Confira oito caminhonetes rebaixadas por natureza
Confira oitco caminhonetes esportivas que saíram de fábrica com suspensão rebaixada, motores potentes e nenhuma vocação para carregar carga
Confira oitco caminhonetes esportivas que saíram de fábrica com suspensão rebaixada, motores potentes e nenhuma vocação para carregar carga
Caminhonete rebaixada tem seu público cativo, principalmente como entusiastas de modelos antigos restaurados, inspirados nos hot rods norte-americanos. Ao mesmo tempo, uma picape com suspensão baixa vai contra a sua própria proposta que é carregar carga na caçamba.
VEJA TAMBÉM:
Tanto é que toda picape tem a suspensão traseira reforçada, seja com molas helicoidais ou feixes de molas, justamente para suportar a carga. E consequentemente, são mais elevadas. No entanto, a indústria já apostou em suas caminhonetes rebaixadas de fábrica. Para elas, o foco era a diversão e nada de labuta. Confira.
A Chevrolet El Camino é um ícone norte-americano. A primeira geração chegou em 1959 e basicamente era um Impala como caçamba e tinha como rival a Ford Ranchero. Em 1960 passou por uma mudança visual completa que desagradou ao público e só retornou ao mercado em 1964.
Construída sobre a plataforma B-Body, o El Camino passou a ter a cara do Chevelle e diversas versões. Uma das mais legais foi a SS LS6, de 1970. Com o visual intimidador do cupê, pneus largos, faixas no capô como um muscle car.
A picape recebeu o imenso Big Block V8 454, com 7.4 litros de deslocamento e 450 cv. Apenas 4 mil unidades foram produzidas. Uma delas foi vendida em um leilão da Barrett-Jackson, em 2023, por US$ 275 mil (R$ 1,38 milhão).
Carroll Shelby foi um dos grandes nomes do automobilismo e também da indústria. Além de vencer as 24 Horas de Le Mans, com um Aston Martin DB1, em 1959, ao lado de Roy Salvadori, ele ajudou a desenvolver o Ford GT 40 e o Dodge Viper. Tudo isso sem falar do Shelby Cobra e o Shelby Cobra Daytona.
Entre suas criações estava a Shelby Dakota. A picape recebeu um V8 5.2 de 175 cv e 37 kgfm de torque. Esse bloco foi utilizado na Dakota R/T nacional, em 2001. Baixinha, ela ganhou rodas exclusivas, moldura nos para-lamas e um santo-antonio estilizado. Produzida apenas durante o ano de 1989, foram montadas apenas 1.500 unidades.
Um dos carros mais legais já produzidos foi o Dodge Viper, com seu imenso V10 8.3 retirado de um caminhão. E junto com a segunda geração do esportivo, a Daimler-Chrysler decidiu criar uma picape do Viper.
A Ram SRT-10 foi apresentada no Salão de Chicago de 2004. Ela trazia sob o capô o gigantesco V10 ajustado para 510 cv e absurdos 72 kgfm de torque. Números que permitiam essa grandalhona de 2,3 toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir máxima de 248 km/h.
Seu visual era intimidador com faixas longitudinais que cortavam a carroceria, para-choques exclusivos, suspensão rebaixada com amortecedores Bilstein, imensas rodas de 22 polegadas e capô com um coletor de ar generoso. Essa caminhonete só não era mais rebaixada, pois sua caçamba ainda era funcional.
Se a Chevrolet El Camino foi uma resposta para a Ford Ranchero, a Ranchero GT foi pensada para desafiar a El Camino SS. Assim como a rival, a picape da marca o Oval Azul tinha cara de esportivo.
Em 1972, a Ford apresentou a sexta geração da picape que recebeu frente igual ao do cupê Gran Torino (a geração anterior era inspirada no Torino). A versão GT poderia ser equipada com diferentes motores, inclusive o imenso V8 429 (7.0 litros).
O visual era de um legítimo muscle car, com direito a rodas Magnum 500, tomadas de ar alargadas no capô, que evidenciavam as linhas suaves da carroceria. Era uma caminhonete rebaixada que impunha respeito nos cupês da época.
Imortalizada como a “picape do Brian”, de “Velozes & Furiosos”, a Ford F-150 Lightning era um hot rod com caçamba. Lançada em 1999, ela combinava o visual da décima geração da F-Series com pegada esportiva.
A suspensão da caminhonete foi rebaixada e ela recebeu barras estabilizadoras, assim como novos amortecedores Bilstein, rodas aro 18 e pneus Goodyear Eagle F1. Novos para-choques e saias laterais completavam o visual.
Sob o capô, o V8 5.4 recebeu compressor Eaton M112, que elevou a potência para 360 cv e torque para 59 kgfm. O diferencial traseiro também foi substituído para suportar o torque do motor. A transmissão era automática de quatro marchas. O modelo ficou em linha até 2004 e acumulou 28.124 unidades produzidas.
Se você é daqueles que piram quando passa uma Saveiro pranchada, é porque não conhece a FPV Cobra Ute. Essa picape australiana era um grande barato, com apenas 100 unidades produzidas.
Derivada do Ford Falcon, a Cobra Ute teve desenvolvimento a cargo da Ford Performance Vehicle (FPV). Equipada com um V8 302 (5.0 litros) de 510 cv e 55 kgfm de torque.
Por ser derivado do Falcon, a suspensão da caminhonete era naturalmente rebaixada, mas ela ficou ainda mais colada no chão graças ao body kit que adicionava novos para-choques, saias, cobertura da caçamba e aerofólio, os freios eram fornecidos pela Brembo. O conjunto era complementado com rodas aro 19 e pneus Dunlop SP Sport Maxx 245/35ZR.
Desenvolvida pela Production Automotive Services (PAS), empresa parceira da Pontiac, a GMC Syclone era derivada Sonoma (prima da S10) e chegou ao mercado em 1991. Ela foi a resposta da General Motors para a Shelby Dakota.
Para a picape, o motor V6 262 (4.3 litros) recebeu turbocompressor e intercooler que elevaram a potência para 280 cv e 48 kgfm de torque, o motor era combinado com transmissão automática de quatro marchas e tração integral.
Com visual invocado, pintura preta (ela também recebeu opção vermelha), rodas diamantadas e suspensão rebaixada, o visual impressionava e o desempenho também. Sua aceleração de 0 a 100 km/h era cumprida em 4,3 segundos. Ao todo 2.998 unidades foram produzidas. As três últimas foram montadas em 1992.
O amigo pode não saber, mas o Chevrolet Omega teve uma derivação picape. Isso mesmo, a Holden Ute, que era um Commodore com caçamba.
No mercado australiano, a picape competia diretamente com a Ford Falcon Ute. A última safra da Commodore UTE chegou em 2014 com a versão SV6 da série esportiva VF.
A caminhonete recebeu suspensão rebaixada, saídas de ar nas laterais, body kit que acentuou o visual esportivo, assim como rodas de 18 polegadas. Sob o capô, a picape poderia ser equipada com um motor V8 6.0 de 370 cv e 44 kgfm de torque. Imagine o quanto a danada anda?
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |