Cinco peças que você precisa trocar a cada manutenção do carro

A cada revisão é preciso realizar algumas checagens, porém com essas peças o ideal é trocar sempre para garantir a longevidade do carro

Movimento Right to Repair está ganhando força no Brasil recall
Elas impactam pouco na conta (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/04/2025 às 08h00
Atualizado em 18/04/2025 às 11h13

Os planos de manutenções periódicas dos carros incluem os itens que devem ser trocados com certa periodicidade. Algumas peças devem ser substituídas em todas as revisões — e isso não é uma picaretagem.

Essas peças que devem ser trocadas em todas as revisões são simples, mas o desleixo com elas pode gerar prejuízos grandes. Listamos a seguir quais são e explicamos a importância delas.

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1. Anel do bujão do cárter

shutterstock troca de oleo do moto lubrificante saindo pelo carter
Essa peça ajuda na vedação e foi projetada para se deformar, por isso é preciso trocar sempre (Foto: Shutterstock)

A troca do óleo é o que dita as revisões preventivas de um carro. Ela costumava ser feita a cada 5 mil km, mas o padrão nos carros atuais é ser realizada a cada 10 mil km — salvo em casos de uso severo.

O procedimento para esse serviço envolve tirar o bujão do cárter, para remover o lubrificante usado. Ajudando a vedar essa abertura está um anel, que se deforma ao apertar o bujão.

Por ser feito para se deformar, é preciso trocar o anel de vedação toda vez que o bujão for removido. É uma peça bastante barata, custa cerca de R$ 10.

Caso seja reaproveitado, a vedação não será perfeita e o óleo irá vazar. Rodar com pouco ou sem lubrificante irá destruir o seu motor.

2. Filtro de óleo

filtro oleo mecanico shutterstock fluido seminovo
O filtro tem que ser trocado junto do lubrificante (Foto: Shutterstock)

Outro item que deve ser trocado junto do lubrificante é o filtro de óleo. Como o nome diz, essa peça é responsável por limpar impurezas que estejam presentes no óleo.

Com o uso normal do carro esse filtro fica saturado e perde a eficiência. Sua troca também é barata, custa menos de R$ 100. Mas te salva de ter prejuízos maiores.

3. Válvula do pneu

pneu calibrar carro shutterstock
Uma válvula antiga pode causar perda de pressão nos pneus (Foto: Shutterstock)

A troca dos pneus de um carro é menos frequente que as revisões. Mantendo o carro sempre alinhado, realizando o rodízio e usando pneus de qualidade, um jogo pode durar até 80 mil km.

Na hora de trocar os pneus, é recomendado substituir junto a sua válvula. Ela também é feita de borracha e pode ressecar com a ação do tempo, o que pode gerar perda de pressão.

Manter uma válvula antiga com um pneu novo pode fazer dela um ponto para a fuga do ar, exigindo calibração mais frequente. Trocá-la junto dos pneus vai garantir a manutenção da pressão.

4. Filtro de combustível

shutterstock filtro de combustivel
A troca dele pode ser feita junto da troca do óleo (Foto: Shutterstock)

A troca do filtro de combustível pode ser feita junto da troca de óleo, não é preciso levar a uma concessionária. Ele é acessado pela parte inferior do carro, o que pode ser feito enquanto o veículo está no elevador.

O filtro de combustível segura a sujeira que pode estar presente na gasolina ou no etanol. Seu valor é bem baixo, na faixa de R$ 20 em modelos populares.

5. Bomba d’água

shutterstock correia dentada em motor com duplo comando de valvulas
O recomendado é trocar essa bomba junto da correia dentada (Foto: Shutterstock)

Motores mais recentes, como o 3 cilindros da Volkswagen, estão exigindo a troca da bomba d’água junto da correia dentada. Para alguns modelos já é vendida em um kit junto dos tensores.

As bombas atuais são mais simples e o conserto delas é inviável, pode sair mais caro que a peça nova. Trocá-la junto da correia dentada vai garantir que o sistema de arrefecimento esteja em dia e diminui o risco de superaquecimento.

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14 Comentários
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Evandro 22 de abril de 2025

“O correto??”
Procure o mecânico de sua confiança, é ele quem melhor pode dizer o período de troca de cada item, já que conhece o dinâmica do uso do carro e o estado de cada peça.

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José Antônio Machado 21 de abril de 2025

Obrigatório

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Caio 20 de abril de 2025

Depois desta publicação publicitaria fo autopapo, só me resta bloquear recebimento de suas postagens. Óleo lubrificante padrão!!!!!Existem óleos apropriados para grau de utilização e quilometragem rodada!!!
Anel do bufão, se o mecânico é bom, dura várias trocas, dependendo do cuidado e torque na instalação!!! Os filtros de óleo e combustível podem ser mantidos por mais de uma troca, dependendo do uso do veículo.
A troca do extensor junto da correia já é uma excrescência para vender peças e servico. Agora, está recomendação de incluir bomba d’agua, é publicidade pura. Tchau!!!!

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Sérgio Luiz gonzaga 20 de abril de 2025

O camarada quer economizar num filtro de óleo e de combustível? Esse não deveria ter carro .

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Nelson 21 de abril de 2025

Único ponto que não concordo é não trocar o filtro de óleo.

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Hamilton Galdi Junior 20 de abril de 2025

Citar bomba d’água e válvula do pneu mas esquecer do filtro de ar é inaceitável.

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José Antônio Machado 21 de abril de 2025

Concordo. Esquecer do filtros de ar do motor é negligência

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Bruno 19 de abril de 2025

Pecas baratas, de uso continuo, e o povo nos comentarios chorando. Bando de manes. Se nao podem fazer manutencao preventiva depois nao chorem na corretiva.

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Maciel andrade 18 de abril de 2025

Boa

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Gilberto 18 de abril de 2025

Típico artigo para agradar concessionárias e mecânicos desonestos e picaretas. Artigo para trouxas. Já presenciei caso de concess. Sugerir(!) A troca de disco de freio dianteiro de um carro com 32000km, por $ 1380,00; sendo que eu tinha o mesmo carro e troquei por $ 360,00 com 80000km. O produto era do mesmo fabricante que fazia para a montadora. Nessa mesma data eu estava fazendo a revisão em garantia do carro minha filha e me vieram com o papo que estavam gastos com apenas 25000km e com o twi na média 2,9/3,1 mm sendo que troca é com 1,6 mm. O sistema é bruto! Concess. + artigos picaretas!

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Felipe 19 de abril de 2025

Gilberto, isso é relativo, tem que saber o uso, se é severo, uso misto, modero, track Day….
Por exemplo o par de pneus dianteiros é da Bridgestone, durou 73 mil km, os traseiros são chineses está durando 97 mil km, está acabando mas estão dentro dos limites toleráveis pela legislação.
Como é relativo, os dianteiros gastam mais por causa da tração…
As vezes pode ser erro de fabrica dos discos também, tem muitos fatores, podem ter empenados, enfim…

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MARCELO NUNES 18 de abril de 2025

Recomendo estudar o mínimo necessário antes se publicar um texto desses. Filtro de combustível tem sua troca prevista e programada em intervalos longos e não raro custa mais que o triplo do valor informado. Agora dizer para trocar a bomba d’água a cada manutenção ultrapassa todos os limites do ridículo. Quem escreveu deve ser um daqueles clientes que os mecanicos mal intencionados já escolhem para aplicar golpes.

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Gustavo 18 de abril de 2025

E os filtros do ar e de cabine que também são importantes? Mas tem gente que para economizar uns trocos deixa esses filtros até acontecer algo bem mais grave. Economia boba mas…

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Nelson 21 de abril de 2025

Deixar de trocar filtro de cabine só vai causar acúmulo de sujeira, diminuindo a eficiência do ar condicionado e possíveis infecções respiratórias.

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