Picapes mais baratas do Brasil em 2023 – preços e análises
Para o lazer ou para o trabalho, confira os modelos de picapes mais acessíveis entre pequenas, médio-compactas e médias
Para o lazer ou para o trabalho, confira os modelos de picapes mais acessíveis entre pequenas, médio-compactas e médias
Todas as projeções do mercado automotivo apontam que se existe um segmento que vai crescer além dos SUVs é o de picapes. Tanto que a própria categoria busca novos meios de diversificação enquanto alguns modelos tentam se segurar para figurar entre as picapes mais baratas do país em 2023.
VEJA TAMBÉM:
Prova disso é a estreia recente de modelos como a nova Chevrolet Montana, que já se posiciona entre as picapes mais baratas do país. Tudo para incomodar a Fiat Toro e também as compactas. Sem falar na Ford Maverick, que se posiciona em um nicho abaixo das médias ou as grandalhonas da Ram e a novata F-150.
Confira agora as picapes mais baratas do mercado brasileiro em 2023. Selecionamos as versões de entrada de cada linha e os preços públicos sugeridos foram levantados na última semana de fevereiro – exceto para os estados de São Paulo e Paraíba, e para a Zona Franca de Manaus
A Saveiro sobrevive à sombra da supremacia da Strada no segmento de compactas. Se serve de consolo, o modelo da Volkswagen é a picape mais barata de todo o Brasil em 2023. Claro que na variante de entrada Robust, a mais tímida em equipamentos e com cabine simples.
Na relação de itens de série, recebe o básico: ar-condicionado, vidros e travas elétricos, regulagem de altura do banco do motorista, chave do tipo canivete e computador de bordo. Pelo menos o motor é o 1.6 16V e a picape vem com direção com assistência elétrica e freios a disco nas quatro rodas
A Strada é a líder absoluta de vendas no segmento de compactas, mas é a vice entre as picapes mais baratas. O modelo da Fiat se segura abaixo dos R$ 100 mil nesta versão de entrada, mas não se engane com o pomposo nome Cabine Plus: é uma cabine simples mesmo.
Também não se anime com o conjunto mecânico. Trata-se da única opção da linha a usar o velho motor 1.4 Fire. Muito menos guarde empolgação para os equipamentos da configuração. Só vem basicamente com ar-condicionado, computador de bordo e direção hidráulica.
Isso mesmo. Itens como vidros e travas elétricos, brake light, fechadura da caçamba, alarme, capota marítima e mesmo uma regulagem de altura do banco do motorista são oferecidos como opcionais dentro do Pack Worker. O kit sai por R$ 4.190 adicionais. Pelo menos tem caçamba e carga útil boas.
A Oroch, que já estava mal posicionada no mercado, agora está mais perdida que pinguim no verão na Praia de Copacabana com a chegada da nova Montana. Custa só R$ 2 mil a menos que a rival da General Motors para marcar território no pódio das picapes ais baratas do país em 2023.
O problema é que o veículo da Renault não oferece argumentos muito convincentes nem no design nem em suas capacidades. Na parte de equipamentos, a opção de entrada Pro vem com controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção eletro-hidráulica e comando elétrico dos vidros dianteiros e travas.
A nova Montana “chegou chegando”. Se não conseguiu ficar mais em conta que a Oroh, pode bater no capô e dizer que é a picape turbo mais barata do Brasil em 2023. Isso em sua versão de entrada, que não tem sobrenome, mas usa o mesmo motor 1.2 três-cilindros de até 133 cv das opções mais caras do SUV Tracker.
Chama a atenção na picape o nível de equipamentos. Desde esta opção mais básica são seis airbags, assistente de partida em rampas, monitoramento dos pneus, MyLink com tela de 8”, sensor de luminosidade, wi-fi, serviço OnStar e protetor de caçamba. Sem falar no ar e vidros e travas elétricos. E nos controles de estabilidade e tração exigidos por lei.
A Toro vai ter trabalho após o lançamento da Montana. Ainda mais que sua versão mais em conta custa bem mais que a rival – mesmo se comparado às variantes turboflex e ATs da Chevrolet. Mesmo assim, se mantém na quinta colocação entre as picapes mais baratas do Brasil em 2023.
Além disso, o modelo da Fiat tem capacidade de carga e caçamba ligeiramente maiores que a nova concorrente. Fora que usa um jogo de suspensão traseira multibraço independente. O motor 1.3 da família GSE também entrega bem mais potência, com até 185 cv com etanol.
Na parte de equipamentos, não decepciona. A Toro de entrada é vendida com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, seis airbags, bloqueio do diferencial, ar, trio elétrico e central multimídia com tela de 7 polegadas.
A Toyota tem, além da líder de vendas na categoria, a picape média mais barata do Brasil. Isso na configuração mais básica e com cabine simples, voltada para vendas diretas e frotistas. Inclusive, a Hilux nesta opção tem desenho frontal diferente do restante da gama.
A proposta para a labuta fica ainda mais evidente na lista de equipamentos. Entre os itens de série, essa Hilux traz três airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado e sensor de luminosidade. Se quiser vidros elétricos ou sistema de som só como acessório de concessionária.
Essa Ranger para estar entre as picapes mais baratas do país também se vale da configuração de entrada, com cabine simples e nitidamente para frotistas. O motor é o 2.2 menos potente da gama, o câmbio é manual, mas o destaque fica para a carga útil, uma das maiores do segmento.
A lista de itens de série segue a lógica da venda direta. A Ranger XL é negociada com três airbags e controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, ar, travas elétricas, tapete de borracha, som com USB e chave tipo canivete com telecomando. Chamam a atenção os controles de descidas e de oscilação de reboque.
A picape da Ford chegou no ano passado para ficar posicionada abaixo da Ranger – porém, é mais cara que a companheira, inclusive em configurações cabine dupla da média. A Maverick se vale de nome de carro famoso do passado e de estrutura monobloco do antigo Focus para ser uma picape com pegada de carro de passeio.
O motor a gasolina Ecoboost é o mesmo do Bronco Sport. Nesta proposta mais para o lazer, vem recheada com sete airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, ar automático dual zone, regulagens elétricas dos bancos dianteiros, chave presencial e abertura de portas por código.
Para quem gosta de segmentação, a Frontier abocanha o título de picape média cabine dupla mais barata do país em 2023. O modelo da marca japonesa foi remodelado no início do ano passado e até ganhou alguns centímetros a mais na caçamba.
Só que a versão para ser a picape mais barata da linha Frontier é dotada do motor biturbodiesel com potência menor, de 163 cv, contra 190 cv das demais opções. De qualquer forma, recebe seis airbags, controles de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, ar com saídas para o banco traseiro, vidros elétricos e piloto automático.
A L200 Outdoor segue mais ou menos a estratégia da linha Hilux CS. A picape da Mit não recebeu a remodelação mais recente da gama Triton Sport para fechar a lista das mais baratas de 2023.
O motor é o mesmo 2.4 de 190 cv, mas esta versão de entrada é mais comedida em itens de série. Estão lá controles eletrônicos de estabilidade, de tração de subidas, ar-condicionado, trio elétrico e central multimídia com conexão com smartphones.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
NO BRASIL TA COMPLICADO CARRO DE TRABALHO SENDO VENDIDO A PREÇO DE VEICULOS DE LUXO, O PIOR É QUE OS TROXA SÃO OBRIGADOS A COMPRAR.
Até 2019 os preços eram razoáveis. Depois as montadoras enlouqueceram e preço subiu mais de 65% em 4 anos. A renda do brasileiro no mesmo período estacionou. Logo, a conta não fecha mesmo.
REPETINDO: metade do preço é imposto.