Micro-ônibus híbrido usa motor ‘Renault’ a etanol como gerador

Volare apresentou modelo para 30 passageiros com autonomia de até 450 km; ele não tem preço definido e deve chegar ao mercado em 2026

Volare Attack 9 micro onibus hibrido (2)
Modelo deve chegar no mercado apenas em 2026 e não tem previsão de valor (Fotos: Volares | Divulgação)
Por Érico Pimenta
Publicado em 10/08/2024 às 11h03

A Lat.Bus 2024, feira dedicada ao segmento de ônibus tanto urbanos como rodoviários que ocorre em São Paulo, tem sido o palco para lançamentos de ônibus elétricos.  Mas a Volare, empresa da Marcopolo, apresento o seu primeiro micro-ônibus híbrido, o Attack 9.

O Attack 9 Híbrido é equipado com dois motores: um motor elétrico de 75 KW desenvolvido pela WEG, gigante nacional do segmento de motores elétricos. Já o motor a combustão é um motor Horse 1.0 de três cilindros flex, mas que para preferencialmente é abastecido com etanol, para zerar a emissão de carbono.

A Horse é uma empresa fruto da parceria entre a Renault e a Geely, criada em 2022, para o desenvolvimento de motores de baixa emissão.

VEJA TAMBÉM:

Volare Attack 9 micro onibus hibrido (3)
Motor elétrico da WEG desenvolvido para o modelo que conta com tração traseira

O motor a etanol funciona como um gerador para alimentar as baterias. De acordo com a Volare, ele trabalha entre 30 a 40% da sua capacidade de operação a 3.000 rpm, o que, de acordo com a montadora, garante menor ruído.

Na parte das baterias, o ônibus híbrido Attack 9 é equipado com três packs que armazenam 122 kWh, e por contar com poucos packs de bateria, o micro-ônibus não tem grande ganho de peso e ainda consegue ter capacidade para 30 passageiros além de ainda ter o elevador de acessibilidade – obrigatório por legislação.

Volare Attack 9 micro onibus hibrido (4)
Umas das vantagens do híbrido e a redução no números de de baterias, o que garante um menor peso final

Autonomia e manutenção

De acordo com a Volare, a autonomia pode chegar a 450 quilômetros, o que atende bem o segmento de micro-ônibus, normalmente usados em operações de curta distância. Dentre as vantagens conhecidas de um modelo elétrico está o baixo custo de manutenção.

A Volare garante que o Attack 9, seu ônibus híbrido, também terá manutenção reduzida, citando até mesmo o conjunto de freios queu contará com sistema regenerativo para recarregar as baterias nas frenagens.

Chegada ao mercado em 2026

A Volare ainda não compartilhou muitos detalhes técnicos do ônibus híbrido, entretanto já menciona que os testes começam ainda neste ano de 2024 e deve ser ofertado ao mercado apenas em 2026.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luan 12 de agosto de 2024

Na cara que o “projeto” não passa de idéia e nada funcional ainda, olha o tipo de motor elétrico e a posição que colocaram na frente, projeto ainda está para nascer dessa idéia aí que tem muitas chances de dá certo.

Avatar
Deixe um comentário