Confira oito caminhonetes rebaixadas por natureza

Confira oitco caminhonetes esportivas que saíram de fábrica com suspensão rebaixada, motores potentes e nenhuma vocação para carregar carga

dodge ram srt10 prata marcelo jabulas
A Dodge Ram SRT-10 era um Dodge Viper com caçamba (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 10/04/2024 às 09h03

Caminhonete rebaixada tem seu público cativo, principalmente como entusiastas de modelos antigos restaurados, inspirados nos hot rods norte-americanos. Ao mesmo tempo, uma picape com suspensão baixa vai contra a sua própria proposta que é carregar carga na caçamba.

VEJA TAMBÉM:

Tanto é que toda picape tem a suspensão traseira reforçada, seja com molas helicoidais ou feixes de molas, justamente para suportar a carga. E consequentemente, são mais elevadas. No entanto, a indústria já apostou em suas caminhonetes rebaixadas de fábrica. Para elas, o foco era a diversão e nada de labuta. Confira.

1. Chevrolet El Camino SS LS6

chevrolet el camino ss ls6 historic auctineers
Chevrolet El Camino era uma picape leve, mas que se comportava como um muscle car (Foto: Historic Auctneers | Divulgação)

A Chevrolet El Camino é um ícone norte-americano. A primeira geração chegou em 1959 e basicamente era um Impala como caçamba e tinha como rival a Ford Ranchero. Em 1960 passou por uma mudança visual completa que desagradou ao público e só retornou ao mercado em 1964.

Construída sobre a plataforma B-Body, o El Camino passou a ter a cara do Chevelle e diversas versões. Uma das mais legais foi a SS LS6, de 1970. Com o visual intimidador do cupê, pneus largos, faixas no capô como um muscle car.

A picape recebeu o imenso Big Block V8 454, com 7.4 litros de deslocamento e 450 cv. Apenas 4 mil unidades foram produzidas. Uma delas foi vendida em um leilão da Barrett-Jackson, em 2023, por US$ 275 mil (R$ 1,38 milhão).

2. Dodge Dakota Shelby

shelby dakota 1989 vermelha caminhonete rebaixada
A Dakota da Shelby não era tão “pranchada”, mas era a picapinha mais nervosa no fim dos anos 1980 (Foto: Dodge | Divulgação)

Carroll Shelby foi um dos grandes nomes do automobilismo e também da indústria. Além de vencer as 24 Horas de Le Mans, com um Aston Martin DB1, em 1959, ao lado de Roy Salvadori, ele ajudou a desenvolver o Ford GT 40 e o Dodge Viper. Tudo isso sem falar do Shelby Cobra e o Shelby Cobra Daytona.

Entre suas criações estava a Shelby Dakota. A picape recebeu um V8 5.2 de 175 cv e 37 kgfm de torque. Esse bloco foi utilizado na Dakota R/T nacional, em 2001. Baixinha, ela ganhou rodas exclusivas, moldura nos para-lamas e um santo-antonio estilizado. Produzida apenas durante o ano de 1989, foram montadas apenas 1.500 unidades.

3. Dodge Ram SRT-10 é uma caminhonete rebaixada como o Viper

dodge ram srt10 vermelha frente
Pneus imensos e um gigantesco V10 8.3 litros fizeram da Ram SRT-10 uma das picapes mais insanas já produzidas (Foto: Dodge | Divulgação)

Um dos carros mais legais já produzidos foi o Dodge Viper, com seu imenso V10 8.3 retirado de um caminhão. E junto com a segunda geração do esportivo, a Daimler-Chrysler decidiu criar uma picape do Viper.

A Ram SRT-10 foi apresentada no Salão de Chicago de 2004. Ela trazia sob o capô o gigantesco V10 ajustado para 510 cv e absurdos 72 kgfm de torque. Números que permitiam essa grandalhona de 2,3 toneladas acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos e atingir máxima de 248 km/h.

Seu visual era intimidador com faixas longitudinais que cortavam a carroceria, para-choques exclusivos, suspensão rebaixada com amortecedores Bilstein, imensas rodas de 22 polegadas e capô com um coletor de ar generoso. Essa caminhonete só não era mais rebaixada, pois sua caçamba ainda era funcional.

4. Ford Ranchero GT

ford ranchero gt 1972 caminhonete rebaixada blue oval trucks
Entre as diversas versões da Ranchero, a linha 1972 tinha visual inspirado no Ford Gran Torino e um V8 gigantesco sob o capô (Foto: Blue Oval Trucks | Divulgação)

Se a Chevrolet El Camino foi uma resposta para a Ford Ranchero, a Ranchero GT foi pensada para desafiar a El Camino SS. Assim como a rival, a picape da marca o Oval Azul tinha cara de esportivo.

Em 1972, a Ford apresentou a sexta geração da picape que recebeu frente igual ao do cupê Gran Torino (a geração anterior era inspirada no Torino). A versão GT poderia ser equipada com diferentes motores, inclusive o imenso V8 429 (7.0 litros).

O visual era de um legítimo muscle car, com direito a rodas Magnum 500, tomadas de ar alargadas no capô, que evidenciavam as linhas suaves da carroceria. Era uma caminhonete rebaixada que impunha respeito nos cupês da época.

5. Ford F-150 SVT Lightning, a caminhonete rebaixada do “Braia”

ford svt f 150 lightning vermelha frente fazendo curva em autodromo
A F-150 lightning era uma caminhonete de alta performance, com suspensão rebaixada de fábrica e motor de Mustang (Foto: Ford | Divulgação)

Imortalizada como a “picape do Brian”, de “Velozes & Furiosos”, a Ford F-150 Lightning era um hot rod com caçamba. Lançada em 1999, ela combinava o visual da décima geração da F-Series com pegada esportiva.

A suspensão da caminhonete foi rebaixada e ela recebeu barras estabilizadoras, assim como novos amortecedores Bilstein, rodas aro 18 e pneus Goodyear Eagle F1. Novos para-choques e saias laterais completavam o visual.

Sob o capô, o V8 5.4 recebeu compressor Eaton M112, que elevou a potência para 360 cv e torque para 59 kgfm. O diferencial traseiro também foi substituído para suportar o torque do motor. A transmissão era automática de quatro marchas. O modelo ficou em linha até 2004 e acumulou 28.124 unidades produzidas.

6. FPV Cobra Ute

caminhonete rebaixada ford fpv cobra ute branca
Entre as inúmeras versões da Ford Falcon Ute, a Cobra foi uma das mais furiosas (Foto: Ford | Divulgação)

Se você é daqueles que piram quando passa uma Saveiro pranchada, é porque não conhece a FPV Cobra Ute. Essa picape australiana era um grande barato, com apenas 100 unidades produzidas.

Derivada do Ford Falcon, a Cobra Ute teve desenvolvimento a cargo da Ford Performance Vehicle (FPV). Equipada com um V8 302 (5.0 litros) de 510 cv e 55 kgfm de torque.

Por ser derivado do Falcon, a suspensão da caminhonete era naturalmente rebaixada, mas ela ficou ainda mais colada no chão graças ao body kit que adicionava novos para-choques, saias, cobertura da caçamba e aerofólio, os freios eram fornecidos pela Brembo. O conjunto era complementado com rodas aro 19 e pneus Dunlop SP Sport Maxx 245/35ZR.

7. GMC Syclone

caminhonete rebaixada gmc syclone 1991 preta
A GMC Syclone era a cara dos anos 1980 e para guiá-la é preciso camiseta com manga dobrada e mullets (Foto: GMC | Divulgação)

Desenvolvida pela Production Automotive Services (PAS), empresa parceira da Pontiac, a GMC Syclone era derivada Sonoma (prima da S10) e chegou ao mercado em 1991. Ela foi a resposta da General Motors para a Shelby Dakota.

Para a picape, o motor V6 262 (4.3 litros) recebeu turbocompressor e intercooler que elevaram a potência para 280 cv e 48 kgfm de torque, o motor era combinado com transmissão automática de quatro marchas e tração integral.

Com visual invocado, pintura preta (ela também recebeu opção vermelha), rodas diamantadas e suspensão rebaixada, o visual impressionava e o desempenho também. Sua aceleração de 0 a 100 km/h era cumprida em 4,3 segundos. Ao todo 2.998 unidades foram produzidas. As três últimas foram montadas em 1992.

8. Holden VF Commodore Ute SV6

caminhonete rebaixada holden commodore ute em movimento
Rival direta da Falcon Ute, na Austrália, a Commoore Ute teve diversas versões de apelo esportivo (Foto: Holden | Divulgação)

O amigo pode não saber, mas o Chevrolet Omega teve uma derivação picape. Isso mesmo, a Holden Ute, que era um Commodore com caçamba.

No mercado australiano, a picape competia diretamente com a Ford Falcon Ute. A última safra da Commodore UTE chegou em 2014 com a versão SV6 da série esportiva VF.

A caminhonete recebeu suspensão rebaixada, saídas de ar nas laterais, body kit que acentuou o visual esportivo, assim como rodas de 18 polegadas. Sob o capô, a picape poderia ser equipada com um motor V8 6.0 de 370 cv e 44 kgfm de torque. Imagine o quanto a danada anda?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário