Acabou essa história de caminhão parado ligado
Muitos caminheiros deixam seus motores ligados, mesmo com o caminhão estacionado, mas saiba que isso não irá mais acontecer
Muitos caminheiros deixam seus motores ligados, mesmo com o caminhão estacionado, mas saiba que isso não irá mais acontecer
Talvez em algum momento você já se perguntou porque motoristas de caminhão têm o costume de deixar o caminhão ligado enquanto estão realizando alguma outra tarefa. Ou até mesmo a noite inteira quando estão dormindo, porém, já alguns caminhões, principalmente os mais novos estão desligando sozinho, mas por quê?
VEJA TAMBÉM:
Se você já se perguntou isso, não está sozinho, já que aqui no AutoPapo os nossos leitores têm nos perguntado isso, e a verdade é que a resposta não pode ser tão simples. É claro que inicialmente devemos esclarecer alguns pontos. Em países com climas frios, em que temperaturas negativas são frequentes, os caminhões podem ficar ligados para o funcionamento do sistema de calefação. Ou seja, manter a cabine aquecida durante sua parada de descanso.
Entretanto, em alguns “truck stops” nos Estados Unidos, há sistemas externos que podem aquecer a cabine. Por lá, o caminhão pode contar também com uma Unidade de Força Auxiliar (APU), que é um pequeno gerador a gasolina ou diesel no chassi, que alimenta o sistema de calefação.
Mas estamos no Brasil, onde não faz tanto frio assim, então por que esse costume? Pesquisando, há diferentes fontes ou origens desse hábito, que pode ser algo repassado de geração por geração, sem uma explicação técnica ou lógica: “meu pai fazia assim, então eu também faço!”. Já há outros que explicam que as antigas baterias de níquel e chumbo, que eram caras, poderiam ter sua vida útil comprometida com o “liga e desliga” do motor. Mas não há nada que comprove tal hipótese.
Também existem aqueles que defendem que caminhões ou motores a diesel em marcha lenta consomem muito pouco combustível. Então não faria mal deixar ligado, mesmo assim, algo pouco justificável, pois entre consumir nada e um pouco, é melhor não gastar uma gota de óleo sequer.
De fato, não dá para saber porque existia esse tal costume, talvez seja algo que foi se passando sem saber a sua real origem, mas em alguns casos, os caminhoneiros deixam os caminhões ligados, principalmente para fazerem ar.
Apesar de todas as teorias acima, uma das razões mais plausíveis para que motoristas deixem os caminhões ligados é para evitar a perda dos freios. Isso porque o sistema de freios dos caminhões contam com tanques de ar para ajudar a imobilizar o veículo.
Para manter os tanques cheios é preciso que um compressor de ar se mantenha em funcionamento. Este agregado utiliza a rotação do motor, como um alternador, bomba direção e demais apetrechos. Inclusive, os tanques também auxiliam na suspensão do veículo.
Quando a pressão dos tanques está baixa, o que pode comprometer os freios, o sistema emite um alerta sonoro. Daí, muitas vezes, o caminhoneiro mantém o motor em funcionamento para evitar que os freios falham e cause um acidente. Outra necessidade de manter o motor funcionando é para funcionamento de implementos como a caçamba basculante.
Mas tirando essas situações, deixar o motor funcionando consome combustível e aumenta a emissão de CO². E para evitar ou forçar quem tem esse costume, os caminhões novos estão desligando sozinho. Mas como assim?
Em janeiro de 2023, entrou em vigor a nova norma de emissões de poluentes, a Proconve P8, mais popularmente conhecida como Euro 6. Além de novidades mecânicas a fim de diminuir a emissões, por homologação, os caminhões, de todas as montadoras, saem com um sistema no qual se o caminhão ficar ligado sem interação por 5 minutos, ele desliga automaticamente.
Em resumo, cada um pode ter uma desculpa ou até mesmo um motivo para deixar o caminhão ligado, quando estacionado. Porém, os modelos Euro 6, ou aqueles fabricados a partir de janeiro de 2023 não permitem mais isso.
O curioso é que ao pesquisar, encontrei várias reclamações sobre isso, muitos achando que o caminhão veio de fábrica estragado, sendo que é apenas uma função do sistema. No entanto, vale lembrar que quando a exigência de energia, como uso da fonte de eletricidade ou a báscula, o sistema mantém o motor em funcionamento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |