro apenas com carros importados. Não funciona aqui, exceto para carros de nicho ou carros premium, algo que definitivamente os carros chineses não são e nem vão ser.
De qualquer modo, acho bobagem esse negócio de roubo de tecnologia pelos EUA até porque os chineses não tem o domínio absoluto de nenhuma tecnologia, muito menos de baterias. Eles produzem as baterias, algo que é diferente de dominar a tecnologia em si. Seria a mesma coisa dizer que os chineses dominam a tecnologia de celulares apenas porque produzem o iPhone.
Na minha cabeça o governo chinês está apenas tentando evitar a transferência de fábricas e empregos para fora da China, e usando esse negócio de roubo de tecnologia como desculpa.
Aliás, convenhamos, os chineses passaram décadas descaradamente roubando ou copiando (sem autorização) tecnologia dos outros, inclusive automotiva, mas agora estão preocupados que os outros vão roubar a tecnologia deles. Chega a ser cômico.
A visão que vc tem da China, é de uma China de 20 anos atrás.
Atualmente a China domina sim tecnologia em muitas áreas, e justamente a automobilística é uma delas. As fabricantes de veículos americanas e europeias estão perdendo MUITO mercado pra China justamente porque os carros chineses estão muito mais atraentes e modernos. Veja a FORD comprando fabricante chinesa pra tentar recuperar o atraso tecnológico.
A China tomou a dianteira em tecnologia Automotiva, isso não tem o que discutir.
A Ford não comprou nenhuma fábrica chinesa, pelo contrário a Ford vendeu sua planta industrial na cidade de Harbin para a BYD em 2023
A china hoje quaae domina a tecnologia porque roubou de outros paises no passado.
Para uma montadora se instalar na china tinha que passar toda a tecnologia da fabricação.
Roubaram e agora estão com medo de serem roubados.
Nos anos 70 a Coca-Cola desistiu de produzir naquele chiqueiro por queriam a fórmula da bebida,a Pepsi,esperta,ewvwlou uma fórmula diferente e começou á produzir lá.
Só que os ching lings tonavam uma Pepsi diferente donresto do mundo
Parece que seu comentário realmente procede!!!
Os chineses “roubam” dos outros???
E os gringos ocidentais do “primeiro mundo” não???
Alguém acredita mesmo que toda aquela riqueza trilionária$$$ dos EUA e Europa foi construída pelo mero trabalho suado e honesto dos seus governos e multinacionais???
Qual é…esse papp de “aqui e aqui é o mocinho, e lá é o bandido” já deixou de colar faz tempo!!!
É debaixo dos tapetes mais caros e vistosos que se escondem as piores patifarias!!!
A China domina a tecnologia de desenvolvimento e fabricação em muitas áreas. Obviamente os chineses por muito tempo obrigavam o estabelecimento de joint-ventures com empresas locais, fizeram engenharia reversa, etc. Porém, eles investiram massivamente em educação e pesquisa.
A China hoje domina o desenvolvimento e fabricação de veículos e de baterias. A China hoje é responsável por 77% da fabricação mundial de baterias elétricas. O top 3 é tão desproporcional, que depois da China aparecem Polônia (6%) e Estados Unidos (5%). Até a Tesla usa baterias das chinesas BYD e CATL em seus veículos. Já nos celulares, só lembrar de Huawei, Xiaomi e Vivo (fabricante que lidera em vendas o mercado chinês).