Carro de 7 lugares usado: 10 fatos sobre a Chevrolet Zafira
Referência de veículo familiar e táxi, minivan média da Chevrolet é opção de carro de 7 lugares confortável e barato
Referência de veículo familiar e táxi, minivan média da Chevrolet é opção de carro de 7 lugares confortável e barato
Ter um carro de 7 lugares é uma necessidade para muita gente com família grande. Acontece que os modelos 0 km mais em conta atualmente passam dos R$ 100 mil, e os dois banquinhos extras são bem “mais ou menos”. O mesmo não se pode dizer da Chevrolet Zafira.
Lançada no começo dos anos 2000, a minivan média logo se destacou no segmento justamente por ser um carro de 7 lugares com nível de conforto elevado. Hoje, é opção de usado para quem precisa de espaço e não está afim de gastar demais para ter isso.
VEJA TAMBÉM:
Veja agora 10 fatos sobre a Chevrolet Zafira, uma das melhores opções de carro de 7 lugares do mercado de usados.
A Chevrolet Zafira foi a resposta da General Motors no segmento de minivans médias, que começou com a chegada da Renault Scénic. Projeto da europeia Opel (hoje marca da Stellantis), o carro foi apresentado no Brasil em abril de 2001, com alguns meses de diferença para outra rival, a Citroën Xsara Picasso.
Durante sua trajetória no país, a Chevrolet Zafira mudou pouco. E manteve sempre o mesmo motor 2.0 (com variações 8 válvulas e 16 válvulas). O powertrain começou a ser flex em 2004 e, para aproveitar a “novidades”, a minivan foi reestilizada.
O motor multiválvulas ficou pelo caminho, enquanto o conjunto 8V foi recalibrado em 2011, quando teve a potência elevada. Mas durou pouco tempo. No ano seguinte a Chevrolet Zafira deixou de ser produzida.
Ao todo, 100 mil unidades foram feitas em 11 anos. Além disso, foi a única minivan média do mercado brasileiro a ter como opção a configuração de carro de 7 lugares.
A Chevrolet Zafira é baseada no Astra de segunda geração, que também foi produzido no Brasil. Eram tempos em que a GM fazia modelos oriundos da Opel, sua divisão europeia. Além da minivan, a montadora produziu localmente carros como Kadett, Vectra, Omega e Meriva.
Bom lembrar que, nos anos 2010, a GM vendeu a Opel para a PSA Peugeot Citroën. Porém, bem antes disso, a fabricante passou a fazer modelos baseados em projetos chineses e sul-coreanos – estes, da ex-Daewoo -, como Cobalt, Onix e Spin.
Acredite: a Chevrolet Zafira tem 4,33 metros de comprimento. A sua “sucessora” no quesito “opção de carro de 7 lugares”, a Spin, mede 4,42 metros de um para-choque a outro, 9 cm a mais. A veterana perde feio também na largura (1,74 m contra 1,95 m) e até na altura (1,68 m x 1,69 m).
Nenhum ex-dono ou mesmo taxista que tenha migrado da Zafira para a Spin vai acreditar muito nisso. Provavelmente vai sacar a fita métrica para ver se não enlouqueci. Isso porque o aproveitamento de espaço da veterana minivan é bem melhor.
Para começar, são 2,70 metros de entre-eixos (a Spin tem 8 cm a menos), o que garante bom espaço para os passageiros da segunda fila. Na frente, motorista e carona também ficam bem à vontade, sem que o condutor abra mão daquela posição elevada de dirigir tão admirada em minivans.
Lá atrás, o sistema Flex7 das versões de 7 lugares do carro se vale de dois bancos retráteis. Eles podem ser totalmente embutidos, o que deixa o assoalho plano e abre espaço para um volume de quase 600 litros de bagagem. Com os bancos levantados, restam apenas 90 litros de porta-malas
Minivanns têm fama de desengonçadas, mas a Chevrolet Zafira é diferente nesse quesito. Graças ao centro de gravidade mais baixo, esse carro de 7 lugares, alto e com entre-eixos longo, é obediente nas curvas.
A suspensão mais firme também contribui para um monovolume na mão, cuja carroceria torce dentro do esperado. A direção só vacila em velocidades acima dos 100 km/h.
Vamos focar no 2.0 8V, já que o 16V dá dor de cabeça e tem manutenção mais cara. O conhecido motor Família II da GM consegue mover a minivan de 1.400 kg sem grandes dramas. Obviamente falamos de um carro de 7 lugares com proposta familiar e bastante comportado, por isso as acelerações são graduais.
No caso da Chevrolet Zafira já com potência aumentada para 140 cv com etanol e 133 cv, com gasolina (pós-2009), as relações mais curtas das marchas baixas do câmbio manual garantem certa agilidade nas arrancadas. Só não queira um 0 a 100 km/h abaixo dos 12 segundos.
Com o câmbio automático de quatro marchas, as acelerações são um pouco mais demoradas. Já o torque máximo 19,7/18,9 kgfm a 2.600 rpm dá uma forcinha para as retomadas.
Agora, não há milagre no consumo para uma minivan pesada, com motor flex e mais de 130 cv. As médias com etanol na cidade ficam na faixa dos 6 km/l e com gasolina giram na casa dos 8 km/l.
Sugerimos a Chevrolet Zafira na versão mais completa Elite e ano 2012. Além de ser um carro de 7 lugares, oferece, na parte de segurança, quatro airbags, freios com ABS e EBD, espelho retrovisor eletrocrômico, regulagem de altura dos faróis, travamento automático das portas e alarme.
No conforto, ar automático, direção hidráulica, trio elétrico, regulagens de altura e de profundidade do volante, abertura remota da tampa do porta-malas e piloto automático. Teto-solar e rodas de liga leve com aros de 16” dão um toque jovial.
Segundo a KBB Brasil, a Chevrolet Zafira Elite 2012 é negociada nos seguintes preços.
Em seu último ano, a Chevrolet Zafira teve direito a uma série especial Collection – nome igual foi usado nas despedidas do Vectra e da Meriva. A tiragem do carro de 7 lugares foi limitada a 500 unidades e na cor cinza Rusk. Tem bancos de couro, emblemas na carroceria, além de chaveiro e manual do proprietário personalizados.
Por ser um carro de 7 lugares com conjunto mecânico conhecido e muito vendido, a Chevrolet Zafira não assusta na manutenção – isso com o motor 8V. Porém, algumas peças são difíceis de achar, além de caras.
Em fóruns sobre a minivan existem muitas reclamações em relação ao trambulador do câmbio manual. Há também relatos de problemas no sistema de abertura do corpo de borboletas, que pode travar o motor e cujo reparo custa mais de R$ 2 mil.
Em modelos que tiveram a potência do 2.0 8V aumentada há relatos de falhas ao dar a partida e nas acelerações. Folgas nos cabeçotes também são recorrentes no caso desse carro usado de 7 lugares.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |
Tive uma fiquei com ela 9 anos excelente carro espaçoso,confortável,não tinha quase manutenção vim trocar as peças original depois de 23 anos de uso que pena tive que me desfazer dela pois as crianças cresceu mas super recomendo .
Tenho uma 7 lugares a anos cumpre as minhas necessidades muito bem.
Eu tenho Zafira expression 2.0 cor prata um show de carro, já estou com ela há 13anos e não penso em desfazer dela. Já estou na segunda Zafira, eu recomendo.
Estou na quarta Zafira, pois tenho família grande e os dois banquinhos que ficam escondidos no porta malas, acomodam bem crianças, adolescentes e adultos de estatura baixa. Trata-se de um carro muito versátil, por comportar até 7 passageiros com conforto. A compo de visão para motorista, foi um dos aspectos que mais me atraiu. Lamentavelmente a Chevrolet substituiu a Zafira pela Spin, a qual, não se pode fazer qualquer comparação, devido a inferioridade de projeto, conforto, qualidade das peças, fragilidade mecânica, etc… Hoje em dia, a Chevrolet, infelizmente, não fábrica mais carros com a qualidade de antigamente, pois, motores com correia banhada a óleo e três cilindros, são praticamente descartáveis.
Tenho uma Zafira 2005 elite amo o carro já está comigo a 10 anos tenho três filhos e ela me atende muito bem tenho vontade de troca em um suv mais tenho meu receio com isso
Muito bom o carro tenho uma a 3 anos elite 2009 pra ser completa de tudo só faltou o teto solar de resto tem tudo em ótimo funcionamento !!
Sempre gostei dos veículos da GM em especial a Zafira tenho uma expression estou satisfeito com ela !
Tenho a 2004 modelo 2005,muito boa,quase troquei por uma spin mas como disse o colega aí eles erraram nos bancos opcionais só baixa o encosto, fora que o espaço interno no geral é bem melhor
Eu não gosto de mini van entrei em uma spin as primeirws é um lixo não anda e bebe muito.todo mundo reclama. Esses carros vão ficar igual a doblô da Fiat aquela coisa horrível.
Quer escolher um carro com ótimo custo-benefício, desempenho e conforto???
Apenas observe os modelos que predominam em frotas de taxi. A Zafira foi um deles, em seu tempo!
Excelente carro..bebe mais que muitos, mas é muito confortável e a engenharia dos bancos retráteus traseiros, é espetacular…na spin a GM retrocedeu com esse mesmo bancos, pois eles apenas rebatem, e não dobram como os da Zafira…tenho uma e não troco,… excelente carro