Câmbio sequencial: aprenda a usar

A troca sequencial do câmbio automático vai além da sensação de esportividade, ela pode incrementar a segurança. Entenda como!

cambio sequencial
Por AutoPapo
Publicado em 13/09/2018 às 13h45
Atualizado em 11/08/2022 às 15h54

Muitos carros com transmissão automática têm a troca de marchas sequencial – por meio da alavanca ou borboleta atrás do volante. Essa função vai além da esportividade, ela incrementa a segurança. Aprenda a usar o câmbio sequencial. Confira!

O câmbio automático é mais confortável, evita de você pisar na embreagem, passar as marchas… Mas você está enganado se você acha que ele eliminou aquela possibilidade do câmbio manual, de você reduzir as marchas pra ter mais segurança. Porque em alguns carros mais modernos, o câmbio sequencial tem a troca de marchas por meio das aletas, das borboletas. Na estrada, na hora da ultrapassagem, você reduz. Vai chegando numa curva, quer reduzir sem abusar dos freios, você também reduz as marchas. Isso é possível no câmbio sequencial

O funcionamento do câmbio sequencial é supersimples: para reduzir a marcha, por exemplo, basta pressionar borboleta, ou a aleta, e automaticamente já vai reduzir.Vai dar mais giro e o motor vai ter mais força. Em uma descida, por exemplo, você pode usar o freio motor da mesmíssima maneira: você pressiona borboleta, ele vai reduzir, e, dessa maneira, vai poupar o sistema de freio.

Há a possibilidade também de assumir totalmente a operação do câmbio automático, fazendo apenas trocas sequenciais: basta deslocar alavanca,normalmente, para um dos lados e fazer as trocas por meio das borboletas.

Câmbio sequencial pode incrementar a segurança

Outros modos de câmbio sequencial

Cada marca adota seu próprio mecanismo para o funcionamento do câmbio sequencial. Há carros automáticos que têm câmbio sequencial que permitem as trocas manuais por meio de um botão na própria alavanca da transmissão. É o caso do Chevrolet Spin e Onix e do Ford Ka.

O que pode variar é como o acionamento é feito na alavanca. Alguns modelos adotam toques para frente para “subir” as marchas e para trás para redução. Outros invertem essa lógica. Algumas marcas, como a Chrysler, ainda apostaram em esquema mais pitorescos e pouco intuitivos, como a troca do câmbio sequencial deslocando a alavanca para os lados.

Foto Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
JOSE MARCOS SALATA 3 de novembro de 2022

Qta idiotice a pessoa que esta se expressando talvez não tenha o mesmo conhecimento que você teve a oportunidade de ter, portanto respeite.

Avatar
Roberto Antonio 5 de maio de 2021

Prezado Filipe, bom dia! Não se trata de chatice, mas acredito que devemos zelar pela nossa língua portuguesa! Não é por acaso que os maiores cortes nos vestibulares e nas provas do ENEM estão atrelados nas redações. Procuro ter bastante cuidado quando redijo um texto de forma que os leitores não precisem se esforçar para entenderem as idéias. Peço desculpas se alguém se sentiu ofendido com, conforme você disse, a minha chatice! Forte abraço!

Avatar
Jorge Roberto Ferreira de Mendonça de Mendonça 28 de março de 2020

Olha gostei da matéria porque onde comprei meu carro eles nem sequer falou obrigado pela compra. Comprei na concessionária Ford Simão de Bauru em Bauru vou te falar funcionários incoptentes que só querem seu dinheiro. Eles lhe oferecem várias CORTESIAS e quando compra voce verifica que entrou numa compra enganosa do qual eles tiram acessórios do veículo que voce adquiriu. Olha estou compartilhamdo esse assunto. CUIDADO: compre seu veículo mas não na concessionária Ford Simão de Bauru. OBRIGADO.

Avatar
roberto antonio alves da silva 21 de setembro de 2020

Boa tarde! As correções tem a intenção apenas de ajudar! Depois de “olha”, deveria ter vírgula; depois de “nem sequer” e, como existe o pronome “eles”, o verbo”falou”, fica no plural, portanto, “falaram”; depois de “vou te falar” deveriam haver dois pontos; a forma correta de escrever é “incompetentes”; depois de “quando compra”, deveria haver uma vírgula e a palavra “você” tem acento circunflexo; a expressão “enganosa” é feminina, portanto o complemento também deve ser, ou seja, “da qual”; de novo, após “olha”, deve haver uma vírgula; “compartilhando” segue a regra de “p” e “b”, ou seja, antes destas consoantes, se utiliza, pela regra, a consoante “n” e jamais “m”. Forte abraço!

Avatar
Filipe 24 de outubro de 2020

Roberto, como você é chato, cara

Avatar
JorgeRobertoFerreira de Mendonca 4 de maio de 2021

Meu amigo obrigado pela correção, mas eu estou fazendo um comentário e NÃO uma prova da Fuvest, mas agradeço

Avatar
Johann Strauss 15 de setembro de 2018

Eu nunca comentei uma reportagem… Mas essa não teve como evitar. Muito ruim! Começando pelo erro de ortografia em “decida” quando se quis dizer “descida”. Não falou nada de útil como tirar ou não o pé do acelerador quando trocar a marcha, etc.

Avatar
roberto antonio alves da silva 21 de setembro de 2020

Meu amigo, se você reparar, vai verificar que a grafia da palavra está correta!

Avatar
Deixe um comentário