Carro automático: use o pé esquerdo para frear!

"É muito mais prático você tirar o pé esquerdo de onde está para apertar o pedal do freio do que tirar o pé direito do acelerador"

dois pes nos pedais frame autopapo
Pé esquerdo no freio em carro automático (Foto: AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/08/2020 às 18h40

Pela primeira vez na história o brasileiro está comprando mais carro com câmbio automático do que manual. O tabu de que o câmbio automático era difícil de arrumar e os mecânicos cobravam muito caro foi superado. Agora, a situação se inverteu, e o brasileiro já aceitou o carro automático. Porque, evidentemente, ele é muito mais confortável, prático.

VEJA TAMBÉM:

Só que ficou aí uma dúvida no meio do caminho, até porque a imprensa ajuda muito a confundir a cabeça do motorista. Toda vez que uma montadora lança um modelo que só tinha câmbio manual e passa a ter o automático, o título é: “o modelo tal permite que o motorista descanse o pé esquerdo.” Por que descanse o pé esquerdo?

“Ah, porque ele só vai trabalhar com o direito no acelerador e no freio?”

Negativo!

Se o homem tem dois pés e o carro tem dois pedais, o mais correto, mais prático e mais eficiente é o pé direito no pedal do acelerador, como sempre foi; o pé esquerdo no pedal do freio, e não mais no da embreagem – porque não existe.

É muito mais prático você tirar o pé esquerdo de onde está para apertar o pedal do freio do que tirar o pé direito do acelerador.

Até os pilotos de competição, por esse motivo e por outros, porque eles freiam enquanto estão acelerando para não deixar abaixar o giro do motor – entretanto, isso é uma outra história. Mas até para você no dia a dia e que não é piloto de competição, é mais prático usar um pé para cada pedal.

pe esquerdo no freio
Carro automático pode ser dirigido com o pé esquerdo no freio
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
SOBRE
140 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sergio Sá 17 de julho de 2022

Uso o pé esquerdo para frear e já me livrou de algumas batidas em fechadas de outros carros. A rapidez é muito maior porque o pé fica em prontidão em qq emergencia. Só é contra quem ainda não aprendeu essa técnica. Apenas o pedal do freio deveria ser mais largo para facilitar a ergonomia. Fiz um alagador no pedal do freio e melhorou muito. A DICA É DEIXAR APOIADO O CALCANHAR NO ASSOALHO AO FREAR..

Avatar
Julio Cardoso 27 de janeiro de 2022

Nem deveriam levantar está questão. Quem foi o maluco que fez isso ? O mestre Boris sabe disso e qual é o parecer dele ? Se assim fosse as próprios fabricantes já teriam mudado o projeto dos pedais. E quem tem um Toyota Cross (ou caminhonetes) em que o freio de mão é acionado com o pé esquerdo ?

Avatar
Zenóbio B. de Araujo 25 de dezembro de 2021

Quanta bobagem e inutilidades na reportagem.

Avatar
Marcelo 21 de dezembro de 2020

Em primeiro lugar, a fração de segundo que o pé direito leva pra sair do acelerador e chegar no freio na hora da emergência vai fazer a diferença entre a vida e a morte, pois o pé esquerdo não tem esse caminho a percorrer.

Em segundo lugar, se você não tem habilidade pra frear com o pé esquerdo ou se não tem coragem de tentar/é avesso a mudanças de paradigmas, nem por isso deve criticar quem sabe fazer isso, porque se não fosse a melhor opção os pilotos profissionais não usariam.

Quem quiser tentar/aprender com certeza não vai se arrepender nunca, os outros medrosos vão ficar pro resto da vida perdendo os grandes benefícios disso. O máximo de recursos corporais que puderem ser usados para a direção devem ser usados.. nós usamos duas mãos, dois olhos, dois braços e dois ouvidos… por que usar só um pé? Da mesma forma como o corpo aprendeu um dia a frear com o pe direito ele aprende a frear com o esquerdo em menos de 48h (garanto), e isto implica ensinar o subconsciente a reagir com o pé esquerdo também de modo automatizado. Onde está escrito que o corpo humano não aprende coisas novas? Nós somos o animal mais evoluído ou deixamos de ser a ponto de termos perdido a capacidade a aprender algo tão simples e eu não to sabendo?

Avatar
Sergio Sá 17 de julho de 2022

Vdd. Só é contra quem ainda não aprendeu essa técnica. Apenas o pedal do freio deveria ser mais largo para a esquerda facilitando a ergonomia. Fiz um alagador no pedal do freio e melhorou muito.

Avatar
Zulmira de Fatima Conchovshi 6 de outubro de 2020

Eu preciso urgente de um carro Automático tenho problema na perna esquerda tenho problema na perna esquerda por favor me ajuda eu preciso estou negativado mais as parcelas pode ser descontados as parcelas direto na minha conta corrente Caixa econômica meu salario Amparo Social Portadora deficiência á

Avatar
Aldo 4 de outubro de 2020

Me acostumei a usar o pé esquerdo no freio e estou adorando.
Uma dica é encostar o calcanhar no assoalho para ter mais sensibilidade.
Vlw.

Avatar
Samarone 18 de agosto de 2020

A principal razão sobre se usar o pé direito para frear é que ao usar o pé direito vc tira ele do acelerador, esse é o motivo logico e mais seguro para se frear um automóvel.

Avatar
Roberto Henry Ebelt 7 de setembro de 2020

Certíssimo. O pé direito deveria até ser imobilizado quando começar a usar um automático, para não tentar debrear e tocar no freio involuntariamente.

Avatar
Roguz 15 de agosto de 2020

Muito valida sua posição! Mais as montadoras teriam que ajustar a posição do pedal de freio, que hoje está mais próxima ao pedal do acelerador, este feito para facilitar o seu uso pela perna direita! Pois atualmente apenas giramos o pé para efetuar os devidos controles…

Avatar
Weverton 15 de agosto de 2020

Mesmo que acostumassemos a frear com o pé esquerdo, já pensou em um simples susto no trânsito como por exemplo :
Um pedestre surge na frente do seu carro em movimento, qual pé vc vai usar ?
Certeza que grande parte usaria os dois pés, dependendo da força do carro, o freio não vai compensar a aceleração, aí já viu o resultado
Conclusão: Melhor nem tentar

Avatar
Hiury 15 de agosto de 2020

Só pilotos costumam utilizar o pé esquerdo pois possuem a sensibilidade para tal, e aproveitarem o máximo do carro. Totalmente desnecessário um civil utilizá-lo para andar nas ruas.

Avatar
leonardo 17 de maio de 2024

não sou nenhum piloto e tenho sensibilidade para tal, eaí?

Avatar
Loiola Neto 14 de agosto de 2020

Já é 3º carro automático que possuo, e desde o 1º que só uso o pé dereito para acelerar e frear o carro! Eu acho que é mais seguro! Até mesmo em uma emergência, ou parada busca! O pé esquerdo só servia mesmo para embreagem! E olhe que eu sou canhoto! Meu pé esquerdo virou o pé de apoio!

Avatar
Sebastião Jesuíno Pinto Filho 14 de agosto de 2020

Na autoescola os instrutores recomendam usar somente o pé direito

Avatar
Antonio Feitoza 14 de agosto de 2020

Eu li todas as respostas e tirei a
a conclusão de que essa ideia absurda de freiar um carro automático com o pé esquerdo é fake. Por isso disconsiderem essa opinião absurda…!

Avatar
josé mario 4 de março de 2021

nada de absurdo amigo!! você que é acostumado a dirigir nossas carroças, sejam elas manuais ou automáticas, nunca prestou atenção nos carros automáticos de outros países que tem um baita pedal de freio? isso mesmo esse pedal mais largo é justamente para ser usado pelo pé esquerdo! assista o canal acelerados onde o Rubinho Barrichello usa o pé esquerdo para as frenagens!! pesquise antes de opinar!!

Avatar
William Fonteles Carneiro 15 de agosto de 2021

Todos os protocolos voltados aos motoristas indicam a utilização exclusiva do pé direito nos veículos automáticos, por uma questão de segurança. Além disso, todos os veículos automáticos têm o pedal do freio mais largo, não tem nada haver com carros deste ou daquele país. Por fim, gostaria de lembrar que o Rubens Barrichelo é um piloto profissional e não serve de paradigma para nós meros motoristas. Ao invés de mandar o coleguismo pesquisar antes de opinar, pesquise você antes de falar bobagem.

Avatar
Joao 18 de maio de 2022

é isso mesmo.

Avatar
Jailson Ribeiro 14 de agosto de 2020

Em que lugar do mundo está este especialista para afirmar que a manutenção de câmbio automático tem preços acessíveis? Fala sério!!!

Avatar
Osvaldo 14 de agosto de 2020

Parei de seguir o Sr Boris.

Avatar
Eu 14 de agosto de 2020

Fumou um do bom esse tiozinho, nem quero pensar se acaso seu pé esquerdo esbarrar no direito que esta no acelerador.

Avatar
Fernando Koelho 14 de agosto de 2020

Parabéns pela bela aula de como capotar um carro! Se a engenharia do carro pede e projeta o carro para ser freado com o pé direito, porque alguém vem dizer o contrário? Não levem a sério isso, só pode ser pra se aparecer.

Avatar
Renata 14 de agosto de 2020

Eu também penso .. onde já se viu .. nem com o câmbio normal a gente freia com o pé esquerdo .. isso pode confundir a gente e ainda fazer acontecer um acidente grave .. prefiro mesmo usar sempre o direito

Avatar
josé mario junior 4 de março de 2021

Ô Renata! num carro de cambio manual existe o pedal de embreagem e nós motoristas de carroças nos acostumamos com essa mecânica! os carros automáticos de outros países tem um pedal de freio bem largo justamente porque lá eles aprendem desde sempre que o pé esquerdo é para frear!

Avatar
Jaison Cunha 14 de agosto de 2020

Essa matéria não tem cabimento, deixe as pessoas frear como se sentem mais seguras, ter que condicionar o corpo a fazer uma coisa que não está condicionado a fazer certamente vai causar acidentes, e leva tempo para isso.

Avatar
Menezes 13 de agosto de 2020

Que tese maluca é essa? Coisa de doido. Um conselho, não publique nada quando vc estiver bêbado.
Vai usar o pé esquerdo pra freiar e causar um acidente. O pé esquerdo é pesado na hora de frear um carro automático. ????

Avatar
Carlos Mu 14 de agosto de 2022

Leio o Boris há anos. Desde moleque esperava o Caderno de Veículos do Estado de Minas e aprendi muito lendo suas reportagens. Mas esta aí foi a maior besteira que já ouvi. Por vários anos tive um carro automático e um manual. Dirigia os 2 tranquilamente. Virava a chavinha e pronto. Pé direito no acelerados e freio. Pé esquerdo para embreagem no manual.
Quanta bobagem. Freiar com pé esquerdo é coisa para pilotos…no dia a dia é pura besteira…
Reportagem lamentável…

Avatar
Dimitrius 13 de agosto de 2020

Que isso? Dica de como desgastar seus freios e correr o risco de bater o carro?! Quanta irresponsabilidade e incompetência!

Avatar
Eduardo Patrício 13 de agosto de 2020

Impressionante como um provedor gigantesco como UOL permitir que seja publicado uma matéria tão ridícula quanto esta, sem fundamento algum, onde somente irá trazer prejuízos aquelas pessoas que acreditarem nesse conteúdo sem sentido. Vergonha alheia.

Avatar
Lenilson Antônio Fernandes 13 de agosto de 2020

Acho melhor você se retratar dessa besteira que você falou: comparar carro de competição com carro comum. E essa ideia maluca do pé esquerdo no pedal de freio de onde você tirou isso??? Baseado em quê?
Fundamentado em quê?

Avatar
Osvaldo 14 de agosto de 2020

Baseado em um basiado

Avatar
Paulo França 13 de agosto de 2020

Pra mim isto é coisa de doido ,inventor prof.pardal não tem lógica uma coisa dessa os pedais do automático já são colado um com outro e isto desde da versão mecânico onde o motorista já tem uma coordenação e a resposta é automática, use o direito para frear e o mesmo pé para acelerar ,não dá pra inventar ,esquerdo só serve para pisar embreagem ou no caso de automático ele é para descansar mesmo e ponto final não tem que inventar nada os pedais foram assim distribuído por engenheiros capacitados, melhor deixar como está.

Avatar
Rodolpho lima 13 de agosto de 2020

Falou tudo! Esse senhor só da bola fora, impressionante.

Avatar
Ednê dos Santos Cunha 13 de agosto de 2020

Bom reavaliar Senhor Bóris, pois mesmo nos carros manuais se pisa no freio com o pé direito.

Avatar
Alvaro 13 de agosto de 2020

MEU DEUS, GENTE SÓ FAÇAM ISSO C VCS NÃO TIVEREM O PÉ DIREITO

Avatar
JOAO MARIA BARBOSA 13 de agosto de 2020

Melhor o pe dreiro , porque se a pessoa for usar o esquerdo p frear ela pode se atrapalhar e acelerar , causando um acidente .eu dirijo carro automático 30 anos.

Avatar
Elizete Oliveira 13 de agosto de 2020

Foi exatamente isso que pensei ????

Avatar
Doralice Jussiani 13 de agosto de 2020

Acho errado, já estamos acostumados a usar o pé direito no acelerador e freio, continuemos assim.

Avatar
Alan 13 de agosto de 2020

Só tem um problema, a coordenação motora, se usar o pé esquerdo bai fazer uma frenagem seca e em curva com certa velocidade e capotamento.
Resumindo o pé emais pensado6 r

Avatar
António José da Conceição 13 de agosto de 2020

Na minha opinião, essa de frear com pé esquerdo só serve pra competição, respeitando a coordenação motora , imagina frear,como se usasse a embreagem! Nem pensar!!!

Avatar
Alcides 13 de agosto de 2020

É melhor ler isso do que ser cego.

Avatar
HENRIQUE ARAUJO CIRQUEIRA 13 de agosto de 2020

Melhor reposta!

Avatar
Fernando B 13 de agosto de 2020

Mas se seguir o que o Boris escreveu, há uma grande chance de ficar cego mesmo. Dica mais absurda que eu já li.

Avatar
Débora 13 de agosto de 2020

Tb acho!!!

Avatar
Leonardo 13 de agosto de 2020

Meu Deus do céuuuuuuu !!! Não acredito no que meus olhos estão vendo… O pé esquerdo está acostumado com a força da embreagem o toque no freio na maioria das vezes é sempre mais delicado assim como no acelerador. Pelo amor se Deussss não façam isso, vão causar muitos acidentes… eu realmente não acredito que estou vendo essa reportagem.

Avatar
Carlos Dantas 13 de agosto de 2020

Realmente,Leonardo vc tem toda razão não sei quem teve essa idéia de girico.

Avatar
Elizete Oliveira 13 de agosto de 2020

Concordo plenamente com vocêLeonardo ?????

Avatar
Carlos Henrique Oliveira 13 de agosto de 2020

O snr Boris, esqueceu de colocar que o artigo é destinado aos canhotos e não aos destros. Portanto todos os comentários estão descartados…

Avatar
Adalberto Barbosa do Nascimento 13 de agosto de 2020

Eu sou canhoto, mas se eu for ter freiar com o pé esquerdo no começo vai dar merda, pois estou acostumado a freiar com o pé esquerdo. Não estamos em um carro de corrida para freiar e acelerar ao mesmo tempo!

Avatar
Vinícius Barreto 13 de agosto de 2020

Que absurdo essa reportagem, a chance de confundir na hora de dirigir é imensa. Não precisa usar os dois pés porque se você freia, não usa o acelerador.
Tanto que em carros manuais se usa o pé esquerdo somente pra embreagem

Avatar
Laudionilson 13 de agosto de 2020

Nunca devemos fazer isso é muito perigoso no caso de uma emergência a pessoa pode capotar o veículo

Avatar
Gilberto de Lima 13 de agosto de 2020

Já dizia meu patrão , o papel aceita tudo , inclusive para escrever besteiras..

Avatar
Leandro 13 de agosto de 2020

Imagina quem tem um site agora, pode escrever qualquer coisa e ainda alcançar os 4 cantos do mundo rs

Avatar
Antônio Geraldo 13 de agosto de 2020

Bom dia!
Tenho carro automático a 13 anos, sempre fui orientado a usar só o pé direito, e deu certo. O carro automático tem o descansa pé em todos os modelos, isso significa que o pé esquerdo não tem função nos automáticos, se fosse um usar o pé esquerdo não teria descanso para o pé. Carro de competição é totalmente diferente, precisa de muito giro para ter melhor desempenho. No dia a dia precisa baixo giro pra melhor consumo e segurança. Se frear enquanto acelera vai ter menos eficiência na frenagem e maior desgaste no sistema de freio isso é fato.
Tenho muito respeito e carinho pelo Boris, mas nesse vídeo ele foi infeliz. Abraços.

Avatar
Fabio 14 de agosto de 2020

Vdd… Bom observar também a disposição nos pedais de carros automáticos convencionais. Os mesmos estão posicionados para o uso do pé direito e se vc por acaso for usar o pé esquerdo vai perceber que é muito desconfortável o posicionamento para tal ação.

Avatar
FLAVIO JOSE PEREIRA 13 de agosto de 2020

Isso é pra quem tem prática! Usar o pé esquerdo no freio não é pra qualquer um, um pé que tá acostumado com o peso de um pedal de embreagem não vai se adaptar rapidamente com a sensibilidade do pedal do freio. Quem sabe para os novos motoristas que aprenderão a dirigir direto em um carro automático a teoria seja válida. As vezes uso o pé esquerdo, mas só pra segurar o carro após parado ou para sair em aclive muito acentuado, mas não me atrevo a parar o carro com o pé esquerdo.

Avatar
Werdiley 13 de agosto de 2020

Nós como condutor não entendemos muito,mas a lógica é;Poder no freio para o carro para ou perder velocidade,então é mais óbvio tira o pé do acelerador e pisar no freio.Qualquer leigo irá fazer assim.

Avatar
Cleiton Jaschke 13 de agosto de 2020

Usar o pé esquerdo??? Tá de brincadeira???
O baita desconforto que é pressionando a genitália, para mulher ainda pode ser possível, mas para o homem com os “documentos” entre as pernas, e coxas grossas… Definitivamente não é melhor… Me inventam cada uma que…!!!

Avatar
Carlos Nunes 13 de agosto de 2020

Dois pés, dois pedais. Então câmbio manual é pra quem tem três pés?

Avatar
Rogerio 13 de agosto de 2020

Uma coisa é certa de quem tem carro automático ….. Quem nunca tentou pisar com o pé esquerdo no freio e dar um ” baita tranco ” por causa da sensibilidade do pé …. Aposto ainda que quem leu isso deu uma risada e sabe do que estou falando ….. Não usem o pé esquerdo para frear o carro !!!

Avatar
Ruic 13 de agosto de 2020

Kkkkkkkkkkkk
Bem isso!

Avatar
Leandro 13 de agosto de 2020

A primeira vez que dirigi um automático do nada eu pisei no freio achando que era embreagem, foi sem pensar, costume… deu maior freada kkkkkkk

Avatar
Elizete Oliveira 13 de agosto de 2020

Pura verdade Rogério ????

Avatar
Armin Oscar Muller 13 de agosto de 2020

Sem dúvida, certíssimo o comentário, por que não usar o pé Esquerdo? Aprendi a dirigir com carro de cambio manual e uso o pé esquerdo para freiar no cambio automático, sem problemas.

Avatar
Rodrigues 21 de abril de 2022

Eu também aprendi a dirigir o carro automático pisando o freio com o pé esquerdo. Eu não tenho problema nenhum, foi assim o jeito que aprendi a dirigir um carro automático. já tentei frear com o pé direito, mas não é a mesma coisa, sinto mais segurança e autonomia freando com o pé esquerdo. É a forma como se aprende, então seja com o pé direto ou esquerdo, cada um deve dirigir da forma que se sentir melhor e mais seguro.

Avatar
SRodrigues 21 de abril de 2022

Eu aprendi a dirigir o carro automático pisando o frei com o pé esquerdo. Não tenho problema nenhum. É esse o meu jeito de dirigir…foi assim que eu aprendi! Se for o jeito errado, então, aprendi a fazer certo do jeito errado. Eu ouço algumas críticas pelo fato de frear com o pé esquerdo, mas é assim que eu consigo dirigir de forma autônoma e com total segurança. Já tentei frear com o pé direito, mas fico insegura. Eu dirijo assim, freando com o pé esquerdo… Esse é meu jeito certo de dirigir! Penso que cada um deve frear com o pé que se sente melhor e mais seguro.

Avatar
Leandro 13 de agosto de 2020

Isso de não deixar o pé em descanso não faz o menor sentido. Qual a diferença de velocidade de reação de vc tirar o pé do descanso e levar até o freio e de vc tirar o pé do acelerador e levar até o freio?! Eu até acho mais rápido tirar do acelerador por estar mais perto. E outra, vc nunca vai frear e acelerar ao mesmo tempo.

Avatar
Nelson 13 de agosto de 2020

Será que o autor do texto pensou na besteira que escreveu? Já acontecem muitos acidentes com carros automáticos quando as pessoas se atrapalha acelerador com o freio, imagina freando com pé esquerdo e mantendo o pé direito no acelerador.

Avatar
Rangel Vilela 13 de agosto de 2020

Ok. Concordo que com treinamento a pessoa possa conseguir usar o pé esquerdo, para frear, mas na própria fala do Boris ele explica que os pilotos usam o pé esquerdo, pois o direito permanece no acelerador para manter o giro alto do motor. Não acredito que precisamos realizar esse tipo de manobra no nosso trânsito.

Avatar
Leandro 13 de agosto de 2020

Essa dica é um perigo e pode causar muitos acidentes! Não mudem o que dá certo desde o início dos automóveis. Pé esquerdo é para embreagem e tem gente que já não tem coordenação, imagina pra controlar o freio!! Fiquem com ele no descanso de pé e deixem o direito trabalhando que funciona muito bem ?

Avatar
Sandra Clara 13 de agosto de 2020

Estou iniciando no mundo automático e até o momento somente insegurança bate com o pé esquerdo e a tal troca de marchas. Na verdade agradeço os comentários que foram ilustrações significativas de que cada um consegue realizar as manobras com a devida atenção. Na verdade acredito na maioria de usar um pé para os dois pedais. Vejo que seja lógico, já realizávamos antes. Então, o pé direito é o protagonista em ação e o esquerdo coadjuvante em repouso.

Avatar
Kleber Pratagy Filho 13 de agosto de 2020

Apenas e uma questão de adaptação, quando dirijo carro automático tenho este abito! Freiar com o pé esquerdo, e muito mais confortável. E impressionante a resistência a cultura e aprendizados novos, olha que tenho 60 anos.

Avatar
Rafael 13 de agosto de 2020

Vergonha. Esse blog está péssimo. Vários “conselhos” sem explicação… Se for para apresentar alguma proposta, justifique o motivo.

Avatar
Laercio Pádua 13 de agosto de 2020

Nunca se dirige um carro automático com dois pés. Somente o direito.

Avatar
Antonio José do Nascimento Gomes 13 de agosto de 2020

Eu só usa essa asneira quando estou me divertindo no kartódromo. Pilotando kart.

Avatar
Renato 13 de agosto de 2020

Meu Deus! Eu já escutei muitas coisas absurdas trabalhando no ramo automotivo, mas essa rapaz… Superou todas

Avatar
Fernando B 13 de agosto de 2020

Pior que é um senhor de mais de 60 anos. Uma dica lamentável e que coloca as pessoas em iminente risco de acidente

Avatar
Antonio Oliveira 13 de agosto de 2020

Pelo amor… Que sugestão desnecessária. Tive que entrar aqui para comentar pois o que se propõe não somente é sem sentido, é perigoso!

Sr. Boris, retrate-se pois sua colocação traz risco real à segurança das pessoas no trânsito!

Avatar
Elizete Oliveira 13 de agosto de 2020

Antonio Oliveira ???????????

Avatar
viriato a. a. espinha 13 de agosto de 2020

Daqui a pouco vai dizer que o pedal do freio é mais largo para que sejam usados os dois pés numa freada……..né não Seu Boris ???

Avatar
João Vergel 13 de agosto de 2020

Tenho outra opinião: o pé esquerdo não fica sem função, parado. Ele serve para dar estabilidade e firmeza ao motorista, principalmente nas freadas. Evita que a parte baixa do corpo escorregue, tanto pra frente como para os lados. Inclusive, alguns carros automáticos têm um ponto de descanço para o pé esquerdo, ao lado do pedal de freio, que é um ‘calço’ inclinado, que também serve de apoio.

Avatar
Edmilson Rauta 13 de agosto de 2020

Inacreditável esse tipo de sugestão da matéria. Não sigam essa opção de usar o pé esquerdo, é acidente na certa.

Avatar
Maraghatty 12 de agosto de 2020

Este post e só para causar, deveria ser excluído.
Absurdo, ainda deixam uma falta de responsabilidade.

Avatar
Carlos Alberto 12 de agosto de 2020

Já disseram tudo que precisava saber, aprendi dirigir carro automático.
Grato

Avatar
Jonatan 12 de agosto de 2020

Só pode ser brincadeira uma coisa dessas! Matéria irresponsável. NUNCA FACAM ISSO,pé esquerdo está acostumado em embreagem, se frear, va “afundar” o pedal e parar bruscamente.

Avatar
Jovan Conde da Silva 12 de agosto de 2020

Essa matéria chega a ser criminosa e é inacreditável ler tamanha asneira

Avatar
Alexssandro 12 de agosto de 2020

Na minha opinião não procederia pois, no caso de uma frenagem de emergência pode causar acidentes é mais seguro tirar o pé do acelerador e frear com o mesmo.

Avatar
ESCAMPOS 12 de agosto de 2020

Sinistra esta proposta de usar os dois pés para cambio automático. O Cérebro programou o pé direito para duas opções de ação. Acelerar e travar, independentes. Uma ou outra. O pé esquerdo fica em repouso ou como “segurança”. Se mudar isso, há que mudar o chip, para não provocar “comando duplo”, sujeito a causar acidentes, devido à programação primeira….a conferir…

Avatar
Roberto Bueno 12 de agosto de 2020

Já estanquei um carro automático numa avenida movimentada quando confundi o pé esquerdo usando para frear. Não façam isso jamais! O pé direito está acostumado a acelerar e frear com movimento controlado. O esquerdo tende a apertar o pedal como se fosse a embreagem!!!!

Avatar
André 13 de agosto de 2020

É isso aí, disse Td, já me meti a tentar usar o pé esquerdo para frear e aconteceu exatamente isto. Só com muita prática ou se o sujeito nunca dirigiu câmbio manual.

Avatar
Thiago 12 de agosto de 2020

Quem sabe dirigir com embreagem, usa o pé esquerdo de uma forma diferente do direito: o direito é usado com o calcanhar apoiado no “chão”, o que da bom controle do movimento. O pé esquerdo pisa inteiro no pedal e afunda.
Assim sendo, na primeira vez que o motorista for frear com o pé esquerdo, vai dar aquela afundada no pedal e travar as rodas.
E mesmo que aprenda a frear com o esquerdo, vai ter um “vício” caso queira voltar a dirigir com câmbio manual.

Avatar
Ricardo Regadas 12 de agosto de 2020

No dia a dia não precisamos fazer igual os pilotos que freiam e aceleram ao mesmo tempo. Essa orientação para dirigir no trânsito é totalmente irracional. E a justificativa é ridícula: se o homem tem dois pés e o carro dois pedais … Deveriam fazer outra reportagem pedindo desculpas.

Avatar
Pedro 12 de agosto de 2020

Comparar treinados com motoristas de primeira viagem com esse tipo de câmbio? Piada né?

Avatar
Marcus 12 de agosto de 2020

Só pode estar com raiva das seguradoras e estar querendo causar um monte de acidentes… Até nos manuais dos carros geralmente alertam para nunca frear com o pé esquerdo.

Avatar
Rodrigo 12 de agosto de 2020

Lamentável essa matéria…. Favor apagá-la para não colocar em risco pessoas desavisadas.

Avatar
James 12 de agosto de 2020

É para levar a sério isso? Kkkkkkkkkk cada uma.

Avatar
Mário Jorge Masculino oliveira 12 de agosto de 2020

Conclusão totalmente fora de lógica,se utilizar o pé esquerdo para frenagem correrá o risco de acelerar e frear ao mesmo tempo,além de ser incoerente já que o pé esquerdo é historicamente o da embreagem,se não tem essa função ele fica quieto no canto dele.

Avatar
Mauro Celso Ribeiro Mifuel 12 de agosto de 2020

Lamentável essa matéria. Espero que nenhum desavisado ou principiante siga essa orientação. Deve ser retirada.

Avatar
James 12 de agosto de 2020

Deveria ser preso um cara que dá uma dica dessa.. totalmente irresponsável hein…

Avatar
Romao 12 de agosto de 2020

Um absurdo essa matéria! Se a intenção do freio é a desaceleração… É mais prático utilizar o pé direito que está próximo. Além da coordenação motora para que já dirige um carro manual. Outra a maioria não está participando de corrida ou competição… Que Material sem nexo..

Avatar
Luiz C C Marques 12 de agosto de 2020

SURREAL e perigosa dica! Não faz sentido manter o pé direito no acelerador quando se freia, ainda que o pé não esteja pressionando o acelerador. A elevação do pé direito sem retirá-lo do assoalho (como seria no caso da frenagem com o pé direito) cansa muito mais e aumenta a probabilidade de um erro grave: aceleração durante uma frenagem. LAMENTÁVEL a publicação deste artigo, uma besteira sem tamanho!!

Avatar
Valéria 12 de agosto de 2020

Além de todos os aspectos de segurança já relatados nos comentários, tem a questão do desgaste do freio. Totalmente desnecessária essa orientação, nada mais doido.

Avatar
Daniel 12 de agosto de 2020

Que sugestão absurda, de onde esse gênio tirou uma idéia dessa. Justamente por serem forças antagônicas que usamos o mesmo pé, para evitar acidentes. Já gastamos preciosos ms em tirar o pé do acelerador para levar ao freio em uma emergência, imagina ter que coordenar a retirada do pé direito do acelerador mais o tempo apra colocar o pé esquerdo no outro pedal e pressionar de forma sequencial. Inacreditável um texto tão sem nexo ser publicado sem revisão.

Avatar
Eduardo 12 de agosto de 2020

Só que não! O pé que está no acelerador está mais próximo do freio e que o pé em esquerdo. Pura baboseira!

Avatar
Leandro 13 de agosto de 2020

Estou achando que a sugestão dele é manter o pé esquerdo em cima do pedal do freio, já que o sistema de freio é baratinho pra trocar e não dá nada ficar desgastando ele a toa. (Ironia)

Avatar
LUCCA DI ROSSI 12 de agosto de 2020

É UM ABSURDO o que este senhor falou (escreveu), deve estar com alzemeir ou outra doença mental, o carro automático serve também para pessoas deficientes e neste caso, podem não ter a perna ou pé esquerdo, ou problemas de mobilidade em uma das pernas, por este motivo aprende-se a usar somente um pé nos cursos para motoristas com PCD e outros casos de total comando manual.
RETIREM ESTA MATÉRIA ELA É CRIMINOSA COMO JÁ COMENTARAM. UOL DESSERVIÇO A TODOS

Avatar
Mauro Sérgio 12 de agosto de 2020

Tudo anda bem com Bardahl !!
No Brasil a 66 anos !!
Ótimo preço na linha sintética de lubrificante e com um lançamento sensacional para o Diesel S10 que é alvo de tantas reclamações.
Bardahl Max S10
Nas melhores lojas do Ramo e Postos de Combustível

Avatar
Edna varela 12 de agosto de 2020

no carro manual se freia e acelera com o pé direito.Tenho carro automático e minha cabeça nem cogita frear com o pé esquerdo. Mas tudo é falta de costume. Não me atrevo a mudar, senão quando for dirigir um carro o manual vai virar uma bagunça

Avatar
stanley 12 de agosto de 2020

Que noticia e informaçao inutil e criminosa, essa pessoa que falou dois pedals para dois pes, creio que nunca deve ter dirigido um carro na vida, UOL que decepção.

Avatar
Rodrigo Ramos 12 de agosto de 2020

Sério isso????
Quase não acredito que o senhor BORIS FELDMAN tenha escrito isso.
Acho que o registro dele no CREA deva estar expirado.
Um verdadeiro desserviço à segurança no trânsito

Avatar
Dalmo Pádua 12 de agosto de 2020

No dia que comprei o meu primeiro carro automático pensei: Vou aprender gritar com o pé esquerdo. Um dia posso precisar. Não deu outra. Rompi o tendão calcâneo da perna direita. Quando fui começar a fazer a fisioterapia tinha que tirar meu filho do trabalho ou usar transporte alternativo. Quando consegui firmeza no movimento do pé, passei a ir de carro. Não precisava de força para acelerar. Precisava somente para passar no freio. Já havia conseguido a sensibilidade no pé esquerdo. Hoje estou recuperando mas continuo a frear com o pé esquerdo. Concordo com você. Dois pés, dois pedais.

Avatar
Fernando B 12 de agosto de 2020

Uma das piores dicas que eu já vi na minha vida. Essa matéria pode provocar até um acidente com um motorista inexperiente. O pé esquerdo só se usa para o pedal da embreagem, como o automático não possui embreagem manual, o pé esquerdo deve ficar em repouso o tempo inteiro. Para frear um carro, seja automático ou manual, faça o simples: tire o pé do acelerador e coloque-o no freio!!!

Avatar
stanley 12 de agosto de 2020

Que absurdo uma reportagem dessa, podendo ate causar um super acidente….que noticia inutil e criminosa.

Avatar
Angélica 12 de agosto de 2020

Ufa! Fiquei estarrecida com a matéria. Mas fiquei bem mais tranquila lendo os comentários, ninguém caiu nessa idéia insana. Perigosíssimo. Ponto negativo pra UOL.

Avatar
Francisco Miranda 12 de agosto de 2020

Discordo totalmente de quem escreveu o exposto no artigo!
Todo carro tende a parar quando tiramos o pé do acelerador; justamente esse fato é que ajuda a parar o carro automático quando se aciona o pedal do freio. Tanto que os livretos de instruções (pelo menos dos carros que tenho/tive) sempre aconselham a não colocar a alavanca em ‘neutro’ e sim, acionar o freio, deixando de pisar no acelerador. A se usar o proposto no artigo, o motor ficaria ‘forçando’ o câmbio, pois estaria acelerando e freando, simultaneamente (com ambos pés).
ISSO PROVOCA MUITOS ACIDENTES, como aqueles que sempre, sempre aparecem nas video-cassetadas por pessoas que ‘se enganaram com os pedais’…

Avatar
Fabio 12 de agosto de 2020

Reportagem, totalmente equivocada e deveria ser retirada, eu conheço um senhor que o primeiro carro automatico que ele teve ele veio com o pé esquerdo para acionar a embreagem (costume) e acabou causando um acidente de grande proporções pois freou bruscamente em rodovia e o carro que vinha atrás não conseguiu parar. Obs: As pessoas não tem coordenação de força suficiente para dosar o acionamento do freio com o pé esquerdo e ainda mais estemos modelos mais modernos com ABS e assistente de frenagem param na hora!!! Por favor deletem essa reportagem.

Avatar
Francisco Costa 12 de agosto de 2020

Coisa mais doida está matéria!!! Se você usar o pé esquerdo, que está programado para usar na embreagem em sua cabeça de motorista de cambio manual, exercerá uma pressão muito superior no freio, pois a embreagem exige muito mais força, logo no mínimo você baterá seu peito no volante por conta da violência da freada, isto se não vier outro veículo atrás de você e causar um acidente. QUE MATÉRIA ABSURDA!!! Isto pode valer para novos motoristas que nunca dirigiram um carro com câmbio manual e sejam treinados apenas nessa nova tecnologia.

Avatar
Leonardo 12 de agosto de 2020

Pelo amor de Deus, quem leu isso deleta..NÃO FAÇAM ISSO….vai causar acidente…há decadas acostumamos a usar o pé direito pra acelerar e frear e esse camarada vem querer inventar moda..PELAMORDEDEUS, não façam isso…

Avatar
Sandro Carlos da Rocha. 12 de agosto de 2020

Boa noite. Foi com satisfação que, novamente, leio sua matéria. Faz um relativo tempo, desde de que comecei a ter contato com carro de apenas dois pedais, que pratico a frenagem com o pé esquerdo. Isso, com o passar do tempo, torna-se tão normal. Sem contar a vantagem de estar com o pé esquerdo sempre pronto para um frenagem de emergência pois, o tempo que se leva para tirar o pé direito do acelerador, para então frear, anda-se alguns metros até a parada total do veículo. Abs.

Avatar
Vilson 4 de outubro de 2020

Vdd. Depois q se acostuma frear com suavidade com o pé esquerdo fica até mais seguro e rápido.
Uma dica é encostar o calcanhar no assoalho para ter mais sensibilidade, como tenho o pé pequeno
coloquei um calço embaixo do tapete.
Vlw.

Avatar
LUIS SERGIO DE JESUS SILVA 12 de agosto de 2020

Falou besteira, essa reportagem deveria ser apagada. Não se tem notícia em lugar nenhum sobre esse conselho. Quem assistiu Breaking Bad, viu o Sr. White ensinando como dirigir um carro automático. Até uma criança sabe que essa reportagem está errada.

Avatar
Weber 12 de agosto de 2020

De fato, não é recomendável utilizar o pé esquerdo para frear o carro.

https://www.mynrma.com.au/cars-and-driving/driver-training-and-licences/resources/is-left-foot-braking-the-right-choice

Nao é porque pilotos o fazem por seus desempenhos em corrida que isso deve justificar a prática no dia a dia.

There is no specific legislation in NSW that says you cannot use your left foot on the brake, but most training organisations do not recommend this as an ideal driving method for a number of reasons.

Although many professional race drivers use their left foot to brake when in competition, the use of both feet is not a recommended for day-to-day driving

Avatar
Gatozilla Jr 12 de agosto de 2020

Sem dúvidas este Sr. tem bastante experiência e todo o direito de opinar. Entretanto, penso que para a grande maioria este hábito seria altamente arriscado. Particularmente em carros sem freio auxiliar e mais pesados sempre tive o hábito de segurar o carro com o freio enquanto começo o processo de saída da inércia para evitar sobrecarga no câmbio quando preciso parar em subidas. Mas Isto é algo exporádico, feito com consciência e cuidado. Não me vejo usando os dois pés em qualquer outra situação.

Avatar
Jeff Santos 12 de agosto de 2020

Se o carro tem que parar, então o pé não tem que estar no acelerador, mas sim no freio.
Isso é para os norte americanos que já possuem esse habito a muito tempo.
Não façam isso!!!

Avatar
Alexandre Berbel 12 de agosto de 2020

Se o homem tem “dois” pés, e o carro tem “dois” pedais. Esse senhor deve ter “dois” cérebros, pois só assim explicaria uma orientação tão a frente de nossa geração kkkkk

Avatar
P.C 12 de agosto de 2020

Não percebi quem escreveu a reportagem, me surpreendeu Negativamente. Se equivocou muito.

Avatar
Alexandre Berbel 12 de agosto de 2020

Deixa ver seu entendi, então agora por causa do adoção do cambio automático, nós teremos que mudar algo que já está no inconsciente há décadas, ou seja, frear com o pé direito. Pode isso Arnaldo? Além dos temas de segurança já descritos em outros comentários.

Avatar
ALEXANDRE FERREIRA DA SILVA 12 de agosto de 2020

Quanta bobagem! Tomara que ninguém Sousa esse conselho patético!

Avatar
P.C 12 de agosto de 2020

IRRESPONSÁVEL ou até criminosa essa reportagem, além do fato da experiencia ao volante, há ainda quem faça uso dos dois modelos podendo se confundir e pisar no feio com excesso de força, podendo causar acidente. E ao se usar o mesmo pé estará soltando o acelerador e usando o freio. Tudo foi pensado há muito tempo para segurança de todos, alguém que nasceu ontem acha que é o “descobridor da roda”. Procura assunto menos polêmico.

Avatar
Antonio Cesar Silveira 12 de agosto de 2020

penso que UOL deveria fazer uma nova reportagem sobre esse tema,pois usar o pe esquerdo para frear é muito perigoso e certamente muitos especialistas irão discordar da afirmação deste sr.

Avatar
Laercio 12 de agosto de 2020

Nunca vi tanta bobagem. Acho que nunca dirigiu um automóvel em sua vida. É um grande ‘ barbeiro ‘.

Avatar
Ana 12 de agosto de 2020

Ja li coisas ridiculas. Mas essa superou

Avatar
Joao valadao 12 de agosto de 2020

Nunca vi uma asneira tamanha…

Avatar
Paulo 12 de agosto de 2020

Não vejo praticidade nenhuma. Aliás, entendo ser bem perigoso, principalmente para quem está acostumado a dirigir carro com câmbio manual e tem que eventualmente dirigir um. É acidente na certa.

Avatar
Salú 12 de agosto de 2020

Não façam isso em hipótese alguma! Nenhum instrutor de direção defensiva do mundo vai dar um conselho desses. Até a disposição do pedal de freio em automáticos já deixa claro que é para usar o mesmo pé do acelerador, exatamente para evitar acidentes. Os riscos de pisar ao mesmo tempo nos dois pedais, por exemplo, é imenso, ainda mais em quem aprende a dirigir em carros manuais. Apenas pilotos profissionais são treinados para isso, e olhe lá (o Rubinho não conseguia). Conselho temerário esse da matéria…

Avatar
Marco Ferreira 12 de agosto de 2020

É mais prático, mas também é perigoso. Criamos o hábito/ cultura (inclusive ensinado nas auto escolas), que se freia com o direito.
Esse conselho pode ocasionar acidentes se a pessoa não estiver acostumada e não for um/a motorista mais experiente.

Avatar
Tiago 12 de agosto de 2020

Aí a pessoa pega esse hábito, tem uma situação de risco, se assusta e pressiona os dois pedais ao mesmo tempo e piora a situação.
Isso para não falar do sujeito que voltar para o carro manual e “frear” com a embreagem!

Avatar
Antonio Brilhante 12 de agosto de 2020

Sempre tive carro manual era taxicista.agora.com 74 anos e com ppbremas de mobilidade e protse no femur esquerdo tenho carro automático e é uma beleza.minha perna esquerda só vai no descanso
Por favor não inventem mais pedais.

Avatar
Alaor urbano 14 de agosto de 2020

Uma ideia muito maluca essa usar o pé esquerdo para frear pode se confundir e acelerar mais em vez de frear ele tem q ficar parado sim o pé direito da conta do recado

Avatar
Deixe um comentário