Carro a diesel vale a pena para economizar na alta dos combustíveis?
Apesar de o diesel ter preço mais em conta, valor de compra dos veículos movidos por esse combustível é bem mais elevado
Apesar de o diesel ter preço mais em conta, valor de compra dos veículos movidos por esse combustível é bem mais elevado
Os combustíveis já somam alta de aproximadamente 30% em 2021. Diante desse aumento, os carros movidos a diesel podem parecer tentadores: afinal, o preço do óleo derivado do petróleo, apesar de também ter sofrido elevação, ainda é aproximadamente 21% mais em conta que o da gasolina. Será que vale a pena?
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Do ponto de vista estritamente financeiro, a resposta é negativa para a maioria dos consumidores. Isso porque o motor a diesel faz o preço de compra dos modelos disparar. O mesmo modelo, quando equipado com motor flex, pode ter valor até 25% mais baixo.
O levantamento leva em consideração duas picapes (Chevrolet S10 e Toyota Hilux) e dois SUVs (Jeep Compass e Renegade). Entre os veículos selecionados, a reportagem comparou versões similares em termos de equipamentos e acabamento: o que varia é apenas a motorização, flex ou a diesel. Porém, os SUVs restringem a tração 4×4 apenas à motorização sem centelha. Confira os preços:
Veículo | Preço com motor flex | Preço com motor a diesel | Diferença de preço entre as versões |
---|---|---|---|
Chevrolet S10 LTZ 4×4 | R$ 188.430 | R$ 226.420 | R$ 37.990 |
Toyota Hilux SRV 4×4 | R$ 184.990 | R$ 224.790 | R$ 39.800 |
Jeep Renegade Longitude | R$ 116.790 | R$ 156.590 | R$ 39.800 |
Jeep Compass Longitude | R$ 148.990 | R$ 188.990 | R$ 40.000 |
Conhecidos os preços dos carros, é hora de saber os valores do diesel S10 (cujo uso é obrigatório em veículos novos), do etanol e da gasolina. Os dados tomados por base são os valores médios do litro desses combustíveis em todo o Brasil, divulgados pelo último relatório da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Confira:
Combustível | Diesel S10 | Gasolina comum | Etanol comum |
---|---|---|---|
Preço médio segundo a ANP | R$ 3,939 | R$ 4,917 | R$ 3,378 |
Tomando os preços dos carros e dos combustíveis como referências, a reportagem fez uma estimativa do custo por quilômetro rodado de picapes e SUVs com motor a diesel e flex, baseada no consumo divulgado pelo PBE.
Consumo | etanol cidade | etanol estrada | gasolina cidade | gasolina estrada | diesel cidade | diesel estrada |
---|---|---|---|---|---|---|
Chevrolet S10 LTZ 4×4 | 5,0 | 6,2 | 7,4 | 9,0 | 8,7 | 10,6 |
Toyota Hilux SRV 4×4 | 4,8 | 5,6 | 6,9 | 8,1 | 9,0 | 10,5 |
Jeep Renegade Longitude | 6,9 | 8,6 | 10,0 | 12,0 | 10,2 | 12,9 |
Jeep Compass Longitude | 6,1 | 7,5 | 8,8 | 10,8 | 10,3 | 13,4 |
A constatação é de que o motorista só conseguirá pagar a diferença no preço de compra dos veículos a diesel após rodar centenas de milhares de quilômetros. Isso, considerando apenas o preço do combustível no cálculo dos gastos por quilômetro.
Contudo, vale lembrar que despesas como seguro e taxas, entre as quais o IPVA, têm relação direta com o preço do veículo: ou seja, também tendem a ser mais altas em carros a diesel.
Preço do Km rodado (média entre estrada e cidade) | Etanol | Gasolina | Diesel |
---|---|---|---|
Chevrolet S10 LTZ | R$ 0,61 | R$ 0,61 | R$ 0,41 |
Toyota Hilux SRV | R$ 0,65 | R$ 0,66 | R$ 0,41 |
Jeep Renegade Longitude | R$ 0,44 | R$ 0,45 | R$ 0,35 |
Jeep Compass Longitude | R$ 0,50 | R$ 0,51 | R$ 0,34 |
No fim das contas, o veículo no qual a diferença no preço seria compensada mais rapidamente pelos gastos com combustível é a Toyota Hilux. Mesmo assim, o motorista precisa rodar pelo menos cerca de 157 mil quilômetros para cobrir o valor de compra mais elevado.
Na outra ponta, o Jeep Renegade é, entre os carros pesquisados, o menos vantajoso do ponto de vista financeiro para quem o adquire com motor a diesel. Nele, é necessário rodar, no mínimo, 379 mil quilômetros para compensar o valor de compra mais alto com o gasto de combustível. Veja a estimativa de todos os veículos:
Modelo | Com etanol | Com gasolina |
---|---|---|
Chevrolet S10 | 191.831,72 km | 196.620,14 km |
Toyota Hilux | 161.083,14 km | 157.052,71 km |
Jeep Renegade | 417.123,86 km | 379.183,60 km |
Jeep Compass | 244.060,12 km | 236.934,98 km |
Do ponto de vista puramente financeiro, portanto, a compra de carros a diesel só compensa para quem roda grandes quilometragens. Porém, para os motoristas comuns, eles podem valer a pena por outro motivo: têm algumas vantagens técnicas em relação aos similares com motor flex.
No caso dos SUVs da Jeep, Renegade e Compass – os únicos de seus segmentos que oferecem os dois tipos de motorização -, sempre trazem tração 4×4 quando movidos a diesel: vale lembrar que, no Brasil, esse combustível é, por lei, restrito a veículos com todas as rodas motrizes ou com capacidade de carga de ao menos uma tonelada. Já as versões flex dispõem unicamente de tração dianteira.
Além disso, os dois modelos têm melhor desempenho quando equipados com motor a diesel. Isso porque a unidade 2.0 turbodiesel que equipa ambos os modelos desenvolve 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. Por sua vez, o 1.8 flex do Renegade não passa de 139 cv com etanol e de 135 cv com gasolina, enquanto o torque fica em 19,3 kgfm com o primeiro combustível e em 18,8 kgfm com o segundo.
No Compass, a diferença de potência é pequena, mas, em torque, a vantagem segue amplamente favorável ao diesel. O motor 2.0 flex dessa gama rende 166 cv com gasolina e 159 cv com gasolina, mas “apenas” 20,5 kgfm com o primeiro combustível e 19,9 kgfm com o segundo, na ordem.
Com as picapes, a situação é semelhante. A Chevrolet S10 é até ligeiramente mais potente com motor 2.5 flex: são 206 cv com etanol e 197 cv com gasolina. Porém, o torque fica em 27,3 kgfm com o combustível vegetal e em 26,3 com o derivado do petróleo. Já o propulsor 2.8 turbodiesel entrega 200 cv e 51 kgfm.
Por fim, na gama Hilux, a unidade 2.8 turbodiesel desenvolve 204 cv e 50,9 kgfm na versão SRV. Bem mais que o 2.7 flex, cuja potência é restrita a 163 cv com etanol e 159 cv com gasolina, e o torque, a 25 kgfm com os dois combustíveis.
Graças ao maior torque, alguns modelos podem ter maiores capacidade de carga ou de reboque. Esses quesitos, aliados ao desempenho, podem, portanto, justificar o valor a mais exigido na compra dos carros a diesel. Entretanto, se o foco é unicamente financeiro, esses modelos só valem a pena para quem for usá-los de modo intenso.
Boris Feldman enumera prós e contras do uso do diesel em SUVs e picapes: assista ao vídeo!
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Hoje 14 de Julho relato que sempre o diesel foi mais barato que a gasolina, só que hoje o diesel está mais de 1,00 $ real mais caro.
Não vale mais apenas comprar carro a diesel em São Paulo.
Parabéns pelo artigo. É uma verdade que precisa ser dita. Fiz uma pesquisa em SUVs de 7 lugares, à diesel e à gasolina. Levando em conta IPVA e seguro, considerando o preço de combustível e consumo de cada carro, concluí que é pura ilusão carro à diesel se o objetivo for melhor relação custo-benefício. Têm casos que a perda por ano chega a R$ 7 mil em comparação a outros modelos flex. Mesmo àqueles que dizem nunca quebrar.
Quase todos os comentários focando apenas no quesito “valor de revenda”, deixando a impressão de que vivem do negócio de compra e revenda de veículos. A matéria deixou bem clara que é necessário rodar muito, mas muito mesmo, para compensar a diferença de preço. Mais explicado que isso, só desenhando. O objetivo foi passar informações para consumidores comuns, não para revendedores de carros. Aposto que a maioria dos comentários são de pessoas que não rodam 10.000km por ano. Se alguém quer saber ou, quer provar se vale ou não a pena, faça seus próprios cálculos e, inclua o que achar importante e necessário. Falar que carro a diesel é mais seguro, é mais espaçoso etc, a maioria é, mas, existem veículos flex com as mesmas proporções dos carros à diesel, mudando apenas a motorização, inclusive foram dados exemplos na matéria de veículos similares (S10 flex e diesel /Hilux flex e diesel). Mas, acho que boa parte dos comentaristas não leem a matéria, aí ficam falando “nada com nada”.
Engraçado como os fanboy de carro a diesel ficam ofendidos quando são confrontados com a realidade do custo/beneficio. Não entendo tanto mimimi, é notória a necessidade de se rodar muito para justificar o investimento extra.
Se tem outras particularidades na escolha, como emoção e não razão, é algo normal.
Mas ficar respondendo fatos com opiniões não ajuda em nada. Piada!
O carro diesel não cai de preço e a vida útil do motor é muito maior
Carro grande flex só tem valor na concessionária
A queda no valor de revenda é maior no flex. Isso não seria uma vantagem para quem compra o carro seminovo (+/- 3 anos) sabendo que a desvalorização é maior nos primeiros anos?
Com certeza, pois um usado ou seminovo diesel ainda eh mais vantajoso do que a mesma versão a gasolina. Vc recupera o boa parte valor investido a compra de um usado ou ate todo o valor investido diante das altas constantes nos zero km ultimamente…
O principal comparativo não foi mencionado que é o valor de revenda, um comparativo muito falho que em nada ajuda na decisão da compra. Sugiro estudar melhor o assunto para depois colocar informações mais coerentes.
Esses dias conversando com um amigo, ele fez o mesmo argumento, que nem é tanto pelo fato da economia com o combustível e sim referente ao valor de revenda. Mas uma coisa que muitas pessoas esquecem é que eu posso estar aplicando o valor da diferença em algum investimento, algo sem risco se for o caso. tenho certeza que o rendimento vai ser maior. E falar que o motor a diesel aguenta muito mais, quero ver se alguém hoje em dia fica com o carro depois que passa dos 200mil km, hoje a troca de carro é tão constante que o carro não chega a 100 mil km.
Na verdade todos os comentários tem razões, em parte, afinal é da experiência de cada um. Mas vou adicionar outros detalhes (com valores) para enriquecer o conteúdo de quem está em dúvida entre comprar um flex ou diesel. Os acidentes nas rodovias estão cada dia mais comuns, eu já sofri um gravíssimo, de frente com um caminhão na contra mão e saí ileso com a minha esposa. Se estivesse num carro de passeio ficaríamos só o caldo. Ponto paro diesel. Como o leitor citou acima de forma muito plausível, a impureza alarmante dos combustíveis nos carros flex joga no ralo boa parte da economia. Ponto para o diesel. O valor do IPVA. Saí de um HRV 2019 (R$ 90.000,00) para uma Ranger 2019 (130.000,00). HRV R$ 2.500,00 – Ranger paguei 3.100,00. Ponto para o flex. Seguro do HRV 1.400,00 e Ranger 2.400,00 (bônus 10). Ponto para o flex. Incômodo para dirigir e estacionar na cidade. Shopping então é muito ruim. Ponto para o flex. Revisões do HRV 700,00. Ranger 1.100,00. Consumo da Ranger cidade/estrada 9/12 (média de 120 km/h), HRV 8/11 respectivamente. Ponto para o diesel que além de ser mais barato é mais econômico. Como rodo pouquíssimo (cerca de 200 km por mês). Diesel R$ 1.200,00/ano. Flex R$ 1.700,00, uma diferença de R$ 50,00/mês. Após colocar tudo na balança, numa conta simplória: Custo médio mensal HRV R$ 525,00. Ranger R$ 650,00. Lembro que peças, pneus, etc. dos carros a diesel são bastante elevados. Assim, levando em consideração tudo isso acima citado, a economia e preço do diesel, durabilidade do conjunto, segurança, robustez do motor e preço de revenda, eu preferi o carro a diesel. Claro que trata-se de cálculo simplório e escolha pessoal.
Este co.entario foi o que mais gostei entrw aquelws que eu li
Sei, e entendo isso, que para fazer o comparativo tem-se que partir de uma base uniforme, no caso o consumo padronizado pelo programa de etiquetagem veicular. Mas na vida real a diferença de consumo entre estes carros nas versões flex e diesel é muito maior do que os números usados na reportagem. Sem falar que não foi considerado o valor de revenda, pois se é certo que as versões diesel são mais caras quando 0 Km, também o são quando usadas, e arrisco dizer, sem medo de errar, que a diferença é muito maior em percentual, depois de alguns anos de uso. Portanto, os cálculos não estão totalmente corretos.
Caro Boris, tenho um Nissan Frontier a diesel. Você não comentou sobre o custo das revisões. Comparando com o automóvel que eu tinha as revisões da caminhonete são mais em conta. Outra coisa é a franquia do seguro, bem menor que a do automóvel. O prêmio em si é pouca coisa menor devido ao valor da caminhonete.
Quando vc compra diesel, quase todo o volume, é diesel. Quando vc compra álcool ou gasolina, uma grande parte do volume é água ou sabe-se lá o que. Os motores a diesel são seletivos…se vc der lixo para ele beber, ele para pois o processo é combustão. Já o álcool ou gasolina funciona com qualquer coisa pois é um processo de explosão auxiliado por faísca. A quilometragem indicada no computador de bordo, é o que ele fez com a gasolina (ou álcool).O resto passou pelo sistema sem produzir força disfarçado pelo calor do bloco. Mas foi pago a preço de bomba. No final uma diferença sobre a outra, dá 80% ou mais. É por isso que tanque de diesel dura e dura, enquanto o pontei6da gasolina desce que é uma beleza. O diesel vale a pena sim. E não é pouco.
voce esta equivocado. Diesel so vale a pena se voce rodar muito, voce esqueceu que custo do ipva também e alto no carro a Diesel. nessa a Reportagem esta certíssima se rodar muito vá de Diesel se for só motorista de Shopping carro a Diesel e perder grana…
Amigo, esqueceste de avaliar a principal variavel numa pickup diesel… Forca, para um veiculo de r toneladas ter o dobro ou quase o dobro de torque na versao a diesel faz toda a diferenca para quem usa a pickup para a finalidade para a qual ela realmente foi criada. Segunda variavel que esqueceste e a reportagem tambem… Preco de revenda, pickups a gasolina costumam desvalorizam bem mais do que a mesma versao a diesel eh comum, nao eh dificil acontecer de vc comprar uma pickup disel seminova, usar,usar,usar e ainda conseguir vender quase pelo pelo que comprou, ou vender ate mais caro, se tiver bem conservada. Abraco.
Alguém me fale tenho dúvida entre uma Toyota Hilux SRX TOP de linha diesel e o JEEP Compass série s Diesel top de linha qual vale mais a pena comprar tendo em conta que o carro é para uso normal . Agradeço a resposta abraços !!’
Essa avaliação não foi bem calculada. Pois o preço de compra se compensa no preço e na liquidez de revenda, caminhonetes com motor flex costumam encalhar meses nas revendas e saem com preço muito mais baixo, as vezes metade do preço do mesmo modelo a diesel.
Sem falar que motor diesel é muito mais durável que os flex.
Faltou o mais importante, as versões a diesel na revenda são muito superior, fácil de revender e perde muito pouco comparado com os flex etc… que por beber muito, viram verdadeiros sapatos! Quando forem orientar, faça o trabalho direito, ok!
Sou empreededor individual, durante decadas eu usava carro flex, apos fazer alguns caulculos resolvir trocar para uma caminhonete 4×4 Disel, e simplesmente imprescionante quanto eu economiso no abastecimento e manutenção, porque alem da economia no combustível e muito mais resistente e tambem diminui na manutenção .
O carro a diesel e turbo (a maioria) tem muito mais torque e qualquer motorista mais experiente sabe que isso é fundamental no prazer de dirigir. São mais econômicos mesmo oferecendo mais espaço, força e versatilidade. E o diesel é mais barato e conta com o lobby do setor de transporte. O motor diesel atual polui menos do que o motor a gasolina. Para abastecer com álcool o tempo todo tem que ser dono de uma usina e de um canavial. O valor de revenda do diesel também é sabidamente mais preservado. Pode-se rodar mais porque é mais aceitável um carro a diesel com quilometragem alta. É mais comum desconfiarmos da km de um carro flex. O jeep que tenho faz 16 km/l na estrada. Uma desvantagem é que na cidade o ruído do motor é um pouco alto. Mas na estrada nem ouço.
Já fiz até 20 km/l de média. Sei que no Brasil temos que nos precaver sobre a quilometragem de qualquer carro usado, consultando as revisões, por exemplo.
Carro a diesel polui demais Deus me livre. Tinha que acabar a produção e ter que só carro à álcool ou elétrico.
Boa Tarde!
Um fator que não foi levado em consideração é o valor de venda após o uso. Para fazer os cálculos mais precisos deveriam ter usado o * Valor compra; * Consumo e * Valor venda após período de uso e fazer uma média.
É impressionante. Fazem essas contas erradas há anos. Tem que rodar 300.000 KM, bla bla bla. O custo do KM rodado é significativamente menor, ponto. Sim, paga 40K a mais quando compra. Economiza 15K de combustível em 2 ou 3 anos, vende e recupera boa parte dos 40K a mais que colocou, fora os 15k que embolsou. Ou seja, andou com um carro mais potente, mais robusto e ainda teve um custo total de propriedade (TCO) menor do que o modelo a gasolina.
Gostaria de pontuar algumas detalhes com relação a reportagem e também algumas experiências que tive:
Como já citado, a depreciação do veículo que na gasolina é muito maior e ainda é mais difícil de vender uma camionete na gasolina com uns 5 anos de uso do que uma no diesel (vende 3 diesel pela fipe e não vende uma gasolina pela fipe);
O mito de que carro a diesel a manutenção é muito maior que na gasolina. Discordo e acredito que seja muito próxima pois tenho os dois;
Outro detalhe é que a maioria das pessoas que compram camionete e SUV na gasolina acabam comprando a 4×2 por ser bem mais barata e acredito que a diferença de preço e diferença no carro é tanta (acessórios e 4×4) que apesar de ser a mesma “carroceria” deveria ser considerado carros distintos.
No primeiro dia que comprei a minha primeira camionete diesel 4×4 fui colocar ela de ré no pátio da casa no gramado molhado com aclive percebi a importância. Sem a tração não teve como colocar onde eu precisava (a traseira das camionetes é muito leve e patina muito fácil). Até então eu não tinha percebido a real necessidade do 4×4.
Mais tarde comprei uma SUV grande 4×4 diesel com a tração melhor (pode ser usada no asfalto sem pesar o carro) e em dias de chuva no asfalto em estradas sinuosas deixa o carro com uma aderência e firmeza muito boa.
Também tem bastante peso a questão do gosto, mas gosto, cada um tem o seu!
O mais importante não foi dito: os motores diesel poluem muito mais que os flex e por isso estão sendo abandonados no mundo todo. Está aí o escândalo do dieselgate da VW para comprovar. Além disso são mais pesados, ruidosos e a manutenção é muito mais cara, uma simples troca de óleo custa 3 ou 4x mais no diesel.
Assis, desculpe mas você está desatualizado. Motores a diesel novos ainda são mais poluentes que comparados com os de ciclo Otto apenas se abastecidos a alcool, aí até concordo. Mas os motores modernos Diesel são menos poluentes que os abastecidos a gasolina faz tempo já.
Se puder dar uma busca no Google. Há reportagem desde 2017 afirmando isso.
https://www.google.com.br/amp/s/www.biodieselbr.com/noticias/qualidade/motor/motores-diesel-poluem-menos-motores-gasolina-270717/amp
Isso em 2017, de lá para cá os motores diesel avançaram muito com as normas Euro. Inclusive os motores que rodam hoje aqui no Brasil são os mesmos aprovados nas normas Europeias, ou seja, Sao modernos e pouco poluentes isso em ônibus, caminhões e utilitários.
Amigo, concordo que os veículos diesel poluem mais somente quando os flex forem abastecidos a Alcool, porém já faz muitos anos que os veiculos diesel poluem menos que os movido a gasolina. Desde 2017 para ser mais exato. Os motores a diesel modernos (os que temos no Brasil mesmo) são menos poluentes que os movidos a gasolina.
Tudo errado e sem noção.
Nunca li tanta bobagem quanto agora…E o valor de revenda????
Após rodados essa kilometragem o veículo diesel vai ter uma diferenca de valor, muito superior à essa da hora da compra.
A reportagem se refere ao caso de 70% dos donos de camionetas, que as utilizam como carro de passeio. Além da diferença apresentada, ainda há uma diferença bem grande no valor do seguro anual entre os modelos diesel e gasolina. Agora, se quer camioneta para trabalho ou uso 4×4, não há a menor dúvida de que os modelos diesel possuem grande vantagem.
O carro a Diesel, tem muitas outras vantagens. Aparentemente, parece ser uma reportagem patrocinada, para favorecer alguem.
Com certeza tem uma grande diferença, tenho um gol 1.0 mi 8v gasolina e uma sw4 3.0 ano 2000 diesel
E o gol consome mais rodando o msm percurso
Não só no valor do combustível , o carro diesel e mais econômico tbm
Quero ver você vender uma s10 com três anos de uso.
Vender usado pode vender mais leva tempo muita gente tem receio do estado do turbo uma peça cara quanto a manutenção olho vivo não é tão barata assim conheço gente que teve a Nissan atack falou bem do modelo mas as peças são bem puxadas
S10 todosmodelos, diesel e flex é fumo para revender, nesse conteúdo o único que realmente tem vantagens é a tal da Hilux, eu acho que deve ser por causa das musicas caipiras alusivas ao dito cujo.
Prezados, bom dia.
Tem que entrar no cálculo comparativo, o valor da depreciação, que nos modelos flex é maior, o que ao final de alguns anos, reduzirão os kms rodados, apresentados.
Sds,
Absurda a comparação
A depreciação e infinitamente menor, você recupera com muita vantagem a diferença com veículos diesel
Fusquinha 66 35 km um litro de gasolina top!
Fusquinha 66 35 km 1 litro de gasolina top !