Como polir farol: guia passo a passo e materiais necessários

Ensinamos como fazer o serviço em casa, removendo amarelado e devolvendo brilho e transparência aos faróis do carro

polimento de farois do carro proteja a carroceria 2
Por AutoPapo
Publicado em 20/10/2019 às 15h00
Atualizado em 12/03/2020 às 16h21

Os faróis dos carros são um componente importante para o motorista, por isso, sua boa conservação não é só questão de estética, mas de segurança. Infelizmente, a peça também está sujeita a desgaste prematuro, ficando com aspecto embaçado ou amarelado. Nessa hora, existe uma solução caseira, embora trabalhosa: ensinamos como polir farol.

LEIA MAIS:

O polimento é um serviço que vai além de uma limpeza, pois remove a camada mais superficial de materiais quando ela se apresenta desgastada. Assim, fazer isso com os faróis é semelhante ao polimento de carros, embora seja mais fácil de fazer em casa.

Idealmente, profissionais especializados no serviço são mais indicados. Como polir farol é um processo que desgasta a peça, exige cuidado. Contudo, se o dono do veículo se sente disposto a pegar pesado no trabalho e tem segurança do que está fazendo, ele pode economizar e fazer isso em casa.

Farol embaçado e amarelado: Ensinamos como polir farol em casa, removendo amarelado e devolvendo brilho e transparência aos componentes sem gastar muito.
Com o tempo, os faróis do carro podem se tornar foscos e amarelados, comprometendo seu funcionamento

O guia de como polir farol que você vê abaixo é um compilado de dicas da internet, selecionadas pelas que são indicadas pela maioria das pessoas. O AutoPapo não fez esse serviço, e recomenda cautela na hora de executá-lo. Em caso de dúvida, procure um profissional.

Quais são os produtos para polir farol?

Os seguintes materiais são necessários para polir os faróis do carro:

  • Flanelas de algodão ou microfibra
  • Estopa
  • Esponja ou bucha macia
  • Massa de polir
  • Lixas d’água finas, entre 1000 e 2000 (ex.: 1200, 1500 e 2000)
  • Fita crepe larga ou semelhante
  • Sabão ou detergente neutro
  • Mangueira, borrifador ou spray de água
  • Luvas de borracha, se desejar proteger as mãos dos produtos utilizados

Como polir o farol?

Existe um passo a passo para o polimento caseiro, e ele deve ser seguido à risca para que o serviço dê o resultado desejado. Lembrando que ele só vai resolver no caso de desgaste mediano. Se a peça estiver rachada ou descamando, o melhor é trocá-la ou procurar um profissional. Assim sendo, saiba como polir farol com o guia abaixo.

1. Preparação para o polimento

Em primeiro lugar, encontre o local adequado. O polimento de faróis deve ser feito na sombra, longe da luz direta do sol. Contudo, também é importante que o local não seja escuro, pois será necessário observar o andamento do trabalho com detalhes.

Ensinamos como polir farol em casa, removendo amarelado e devolvendo brilho e transparência aos componentes sem gastar muito.
Antes de começar o trabalho, limpe os faróis com detergente neutro

Além disso, deve-se evitar fazê-lo em dias muito quentes.

O primeiro passo de como polir farol é a preparação, que começa com a limpeza da superfície do componente. Ela pode ser feita com água corrente e sabão neutro, como sabão de coco. Use uma esponja ou bucha macia com bastante espuma de sabão e passe em toda a peça. Depois, enxague abundantemente com água corrente.

Limpe, também, a carroceria em volta. Na seguida, seque os faróis do carro. Então, cubra o contorno das peças com fita crepe para proteger a lataria. Assim, estará tudo preparado para o início do trabalho.

2. Como polir farol – lixe a superfície

Para iniciar a fase de polimento, primeiro, borrife água sobre a peça, para deixá-la úmida. Molhe, também, a lixa d’água e passe-a sobre a lente com suavidade e em movimentos repetitivos, em linha reta. Não se recomenda fazer movimentos circulares. Enquanto isso, não deixe a superfície se ressecar, borrifando água de tempos em tempos para evitar o desgaste excessivo da peça.

Proteja a carroceria antes de passar a lixa d'água: Ensinamos como polir farol em casa, removendo amarelado e devolvendo brilho e transparência aos componentes sem gastar muito.
Não deixe de proteger a carroceria em volta dos faróis para evitar que a lixa e a massa de polir toquem nela

Você pode começar essa parte com uma lixa d’água mais fina e, ao longo do trabalho, passar para outras mais grossas.

Terminada essa etapa, lave os faróis do carro novamente e seque-os. Repare se eles já parecem mais claros. Caso contrário, repita a operação, mantendo a suavidade dos movimentos.

3. Polimento dos faróis do carro com massa de polir

A segunda etapa de como polir farol faz uso da massa de polir. Com uma estopa, aplique o produto sobre toda a lente em movimentos circulares. Então, espere a substância secar por alguns momentos.

Consulte as instruções na embalagem da massa de polir, que darão mais detalhes de como aplicar aquele produto em específico.

Polimento dos faróis do carro, antes e depois: Ensinamos como polir farol em casa, removendo amarelado e devolvendo brilho e transparência aos componentes sem gastar muito.
Polimento dos faróis do carro, antes e depois

Na sequência, pegue a flanela e faça o polimento da peça com movimentos fortes e circulares. Você deve se manter areando os faróis do carro até a superfície deles ficar brilhando. Isso vai levar um tempo considerável, e muita paciência, muque e persistência.

No processo de como polir farol, também pode ser preciso passar mais de uma demão da massa polidora, sempre espalhando com força e movimentos circulares. Finalizado o polimento, pegue um pedaço de estopa limpa e remova a massa.

Também é possível executar essa etapa com uma máquina de polimento, a politriz. Contudo, ela exige mais experiência, pois pode danificar o farol se usado incorretamente.

Além disso, o processo também pode ser aplicado às lanternas ou luzes traseiras.

O vídeo abaixo é uma boa ilustração de como o serviço deve ser feito:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jailson felicio 3 de outubro de 2021

A massa a base de água seria adeguada para o polimento?

Avatar
Silvio 7 de dezembro de 2020

Na maioria dos casos basta passar a massa de polir e pronto o farol está novo, se estiver muito ruim mesmo aí sim passa uma lixa 600 e depois a 1.200 e toma massa de polir, usando sempre a maís abrasiva e depôs a menos ok

Avatar
Marcia 27 de outubro de 2020

Quero trabalhar com polimento de faróis

Avatar
paulo correa 10 de março de 2020

Gostei da dica sobre o polimento, só ficou uma dúvida. será q não houve uma troca na sequencia das lixas? não seria começar da mais grossa para a mais fina? Se terminar com a mais grossa ela vai arranhar o que foi feito com a mais fina.

Avatar
Reginaldo Franco 12 de maio de 2020

Ele colocou um exemplo de 1200, 1500 e 2000 a sequência está correta da mais grossa para a mais fina.
O número significa 1200 grãos por centímetros quadrado, isso significa que quanto mais grãos mais fina a lixa

Avatar
ALEXANDRE TANGODA 24 de abril de 2021

BOA OBSERVAÇÂO, AS PESSOAS PODEM CONFUNDIR E ACHAR QUE A 2000 É A MAIS GROSSA

Avatar
Peliceu 25 de novembro de 2021

Ele colocou a sequencia certa sim, mais citou o contrario sim! Enganos acontecem, normal…

Avatar
Jeso Alves 31 de outubro de 2019

Muito boa a dica para polir farol de carro.

Obrigado

Avatar
Deixe um comentário