Pesquisa aponta que Corolla e Gol são os carros mais caros de manter

Valor de aquisição, desvalorização, taxas obrigatórias, DPVAT, seguro, revisões, combustível e custos mensais em três anos foram os parâmetros

Por AutoPapo13/09/18 às 12h17

A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, desenvolveu uma pesquisa para apontar quais dos sete carros mais vendidos no país são os mais caros para se manter. O estudo, que considera apenas os três primeiros anos de uso, utilizou como critérios: valor de aquisição, desvalorização, taxas obrigatórias, seguro obrigatório (DPVAT), seguro, revisões, lavagens, combustível e custos mensais. Os campeões em fazer o consumidor gastar foram os modelos Corolla e Gol, da Toyota e da Volkswagen, respectivamente.

Já falamos, aqui no AutoPapo, sobre a relevância dos custos de manutenção durante a escolha de um carro novo. Os gatos mensais com um veículo podem comprometer a renda familiar e até mesmo fazer com que o motorista tenha que vender seu bem recém-conquistado. Para ajudar você a fazer uma escolha que cabe no seu bolso, analisamos o resultado da pesquisa.

Os modelos avaliados foram:

  • Corolla GLI 1.8 Flex Aut;
  • Gol Trendline 1.6T Flex;
  • HB20 Comf Plus Style 1.0 flex;
  • KA 1.0 SE/SE Plus TIVCT Flex;
  • Onix LT 1.0 8V Flex Power Mec;
  • Prisma Sedan LT 1.4 8V Flex Power;
  • Strada Working 1.4 mpi Fire flex 8V.

O carro que mais sofreu depreciação em valores absolutos nesse período foi o Toyota Corolla GLI. Em apenas três anos, o modelo desvalorizou R$ 20.490,96. Depois dele, veio o Volkswagen Gol Trendline (R$ 17.425,08). O veículo com a menor desvalorização foi a picape Fiat Strada Working (R$ 11.470,74).

No quesito custo mensal, Corolla e Gol também alcançaram as primeiras posições, já que seus donos precisaram desembolsar R$ 1.613,30 e R$ 1.395,53, respectivamente, para manter o carro. O modelo com menor custo de manutenção foi o Ford KA, que somou R$ 1.134,56 a cada ano.

O preço médio da gasolina utilizada como parâmetro para o cálculo de combustível foi de R$ 4,538. A Proteste considerou um uso de 15.000 km por ano (45.000 km em 3 anos) para indicar os números apresentados. O carro que mais saiu em conta foi o KA, que gastou aproximadamente R$15.126,67 com gasolina. Confira os valores de Corolla e Gol nas tabelas abaixo.

A Proteste pesquisou qual é o custo mensal dos carros mais vendidos do Brasil. Corolla e Gol foram apontados como os modelos mais caros para se manter.
Foto Toyota | Divulgação

Os gastos iniciais para adquirir um carro zero-quilômetro são: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) repetido ano a ano, taxa do seguro complementar contra roubo e colisão, licenciamento e taxa de emplacamento. Com a documentação de licenciamento, que inclui a emissão do Certificado de Registro Veicular (CRV) e as taxas de emplacamento, a Proteste calculou aproximadamente R$ 685,00 (a cidade de São Paulo foi tida como base), sem considerar as concessionárias que cobram outras taxas.

Os custos com lavagem também foram contabilizados. Levando em conta uma limpeza a cada 1.000 km rodados a um custo médio de R$ 50,00 cada, o consumidor deverá desembolsar cerca de R$ 1.800 em três anos. Não foram incluídos os cuidados especiais.

No que se refere às revisões programadas, de acordo com as fabricantes, o valor ultrapassa os R$ 1.500,00 no período em todos os veículos. Foi considerado apenas o valor divulgado pelas marcas para o plano de manutenção oficial até a quilometragem de 45.000 km.

Outro custo incluído foi o seguro opcional. Apesar de não ser obrigatório, é comumente contratado para maior garantia do comprador. Os gastos com o serviço podem chegar em até R$ 5 mil no período de três anos com grandes variações, dependendo do modelo e da versão do carro, época do ano e seguradoras, perfil de uso, entre outros aspectos.

O consumidor que quer ter um dos carros mais vendidos no país, como Corolla e Gol, precisa estar disposto a fazer um investimento mensal de cerca de R$ 1.300,00.

Além dos modelos Corolla e Gol, os gastos mensais dos carros mais vendidos

Corolla GLI 1.8 Flex Aut

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 77.838,00
Valor de Depreciação  R$ 20.490,96 – 26%
Taxas obrigatórias  R$ 9.622,25
Seguro Obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 5.817,09
Revisão  R$ 2.231,04
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 17.913,16
Custo de 3 anos  R$ 58.078,79
Custo mensal  R$ 1.613,30

Gol Trendline 1.6T Flex

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 45.859,00
Valor de Depreciação  R$ 17.425,08 – 38%
Taxas obrigatórias  R$ 5.726,63
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 5.391,96
Revisão  R$ 1.933,60
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 17.757,39
Custo de 3 anos  R$ 50.238,96
Custo mensal  R$ 1.395,53

HB20 Comf Plus Style 1.0 flex

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 45.080,00
Valor de Depreciação  R$ 12.497,51 – 28%
Taxas obrigatórias  R$ 5.825,80
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 4.565,52
Revisão  R$ 1.770,46
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 16.336,80
Custo de 3 anos  R$ 43.000,39
Custo mensal  R$ 1.194,46

KA 1.0 SE/SE Plus TIVCT Flex

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 41.520,00
Valor de Depreciação  R$ 12.201,64 – 29%
Taxas obrigatórias  R$ 5.390,10
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 4.125,51
Revisão  R$ 1.996,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 15.126,67
Custo de 3 anos  R$ 40.844,21
Custo mensal  R$ 1.134,56

Onix LT 1.0 8V Flex Power Mec

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 45.315,00
Valor de Depreciação  R$ 13.301,76 -29%
Taxas obrigatórias  R$ 5.823,16
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 3.904,35
Revisão  R$ 1.724,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 15.830,23
Custo de 3 anos  R$ 42.587,80
Custo mensal  R$ 1.182,99

Prisma Sedan LT 1.4 8V Flex Power

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 54.721,00
Valor de Depreciação  R$ 15.175,90 – 28%
Taxas obrigatórias  R$ 6.930,66
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 4.704,87
Revisão  R$ 1.724,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 15.830,23
Custo de 3 anos  R$ 46.369,96
Custo mensal  R$ 1.288,05

Strada Working 1.4 mpi Fire flex 8V

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 44.945,00
Valor de Depreciação  R$ 11.470,74 – 26%
Taxas obrigatórias  R$ 3.254,24
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 5.489,85
Revisão  R$ 1.912,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 18.734,86
Custo de 3 anos  R$ 42.866,00
Custo mensal  R$ 1.190,72

Quer comparar os modelos Corolla e Gol? Clique aqui.

10 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Eduardo 14 de setembro de 2018

    Comparação mal feita, veja a depreciação do corolla com os demais. Rediculo.

  • Lucia 14 de setembro de 2018

    Qual o aplicativo que permite comparar precos de pneus
    Ouvi no radio mas.naomconsegui anotar

  • Antonio Lima 14 de setembro de 2018

    Se vc analisa minuciosamente verá que os carros da Toyota são os mais defasados em termos de tecnologia. O Étios é simplesmente uma propaganda enganosa, com seu motorzinho de geladeira e aquele cambio sofrível. O Yaris é apenas um Étios maquiado. O Corolla, agora é que embarcou algumas tecnologias já comum nos outros modelos da categoria desde 2010. A Hillux é disparado a Pick up mais pobre da categoria… E por aí vai… A sorte da Toyota é brasileiro é um tremendo maria vai com as outras!!

    • Paulo Brasil 16 de setembro de 2018

      Olá! Você já teve um Corolla ou uma Hilux? Parece que não. Já ouviu falar em pesquisa paga? Gostei do seu comentário.

  • Clauz 14 de setembro de 2018

    Ha um certo exagero ai, tenho um corolla altis 2015 e pago R$2500 de seguro com Bonus5, solteiro em Bh. Maioria das revisões na concessionária nao são tao caras, raro o carro dar defeito, geralmente só preventivas . Para quem compra um corolla, os gastos fixos dele sao bem aceitáveis e a depreciação na pratica nao é essa toda pois em muitos lugares o corolla é vendido acima de fipe.

    • Robert 14 de setembro de 2018

      qual a kilometragem do seu Corolla? já trocou oleo de transmissao?

  • Joelson dantas 13 de setembro de 2018

    O Corolla pode ser o mais vendido entre os sedans mas no ranking geral o mais vendido eh o Onix.

  • José A J Vital 13 de setembro de 2018

    Difícil vai ser você encontrar um dono de Toyota Corolla Reclamando! Já os outros……

  • Robério Custódio de sousa 13 de setembro de 2018

    Pq as concessionárias não fala pra gente.

    • francisco 13 de setembro de 2018

      E o corolla continua como o carro mais vendido e com bom índice de satisfação dos usuários!

Deixe um comentário