Pesquisa aponta que Corolla e Gol são os carros mais caros de manter

Valor de aquisição, desvalorização, taxas obrigatórias, DPVAT, seguro, revisões, combustível e custos mensais em três anos foram os parâmetros

Toyota Corolla xei 2019 prata visto de frente em fundo neutro
Além do Corolla, Gol e HB20 foram modelos apontados como carros com manutenção e impostos caros (Foto: Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 13/09/2018 às 12h17
Atualizado em 16/06/2021 às 15h30

A Proteste, Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, desenvolveu uma pesquisa para apontar quais dos sete carros mais vendidos no país são os mais caros para se manter. O estudo, que considera apenas os três primeiros anos de uso, utilizou como critérios: valor de aquisição, desvalorização, taxas obrigatórias, seguro obrigatório (DPVAT), seguro, revisões, lavagens, combustível e custos mensais. Os campeões em fazer o consumidor gastar foram os modelos Corolla e Gol, da Toyota e da Volkswagen, respectivamente.

Já falamos, aqui no AutoPapo, sobre a relevância dos custos de manutenção durante a escolha de um carro novo. Os gatos mensais com um veículo podem comprometer a renda familiar e até mesmo fazer com que o motorista tenha que vender seu bem recém-conquistado. Para ajudar você a fazer uma escolha que cabe no seu bolso, analisamos o resultado da pesquisa.

Os modelos avaliados foram:

  • Corolla GLI 1.8 Flex Aut;
  • Gol Trendline 1.6T Flex;
  • HB20 Comf Plus Style 1.0 flex;
  • KA 1.0 SE/SE Plus TIVCT Flex;
  • Onix LT 1.0 8V Flex Power Mec;
  • Prisma Sedan LT 1.4 8V Flex Power;
  • Strada Working 1.4 mpi Fire flex 8V.

O carro que mais sofreu depreciação em valores absolutos nesse período foi o Toyota Corolla GLI. Em apenas três anos, o modelo desvalorizou R$ 20.490,96. Depois dele, veio o Volkswagen Gol Trendline (R$ 17.425,08). O veículo com a menor desvalorização foi a picape Fiat Strada Working (R$ 11.470,74).

No quesito custo mensal, Corolla e Gol também alcançaram as primeiras posições, já que seus donos precisaram desembolsar R$ 1.613,30 e R$ 1.395,53, respectivamente, para manter o carro. O modelo com menor custo de manutenção foi o Ford KA, que somou R$ 1.134,56 a cada ano.

O preço médio da gasolina utilizada como parâmetro para o cálculo de combustível foi de R$ 4,538. A Proteste considerou um uso de 15.000 km por ano (45.000 km em 3 anos) para indicar os números apresentados. O carro que mais saiu em conta foi o KA, que gastou aproximadamente R$15.126,67 com gasolina. Confira os valores de Corolla e Gol nas tabelas abaixo.

A Proteste pesquisou qual é o custo mensal dos carros mais vendidos do Brasil. Corolla e Gol foram apontados como os modelos mais caros para se manter.
Foto Toyota | Divulgação

Os gastos iniciais para adquirir um carro zero-quilômetro são: Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) repetido ano a ano, taxa do seguro complementar contra roubo e colisão, licenciamento e taxa de emplacamento. Com a documentação de licenciamento, que inclui a emissão do Certificado de Registro Veicular (CRV) e as taxas de emplacamento, a Proteste calculou aproximadamente R$ 685,00 (a cidade de São Paulo foi tida como base), sem considerar as concessionárias que cobram outras taxas.

Os custos com lavagem também foram contabilizados. Levando em conta uma limpeza a cada 1.000 km rodados a um custo médio de R$ 50,00 cada, o consumidor deverá desembolsar cerca de R$ 1.800 em três anos. Não foram incluídos os cuidados especiais.

No que se refere às revisões programadas, de acordo com as fabricantes, o valor ultrapassa os R$ 1.500,00 no período em todos os veículos. Foi considerado apenas o valor divulgado pelas marcas para o plano de manutenção oficial até a quilometragem de 45.000 km.

Outro custo incluído foi o seguro opcional. Apesar de não ser obrigatório, é comumente contratado para maior garantia do comprador. Os gastos com o serviço podem chegar em até R$ 5 mil no período de três anos com grandes variações, dependendo do modelo e da versão do carro, época do ano e seguradoras, perfil de uso, entre outros aspectos.

O consumidor que quer ter um dos carros mais vendidos no país, como Corolla e Gol, precisa estar disposto a fazer um investimento mensal de cerca de R$ 1.300,00.

Além dos modelos Corolla e Gol, os gastos mensais dos carros mais vendidos

Corolla GLI 1.8 Flex Aut

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 77.838,00
Valor de Depreciação  R$ 20.490,96 – 26%
Taxas obrigatórias  R$ 9.622,25
Seguro Obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 5.817,09
Revisão  R$ 2.231,04
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 17.913,16
Custo de 3 anos  R$ 58.078,79
Custo mensal  R$ 1.613,30

Gol Trendline 1.6T Flex

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 45.859,00
Valor de Depreciação  R$ 17.425,08 – 38%
Taxas obrigatórias  R$ 5.726,63
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 5.391,96
Revisão  R$ 1.933,60
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 17.757,39
Custo de 3 anos  R$ 50.238,96
Custo mensal  R$ 1.395,53

HB20 Comf Plus Style 1.0 flex

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 45.080,00
Valor de Depreciação  R$ 12.497,51 – 28%
Taxas obrigatórias  R$ 5.825,80
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 4.565,52
Revisão  R$ 1.770,46
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 16.336,80
Custo de 3 anos  R$ 43.000,39
Custo mensal  R$ 1.194,46

KA 1.0 SE/SE Plus TIVCT Flex

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 41.520,00
Valor de Depreciação  R$ 12.201,64 – 29%
Taxas obrigatórias  R$ 5.390,10
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 4.125,51
Revisão  R$ 1.996,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 15.126,67
Custo de 3 anos  R$ 40.844,21
Custo mensal  R$ 1.134,56

Onix LT 1.0 8V Flex Power Mec

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 45.315,00
Valor de Depreciação  R$ 13.301,76 -29%
Taxas obrigatórias  R$ 5.823,16
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 3.904,35
Revisão  R$ 1.724,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 15.830,23
Custo de 3 anos  R$ 42.587,80
Custo mensal  R$ 1.182,99

Prisma Sedan LT 1.4 8V Flex Power

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 54.721,00
Valor de Depreciação  R$ 15.175,90 – 28%
Taxas obrigatórias  R$ 6.930,66
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 4.704,87
Revisão  R$ 1.724,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 15.830,23
Custo de 3 anos  R$ 46.369,96
Custo mensal  R$ 1.288,05

Strada Working 1.4 mpi Fire flex 8V

Parâmetro Valor
Valor de Aquisição  R$ 44.945,00
Valor de Depreciação  R$ 11.470,74 – 26%
Taxas obrigatórias  R$ 3.254,24
Seguro obrigatório  R$ 204,30
Seguro opcional  R$ 5.489,85
Revisão  R$ 1.912,00
Lavagens  R$ 1.800,00
Combustível  R$ 18.734,86
Custo de 3 anos  R$ 42.866,00
Custo mensal  R$ 1.190,72

Quer comparar os modelos Corolla e Gol? Clique aqui.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
14 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jorge 31 de dezembro de 2018

essa comparação nao pode ser feita. pois oa outros concorrentes sao carros populares. o corolla é carro de quase 80mil. com certeza a desvalorização vai ser maior. em questao de porcentagem.foi o menos desvalorizado.

Avatar
Wagner Scotton 11 de novembro de 2018

Concordo com você, o Etios é realmente um carro ridículo. Não existe painel mais feio. Sua trazeira é indecente. Ja andei num Etios e detestei.

Avatar
Eduardo 14 de setembro de 2018

Comparação mal feita, veja a depreciação do corolla com os demais. Rediculo.

Avatar
Lucia 14 de setembro de 2018

Qual o aplicativo que permite comparar precos de pneus
Ouvi no radio mas.naomconsegui anotar

Avatar
Antonio Lima 14 de setembro de 2018

Se vc analisa minuciosamente verá que os carros da Toyota são os mais defasados em termos de tecnologia. O Étios é simplesmente uma propaganda enganosa, com seu motorzinho de geladeira e aquele cambio sofrível. O Yaris é apenas um Étios maquiado. O Corolla, agora é que embarcou algumas tecnologias já comum nos outros modelos da categoria desde 2010. A Hillux é disparado a Pick up mais pobre da categoria… E por aí vai… A sorte da Toyota é brasileiro é um tremendo maria vai com as outras!!

Avatar
Paulo Brasil 16 de setembro de 2018

Olá! Você já teve um Corolla ou uma Hilux? Parece que não. Já ouviu falar em pesquisa paga? Gostei do seu comentário.

Avatar
Wagner Scotton 11 de novembro de 2018

Concordo com você, o Etios é realmente um carro ridículo. Não existe painel mais feio. Sua trazeira é indecente. Ja andei num Etios e detestei.

Avatar
Luis 25 de setembro de 2021

Corolla é o mais vendido do mundo. Só isso

Avatar
Clauz 14 de setembro de 2018

Ha um certo exagero ai, tenho um corolla altis 2015 e pago R$2500 de seguro com Bonus5, solteiro em Bh. Maioria das revisões na concessionária nao são tao caras, raro o carro dar defeito, geralmente só preventivas . Para quem compra um corolla, os gastos fixos dele sao bem aceitáveis e a depreciação na pratica nao é essa toda pois em muitos lugares o corolla é vendido acima de fipe.

Avatar
Robert 14 de setembro de 2018

qual a kilometragem do seu Corolla? já trocou oleo de transmissao?

Avatar
Joelson dantas 13 de setembro de 2018

O Corolla pode ser o mais vendido entre os sedans mas no ranking geral o mais vendido eh o Onix.

Avatar
José A J Vital 13 de setembro de 2018

Difícil vai ser você encontrar um dono de Toyota Corolla Reclamando! Já os outros……

Avatar
Robério Custódio de sousa 13 de setembro de 2018

Pq as concessionárias não fala pra gente.

Avatar
francisco 13 de setembro de 2018

E o corolla continua como o carro mais vendido e com bom índice de satisfação dos usuários!

Avatar
Deixe um comentário