Cinco peças que você precisa trocar a cada manutenção do carro
A cada revisão é preciso realizar algumas checagens, porém com essas peças o ideal é trocar sempre para garantir a longevidade do carro
A cada revisão é preciso realizar algumas checagens, porém com essas peças o ideal é trocar sempre para garantir a longevidade do carro
Os planos de manutenções periódicas dos carros incluem os itens que devem ser trocados com certa periodicidade. Algumas peças devem ser substituídas em todas as revisões — e isso não é uma picaretagem.
Essas peças que devem ser trocadas em todas as revisões são simples, mas o desleixo com elas pode gerar prejuízos grandes. Listamos a seguir quais são e explicamos a importância delas.
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A troca do óleo é o que dita as revisões preventivas de um carro. Ela costumava ser feita a cada 5 mil km, mas o padrão nos carros atuais é ser realizada a cada 10 mil km — salvo em casos de uso severo.
O procedimento para esse serviço envolve tirar o bujão do cárter, para remover o lubrificante usado. Ajudando a vedar essa abertura está um anel, que se deforma ao apertar o bujão.
Por ser feito para se deformar, é preciso trocar o anel de vedação toda vez que o bujão for removido. É uma peça bastante barata, custa cerca de R$ 10.
Caso seja reaproveitado, a vedação não será perfeita e o óleo irá vazar. Rodar com pouco ou sem lubrificante irá destruir o seu motor.
Outro item que deve ser trocado junto do lubrificante é o filtro de óleo. Como o nome diz, essa peça é responsável por limpar impurezas que estejam presentes no óleo.
Com o uso normal do carro esse filtro fica saturado e perde a eficiência. Sua troca também é barata, custa menos de R$ 100. Mas te salva de ter prejuízos maiores.
A troca dos pneus de um carro é menos frequente que as revisões. Mantendo o carro sempre alinhado, realizando o rodízio e usando pneus de qualidade, um jogo pode durar até 80 mil km.
Na hora de trocar os pneus, é recomendado substituir junto a sua válvula. Ela também é feita de borracha e pode ressecar com a ação do tempo, o que pode gerar perda de pressão.
Manter uma válvula antiga com um pneu novo pode fazer dela um ponto para a fuga do ar, exigindo calibração mais frequente. Trocá-la junto dos pneus vai garantir a manutenção da pressão.
A troca do filtro de combustível pode ser feita junto da troca de óleo, não é preciso levar a uma concessionária. Ele é acessado pela parte inferior do carro, o que pode ser feito enquanto o veículo está no elevador.
O filtro de combustível segura a sujeira que pode estar presente na gasolina ou no etanol. Seu valor é bem baixo, na faixa de R$ 20 em modelos populares.
Motores mais recentes, como o 3 cilindros da Volkswagen, estão exigindo a troca da bomba d’água junto da correia dentada. Para alguns modelos já é vendida em um kit junto dos tensores.
As bombas atuais são mais simples e o conserto delas é inviável, pode sair mais caro que a peça nova. Trocá-la junto da correia dentada vai garantir que o sistema de arrefecimento esteja em dia e diminui o risco de superaquecimento.
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“O correto??”
Procure o mecânico de sua confiança, é ele quem melhor pode dizer o período de troca de cada item, já que conhece o dinâmica do uso do carro e o estado de cada peça.
Obrigatório
Depois desta publicação publicitaria fo autopapo, só me resta bloquear recebimento de suas postagens. Óleo lubrificante padrão!!!!!Existem óleos apropriados para grau de utilização e quilometragem rodada!!!
Anel do bufão, se o mecânico é bom, dura várias trocas, dependendo do cuidado e torque na instalação!!! Os filtros de óleo e combustível podem ser mantidos por mais de uma troca, dependendo do uso do veículo.
A troca do extensor junto da correia já é uma excrescência para vender peças e servico. Agora, está recomendação de incluir bomba d’agua, é publicidade pura. Tchau!!!!
O camarada quer economizar num filtro de óleo e de combustível? Esse não deveria ter carro .
Único ponto que não concordo é não trocar o filtro de óleo.
Citar bomba d’água e válvula do pneu mas esquecer do filtro de ar é inaceitável.
Concordo. Esquecer do filtros de ar do motor é negligência
Pecas baratas, de uso continuo, e o povo nos comentarios chorando. Bando de manes. Se nao podem fazer manutencao preventiva depois nao chorem na corretiva.
Boa
Típico artigo para agradar concessionárias e mecânicos desonestos e picaretas. Artigo para trouxas. Já presenciei caso de concess. Sugerir(!) A troca de disco de freio dianteiro de um carro com 32000km, por $ 1380,00; sendo que eu tinha o mesmo carro e troquei por $ 360,00 com 80000km. O produto era do mesmo fabricante que fazia para a montadora. Nessa mesma data eu estava fazendo a revisão em garantia do carro minha filha e me vieram com o papo que estavam gastos com apenas 25000km e com o twi na média 2,9/3,1 mm sendo que troca é com 1,6 mm. O sistema é bruto! Concess. + artigos picaretas!
Gilberto, isso é relativo, tem que saber o uso, se é severo, uso misto, modero, track Day….
Por exemplo o par de pneus dianteiros é da Bridgestone, durou 73 mil km, os traseiros são chineses está durando 97 mil km, está acabando mas estão dentro dos limites toleráveis pela legislação.
Como é relativo, os dianteiros gastam mais por causa da tração…
As vezes pode ser erro de fabrica dos discos também, tem muitos fatores, podem ter empenados, enfim…
Recomendo estudar o mínimo necessário antes se publicar um texto desses. Filtro de combustível tem sua troca prevista e programada em intervalos longos e não raro custa mais que o triplo do valor informado. Agora dizer para trocar a bomba d’água a cada manutenção ultrapassa todos os limites do ridículo. Quem escreveu deve ser um daqueles clientes que os mecanicos mal intencionados já escolhem para aplicar golpes.
E os filtros do ar e de cabine que também são importantes? Mas tem gente que para economizar uns trocos deixa esses filtros até acontecer algo bem mais grave. Economia boba mas…
Deixar de trocar filtro de cabine só vai causar acúmulo de sujeira, diminuindo a eficiência do ar condicionado e possíveis infecções respiratórias.