Carro no sol: 10 dicas fundamentais para evitar que ele fique detonado!
No trabalho ou em casa, muitos motoristas não contam com vaga coberta para proteger seus automóveis, mas esses macetes irão te ajudar a preservá-lo
No trabalho ou em casa, muitos motoristas não contam com vaga coberta para proteger seus automóveis, mas esses macetes irão te ajudar a preservá-lo
O verão está no fim, mas o sol continua impiedoso, principalmente em cima do seu carro. Composta de ondas magnéticas e elétricas, a luz solar emite raios infravermelho (IR) e ultravioleta (UV) – conforme o horário. Esses tipos de radiação aceleram a decomposição e o envelhecimento de componentes orgânicos, como plásticos, fibras sintéticas e tintas, ou seja, podem afetar várias partes do carro no sol.
É possível minimizar tais efeitos com algumas dicas básicas. São soluções simples, procedimentos de limpeza e mudanças de hábitos que podem preservar as partes plásticas e metálicas, além da pintura do veículo. Confira 10 cuidados com o carro ao sol.
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Claro que a primeira dica é tentar deixar o carro sempre na sombra. Mas saiba que, para a pintura, o pior horário para o carro no sol é entre 10h e 15h. Este período é quando a luz natural traz mais raios ultravioleta, que têm maior poder para acelerar o envelhecimento de componentes orgânicos, como plásticos, fibras sintéticas e… tintas.
Não que o infravermelho (IR), que tem maior incidência até as 10h da manhã e depois das 15h, seja mais bonzinho. Mas ele tem maior incidência na decomposição de partes plásticas e de borrachas.
Soluções simples podem preservar as peças plásticas da cabine do carro por mais tempo. Películas nos vidros (dentro do permitido por lei) minimizam a sensação implacável do astro-rei e diminuem o calor no interior do veículo. Até aquele velho protetor aluminizado que vendem nos semáforos para proteger o para-brisa vale, pois ele reflete os raios solares.
Isso porque, além da radiação, a cabine de um carro no sol por muitas horas pode registrar temperaturas de até 80 graus Celsius. Esse efeito “panela de pressão”, em conjunto com os raios solares UV e IR, afetam os materiais plásticos do painel e das portas. Com o tempo, ficam ressecados e até mais rígidos.
Outra forma de proteger as partes plásticas (dentro e fora do carro) é fazer uma limpeza e hidratação regulares. Com um pano seco, tire a poeira das peças e depois passe um pano úmido à base de água e sabão neutro.
A maioria dos fabricantes não recomenda o uso de produtos de limpeza para plástico, mas alguns especialistas indicam aplicar uma leve camada de substâncias de marcas confiáveis e conhecidas como forma de proteção dos raios solares.
Com o tempo, o carro no sol pode deixar os revestimentos de tecidos manchados e até amarelados. Aqui, além da película dos vidros – que, novamente, minimiza os estragos nos bancos -, vale fazer também uma limpeza regular dos assentos e encostos.
Pelo menos uma vez por semana use aspirador de pó nos bancos, carpetes, assoalhos e no revestimento que cobre o porta-malas. Se algum líquido foi derramado, limpe rapidamente o excesso com um pano úmido e depois passe uma solução com sabão neutro. Depois disso, o carro deve ficar com a portas abertas e na sombra para a secagem.
Passe uma flanela seca uma vez por semana nos acabamentos de couro do veículo (bancos, volante, manopla do câmbio, painéis) para retirar o pó. No caso de couro claro (marrom ou bege), a dica é usar pano úmido com sabão neutro, e depois secar as susperfícies com um pano seco.
Para se proteger do sol, o couro precisa de hidratação. Porém, só use produto específico e de marca confiável – e em pouca quantidade, nada de besuntar os bancos. Aplique um pano seco e limpo após a secagem para dar um efeito mais brilhante. Lembre-se que os raios solares podem provocar rachaduras e desbotamento no material.
O excesso de sol é nocivo para as borrachas, principalmente as externas. Os raios aceleram a perda de vulcanização do processo de cola das borrachas, que podem ficar ressecadas e apresentar ranhuras ao longo do tempo – especialmente os revestimentos que fixam os vidros e o para-brisa.
Uma sugestão para o carro no sol é manter essas borrachas sempre limpas e passar um pano úmido uma vez por semana. Alguns especialistas recomendam, após a limpeza, a aplicação de uma finíssima camada de silicone ou glicerina, com cuidado para não deixar escorrer para os vidros.
Os pneus têm maior resistência às intempéries climáticas e também ao sol escaldante, mas é sempre recomendável dar uma reforçada. Após lavar o carro, vale aplicar uma leve camada de limpa-pneu na borracha em volta do aro, porém com substâncias à base de água e não à base de óleo.
O equipamento demanda produto específico para hidratação à base de vaselina – as soluções são recomendadas pelos fabricantes e vendidas nas concessionárias.
Os raios IR e UV podem deixar manchas nas partes cromadas ou, pior: acelerar o processo de oxidação de tais peças. Faça uma limpeza regular semanal. Depois de tirar o excesso de sujeira, aplique uma solução com sabão neutro ou produto específico para peças cromadas, que deixam uma camada protetora para o carro no sol.
Use um pano úmido em seguida e uma flanela seca para dar aquele brilho.Produtos à base de solventes ou com álcool em sua composição são terminantemente proibidos para os cromados. Palha de aço, nem pensar.
Craqueamento do verniz, delaminação, foto-oxidação ou descoloração só são alguns dos termos assustadores que o sol pode fazer com a pintura do seu carro. Para piorar, as “caquinhas” de passarinho em conjunto com os raios solares resultam em uma combinação quase apocalíptica para deixar a lataria manchada.
Sempre que possível, remova o excesso de poeira que fica sobre a superfície da carroceria. Aquela camada fina de pó parece inofensiva, mas em combinação com a poluição do ar e o sol podem desencadear um efeito ácido na pintura.
Ao mesmo tempo, lave o automóvel a cada uma ou duas semanas, sempre na sombra e com a carroceria fria. E a cera automotiva também é uma forma de proteger o carro do sol, já que deixa uma camada na superfície que ajuda a minimizar os efeitos dos raios e também a remover algumas sujeiras superficiais.
De qualquer maneira, todos os componentes dos carros são sujeitos a testes de durabilidade para aguentarem o sol. As montadoras fazem essas simulações dentro de câmaras especiais que simulam os raios solares e até aquecimento. Mesmo assim, vale ter um cuidado extra, ainda mais se seu carro dorme na rua e fica muito exposto ao astro-rei.
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Sábias dicas. Inclusive recomendo a colocação de calhas de chuva. Concordo que são feias (já foram bem mais, quando usavam alumínio e eram como toldos kkk). Sob o sol, poder deixar uma mínima fresta, ajuda a dissipar o ar quente sob o interior do veículo.
Dica: NUNCA entre num veículo deixado ao sol e simplesmente ligue o AR e saia por aí sem antes abrir os 4 vidros! É sério gente! Isso poder trazer sérios males desde problemas nos globos oculares como ate Câncer, pois o plástico aquecido libera bisfenol que altamente nocivo a saúde. Um abraço a todos!
Parabéns pelo comentario